Faça você mesmo

Ferramentas, peças e manutenção de motos

Moderadores: Moderadores, Colaboradores, Administradores

Responder
cros
Moderador

josross escreveu:bolei um "guindaste" para erguer a roda trazeira, para lubrificar a corrente da TDM 850, muito pratico e ficou baratinho, R$ 15,00, tudo comprado em lojas de ferragens e um serviço de solda.

material:- 1) esticador de cabo, 2) porca de carroceria de caminhão (é articulado) 3) arrueda para a base, 4) uma chapinha dobrada e borracha para proteger a balança, e solda

e só colocar e "rosquear com a mão" sem fazer muita força da pra levar em viagem.
Hoje fui ver as peças, pensei que sairia mais barato, mas só os 2 esticadores ficariam em 40 reais, mais solda e parafusos, bom, como tenho cavalete, vou deixar pra outra vez se achar essas peças usadas num ferro velho eu pego...

Pensei em fazer essas peças 2 de cada lado fixadas na balança, pra evitar ter que carregar em maletas.

Deixava a parte da extremidade final da balança fixa com uma braçadeira retangular, depois dobrava rente a balaça por baixo e fixava com velcro/braçadeira ou outro material...
Imagem
marcelolondrina
Contato:

Quem tiver a pedaleira original da mirage eu compro...
Aqui em Londrina na loja kazinski é barato (R$25.00) novo. Porém vai demorar uns dias pra chegar e andar sem pedaleira é muito ruim...
cros
Moderador

Tava pensando aqui com meus botões se não seria o caso de criar grupos para compra por exemplo de oleo direto do revendedor por um preso mais acessivel do que pagamos nas lojas ou autorizadas...

É um serviço simples de se fazer na casa de alguém. E podemos baratear a troca...

Com isso tbm a compra do filtro de oleo e oring.

Aqui tenho encontrado Mobil a 16 reais, Motul a 26, no posto petrobras a 16, acho que está muito caro, o ipiranga foi o mais barato 10 reais...
Imagem
polaka

galera ... aguem pode tirar a minha duvida...rs,rs,.. ontem em casa estava esticando a corrente da minha moto ... so que sempre q estico ela ... fico de olho na numeracao que tem prox aos parafusos dos dois lados da moto para deixar igual dos dois lados ... so que ja me falaram q e besteira se guiar pela numeracao... isso e verdade??? a diferenca pode prejudicar o alinhamento da moto???
Viagem longa - SP/GO/DF- Dezembro
http://www.motoscustom.com.br/forum/vie ... highlight=

Ditado custom: Quando morrer quero ser cromada!!!!

ISRA # 30842
cros
Moderador

polaka escreveu:galera ... aguem pode tirar a minha duvida...rs,rs,.. ontem em casa estava esticando a corrente da minha moto ... so que sempre q estico ela ... fico de olho na numeracao que tem prox aos parafusos dos dois lados da moto para deixar igual dos dois lados ... so que ja me falaram q e besteira se guiar pela numeracao... isso e verdade??? a diferenca pode prejudicar o alinhamento da moto???
quem falou que é besteira ou não entende nada ou tem as marcações todas adulteradas, tem que se guiar sim, pois ai se consegue o ajuste correto, e as vezes é coisa de meia volta nas porcas...(de cada lado)
Imagem
cros
Moderador

Imagem

Alguém falou em algum lugar sobre o prisioneiro da tampa do filtro de oleo da mirage.

Pois bem, tbm fui premiado com um problema, mas no meu caso apenas os primeiros fios do parafuso foram danificados, pois acho que na montagem (na fabrica) colocaram o prisioneiro virado.

Se olhar na foto (desfocada) um lado tem mais rosca que o outro, e na minha o lado da rosca menor estava no bloco do motor, então cada vez que dava aperto o parafuso entrava mais para dentro até que numa hora a porca pegou na ponta e espanou.

Conseguimos recuperar tirando o prisioneiro com uma chave de pressão com calma, depois foi colocado um pedaço de tirante rosqueado.

Tentei achar um parafuso allen inox mas não existe, acho que um normal cromado serviria. Nos outros 2 prisioneiros não tem problema pois existe parafuso allen inox nessa medida.

O problema de apertar demais é porque vaza oleo, então acho que resolvi isso colocando veda escapamento, pois depois disso parou de vazar.
Imagem
Jotace

Voltando ao "macaco" de esticador de cabo de aço, construí um desses, em 2004, com a mesma finalidade: manutenção na balança traseira, na época de uma XT. Na verdade, copiei a idéia de alguém no site xt600.

A coisa funciona bem e é de fácil transporte e o fazia dentro de um tubo de pvc de 100mm, devidamente acoplado ao mata-cachorro, lógicamente com as extremidades providas de tampas próprias.

Só havia um problema: a coisa sustentava bem em solo firme. Porém se precisasse usar em solo arenoso ou terra fofa, fedeu. A solução seria improvisar uma base para a base do "macaco". Se o próprio "macaco" tivesse a base aumentada o suficiente pra ser usado em qualquer tipo de solo, teria o problema de transportá-lo na caixa de ferramentas (cano de pvc). Por conta disso acabei abandonando projeto. Mas é interessante e dá pra transportar bem acomodado dentro do alforje, junto com uma pequena base de madeira.

Esticadores:

Imagem

Eu usei o modelo, que de um lado tem um anel, quando cortado fica em forma de U, podendo encaixar em vários pontos; e do outro lado um gancho, que foi serrado e soldada uma plaquinha pra servir de base.

Escolham o modelo, o tamanho e divirtam-se. :lol:

Abraços.
O importante é andar de moto.
Kings
Colaborador

cros escreveu:Imagem

Alguém falou em algum lugar sobre o prisioneiro da tampa do filtro de oleo da mirage.

Pois bem, tbm fui premiado com um problema, mas no meu caso apenas os primeiros fios do parafuso foram danificados, pois acho que na montagem (na fabrica) colocaram o prisioneiro virado.

Se olhar na foto (desfocada) um lado tem mais rosca que o outro, e na minha o lado da rosca menor estava no bloco do motor, então cada vez que dava aperto o parafuso entrava mais para dentro até que numa hora a porca pegou na ponta e espanou.

Conseguimos recuperar tirando o prisioneiro com uma chave de pressão com calma, depois foi colocado um pedaço de tirante rosqueado.

Tentei achar um parafuso allen inox mas não existe, acho que um normal cromado serviria. Nos outros 2 prisioneiros não tem problema pois existe parafuso allen inox nessa medida.

O problema de apertar demais é porque vaza oleo, então acho que resolvi isso colocando veda escapamento, pois depois disso parou de vazar.
Eu não havia comentado isso aqui no fórum, mas há cerca de 10 dias o prisioneiro da tampa de óleo da minha Mirage deu problema também. Espanou a rosca, perdeu o aperto, e vazou um pouco de óleo. Para conseguir tirá-lo foi um parto. Não saia por nada neste mundo. O mecânico teve que dar um ponto de solda numa porca para conseguir tirá-lo de lá. Ainda bem que em seguida ele conseguiu adaptar um parafuso. Já solicitei o prisioneiro na concessionária (na Honda, Yamaha e Suzuki eles não tem essa peça) da Kasinski, e vou pegar na semana que vem, pois o prazo para essa peça é de 7 dias.
Santista

Passa numa loja que vende parafusos e compra o prisioneiro a medida é 6 mm passo 1,25 se não me engano leva um de amostra tem vários carros e equipamentos que usam esse prisioneiros , no cabeçote do Pálio e Mile usa esses prisioneiros para segurar as bobinas de ignição loja de auto peças também encontra
jirschik
Moderador
Contato:

Aproveitei uma barra de ferro que tinha em casa e fiz um cavalete para a Mirage:

Imagem

Se fosse comprar material para isso, eu não compraria da mesma barra chata; usaria uma barra quadrada, para ter mais resistência.
Imagem
Responder