Shark JH250: Consumo

Moto: Traxx Shark JH250

Moderadores: Moderadores, Administradores, Colaboradores Traxx

Michael Piders

Caros colegas,

após dois meses rodando na SHARK, ainda não consegui ter uma idéia real do consumo que ela deverá manter.

Fiz novamente a média dela esta semana e continua marcando um consumo relativamente alto!

21 km/l :evil:

Espero que por volta dos 4 mil km esse consumo se estabilise e a moto passe a ser mais econômica!

Estou rodando na faixa de 200 a 225 km por abastecimento, o que acho pouco, pois, estava acostumado com os 330 km por tanque da TITAN.

Abraços,
Manocharlie

Andou sumido michael, eae, fez mais alguma mudança na moto?

Po em relação ao consumo eu fico um pouco chateado com isso :/ de 21km pra 24km (que é o que a TRAXX afirmou) é ma diferença considerável, principalmente pra quem anda muito, como você. Espero tb que após 4mil km se normalize.

Só uma pergunta (esqueci se já perguntei antes) Você abastece sempre no mesmo posto? Qual gasolina você coloca na moto? (foram duas hehe)
Mirage 250
Ricardo Nascimento

Ola amigo Michael, achei que tinha errado na minha 1ª marcação de consumo, mas tambem rodei 200 km com a minha Shark com o tanque que enchi ao sair da loja e no reabastecimento ainda tinha 3 litros , estou abastecendo só com aditivada do Posto BR, vou fazer outras aferições e depois comparamos.
Michael Piders

Caro Manocharlie,

tamos'aí!

Sumi não, é que parece que só eu abro tópicos pra SHARK...

Vamos contribuir galera! Não sou só eu de brinquedo na garagem.

Em relação ao abastecimento, tenho o hábito de abastecer em apenas dois postos que considero de boa gasolina e sempre abasteço com aditivada, mas, estou pensando em fazer um teste com a póium ou premium pra ver se traz algum resultado, afinal, na China a gasolina não tem álcool.

Digníssimo Ricardo Nascimento,

esse consumo tem se mostrado bastante representativo, pois, antes de comprar a TUBA fiz uma série de comparações que me deram a certeza que a melhor opção de compra seria a GARINNI, cuntudo, meu $$$ não alcançou.

Lendo os posts da galera estou cada vez mais convicto que é A moto!

O consumo da GR250 é ótimo, em méida tá ficando em torno de 24km/k considerando seu peso 140kg e 24cv contra 130kg e 19,7cv da TUBA, portanto, era de se esperar que o consumo dela fosse no mínimo igual ao da GR!

Porém pode haver um fator contraditório nessa relação.

O fato da TUBA ter 5cv a menos que a GR pode influenciar no consumo, pois, creio que para ela ter o mesmo desempenho que a GR devo ter que acelerar mais que se aceleraria normalmente a GR, portanto, essa pode ser uma explicação para esse alto consumo, ou senão, é que o danado do motor é beberrão mesmo!

Espero que seja apenas uma caracteristica enquanto o motor não está totalmente amaciado.

Hoje minha moto se encontra com aproximadamante 1.900 km, certamente não está tão presa assim mais!

Abraços,
Ricardo Nascimento

Obrigado Amigo Michael, acho que tambem fiz um bom negocio para o que eu pretendia, eu tambem sempre uso aditivada, estou tendo problemas com aquele botãozinho do hodometro acho que os numeros estão me sacaneando...rs vou abastecer pela terceira vez, e tb 200km rodas.
Manocharlie

Aproveitando os comentários... gostaria de tirar uma dûvida sobre potencia e consumo. Assim, qual é mais potente?

20cv a 7.000rpm
ou
22cv a 10.0000rpm

Eu não entendo dessas coisas e eu penso assim, tomando como base a velocidade de 0 a 100km/h, a primeira moto chega a velocidade final mais rapido pq a quantidade de giros é menor, e consome menos tb pq "gira menos para atingir velocidade final". Já a segunda gira muito por minuto fazendo com que consuma mais gasolina e forçe mais o motor para chegar na velocidade final. Estou certo? Como funciona essa relação de cavalos de potência e rpm? desde já eu agradeço.

Abraços.
Mirage 250
Michael Piders

Digníssimo MANOCHARLIE,

se eu estiver destoando um pouco em relação a sua pergunta me perdoe.

Você não mencionou a faixa de TORQUE que é, talvez, o ítem de maior importância dessa relação, pois, é através dele que percebemos a sensação de potência.

Esta é uma pergunta que exige mais uma resposta técnina do que pessoal...

Contudo, perceba dessa forma:

Estamos em um forum de customs, portanto, teóricamente este é o objeto de nossas atenções.

De uma custom, normalvemente se exige conforto, estilo, uma certa economia de combustível, segurança e resistência.

Normalmente é mais interessante para esse tipo de moto que ela possua grande TORQUE a BAIXAS rpms e não própriamente um excesso de cavalos.

Não vejo muito sentido em uma custom trabalhar com motor a 10k rpm! Vai-se embora o combustível, o conforto e a segurança. RPMs muito altas fazem mais o perfil de uma SPEED do que de uma custom.

No meu entender, quanto menor a rpm do motor mais suave se torna a dirigibilidade, com menos trocas de marchas sem contar que a redução do nível de ruído também é significativo.

Portanto, creio que vc deva buscar por motos que possuam maior torque em baixas rpms e não efetivamente uma maior quantidade de cavalos que o motor venha a produzir.

2 milhões de cavalos e rotações de turbina de avião são carcterísticas apropriadas a pistas de corrida e não a passeios e viagens com sua princesa na garupa.

Perceba que não quero ser dono da verdade, apenas estou deixando meu ponto de vista para ser conflitado com outros e assim ganharmos em informação.

Abraços,
Manocharlie

Po, você está coberto de razão... eu zelo pela segurança e conforto, com certeza, você tirou minhas dûvidas.

Meu estilo é custom mesmo, eu acho massa aquelas motos esportivas (quando eu for rico terei as duas hehe) mas eu fico me imaginando viajando com minha namorada... problema que vai ser só daqui a dois anos, eu ainda não tirei minha carteira e a provisória agora são 2 anos né? Mas até lá passearei muito com ela por aqui mesmo :)
Agora só para complementar minha dûvida (talvez a de várias outras pessoas tb). "Teoricamente", qual proporcionaria mais economia e conforto?

PM = Potência Máxima TM = Torque máximo

Shark
PM - 19,7cv a 8000rpm
TM - 1,8kgf a 6500rpm

Fênix
PM - 19,7cv a 8500rpm
TM - 1,5kgf a 7500rpm

Shineray
PM - 19,7cv a 8500rpm
TM - 1,5kgf a 7500rpm

FYM
PM - 17cv a 8500rpm
TM - 1,6kgf a 6000rpm

Mirage
PM - 27,9cv a 10.000rpm
TM - 2,27kgf a 7500rpm

Kansas
PM - 21cv a 7000rpm
TM - 2,35kgf a 6000rpm

Obs: Eu sei que em ralação a conforto não depende só da velocidade de giro do motor, tem bancos, suspensão e outros.

Desculpe abusar da sua boa vontade, mas acho que essas informações são muito bem vinda a todos. Aceito opnião de outras pessoas também, só para alongar mais a discussão. Abraços.
Mirage 250
Michael Piders

Prezado MANOCHARLIE,

dentro desta tabela de informação que vc nos trouxe fica a disputa entre a MIRAGE e a KANSAS, contudo, percebo a ausência "quase imperdoável" da GR250 que na miinha opinião é melhor relação custo/potência/estilo.

Agora, tentando responder sua pergunta, ainda seguindo o raciocínio do post anterior, quanto menor a rpm do motor melhor e neste ponto entendo que a Kansas se sai pouco melhor.

Ela propicia torque pouco maior que o da Mirage estando a 6k rpm.

Perceba outro fator importante que é a proximidade dos valores entre o torque máximo e a potência máxima da Kansas que é de apenas 1k rpm, enquanto na Mirage essa diferença consome 2,5k rpm chegando aos 10k giros.

Teoricamente, isso significa que a Kansas se dá melhor nas retomadas de velocidade sendo mais ágil e provavelmente confiável para ultrapassagens, porém, a limitação de´potência máxima aos 10k giros assegura à Mirage uma velocidade final superior.

Repetindo, significa que, teóricamente, a Kansas deve ser mais confortável e mais econômica que a Mirage, contudo, deve-se sempre levar em consideração a relação peso/potência que te dará uma idéia de quantos kilos ou gramas cada cavalo carregará.

Quanto menor o peso sobre cada cavalo, obviamente, será menor o consumo de combustível e maior a sensação de sobra de potência.

Esse tipo de situação fica mais fácil de se perceber entre a Mirage e a GR, pois, nesta relação anterior a GR com 5,80kg/cv recebe vantagem sobre a Mirage que carrega 6,09kg/cv o que me leva a crer que mesmo a GR tendo quase 4cv a menos ainda sim é mais ágil que a Mirage.

Estas avaliações eu faço por intermédio dos números e informo que nunca andei em nenhuma custom que não seja a TUBA, portanto, não tenho parâmetros práticos de comparação entre as motos.

Contudo, o Anderson Gontijo da CafeRacer afirma que a GR (toda cheia de acessórios) realmente deixa a Mirage (pelada) pra traz, imagine então se retirarmos alguns excessos da GR quão melhor ficaria sua performance.

Quero exclarecer que não estou de forma alguma detonando com a Mirage que já é uma moto consagrada e dispensa apresentações. Estou fazendo minha leitura dos dados e tirando minhas conclusões.

Que me perdõem os felizes proprietários de Mirages.

Caso alguém discorde destas avaliações, por gentileza traga novas orientações para que possamos ter outras perspectivas.

Abraços,
Michael Piders

Digníssimos amigos,

nova medição de consumo realizada.

Amoto agora está com 1950km rodados e neste último acompanhamento percevi uma leve melhora nos indicadores que passaram de 21km/l para 23km/l.

Contudo, não tenho certeza se estal última marcação foi realizada com prefeição por mim.

Na verdade, realmente espero que o consumo comece a diminuir.

Abraços,
Responder