Mirage 650: Opiniões de proprietários

Motos: Kasinski Mirage 250, Kasinski Mirage 650, Kasinski Cruiser, etc.

Moderadores: Moderadores, Administradores

Responder

Voce está satisfeito com sua 650?

Sim
168
84%
Não
31
16%

Total de votos: 199
Cazé

Galera, esse forum tá demais !!! tem muita gente interessada e trocando idéias. E não quero ficar de fora , :D . O Rinaldo, que retornou, esquentou ainda mais nosso forum. Parabéns.

Bem , sobre duas perguntas recentes, quero ajudar:

Junioma :

Podemos fazer o auto diagnóstico da ECU em casa, seguindo as orientações postadas anteriormente. Porém ele so serve para informar a existencia de algum problema na ECU ou em algum sensor. A maior parte dos ajustes eletrônicos (ex: ajuste da curva de potência)somente pode ser feito com a ajuda de um scanner preparado para cada moto (ou motor). No caso, como temos motos da Kasinski que não são tão difundidas como outras marcas (principalmente a H), você notará que será muito difícil encontrar uma oficina que tenha um scanner com os drives (programas) necessários para lerem as ECUs de nossas Motos. Pelo baixo uso, os mecânicos não querem investir mais de R$ 4.000,00 em um equipamento que será raramente utilizado por eles.

Ivan.

Quando você aciona o interruptor, no plugue do autodiagnostico e lê a mensagem com um "C" e uma barra acima, indica que sua moto não tem problemas. Entretanto, se sua moto acende a lampada FI de modo intermitente, tente fazer este teste com a lampada acesa e o defeito aparecerá, indicado por um código no painel, composto pela letra "C" seguido por 2 algarismos, exemplo: C22 (C _ _ ). Creio que a ECU da Mirage 650 não armazena o defeito acusado, e sendo assim, não adianta fazer o teste depois que a lampada da FI apagar. Pelo menos a minha não armazenava o código do erro. Eu tinha o mesmo problema de lampada FI intermitente e so descobri a falha depois de fazer o teste com a lampada acesa

sds
Vladimir650

Cazé escreveu:Galera, esse forum tá demais !!! tem muita gente interessada e trocando idéias. E não quero ficar de fora , :D . O Rinaldo, que retornou, esquentou ainda mais nosso forum. Parabéns.

Ivan.

Quando você aciona o interruptor, no plugue do autodiagnostico e lê a mensagem com um "C" e uma barra acima, indica que sua moto não tem problemas. Entretanto, se sua moto acende a lampada FI de modo intermitente, tente fazer este teste com a lampada acesa e o defeito aparecerá, indicado por um código no painel, composto pela letra "C" seguido por 2 algarismos, exemplo: C22 (C _ _ ). Creio que a ECU da Mirage 650 não armazena o defeito acusado, e sendo assim, não adianta fazer o teste depois que a lampada da FI apagar. Pelo menos a minha não armazenava o código do erro. Eu tinha o mesmo problema de lampada FI intermitente e so descobri a falha depois de fazer o teste com a lampada acesa

sds
Caro Cazé,

Esse é o problema... pegar essa danada (Luz EFI) acesa. Eu também acho que a ECU não guarda histórico dos erros, pelo menos a minha também não guardou.
Preciso ver se com a regulagem do TPS ela não acende mais. Se acender vou tentar pegar ela acesa mas o que complica é que normalmente ela só acende andando e depois de algum tempo e depois apaga.
Cazé

Vladimir,

Exatamente o que aconteceu comigo. Só teve uma maneira de conseguir fazer o diagnostico do ECU. Instalei a chave (interruptor) de diagnostico e deixei desligado (chave aberta). Coloquei o interrupdor debaixo da carenagem direita usando um cabo um pouco mais longo. Saí com a moto e dei uma volta. Quando a lampada FI acendeu, encostei a moto e ativei o interruptor. Imediatamente deu a leitura da Falha, que no caso era C22 (sonda lambda). Durante a leitura a a moto não desligou.

Gostei tanto que deixei o interrupor lá, só que melhor instalado e de uma forma definitiva. Agora posso fazer o diagnostico a qualquer momento sem precisar tirar o banco ou usar qualquer tipo de ferramenta. Basta ligar a chavinha.

sds
Rinaldo Hirai

Boa noite!

Amigos, mais uma coisa para se olhar no retificador/regulador, eu desconectei o plug do retificador do lado da entrada de tensão alternada
( é o plug onde vão ligados os tres fios amarelos)
e vi que o plug estava meio torrado, olhei atentamente os fios amarelos, não apresentavam qualquer mudança de cor que denuncia-se aquecimento
excesivo, deduzi que estava havendo mal contato no plug, e os contatos metálicos acabavam por aquecer e danificando o plug, troquei o plugue pela barra de terminais na ultima foto, estanhei a ponta dos fios amarelos e liguei na barra de de terminais, desta forma acho que nunca mais haverá mal contato nos fios, o retificador da minha é o original desde a colocação da ventoinha não aqueceu mais, e agora com a nova conecção, acho vou poder esquecer este item.

Observem o plug meio derretido, devia estar faiscando
com o mau contato.
Imagem

Aqui a barra de terminais comum usada em instalações eletricas.
Imagem

Quanto a luz F1 que anda acendendo, póde ser mau contato no plugue do sensor MAP, são dois sensores, um para cada cilindro, presos por um suporte um de cada lado de baixo da caixa de filtro de ar, esses sensores são muito importantes pois medem o volume de ar aspirado pelos coletores, e ainda variam em função da altitude em relação ao nivel do mar, apesar de ser de boa qualidade, e com vedação contra água esses plugues tem que ter um contato perfeito, qualquer mau contato e a luz F1 acende, a altera o funcionamento do motor, eu entortei levemente os tres pinos do conector, coisa de 1 mm na direção do contato fêmea para que os pinos entrasem mais comprimidos no contato femea.
É muito raro a luz F1 da minha mirage acender, e quando acendeu foi por periodo muito curto logo depois de abastecer a moto, mas é o normal pois ela indicou que a ECU estava se adaptando a um combustivel.

Tomara que o longo texto seja de valia para alguém.

Abçs :D
Rinaldo Hirai
Vladimir650

Boa Cazé!

Ótima idéia... dá para colocar facilmente aquelas chavinhas liga/desliga pequena, igual a que coloquei para cortar o positivo do relé do farol.

Vou instalar uma na minha também.

Valeu! Obrigado.

Aí vai uma dica pra quem tiver interesse.

Medidor de tensão da correia dentada. Acho uma ferramenta muito importante para garantir uma longa vida útil para a correia.

http://www.scootworks.com/
Imagem
Vladimir650

Rinaldo,

Isso que vc relatou sobre o derretimento dos conectores do R/R acontece também com outras motos de alta cilindrada. Qualquer mau contato nos terminais dá sobreaquecimento.

Existem conectores mais apropriados para essa ligação mas a solução que vc deu vai funcionar, inclusive pode se usar aqueles conectores de porcelana que não derretem em caso de sobreaquecimento.

Outra dica que vc deu e pode me ajudar é olhar os sensores Maps, caso a luz da EFI da minha volte a acender. Por isso mesmo comprei spray limpa contato.

Abraço.
Rinaldo Hirai

Bom dia A todos!

Cazé, eu sempre dava uma passada por aqui para ler
os comentários do pessoal.
Fico contente de ver que os entusiastas da MI650, continuam a "toda"! :D

Vladimir, minha filha tem um Audi A3, e começou a apresentar problemas de superaquecimeno no motor,
por falta de tempo levei a um mecanico, que julgava
ser competente. depois de muito mexer no carro, ele
não conseguiu resolver o problema, me aconselhou a levar a um eletricista, também não resolveu, aí resolvi ver o que acontecia e fui olhando o sistema de resfriamento do motor, depois de muito mexer achei
que um fusivel da ventoinha estava com uma cor estranha, ao retirar ele, vi que o soquete do fusivel
estava derretendo, pensei em trocar o soquete, mas
resolvi retirar o soquete e soldar os fios direto nos terminais do fusivel, pensei " agora quero ver isso dar mau contato". E Sai para testar o carro, ficou perfeito, nada de aquecimento, ou seja o mau contato do rele reduzia a tensão no ventilador e com a queda de rotação, o vento gerado não éra suficiente para
resfriar o sistema de arrefecimento.
O soquete éra original de excelente qualidade, mas
deu defeito devido á vibração,calor etc.
Tem momentos em que a solução tem que ser radical,
se troca-se o soquete logo poderia ter problemas
de novo, com a solda, é ponto final.
Na moto surgiu a idéia do terminal de contato, muito mais seguro que outro soquete.

Ah! estava esquecendo, eu usei o motul 5000, mas ele é API SJ, funcionou muito bem na Mi650, mas quando vi o Motul 5100 10W40 que é SL, passei para ele e a moto esta muio feliz. O 5100 15W50 usei muito tempo na Drag star, ´mas na MI650, a viscosidade a mais
segurava um pouco a embreagem quando o transito estava muito ruim em dia de calor.

Abçs :D
Rinaldo Hirai
COUTINHO.JOI

Um dia eu chego lá...rsrs

Fico lendo essa conversa de gente grande aqui e fico feliz em saber que tem muita gente que manja e que não seremos enganados pelos diagnósticos de nossos mecânicos...rs

Bom, deixei a minha ontem pra regular o TPS, vamos ver se volta lisinha.

Não consigo fazer o procedimento em casa, pq meu painel não é original, foi estilizado para a moto!

Abração
A paz, se possível, mas a verdade, a qualquer preço. 'Lutero'
jirschik
Moderador
Contato:

Rinaldo Hirai escreveu:...mais uma coisa para se olhar no retificador/regulador, eu desconectei o plug do retificador do lado da entrada de tensão alternada (é o plug onde vão ligados os tres fios amarelos) e vi que o plug estava meio torrado, olhei atentamente os fios amarelos, não apresentavam qualquer mudança de cor que denuncia-se aquecimento excesivo, deduzi que estava havendo mal contato no plug, e os contatos metálicos acabavam por aquecer e danificando o plug, troquei o plugue pela barra de terminais...
E quando começa a mudar de cor, também muda a plasticidade da capa isolante, ressecando-a e trincando. Aliado à vibração, a capa isolante solta do condutor elétrico e causa curto-circuito.

Este é um exemplo da necessidade de manutenção preventiva. Às vezes o simples fato de olhar a instalação com atenção, ou seja, fazer uma inspeção no sistema, ajuda-nos a evitar um problema muito maior. Casos de derretimento de conector costuma ter como origem de problema o mau contato que pode começar com uma oxidação por efeito de uma chuva.
Imagem
IvanR4

Cazé escreveu:Galera, esse forum tá demais !!! tem muita gente interessada e trocando idéias. E não quero ficar de fora , :D . O Rinaldo, que retornou, esquentou ainda mais nosso forum. Parabéns.

Bem , sobre duas perguntas recentes, quero ajudar:

Junioma :

Podemos fazer o auto diagnóstico da ECU em casa, seguindo as orientações postadas anteriormente. Porém ele so serve para informar a existencia de algum problema na ECU ou em algum sensor. A maior parte dos ajustes eletrônicos (ex: ajuste da curva de potência)somente pode ser feito com a ajuda de um scanner preparado para cada moto (ou motor). No caso, como temos motos da Kasinski que não são tão difundidas como outras marcas (principalmente a H), você notará que será muito difícil encontrar uma oficina que tenha um scanner com os drives (programas) necessários para lerem as ECUs de nossas Motos. Pelo baixo uso, os mecânicos não querem investir mais de R$ 4.000,00 em um equipamento que será raramente utilizado por eles.

Ivan.

sds
Amigos Rinaldo e Cazé e Demais Amigos, Bom Dia!

Fiz o teste, c/ ignição LIGADA (somente ignição).Motor parado.
APARECEU SOMENTE O CÊZINHO....nada mais.

Presumo que esteja correto.
Só não entendo o porque do F1 ascender algumas vezes sem interferir no funcionamento da moto. Ela fica NORMAL, mesmo c/ F1 aceso em vermelho e piscando F1 no painel.

Fora isso...a MrG650 superou as minhas expectativas.
Moto Forte, Gosta de subida porque o sobra Motor (ao menos p/ mim), Freios obedientes, ciclística Excelente, Fácil de conduzir. 1400 Km bastante satisfeito.
Só vou mudar o bco p/ melhor conforto da D.Maria.rsrsrss

Agredeço aos amigos, sou Mirageiro650 de primeira viagem e se me permitirem continuarei perguntando sobre minhas possíveis dúvidas.

"""Converse c/ quem ENTENDE...que Vc sempre aprende.""""

Bons Ventos á Todos e a Todas.
IvanR4.
Amigo é AMIGO o resto vcs já sabem. rsrsrsrrs
Responder