Óleo - câmbio e motor

Ferramentas, peças e manutenção de motos

Moderadores: Moderadores, Colaboradores, Administradores

Responder
Santista

HAHAHAHAHAH , amigos não caiam nessa de aditivos milagrosos , vôces devem lembrar de um desses aditivos que era anuciado na TV , os caras colocavam o aditivo no motor depois de andar alguns KM esgotavam todo o óleo do motor e colocavam o carro para andar , no comercial andam mais de 100 KM sem óleo , diante disso a revista Quatro Rodas fez esse teste em um Ford Ka , adivinem o que aconteceu .......... não chegou a andar 1Km para o motor travar . após isso o produto foi retirado de venda por ordem judicial , o melhor aditivo é o que já vem de fábrica , só precisa colocar óleo de procedencia , fazer as trocas na Km certa , o resto é enganação , um aditivo que funciona para caixas de cambio e deferencial é o Molikote , são micro esferas de molebidenio mas não serve para motores com filtro de óleo , as particulas do molebidenio entopem o filtro , funciona bem nos motores de fusca onde o filtro é só uma peneira na entrada da bomba de óleo , uma útilidade que veja para esses aditivos parecendo mel é misturar com óleo 90 e passar na corrente dá uma liga legal , o ruim é que os respingos grudam na roda , balança etc. mas a corrente fica bem lubificada
Santista e Vera (Viru´s MC)
estevao

Todos os dias quando vejo o nivel do óleo, noto que ele da uma leve baixada.

Por curiosidade abri a tampinha do oleo e vi que tem umas engrenagens ali que sempre estão bem secas, isso é nomral?
Qual óleo devo usar para completar caso baixe mais, posso compralo em qualquer posto?

Thnzk
cros
Moderador

estevao escreveu:Todos os dias quando vejo o nivel do óleo, noto que ele da uma leve baixada.
Acho dificil perceber o quanto de oleo baixou por dia, nesse ritmo, dependendo da baixadinha teria que repor o oleo do mes.
estevao escreveu: Por curiosidade abri a tampinha do oleo e vi que tem umas engrenagens ali que sempre estão bem secas, isso é nomral?
São as engrenagens do cambio e os discos de embreagem, que apesar de ser disco em banho de oleo não quer dizer que tenha que estar submersa em oleo, mas sempre estão lubrificadas, pois nas motos o oleo é o meso que circula pelo motor
estevao escreveu: Qual óleo devo usar para completar caso baixe mais, posso compralo em qualquer posto?
Desde que seja oleo para motos e do meso que foi usaddo anteiromente (não obrigatoriamente), mas posto de gasolina dificilmente tem oleo pra moto.
Imagem
Mr Allans

Por gentileza, só uma duvida rápida. Como posso verificar o nivel de oléo de motor e cambio da minha futura Intruder 125 quando compra-la 0km? será minha primeira moto e de mecanica estou um asno ainda. estou pesquisando na net sobre o assunto tmb.
E inclusive, teriam outras dicas para verificaçao da moto no ato de retira-la 0km da concessionaria? obrigado!
Allan Lima

1-Intruder 2009 Gertrudes
2-Fazer 250 2006 Morena
3-Intruder 2012 Pandora
cros
Moderador

Mr Allans escreveu:Por gentileza, só uma duvida rápida. Como posso verificar o nivel de oléo de motor e cambio da minha futura Intruder 125 quando compra-la 0km? será minha primeira moto e de mecanica estou um asno ainda. estou pesquisando na net sobre o assunto tmb.
E inclusive, teriam outras dicas para verificaçao da moto no ato de retira-la 0km da concessionaria? obrigado!
Tem 2 maneiras de verificar depende do fabricante, na mirage tem um visor no lado direito, coloca-se a mot na vertical e verifica a medida, algumas marcas tem uma varetinha na tampa lateral por onde se coloca o oleo (tipo o de carro) tira-se a tampinha e olha o nivel na varetinha (curta, uns 15 cm)
Imagem
Mr Allans

cros escreveu:
Mr Allans escreveu:Por gentileza, só uma duvida rápida. Como posso verificar o nivel de oléo de motor e cambio da minha futura Intruder 125 quando compra-la 0km? será minha primeira moto e de mecanica estou um asno ainda. estou pesquisando na net sobre o assunto tmb.
Tem 2 maneiras de verificar depende do fabricante, na mirage tem um visor no lado direito, coloca-se a mot na vertical e verifica a medida, algumas marcas tem uma varetinha na tampa lateral por onde se coloca o oleo (tipo o de carro) tira-se a tampinha e olha o nivel na varetinha (curta, uns 15 cm)
Opa, obrigado novamente cros!
Allan Lima

2-Fazer 250 2006 Morena
3-Intruder 2012 Pandora
cros
Moderador

Mr Allans escreveu: Acho que so estou tão fora de mim por que estou na reta final de realizar meu sonho mas se trocar o oléo aos 500km assim como outros cuidados além do que se possa parecer necessario, será um cuidado em exagero com a moto? posso prejudica-la assim, não?

Obrigado
As primeiras trocas de oleo são feitas durante a garantia pelo autorizada e eles seguem o cronograma de fabrica, então deixe por conta deles, após as revisões obrigatoria, ai sim, siga o que diz o manual, normalmente é de 3000km em 3000km, mas tem pessoas que trocam de 1500 em 1500, 2000/2000... depende, cada caso um caso, cada bolso um bolso.
Imagem
gildalfer
Contato:

O nível de óleo da Intruder 125 é verificado através de um visor.
Tio Giba
O encanto de viajar está na própria viagem (M.Quintana)
jirschik
Moderador
Contato:

cros escreveu:
estevao escreveu: Qual óleo devo usar para completar caso baixe mais, posso compralo em qualquer posto?
Desde que seja oleo para motos e do mesmo que foi usaddo anteriormente (não obrigatoriamente), mas posto de gasolina dificilmente tem oleo pra moto.
Thnzk
Estevao, atenção quanto ao tipo de óleo que pode ser mineral ou sintético, pois não deve-se misturar estes dois tipos de óleo. Normalmente o óleo original é mineral (mais barato e dura menos que o sintético). Se quiser passar a usar o óleo sintético, troque também o filtro de óleo para que a mistrura destes óleos seja a mínima possível.
Imagem
Mr Allans

opa, Valew as dicas!
Allan Lima

2-Fazer 250 2006 Morena
3-Intruder 2012 Pandora
Responder