Particularmente acho o álcool um combustível politicamente incorreto e explico por que.
Os defensores do álcool usam como principal argumento que ele é menos poluente, o que é particularmente contestavél, pois o acréscimo de C02 (dióxido de carbono) na atmosfera é irrelevante ( não acredito no aquecimento global e tenho embasamentos científicos fortes para não faze-lo), o maior problema esta no CO (monóxido de carbono, esse sim é um poluente do ar) que é produzido pela queima parcial da gasolina, mas hoje em dia quase todas motos e todos carros possuem catalizador que exerce a função justamente de transformar o CO em CO2, o que então elimina a teoria que o álcool é menos poluidor.
Mas o principal problema do álcool está na sua produção. A cana no nosso país ocupa os solos mais férteis do nosso país, tanto no nordeste quando em São Paulo, que se fossem usados para plantio de grãos diminuiria absurdamente o preço deles, já que teriam uma produtividade maior e com menos uso de insumos, o que baratearia o custo. Com essa história do Brasil se tornar uma potência na produção de etanol, muitas áreas antes destinadas a produção de grãos (arroz, feijão, soja, milho), grãos esses indispensáveis na nossa dieta ou indiretamente ( o que é mais brasileiro que o arroz com feijão?) estão sendo destinadas a produção de cana, o que faz disparar os preços dos alimentos. E tem outros pequenos fatores sociais envolvidos nisso como, a quem afeta mais a alta de preços de alimento aos pobres ou aos ricos? E a quem beneficia mais o etanol, aos pobres que nem carro tem ou a uma classe de melhor renda da população? Como um autor disse (me esqueci o nome) estamos parando de nós alimentar, para alimentar nossos carros.
Não quero me estender muito se não ninguem lê, mas tem outros fatores problematicos, como a concentração fundiaria e da renda agricola, o aumento da miseria no campo e etc.
Não estou negando a importancia do álcool, uma tecnologia nacional, mas acho que como matriz energetica não é a melhor opção e no mais o Brasil não é auto-suficiente em petróleo? E não está com uma das maiores reservas do mundo no pré-sal?
Alternativas para mim é o hidrogênio, a fusão nuclear, maré-motriz e para veículos aposto nos elétricos (que é excelente visto que nossa energia é na maior parte vinda de hidreletricas), pois também não adianta nada você usar carro eletrico se a energia vem de termoeléticas abastecidas a carvão.
Eu vou usar gasolina até aparecer um moto eletrica ou com outra tecnologia, mas alcool só para eu beber.