Óleo - câmbio e motor

Ferramentas, peças e manutenção de motos

Moderadores: Moderadores, Colaboradores, Administradores

Responder
cros
Moderador

Essa história do oleo continua confusa..

Hoje conversando com um representante da Motul ele me disse um muito de coisa e não gravei nada, mas vou espalhar algumas que ainda me lembro:

:arrow: Todos os oleos produzidos no Brasil são da Petrobras.
:arrow: O que as demais empresas fazem é acrescentar algum aditivo.
:arrow: No caso do Motul já teria um percentual de aditivo Militec.
:arrow: O Yamalube é produzido pela Texaco e seria o mesmo Havoline, (na moto do Valentino Rossi a baixo do adesivo Yamalube estaria escrito bem pequeno, Motul)

:arrow: Nem todos os oleos tem a norma JASO MA
:arrow: O ideal seria API SG
:arrow: O Mobil seria o pior oleo para motos
:arrow: O Castrol actevo SG, seria o segundo na piramide e o BR o terceiro.

:arrow: Motul 5100 - SG
:arrow: Motul 3000 - SG
:arrow: Castrol Actevo - SG
:arrow: Lubrax GP -SL
:arrow: Havoline super motorcycle oil 4t SL
:arrow: Yamalube - SL

Outra coisa é quanto a frequencia da troca do oleo, no caso do Motul 3000 pode usar até 4000 km, e o Motul 7200 até 10000 km.

Some-se a isso a péssima qualidade da agua que colocamos no tanque, nem todos podem usar continuamente uma gasolina Podium.

API: American Petroleum Institute
JASO: Japanese Automobile Standards Organization

API SF: Criada em 1980, especificação de serviço para motores a gasolina. Proporciona maior estabilidade a oxidação.
API SG: Criada em 1989, especificação de serviço para motores a gasolina. Proporciona maior controle de depósitos no motor e estabilidade a oxidação.

JASO MA: Alto índice de coeficiente de atrito (bom para embreagens)
JASO MB: Baixo índice de coeficiente de atrito (fraco para embreagens)
Imagem
Hacontroversias
Contato:

Espanou. Da ultima vez que fui no mecanico, o cara trocou o oleo e apertou demais o parafuso da tampa, da primeira vez que troquei o oleo, não consegui desparafusar, acabei trocando atravezde um outro parafuso, só que ele tem umas molinhas lá dentro e resolvi não tentar de novo por este lugar.

Então arrumei uma chave grande e que abacanhava toda a cabeça do parafuso e girei no sentido de desparafusar, quando saiu, veio com umas rosquinhas, uma espécie de molinha junto, coloquei o oleo novo, e quando apertei, não deu, fica firme, mas vaza oleo.

Na autorizada querem me cobra 54,00 conto por uma nova.

Alguem já mandou refazer a rosca desta peça?

Quanto ficou?

Em que local é mais apropriado? Em uma serralheria ou em uma mecanica? A minha sorte é que a peça sai da moto com facilidade, descobri que em outras motos o parafuso vai direto no motor, aí o trampo é maior na hora de refazer a peça.
Estou estudando para me tornar um biologo... espero me formar antes do homem F*d*r tudo.
cros
Moderador

Hacontroversias escreveu:Espanou. Da ultima vez que fui no mecanico, o cara trocou o oleo e apertou demais o parafuso da tampa, da primeira vez que troquei o oleo, não consegui desparafusar, acabei trocando atravezde um outro parafuso, só que ele tem umas molinhas lá dentro e resolvi não tentar de novo por este lugar.
Felizmente no caso da mirage existe um segunda tampa com 3 parafusos que é mais facil de tirar, ao invés do parafuso principal e se espana a rosca é só trocar essa tampa, custa uns 30 reais.

Essas molinhas podem ser fios da rosca que danificaram, e se a rosca fica direto no bloco do motor a coisa é complicada, mas pode-se fazer rosca nova e colocar outro tampão/parafuso de bitola maior, mas isso não sai de graça. Se for esse o caso 50 reais pra recuperar vale a pena, pode-se ainda usar provisóriamente uma fita veda rosca para cano de PVC.
Imagem
cros
Moderador

Jorge Henrique escreveu:toda troca de óleo eh uma rotina q deve ter sua atenção.
mas caso vc espane a rosca, vc serah obrigado a trocar aquela peça aparafusada com 3 parafuso onde fica o bujão.
bem... eu passei por esse problema e descobri q aquela peça eh identica a suzuki "yes"...
vc pode ateh aproveitar o bujaum original da mirage...
Recentente trocamos uma peças dessas numa Comet e custou uns 25 reais na autorizada, e uma coisa que deve ser feito de vez enquando pelo menos, é tirar essa peça e o filtro telado que tem por dentro.

O problema é que os ananás colocaram parafuso philips que é muito ruim de tirar de baixo pra cima, só assim sai a telinha. Diga-se de passagem bem mais tranquilo retirar essa peça e seus 3 parafusos do que o bujão.
Imagem
habith

Ola.....
eu como comentei recentemente comprei novamente a mirage e esta esta amaciando o motor agora pelo que percebo......
o antigo proprietário andou 3400 Km em 4 anos e eu em 20 dias andei 2000 Km.. srsrs e como a minha outra.. a cada 1000 Km eu completo um pouco de óleo... e uso sempre o óleo Mineral 20W50 da marca MOTUL...

entretanto o que quero saber é se as mirages de voces tambem baixam o óleo em viagens longas e com giro alto do motor... observação importante... sei que a minha não tem vazamento pois eu checo todo dia antes de ligar a neguinha....

sucesso a todos e boas estradas aos amantes de 2 rodas....
Duas rodas para ter certesa do equilíbrio... já batizada..Cigana ADELAIDE...
cros
Moderador

habith escreveu: entretanto o que quero saber é se as mirages de voces tambem baixam o óleo em viagens longas e com giro alto do motor...
Eis ai uma coisa que nunca conferi, simplesmente troco o oleo quando está na hora e deu...

Normalmente troco o oleo em casa, uso um pote de sorvete de 2 litros e noto que o pote sempre fica acima da metade, quase 2 dedos da borda.

Hoje estou trocando o oleo novamente, trocando porque, retirei o oleo e deixei a moto sangrando até amanhã de manhã.

Bem, o oelo anterior foi Motul e troquei quando estava com 38 mil, agora está com 41 mil.

Só que dessa vez além de trocar o filtro resolvi soltar as 2 mangueiras do radiador e saiu oleo quase a mesma quantidade de quando abrimos a tampa do filtro de oleo, logo, deve ficar muito oleo velho na moto quando se troca, pois ninguém faz isso....
Imagem
cros
Moderador

Hoje passei num posto Ipiranga e que eu vejo!?

Um quiosque (retangular) bem no estilo novas franquias da Ipiranga, para troca de óleo de moto, claro que com óleo da Ipiranga, mas pelo menos mais uma opção.

Coisa bem organizada, com eleva moto, alguns peneus, corrente com cadeado, e coisinhas assim que as vezes alguém vi precisar, parabéns a Ipiranga.
Imagem
mapelu

cros escreveu:Hoje passei num posto Ipiranga e que eu vejo!?

Um quiosque (retangular) bem no estilo novas franquias da Ipiranga, para troca de óleo de moto, claro que com óleo da Ipiranga, mas pelo menos mais uma opção.

Coisa bem organizada, com eleva moto, alguns peneus, corrente com cadeado, e coisinhas assim que as vezes alguém vi precisar, parabéns a Ipiranga.
Verdade,fora que a Ipiranga tem agora um óleo 100% sintético para motos,se não me engano é de viscosidade 10W/40.

Uso e recomendo o MOtul 300V factory-line 5W/40 na minha intruder.100% sintético.Troco de 3000 em 3000 km ou 6 meses de uso,o que ocorrer primeiro.
keppel

Galera, ninguem respondeu o que eh aquele parafuso que fica meio inclinado, um pouco pra trás do parafuso do carter (o que retiramos quando queremos trocar o óleo).

Alguem ai em cima disse que trocou o óleo retirando esse parafuso, q tinha umas molinhas e etc.

Na minha esta merejando um pouquinho de óleo desde parafuso, leva um dia inteiro pra formar 1 gotinha, mas mesmo assim, estou preucupado com isso. Se puderem me dizer o que que eh aquele treco.

Grato.
"Fight and die let Valkyries fly,
for they shall take me home"
wellrod
Contato:

Honda lança óleo genuíno para motocicletas
7/1/2011 12:01

O lubrificante semissintético, desenvolvido pela própria Moto Honda, é indicado para motores quatro tempos, movidos tanto a gasolina quanto a etanol

O óleo lubrificante é o elemento que mais afeta o desempenho e a vida útil do motor de um veículo. Sendo assim, com o objetivo de melhorar ainda mais a performance e durabilidade de seus produtos, a Moto Honda da Amazônia, através da sua Divisão de Peças, acaba de lançar o Óleo Genuíno Honda, desenvolvido e testado para uso em todas as motocicletas da marca.

Uma evolução do óleo utilizado anteriormente nas motocicletas Honda, o produto é um lubrificante semissintético, de especificação SAE 10W-30 - API SJ/JASO MA, indicado para motores quatro tempos de alta rotação, movidos a gasolina e/ou etanol (álcool). Formulado com óleos selecionados e aditivos de alta tecnologia, possui características de alto desempenho e proporciona excelente proteção para o motor, transmissão e embreagem, melhorando a vida útil destes componentes, além de contribuir para redução do nível de emissão de poluentes ou mesmo o consumo de combustível.

A partir de janeiro de 2011, todas as motocicletas Honda já sairão de fábrica com o novo Óleo Genuíno. O Manual do Proprietário de todos os modelos da marca traz informações atualizadas sobre a especificação do produto e orientações de uso.

O Óleo Genuíno Honda é comercializado em embalagem de 1 litro, ao preço público sugerido de R$ 15,00 (com base no Estado de São Paulo), e também a granel, quando utilizado nos boxes de Serviço Expresso - exclusividade das concessionárias Honda. Assim, o cliente paga apenas o exato volume consumido na motocicleta.

Mais detalhes sobre o produto, que já está à venda nas quase 1.000 concessionárias da marca distribuídas por todo o País, poderão ser obtidos pelo telefone 0800 55 2221. Para outras informações sobre manutenção de sua motocicleta, os clientes poderão consultar: http://www.honda.com.br/motos/pos-venda

DESVIRTUADOR
Shadow 750 - Aparecida
Nova Iguaçu- RJ
http://w.rodrigues.nafoto.net
Responder