Fiz aqui como explicava no texto:
Pi x (Cilindro)2 x Curso / 4 x 2
Sendo:
3,1416 x (6,35)2 x 4,88 / 4 x 2
Resultado: 309,0923 cm3
Estava tentando reproduzir mas não tinha me atentado ao fato de que as medidas precisam ser convertidas a mm antes...
Moderadores: Moderadores, Administradores
Tô pensando em sair da V-Power depois das mudanças e utilizar a comum da Petrobras, isso porque em viagens longas é só o que tem nas cidades mais distantes e acostumar o motor a V-Power me custou caro em Bonito/MS.jbrigagao escreveu:O aumento de 50cc por si só não é muito significativo, mas como a camara de combustão no cabeçóte vai permanecer praticamente igual a original o que vai aumentar é a taxa de compressão (cuidado com a gasolina que você for usar).
Ok, entendi que o diâmetro é menor que o curso, mas nunca passou pela minha cabeça comprimir em um curso menor que o diâmetro ( na minha visão, o pistão tinha que andar uma distância longa para explodir o combustível, os cilindros seriam sempre... "retangulares"). Agora, pensando sobre isso, vi que mantendo a área de superfície do pistão, se alongar o curso, aumento o meu trabalho e produzo mais energia (por queimar mais combustível), mas isso é proporcional? Quanto maior o curso do pistão, além de obviamente aumentar o volume (cilindrada) isso reflete em alguma outra coisa? (potência - torque - consumo)é um motor superquadrado
Estamos falando, o Wolverine já experimentou medidas maiores e vamos com certeza partir para um aumento significativo no meu caso...jbrigagao escreveu:Isso você pode controlar de ouvido, se começar a grilar em subida ou a gasolina é ruim ou a mistura esta muito pobre, acho que de saida ja da para pensar em aumentar uns 5 pontos no Giclê principal. Fale com o seu mecânico sobre isso.
marciobmd escreveu:Não sei se essa questão cabe aqui, mas acho que a resposta vai ser mais fácil nesse tópico:Ok, entendi que o diâmetro é menor que o curso, mas nunca passou pela minha cabeça comprimir em um curso menor que o diâmetro ( na minha visão, o pistão tinha que andar uma distância longa para explodir o combustível, os cilindros seriam sempre... "retangulares"). Agora, pensando sobre isso, vi que mantendo a área de superfície do pistão, se alongar o curso, aumento o meu trabalho e produzo mais energia (por queimar mais combustível), mas isso é proporcional? Quanto maior o curso do pistão, além de obviamente aumentar o volume (cilindrada) isso reflete em alguma outra coisa? (potência - torque - consumo)é um motor superquadrado