Preço no Brasil e preço no exterior!!!(Importação)

Assuntos diversos relacionados ao motociclismo

Moderadores: Moderadores, Colaboradores, Administradores

Responder
Jovi
Administrador
Contato:

Para alimentar a curiosidade de todo mundo e apimentar o assunto fiz uma pesquisa e descobri algumas coisas, dentre elas vejam o processo de importação de carros antigos:
A importação de veículos antigos (carros antigos, caminhões antigos, etc), com mais de 30 anos de fabricação , para fins culturais e de coleção é permitida, conforme Portaria nº 370 do Ministério da Indústria, do Comércio e do Turismo, de 28/11/1994, Art. 4º, item "i", publicada no Diário Oficial de 29/11/94. Para aqueles que desejarem ver o texto completo pode ser encontrado no site do MICT ou no Diário Oficial da União nº 225 de 29/11/94, páginas 18130 e 18131. Apenas o artigo 4º desta Portaria interessa para o fim de importação de veículo antigo.

Portaria MICT nº 370

* O veículo a ser importado deverá estar em boas condições, tanto de originalidade como de conservação.

* A importação é sujeita a Licenciamento, a ser analisada pelo DECEX (Departamento de Comércio Exterior do MICT). Isto significa que você deve obter a Licença antes de importar o veículo.

* O registro (pedido) de licença de importação é feito no sistema SISCOMEX da Receita Federal (normalmente por empresas ou despachantes aduaneiros credenciados. Pessoa física cadastrada também).

* As exigências (administrativas, fiscais, cambiais) dos órgãos anuentes: DECEX, BACEN, etc (se houver) serão disponibilizadas no SISCOMEX.

* O pagamento do veículo (após o deferimento da licença) deverá ser realizado através de instituição financeira no Brasil (via fechamento de câmbio), isto é, você não deve efetuar o pagamento diretamente ao vendedor no estrangeiro.

* Os tributos incidentes sobre a importação são os abaixo relacionados. Estes impostos são cumulativos, ou seja, incidem “em cascata”. A base de cálculo do II é o valor aduaneiro (valor da mercadoria + frete + seguro + outras despesas aduaneiras):

- II (imposto de importação): 35%

- IPI (imposto s/produtos Industrializados): 25%

- ICMS (pode variar dependendo do Estado): 18%

- PIS/PASEP + COFINS: 11,6%

Se você desejar efetuar uma simulação dos cálculos, acesse a página da receita federal e “baixe” (faça o download) do anexo único da NORMA DE EXECUÇÃO nº 2 de 23/06/2005 (planilha Excel), que se encontra na página da Receita Federal
Para uma Pessoa Física realizar uma importação direta ainda teria de passar por um cadastramento na Receita Federal:
HABILITAÇÃO DE PESSOA FÍSICA PARA PRATICA DE IMPORTAÇÃO/EXPORTAÇÃO

·É possível a habilitação de Pessoa Física, junto à Receita Federal, para fins de importação ou exportação.

·A Habilitação é na modalidade simplificada. (Obs: não confundir habilitação simplificada com importação simplificada).

·A Receita Federal irá credenciar o representante para Acesso ao Siscomex. Poderá ser credenciado como representante o próprio interessado ou um despachante aduaneiro. (Com o acesso ao Siscomex o interessado em importar o veículo antigo fará solicitação da LI -licença de importação).

·O requerimento de habilitação simplificada deverá ser apresentado à unidade da Receita onde será efetuado o respectivo despacho (importação ou exportação). O requerimento deverá ser apresentado conforme modelo do Anexo III da IN SRF 455 (Anexo III), acompanhado de todos os documentos.
Além de tudo isso é possível identificar nas sumulas do Superior Tribunal de Justiça que o que eu disse anteriormente sobre não incidir o ICMS na compra direta de Pessoa Física esta errado, porque:
STJ Súmula nº 198 - 08/10/1997 - DJ 21.10.1997

Importação de Veículo - Pessoa Física - ICMS

Na importação de veículo por pessoa física, destinado a uso próprio, incide o ICMS.

Referências:

- Art. 155, § 2º, IX, "a", Impostos dos Estados e do Distrito Federal - Sistema Tributário Nacional - Tributação e Orçamento - Constituição Federal - CF - 1988

- Art. 34, § 5º e Art. 34, § 8º, Ato das Disposições Constitucionais Transitórias - Constituição Federal - CF - 1988

- Art. 6º, Normas Gerais de Direito Financeiro, Aplicáveis aos Impostos Sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e Sobre Serviços de Qualquer Natureza - DL-000.406-1968

- Arts. 2º, I, 21, parágrafo único, I e 27, I, "d", Conv. ICMS, nº 66-1988
Resumindo talvez seja possível importar uma moto, mas ela teria de ser de ano inferior a 1977, portanto talvez uma Indian, ou uma Norton igual ao do Che, rsrsrsrsrs
Código de Trânsito Brasileiro, Art. 29, XII, § 2º. Respeitadas as normas de circulação e conduta estabelecidas neste artigo, em ordem decrescente, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres.

[]´s Jovi
http://www.jovi.net.br
http://www.motoscustom.com.br
rafaeladvogado
Desvirtuador
Contato:

Importar uma INDIAN CHIEFF seria o máximo...

Valeu pelas informações Jovi... mandou muito bem na pesquisa...

:wink:
Imagem
rafaeladvogado
Desvirtuador
Contato:

Na Argentina também não tem fábrica da kawasaki... as motos também vem de navio... etc etc etc... e lá

uma kawasaki ninja zx6r 2008 custa 16.500 dólares.. ou seja R$ 31.515 ... aqui no Brasil custa 55.000,00 reais

Ou seja... lá incluindo o frete de navio etc e tal custa quase a metade do Preço no Brasil uns ...

Quanto será que custaria pra comprar uma moto destas lá e depois pagar taxas etc e tal de importação ?.. pois de frete dá pra vir rodando heheeee

Esta é minha curiosidade... eu gostaria de saber todas as taxas que devem ser pagas numa importação... imposto de importação... e quais taxas mais ? pois se fosse comprada na argentina a moto poderia vir rodando... apenas seria necessário pagar os impostos... Se tiver algum importador lendo isso.. me diga quais impostos devem ser pagos... heheheh
:lol:
Imagem
Jovi
Administrador
Contato:

Vi no orkut um cara falando de modelos custom de diversas marcas 250cc por U$ 3.000,00 algo assim... acho a Luisa pode até me corrigir se eu tiver enganado...
Código de Trânsito Brasileiro, Art. 29, XII, § 2º. Respeitadas as normas de circulação e conduta estabelecidas neste artigo, em ordem decrescente, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres.

[]´s Jovi
http://www.jovi.net.br
http://www.motoscustom.com.br
rafaeladvogado
Desvirtuador
Contato:

joviman escreveu:Vi no orkut um cara falando de modelos custom de diversas marcas 250cc por U$ 3.000,00 algo assim... acho a Luisa pode até me corrigir se eu tiver enganado...
imagina então... 3000 dólares = a uns 5.730 reais... se o total de taxas e impostos chegar a 100% do valor a moto sairá por uns 11.000 reais... já sai um bom preço... porém eu quero acreditar que o total de impostos não chegue a 100% do valor importado... :shock:
Imagem
rafaeladvogado
Desvirtuador
Contato:

joviman escreveu:Vi no orkut um cara falando de modelos custom de diversas marcas 250cc por U$ 3.000,00 algo assim... acho a Luisa pode até me corrigir se eu tiver enganado...
Jovi na Espanha a mirage 250 (que lá se chama aquila 250 ) custa: 3.499,00 € euros...
http://motos.autocity.com/secciones/mot ... codigo=279

ou seja... R$ 9.272,35 REAIS... pena que com as taxas ela fique mais cara do que aqui no Brasil, pois o EURO vale 2,65...

Mas, nos USA ela se chama ALPHA 250 e custa 3.499 DÓLARES
OU SEJA R$ 6648,10 REAIS quem quiser conferir
http://www.ktoutdoor.com/alpha_250.htm

:wink:
Imagem
luisasilveira

tu estás certo Jovi, tem um tópico no orkut sobre esse valor, mas senão me engano são motos para serem compradas pelo mercado livre....

vou dar uma pesquisada e ver se acho...
luisasilveira

tem dois tópicos um do mercado livre e outro do Orlando que está na Bolívia e fez essa constatação de valores....segue a fala dele (Orlando) no orkut:

"Por aqui estao vendendo uma moto tambem koreana, SYMKO, muito parecida com a nossa mirage, tambem 250 cv por apenas US$ 2.100,00, emplacada, e completa."
luisasilveira

olhem o que eu achei no mercado livre:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... lizada-_JM

alguém me diga o que é isso? mirage sport 200cc importada e legalizada? desse tamanho???
opinem!!
rafaeladvogado
Desvirtuador
Contato:

luisasilveira escreveu:tem dois tópicos um do mercado livre e outro do Orlando que está na Bolívia e fez essa constatação de valores....segue a fala dele (Orlando) no orkut:

"Por aqui estao vendendo uma moto tambem koreana, SYMKO, muito parecida com a nossa mirage, tambem 250 cv por apenas US$ 2.100,00, emplacada, e completa."
seria a KYMCO VENOX 250 ???

SE FOR ESTÁ MUITO BARATA.. E VALE A PENA IMPORTAR HEHEHEHE

ABAIXO FOTO DA KYMCO VENOX 250:

Imagem
Imagem
Responder