Shadow VT600: Bomba de Gasolina e Torneira

Motos: Honda Shadow 750, Honda VT 600, Honda VLX 600, etc.

Moderadores: Moderadores, Administradores, Colaboradores Honda

Responder
Roberto_VT

:twisted: Olá Pessoal.....
Venho aki responder a duvida de alguns companheiros a minha sombra ano 2000 vt 600 está a 2 anos rodando sem bomba,já pensei em colocar mais fui aconselhado por companheiros q já teve problemas com ela ...
Até mesmo com principel de incendio,alguns chegam até tirar a bomba em otimo estado de funcionamento ... :!:
Não
Jota Freitas

Pessoal venho relatar minha experiência com o NÃO USO DA BOMBA DE GASOLINA.

Pois bem, quatro meses atrás eu consultei o pessoal desse fórum nesse tópico mesmo sobre retirar a bomba.

O que pode perceber é que há moto perdeu o que a de melhor nela o TORQUE, nas ultrapassagens ficou parecendo um carro 1.0, com o tempo aprendi a lhe dar com essa situação.

Sobre o consumo, fico na mesma de quando tinha a bomba, entre 18 e 19, dependendo da velocidade e do trânsito fazia até 20. A verdade é que essas motos foram feitas para serem usadas sem BOMBA, porque a gasolina vai com mais precisão na cabeça do pistão evitando FALHAS nas esticadas.

Ouvi muita coisa sobre a redução da vida util do motor por não usar a bomba, infelizmente isso é uma verdade porque o pistão passa a esquentar mais do que o normal pela falta de gasolina que a bomba proporcionaria em cima dele para esfriar.

Mais vamos aos números, se com a bomba a moto duaria em média uns 20 anos usando todos os dias, sem a bomba vai durar uns 16 ou 17 anos.

Os anos mencionados acima são só exemplos, mais numa visão geral COMPENSA SIM FICAR SEM A BOMBA, mais não aconselho as pessoas TIRAREM uma bomba BOA e andar sem. Faça como eu fiz, quando apresentou problemas retirei e passei a usar a motoca sem ela.

Boa sorte !!!
Me diga com quem tú andas e lhe direi quanto filho da put* tú és.
paulo386

Senhores, fiquei na estrada e por sorte tinha lido as orientações desse forum. Resultado, retirei a bomba no meio da estrada e segui viagem. Quanto ao consumo, o fato de o motor esquentar e tudo mais o que tenho a dizer é que temos um carburador entre o tanque e o pistão, e esse deve cumprir suas obrigações de garatir uma mistura adequada ao sistema. Basta uma pequena regulagem e temos novamente a mistura ideal. Acho que é assim.
MARCELO.518

E ai galera.
Indico que você faça uma limpeza geral no sistema de alimentação. Caso continue com o problema, segue abaixo minha experiência com a bomba.
Após um amigo meu comprar uma shadow 600 com parte da lateral queimada devido a um princípio de incêndio causado por curto na bomba, tirei a da minha moto, coloquei uma mangueira de carro de 07 mm e um filtro de carro (pequeno). Já rodei cerca de 2 mil km tranquilo. A moto pega bem de manhã (apesar do frio), não "engasga" quando pede reserva e o consumo ficou identico. Ficou filé.
Um abraço. :)
andre.gutierrez

Caros, acredito ser mais uma vitima da bomba de combustível da VT600.

Hoje pela manhã, liguei a moto esperei esquentar por alguns instantes e sai para fora do meu condomínio, esperei o portão eletrônico fechar e segui viajem, pelo menos tentei pois a moto começou a falhar como se estivesse pedindo reserva, estranhei mas coloquei na reserva e tentei arrancar novamente e levei a moto ligada até a frente do condomínio e lá ela desligou.

Tentei faze-la ligar novamente mas sem sucesso, até que fui obrigado a deixá-la na garagem e pedir um taxi :x

Isso provávelmente seria um problema com a bomba de combustível ???
parajoao

comprei minha shadow 2002/2003 e quando fiquei sem usa-la por 15 dias, foi um desastre. começou a vazar gasolina pelo dreno do carburador e só parou quando esvaziei todo o tanque. O mecanico informou que o registro não funcionou o diafragma e quando foi ver não existia o mesmo e seia necessário com prar um registro completo (R$900.00).Não sei por que fizeram isto com o registro. sem ele, quando houver qualquer problema de carburador toda gasolina vai para o piston e para um calço hidraulico é um passo.
Alguém já passou por isto ? Como reestabelecer o registro? O mecanico informou está faltando !!!!!!
A torneira não veda totalmente e ai está o problema.
parajoao

Heverson escreveu:Na minha shadow estou usando uma eletroválvula para a gasolina.

Fiz esta adaptação há seis meses e não tive problemas.
O valor de um registro a vácuo da shadow 2004 é de mais de R$500, e a eletroválvula não custou R$100.
No caso dos modelos que possuem bomba (até 2002) também funciona no lugar da bamba. Neste caso, até a ligação elétrica da bomba se aproveita.
A eletroválvula tem que ser do tipo normalmente fechada.
Caro amigo

Solicito mais esclarecimentos sobre a eletrovalvula, para poder explicar ao mecanico. Acho que na minha shadow 2002/03 foi retirada a bomba e aconteceu dos estiletes agarrarem, foi gasolina pra todo lado. O mecanico disse que teria de comprar um registro novo completo (R$900. Tô na dúvida. Acho que sua adaptação seria o ideal para este caso.
Heverson

É meu caro, quando o estilete agarra, vai gasolina até a câmara de combustão, causando calço hidrálico. Por isso que instalei a eletroválvula. E nunca mais tive problemas com carburador.

É importante citar também que a moto continuou boa de força e não falta combustível em alta, chegando a 150 km/h sem problemas.

A eletroválvula deve ser do tipo normalmente fechada e 12 volts. Funciona da seguinte forma: Quando ligo a chave, ela libera a passagem de gasolina, e quando a moto está desligada, ela bloqueia a passagem do combustível.
É do tipo que você encontra no mercado livre: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... alcool-_JM

A instalação é assim:
- Gasolina: A entrada de gasolina na eletroválvula é feita por uma mangueira de 3/8” vinda da saída da torneira do tanque. Na saída da eletroválvula, liguei uma mangueira 3/8” até o carburador. As mangueiras devem ser de borracha próprias para gasolina.
- O terminal positivo da eletroválvula liguei de forma que somente chega energia quando a chave de ignição é ligada. O outro fio fica ligado ao quadro da moto.
- Pode funcionar também como anti furto. Basta instalar uma chave liga-desliga no fio positivo.
- Onde deve ficar a eletroválvula: De preferência longe do calor do motor. Pode ser embaixo do banco ou no compartimento de ferramentas.
Jonir

Parajoao, tive o mesmo problema após fazer uma revisão na Honda Dicasa.
A gasolina saiu pelo lado do filtro de ar e só parou quando realmente acabou o que restava no tanque.
Foi trocado o estilete. Passado um mês mais ou menos, ontem aconteceu de novo, sendo que a primeira vez foi com a moto andando e agora quando estava saindo do trabalho ela não quiz pegar, então dei um tranco e pegou, mas começou a vazar gasolina.
A minha moto realmente não veda a gasolina com a torneira fechada. Estou inclinado a fazer o mesmo que você. O que achas?
Abraço.
Jonir
Jonir

Heverson, a mensagem anterior é principalmente para você que realmente deu a dica da eletroválvula.
E obrigado pela informação.
Abraço
Jonir
Responder