É assim mesmo Cros!
Posiciono o topo do cavalete entre as aletas de fixação do cavalete central, com a haste (soldada no cavalete) voltada para trás. Subo na moto e puxo-a para trás. Propositalmente, fiz o cavalete baixo e desta forma ambos pneus continuam a tocar o chão. Então, como a moto é pouco elevada, fica fácil colocá-la ou tirá-la do cavalete.
Com isso ficou melhor para verificar o nível do óleo, já que sou eu quem está trocando.
O próximo teste será colocando um pino entre as aletas de fixação do cavalete central e colocá-la sobre o cavalete. Deverá subir o suficiente para que o pneu traseiro gire e facilite a lubrificação da corrente.
Mas este cavalete está pouco estável por causa da pequena área de contato com a moto. Ou soldo duas arruelas e passo um pino entre elas e as aletas do cavaleta (com se fosse um cavalete mesmo), ou modifico o formato para ficar mais largo e estável.
Vi também um modelo de macaco que vou tentar fabricar. Postarei fotos quando ficar pronto.
Achei essa sinalização par bicicleta numa loja de 1,99
Desmontando fica isso que é o que interessa, e estou pensando em fixar no bauleto por baixo do refletivo que vem nele, como o circuito tem 5 ou 6 sequencias de sinalização dá até pra fazer um pisca alerta, usando uma bateria de celular.
Alimenta por uma lado do ccto e coloca uma chave no outro lado pra alterar a sequancia de sinalização.
Seguindo a idéia do "faça você mesmo", comecei a fazer a manutenção de minha Mirage, por conta própria. Antes, eu só me sentia seguro em fazer troca de lâmpadas e o máximo que tinha feito era a instalação de um interruptor para chavear entre a buzina e uma sirene que instalei.
Então, depois de conversar com colegas do fórum, ler artigos, etc, me senti mais seguro para o próximo passo. Então, desde algumas semanas atrás, eu já:
-Tirei o tanque, torneira de combustível, bóia de marcador de combustível, para limpeza e manutenção. Um dos filtros internos da torneira soltou-se e então colei-a.
-Limpeza da bomba de combustível à vácuo. A água do combustivel iniciou um processo de corrosão, que poderia rasgar o diafragma. Limpei com WD40 os pontos internos de ferrugem.
-Troca das velas, tirando o tanque de combustível para acessar a vela traseira e o radiador para a vela dianteira.
-Troca das pastilhas pelas da XTZ, cortando a alça de uma delas, já que são mais baratas (~R$20,00) e semelhantes.
-Troca de óleo e filtro.
-Lubrificação dos rolamentos dianteiros.
-Lubrificação do cabo de embreagem (com óleo, e não com WD40)
-Lubrificação do cabo de freio traseiro (com óleo, e não com WD40), limpeza e polimento de contatos do interruptor do freio traseiro.
-Limpeza da correia de transmissão, com querosene e lavadora de alta pressão (água) para tirar toda a areia, com posterior lubrificação com óleo 90.
Agora planejo substituir o fluido de freio (pois já está com 2 anos), o fluido da suspensão dianteira, lubrificação dos rolamentos e eixo da balança traseira.
Procuro fazer esta manutenção com as ferramentas que costumeiramente levo comigo, pois em caso de problemas na estrada, eu já terei tido a experiência de como fazer uma manutenção de emergência.
Publicamente, agradeço especialmente ao Zzo e JBrigagão, que tem me dado boas dicas sobre estes procedimentos.