finalmente eu criei coragem e desmontei a moto rs rs rs coloquei os enforca gatos nos conectores ...
pra tirar a folga da aste da boia eu esquentei uma agulha e furei a estremidade do plastico e depois fiz o mesmo no outro lado ! a agulha ficou apertando a aste contra a placa que contem as ranhuras que fazem a leitura da posição da boia ! ficou firme (sem a folga que tinha) porem movimentando sem muito atrito

a foto acima ficou borrada mas da pra entender a agulha esta por cima da aste e enfiada no plastico das bosdas ,depois cortei com um alicate o que sobrou da agulha

eu fiz um teste com a boia numa bacia com a gasolina e funcionou montei e ficou perfeito !
fui ao posto e completei o tanque !maravilha ,estava marcando - um led ! mas hoje eu vi que estava marcando quase na reserva
eu acho que a boia encharca e fica pesada ela parece um tipo de borracha e esta ralada do lado ,acho que a gasolina penetra por ali e encharca ... eu vou ter que refazer e colocar o dispositivo que o proteusRJ arrumou rs rs rs
mas agora vai ficar para o sabado de novo