Motocicletas à Alcool/Flex

Assuntos diversos relacionados ao motociclismo

Moderadores: Moderadores, Colaboradores, Administradores

gildalfer
Contato:

O problema de uma moto flex ou somente à álcool (que já foi fabricada no Brasil e não aprovou) é que seu custo seria bem maior, pois teria que fazer um tanque e um carburador especial, que suportassem a corrosão e mais um tanquinho de gasolina para partidas a frio. E isso tudo geraria custos. A não ser que elas fossem com injeção eletrônica, aí, talvez, poderiam dar certo.
Agora imaginem, na região sul, com uma temperatura de 5°C você dar partida numa moto, refrigerada a ar, abastecida com álcool, esperar ela esquentar e em seguida você sair e "gelar" o motor quando a moto estiver andando? E então v. andaria com o afogador puxado e a sua moto faria a metade do consumo caso ela fosse a gasolina.
Eu fora!!!
:cry: :roll:
Tio Giba
O encanto de viajar está na própria viagem (M.Quintana)
Yan.Metal
Colaborador

Particularmente acho o álcool um combustível politicamente incorreto e explico por que.

Os defensores do álcool usam como principal argumento que ele é menos poluente, o que é particularmente contestavél, pois o acréscimo de C02 (dióxido de carbono) na atmosfera é irrelevante ( não acredito no aquecimento global e tenho embasamentos científicos fortes para não faze-lo), o maior problema esta no CO (monóxido de carbono, esse sim é um poluente do ar) que é produzido pela queima parcial da gasolina, mas hoje em dia quase todas motos e todos carros possuem catalizador que exerce a função justamente de transformar o CO em CO2, o que então elimina a teoria que o álcool é menos poluidor.

Mas o principal problema do álcool está na sua produção. A cana no nosso país ocupa os solos mais férteis do nosso país, tanto no nordeste quando em São Paulo, que se fossem usados para plantio de grãos diminuiria absurdamente o preço deles, já que teriam uma produtividade maior e com menos uso de insumos, o que baratearia o custo. Com essa história do Brasil se tornar uma potência na produção de etanol, muitas áreas antes destinadas a produção de grãos (arroz, feijão, soja, milho), grãos esses indispensáveis na nossa dieta ou indiretamente ( o que é mais brasileiro que o arroz com feijão?) estão sendo destinadas a produção de cana, o que faz disparar os preços dos alimentos. E tem outros pequenos fatores sociais envolvidos nisso como, a quem afeta mais a alta de preços de alimento aos pobres ou aos ricos? E a quem beneficia mais o etanol, aos pobres que nem carro tem ou a uma classe de melhor renda da população? Como um autor disse (me esqueci o nome) estamos parando de nós alimentar, para alimentar nossos carros.

Não quero me estender muito se não ninguem lê, mas tem outros fatores problematicos, como a concentração fundiaria e da renda agricola, o aumento da miseria no campo e etc.

Não estou negando a importancia do álcool, uma tecnologia nacional, mas acho que como matriz energetica não é a melhor opção e no mais o Brasil não é auto-suficiente em petróleo? E não está com uma das maiores reservas do mundo no pré-sal?

Alternativas para mim é o hidrogênio, a fusão nuclear, maré-motriz e para veículos aposto nos elétricos (que é excelente visto que nossa energia é na maior parte vinda de hidreletricas), pois também não adianta nada você usar carro eletrico se a energia vem de termoeléticas abastecidas a carvão.

Eu vou usar gasolina até aparecer um moto eletrica ou com outra tecnologia, mas alcool só para eu beber. :wink:
Ex: Mirage 250, Dafra Apache 150, Harley-Davidson V-Rod, Yamaha R3
Atual: Ducati Supersport S
caruso
Colaborador

Concordo com você Yan, não é possível que um país que é auto suficiente em petróleo continue a dizer que o álcool, combustível nacional seja a melhor opção para nos brasileiros, na verdade é uma forma de mascarar essa p*rra toda. Um país que exporta petróleo e depois importa para garantir seu sustento o torna o tanto quanto estúpido. É o mesmo que falarmos por exemplo da laranja, colhemos laranja exportamos para os Estados Unidos e depois compramos deles em forma de suco, o país burro esse nosso, é igual ao petróleo.

Mas vc há de convir comigo que motos a gasolina já são relativamente caras devido as taxas e tudo mais, uma moto flex precisaria de uma tecnologia superior do que a usada atualmente o que encareceria muito mais o produto final, agora quando falamos em motos elétricas aí sim estamos fodidos, ficaria praticamente inviável pra nos brasileiros que temos uma renda de merd* obter tal tecnologia.

Agora faz uma moto movida a cerveja pra você ver, vixi estaríamos feitos sem contar que dividiríamos com a motoca a balada a noite, ahahaha
Caruso

Imagem
ulissesmarques

Tbm não acredito no efeito estufa! Nem aquecimento global.. nem nada disso..!

Ah se os problemas de Mundo fossem realmente esses.. tava fácil!
Lissão

2.13.3
caruso
Colaborador

ahahahahha
Caruso

Imagem
jbrigagao
Moderador

Como tudo na industria o que vai definir se vai funcionar ou não é o custo de produção e o custo de manutenção (incluído aqui o diferencial de preço álcool/gasolina) das motos flex. O fator tecnológico já foi vencido há muito tempo, vide os carros a álcool que dominam o mercado. Produzir carros ou motos a álcool tecnicamente é a mesma coisa. Quanto às outras fontes de energia alternativas, fusão, hidrogênio, eletricidade, isso só vai ser viável daqui a no mínimo 50 anos. Na minha opinião a opção flex é a mais apropriada porque deixa o consumidor livre para escolher o combustível de melhor custo beneficio o que alias é o que tem mantido os preços dos combustíveis relativamente estáveis.
Imagem
Yan.Metal
Colaborador

caruso escreveu: Agora faz uma moto movida a cerveja pra você ver, vixi estaríamos feitos sem contar que dividiríamos com a motoca a balada a noite, ahahaha
Na Europa eles retiram o etanol da cevada. :D :D
Ex: Mirage 250, Dafra Apache 150, Harley-Davidson V-Rod, Yamaha R3
Atual: Ducati Supersport S
caruso
Colaborador

Viva la vanguarda Européia!!
Caruso

Imagem
Jovi
Administrador
Contato:

Amazonas e Delphi produzirão motos flex

Desenvolvimento começa neste mês

Marina Franco

As empresas AME Amazonas Motocicletas Especias e Delphi Automotive Systems do Brasil anunciaram hoje um acordo de produção de motos com tecnologia bicombustível. A AME GA, como a motocicleta será chamada, será o primeiro modelo do segmento a oferecer a opção do uso de gasolina, álcool ou a mistura dos dois.

A novidade contará com sistema de injeção eletrônica Multifuel desenvolvido pela Delphi, que está sendo desenvolvido há três anos. Para se adaptar ao sistema, a motocicleta terá que receber algumas modificações, como adequação da taxa de compressão, bomba de combustível específica para álcool, módulo eletrônico de controle da injeção para controle da mistura de combustível e controles de ar e combustível para fazer a "leitura" da mistura gasolina e álcool.

Chicotes elétricos, conectores e sensores de temperatura também serão fornecidos pela Delphi. A novidade terá níveis de emissão adequados ao Promot 3, lei de emissões que entrará em vigor em 2009. O desenvolvimento começa ainda neste mês, mas a Amazonas ainda não tem previsão de lançamento da moto.
Fonte: Autonews
Código de Trânsito Brasileiro, Art. 29, XII, § 2º. Respeitadas as normas de circulação e conduta estabelecidas neste artigo, em ordem decrescente, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres.

[]´s Jovi
http://www.jovi.net.br
http://www.motoscustom.com.br
Jovi
Administrador
Contato:

Esse mês a capa da Duas Rodas é a Titan à Alcool, segundo a capa roda 100km com R$ 3,90 :shock: :shock: :shock:

E olha que parece que a moto é bonita....

Vamos ver...
Código de Trânsito Brasileiro, Art. 29, XII, § 2º. Respeitadas as normas de circulação e conduta estabelecidas neste artigo, em ordem decrescente, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres.

[]´s Jovi
http://www.jovi.net.br
http://www.motoscustom.com.br
Responder