Sportster XL 883R: É ou não é uma custom?

Motos: Harley-Davidson Sportster 883, Harley-Davidson Road King, etc.

Moderadores: Moderadores, Administradores, Colaboradores Harley-Davidson

Dirceu Machado

M Valentim escreveu:
Robson BaLa escreveu:Não importa o que digam. Tambem comprei uma 883R pela versatilidade no uso diário.
A Sportster eh a mais clássica H-D (55 anos em continuidade). Se vc esta feliz com ela, o que interessa a opinião dos outros?
Abraço,
Concordo em gênero, número e grau com o Robson...a 883 acima de tudo é uma moto, ponto final. Não faz diferença para mim em qual modelo ela se enquadra, atendendo as minhas necessidades (e isso ela faz muito bem) tá valendo.

Que a moto é muito boa, ninguém questiona.
Apenas fiquei um pouco confuso sobre as opiniões dela ser uma custom ou não, pelos proprietários de Harley de maior porte.
Que ela tem elementos custom, não há duvida, mas se comparada com suas irmãs maiores, causa essa dúvida em todos e aí cada um interpreta da forma que quiser.
Caso ela não seja representante das custons, seria justo traçarmos o que ela é. Esta dúvida não existe na série XR, ela definitivamente não é uma custom.
O que causa confusão também é a existencia do modelo C (custom) 883 e 1200(recem chegada ao Brasil) e a Iron 883 consirada pelo própria HD uma "Dark Custom"...e aí a discussão esquenta não acha?
Quanto a moto ser uma Harley, acho que ninguém discorda...
Quanto a ser a Harley mais clássica, não deveria existir dúvida...
Quanto a ser uma custom ou não é que a grande incógnita...Haja vista que os próprios harleyros não a entendem assim.
Mas para mim ela é uma custom com estilo, personalidade e uso próprios, uma moto única não sendo possível compará-la de forma simplista com nenhuma moto Harley ou imitação de Harley...
A 883 vem de uma linhagem e uma época em que rótulos de modelo não eram usados e motos não eram feitas para se encaixar em determinado modelo. A moto hoje pode ser enquadrada como custom pois ela vem customizada (daí a origem do nome) em suas diferentes versões.
Com relação a comparação com suas irmãs maiores, elas vieram depois para atender nichos de mercados criados com a introdução de novas motos.
Falando sobre donos de harley de maior porte. Conheço muitos harleyros de boa que não "discriminam" ou fazem pouco caso de 883´s. Para eles a moto é uma Harley como qualquer outra, e esses caras são motociclistas mesmo que usam suas motos como elas devem ser usada, remetendo neste ponto a uma outra classe de Harleyros, os chamados coxinhas que tem uma Hyper Ultra Mega Glide ou similares que as usam ocasionalmente para ir nos cafés da manhã de concessionária e se mostrar para os amigos falando "Olha a minha Harley" e, que depois de 5 anos com a moto rodaram 1.000 Km....Para essa categoria, nem ligo para o que falam. Minha moto tá com 1400 Km em um mês de uso, uso ela todo dia até pra comprar pão na esquina!!!
Não se ligue muito em rótulos, apenas compre sua moto e seja feliz com ela não importando muito o que os outros dizem...

Abraços
Luiz883

Olá pessoal,

Tenho uma 883R, e concordo com muitas opiniões interessantes que postaram aqui.
Pelo que tenho lido em diversos meios de informação, a HD 883 é hoje um modelo "custom". Como disseram aqui, na ocasião do seu lançamento não havia esta preocupação em classificá-la.

Algumas com mais e outras com menos cromados.
Pela sua história penso que Sportster é Sportster! Uma moto muito boa de pilotar!!!

Um pouco de sua história:

* 1952 – O modelo K é introduzido, uma V-Twin de 750cc com válvulas laterais. É o ancestral direto do Sportster XL.
* 1957 – A Sportster XL substitui o modelo K. Uma nova válvula melhora a força e a agilidade do modelo K. O motor e a transmissão eram todos novos.
* 1958 – O CH Sportster (XLCH) é introduzido. A CH é uma versão mais enxuta da XL original. A nova motocicleta também introduz a marca “Peanut” no tanque e apresentou um escapamento duplo.
* 1959 – Introdução do modelo H Sportster (XLH)
* 1967 – A Sportster XLH recebe partida elétrica.
* 1970 – A XR-750, moto de competição é introduzida.
* 1976 – O XLCR ou Cafe Racer é lançado e é um dos mais originais de todas as motos plataforma Sportster. A motocicleta preta combina o café racer clássico europeu, com um estilo americano.
* 1979 – O Roadster XLS é introduzido, uma versão mais personalizada da plataforma Sportster tradicional.
* 1982 – A Sportster 25º aniversário com o tanque mais clássico e logo “Sportster” no tanque.
* 1983 – A XLX-61 é introduzida, uma Sportster mais despojada.
* 1986 – A família Sportster recebe o motor Evolution. Com 883cc e 1100cc.
* 1987 – A Sportster 30º aniversário é fabricado.
* 1988 – Lançada a primeira Sportster Hugger, que ofereceu uma altura inferior do assento.
* 1996 – O primeiro 1200S “Sport” e 1200C “Custom” são fabricados. A Sport oferece um estilo de raça e poder, e oferece personalizações exclusivas ao modelo.
* 1998 – Sportster transfere a produção para a fábrica da Harley-Davidson em Kansas City, MO.
* 2002 – Remodelado após o modelo de corrida do mesmo nome, a nova Sportster 883R moto street, incorpora o estilo de corrida que remonta a 1970.
* 2003 – Lançamento da Sportster com acessórios dos 100º aniversário da Harley Davidson.
* 2004 – Completamente redesenhada a família XL Sportster. Recebe o motor Evolution, um quadro mais rígido, e uma altura inferior do assento.
* 2005 – XL Sportster 883 Low é lançada com a ergonomia projetada especificamente para atender pilotos menores, e que a torna mais fácil para manobrar.

Fonte:www.motonauta.com.br/?p=30133
M Valentim

Luiz883 escreveu: * 2002 – Remodelado após o modelo de corrida do mesmo nome, a nova Sportster 883R moto street, incorpora o estilo de corrida que remonta a 1970.
Fonte:www.motonauta.com.br/?p=30133
Eu ja tinha aceitado a idéia do termo Roadster (variação das custom com características também de esportivas) para definir a XL883R, desta forma também é aceitavel ver a Spostster ser equiparada a uma Street.
E ainda neste mesmo sentido tanto a XL883R como a Boulevard M800, passam a ideia de moto "bandida" fugindo do estilo custom clássico, como conhecemos.
“The Eagle Soars Alone”
"Classic Rider Walk Alone"
BarãoRS

.
zé chopper

a harley é mais antiga que a indian...
BarãoRS

.
fdel

A 883, é uma custom ligeiramente modificada para ter mais aceite no público urbano que reclama (acho que infundadamente) que harley não é moto para meio urbano.

Se ela não tivesse esse tanque minusculo a la Shadow 600, ou um modelo com um tanque maior seria perfeita tanto para viagens como meio urbano.
Wolverine405

Realmente pouco importar se ele é custom é isso ou aquilo o que realmente importa é que a moto é excelente, eu vendi a minha com maior dor no coração, se pudesse teria mentido ela.

Agora, na minha opinião ela não é uma custom principalmente pela posição de pilotagem e pouca vocação estradeira...E não é pelo fato dela competir com outras custons que ela vai ser custom pois essa concorrência se deve principalmente ao preço...Já vi aqui mesmo no forum pessoas perguntando e em duvida sobre comprar uma 883 ou uma V-STROM.

Na minha opinião custom além do motor em "V" tem q ser confortavel, tem que me fazer esticar as pernas, jogar o corpo para trás, tem q ser ruim de curva e ter vocação estradeira. A principal caracteristica de uma custom , na minha opinião, é a posição e o jeito de pilotagem...o resto é acessório e enfeite.
abs!!!
GALO MACHO - HARLEY GRUPO
RJ - Brasil
Sergio404

Por essa dedinicao, Wolverine, nem a Dyna se enquadra kkkk
Harley Heritage 2006 - FLSTi TC88
Russo

sedibr escreveu:Por essa dedinicao, Wolverine, nem a Dyna se enquadra kkkk
Liga não... o Wolverine é xiita, eheheheheh...
" A smooth sea never made a skilled mariner "
Responder