Motoqueiro ou Motociclista?

Assuntos diversos relacionados ao motociclismo

Moderadores: Moderadores, Colaboradores, Administradores

Responder
lufrena
Contato:

...não leva nada a lugar nenhum, mas é ótima pra mesa de um bar...cheia de cervejas, claro, e pra fazer amigos. Então, vamos lá que vou entrar nessa.

Não acho que devemos nos aborrecer por sermos chamados de motoqueiros, mas devemos exigir sermos chamados de Motociclistas.Por nada,não, só pra manter uma tradição, afinal nós, Motociclistas, vivemos muito de tradições...é um charme que vem com o prazer de pilotar e viver num meio bem característico.

Acho que entre nós, devemos nos chamar de Motoqueiros, pois é uma palavra de força, gostosa de ser pronunciada...mas devemos tirar o peso maldito dela para a sociedade nos classificando como Motociclistas, para ela.

Na realidade os termos foram criados para nos separar: motoqueiro ou é quem trabalha com motoquinhas ou quem faz zoeira...e devemos nos comportar, senão viraremos "motoqueiros", que são os maus motociclistas...baboseira, mas socialmente, válido.

Hj sei que muito pouco ainda se tem dos anos 60: os drogados arruaceiros. Hj somos na maioria, profissionais, casados e turistas gastadores. É o que os HD são. Gastam fortunas mais em acessórios que em motos e assim, como sempre foi nas sociedades humanas, há uma certa discriminação na admissão dos Motoclubes.

E concordo. Alguma seleção costuma ser feita (em todo lugar) pra não admitir baixa qualidade de sócios. Normal. Alguma qualidade ou característica vc tem que ter pra ser de um Grupo...to nem ai, não sou nem quero ser de nenhum e não me importo com isso. Apenas deixo minha opinião e aceito a de cada um de vcs.

Quanto aos HD, invejo os caras. Queria ter AQUELE RONCO na minha moto, mas só. Claro que queria ter uma HD pelo mito criado, pela beleza das motos grandes que me lembram os Chips desde criança, mas por isso, não por serem melhores, mas...eles acabam formando comunidades mundiais muito bonitas de se ver. Pra mim, ser HD é ser comunitário, aventureiro. Acho bacana isso.

Só pra constar: estou na minha terceira Mirage 250 (na segunda zero km) e de Brasília já fiz viagens ao Atacama, Montevideo, Bsb-Floripa-Natal-Bsb, além de outras menores que os 10.000km que rodei em cada uma dessas.

Com toda minha arrogância: vc acha que vou me preocupar com um HD só pq ele tem HD? Colegas, respeito os que já fizeram algumas viagens de cinquentinha (que eu conheci) muito mais que os de 1600cc que se diz Motoqueiro só por ter uma HD sem a colocar na estrada!

E a bem da verdade, conheço muitos que não o fazem por impossibilidades normais da vida (mulher, filhos, grana, trabalho). Quer saber? Esses sonhadores frustrados tbm têm meu respeito, pois sonham com os sonhos que realizei. Ao menos temos algo em comum a todos nós Motociclistas.

E pra quem tiver um tempinho, meu blog das viagens está logo abaixo.
Abraço, pessoal, prazer em conhecer.
M Valentim

Conforme consulta a qualquer dicionário de língua portuguesa, é correto dizer que se trata apenas de sinônimos de mesmo significado.

Mas para mim a diferença entre motociclista e motoqueiro é a seguinte:

Motociclista: qualquer pessoa que se desloca em uma motocicleta, com objetivo de economizar na condução para trabalhar, estudar, etc, Quando se envolvem em acidente, tem filhos ou não precisa mais da motocicleta para os citados fins, vende.
Normalmente possui uma moto da marca Honda (no Brasil)
Motoqueiro: Pessoa que tem no motociclismo parte de sua essência. A moto não é mais um meio de transporte, mas sim um traço cultural (Mesmo quando está chuvendo, deixa o carro na garagem e vai de moto na chuva, pois a moto faz parte dele e de sua personalidade).
Como possui personalidade, tenta também personalizar sua motocicleta e foge de marcas de grade apelo popular. Se diferencia por onde passa pois não anda de moto, desfila...
“The Eagle Soars Alone”
"Classic Rider Walk Alone"
jirschik
Moderador
Contato:

Cada um tem sua opinião e a minha é curta e objetiva:

MOTOCICLISTA: Substantivo - Pessoa que pilota uma motocicleta.

"MOTOQUEIRO": Adjetivo - Denomina um "estado de espírito". A palavra é composta da junção de "moto"+"maloqueiro". O termo "maloqueiro" indica um sujeito bagunceiro!

Então, eu sou MOTOCICLISTA, mas tem dias em que estou MOTOQUEIRO! :D
Imagem
Clarindo

Boa noite Companheiros...
Li o tópico inteiro, e estou com os olhos ardendo, concordo com muitos, discordo de outros e alguns me fizeram lembrar de minha infância com respostas tão infantis.

Já que sou membro, aceito, no fórum creio ter o direito de expressar minha opinião... Irei contra alguns, mas não levem para o lado pessoal.

1° - Definição do dicionário.
A própria academia brasileira de letras disse que a lingua tem vida própria, pois bem, não podemos ficar presos ao que está definido no dicionário.
Acredito que a discussão "Motoqueiro X Motociclista" não tenha nada haver com a cilindrada da moto ou sobre se pilota uma moto ou não, mas sim do comportamento do condutor... Vejo muitos voltando a este ponto... "Motoqueiro é quem trabalha com moto ou quem tem moto pequena...".
Bem, para mim motoqueiro já foi o amante da motocicleta, mas com o passar do tempo virou o bandoleiro, bagunceiro, arruaceiro e até o fora-da-lei, e o Motociclista tomou a antiga definição de motoqueiro, ou seja, o do amante da moto, aficcionado pelo estilo, mas que "anda nos trilhos" por assim dizer. Acredito que esta mudança foi feita pelos próprios usuários de motos, que "andam nos trilhos", para se livrarem da mal impressão deixada pelos "arruaceiros sobre duas rodas".

2° - Preconceito.
Por mim podemos esquecer isso, pois preconceito só tem aquele que não entende nada do assunto... Justamente como diz o termo - Preconceito, um conceito anterior... Acredito que todos que frequentam este fórum tenha o mínimo conhecimento sobre o que falam... Bastam ler o fórum para isso.

3°- Motoqueiro X Motociclista.
Falei muito sobre este ponto no ponto 1, mas voltarei ao assunto, pois sou fã dele.
Sempre, mas sempre quis ter uma moto, sentir o vento no rosto, viajar nas vias federais, cortar os estados e tudo mais. Sim, sou fã do estilo norte-americano, como demonstrado em alguns filmes muito conhecidos.
Sempre gostei do estilo calça jeans, botas, blusa branca, colete e luvas de couro e um bom capacete coquinho com óculos de proteção... Tudo isso misturado com uma linda e potente moto mais uma estrada federal.
Este é o estilo de vida retratado pelos tradicionais... Chamem de Motoqueiro ou Motociclista... Eu, particularmente, prefiro Motociclista.
Não me ofenderia por ser chamado de motoqueiro, mas se tivesse tempo e paciência explicaria para a pessoa a diferença que acredito existir.
Creio que o ponto chave para esta diferença é o comportamento do usuário, do piloto.
Na minha própria casa sou chamado de motociclista e, estranhamente, minha mãe e meu pai defendem esta diferença mais do que eu.

Bem, mais um ponto, para mim esta discussão não acaba aqui... Gosto dela e acho que podemos chegar em algum ponto positivo.

Grato aos que leram meu comentário.
Bahia

esqueçam esse papo de preconceito, atitudes, etc

o negócio está muito claro

motociclista é quem anda de motocicleta

motoqueiro é quem anda de moto (ou motoca, como lembro que também eram chamadas lá pelos anos 80)
HD XL1200 Custom - Miss Black
ex Mirage 250 - Anita
ex Mirage 150 - Eva
BarãoRS

Na Europa é assim:
-motoqueiro: sujeito meio maluco que não respeita a legislação, pensa que andar bem é andar rápido, normalmente adolescentes com motos pequenas;
-motociclista: quem faz mototurismo, respeitando as leis, andando nos limites normais, usualmente usam motos grandes com trajes apropriados, sabem o que é realmente pilotar bem, são pessoas que em média já passaram dos 30 anos de idade.
M Valentim

bahia27 escreveu:esqueçam esse papo de preconceito, atitudes, etc

o negócio está muito claro

motociclista é quem anda de motocicleta

motoqueiro é quem anda de moto (ou motoca, como lembro que também eram chamadas lá pelos anos 80)
Boa resposta, falou pouco e falou tudo.
“The Eagle Soars Alone”
"Classic Rider Walk Alone"
VIII - 343
Contato:

Muito interessante eu ter entrado hoje no Moto Custom e ter lido esse tópico, digo isso porque eu estava pensando exatamente sobre essa diferença.
Há algum tempo eu fiquei contaminado com a doença do Motociclista... essa doença é aquela que te faz ficar com cara feia quando alguem te chama de motoqueiro. E hoje eu descobri finalmente que eu sou um simples MOTOQUEIRO (pelo menos eu tento ser simples todos os dias). Confesso que quando eu entendi que ser MOTOQUEIRO é bem melhor, eu fiquei muito mais tranquilo (paz).
Só pra compartilhar com quem se interessar, o fundamento da minha conclusão, vou remeter a energia da palavra (KOTODAMA - acho que é assim que se escreve, ou seja, a energia da palavra, não o sentido morfológico ou etmológico).

motociclista é um termo pedante, e uma das razões que digo isso por alguns comportamentos que vem atrelados a esse termos. 1) a pessoa que se diz um motociclista ela se remete a moto que tem, não a estrutura pessoal, a ética e isso eu sei de carterinha, o cavalo não é nada sem o cavaleiro. 2) o segundo ponto está relacionado a discriminação com a pessoa que trabalha com uma moto pequena??? o que isso tem a ver??? ele trabalha!!! e muitos que tem uma mercedes de duas rodas, com penteadera de p... e tudo e não trabalha, ou é um cochinha, ou como é mais comum entre os que tem motos grandes e não tem estrutura ética, é uma pessoa vã.

Não estou com isso querendo ofender ninguem, nem querendo que mudem de idéia, mas se formos refletir um pouco, quem desse universo aqui iniciou com um motão??? Eu, quando consegui comprar uma, comprei uma de poucas cilindradas... e fui muito feliz...

Quando o homem (genero) se prende ao material, deixa de conhecer as pessoas, pois só vê o exterior, ou seja... nada.

O que me faz ir pra estrada é exatamente conhecer gente, pois passei muitos anos da minha vida estudando... tenho uma biblioteca enorme, mas eu descobri que eu aprendi mais na estrada do que num monte de papel rabiscado.

Senhoras e Senhores, alguém por aqui respeira as leis e as cumpre rigorosamente, ou a respeita convenientemente e berra quando um outro desrespeita?

Eu digo, eu sou contra as leis, leis são formas de manutenção do status quo e só servem para os inconscientes e que não se trabalham... eu sou Anarquista, um louco ateu e gostaria de ser mais atoa, mas minha estrutura não permite.

Eu sou um revolucionário, que vi Easy Rider quando era pequeno e disse que era assim que eu queria viver... sem pudores, mesmo que precisasse vender sem pagar imposto, ou qualquer outra profissão, que no passado tenha sido lícita e agora é proibida (não se esqueçam que cocaina era vendida em farmácia, maconha é boa pra dor de barriga e dores da alma e que um homem honrado no passado tinha que ter um chapéu, uma bengala e um revólver, pois era dever dele proteger a sua família), ou seja, eu quero é ser o que eu sou, um motoqueiro, tenho uma motoca e gosto de Rock'n'roll e Estrada e atravesso o que for preciso pra ter o prazer de tomar uma cerveja com um amigo (mas não me convide pros evento de motociclistas com banquinhas de material inútil e conversar puerís.

Desculpe chatear alguns, mas foi um prazer trazer minhas reflexões de hoje... e nos encontramos na Estrada...

um abraço do MOTOQUEIRO
Bahia

não discordo

me chame do que quiser, eu sou o que sou
HD XL1200 Custom - Miss Black
ex Mirage 250 - Anita
ex Mirage 150 - Eva
cros
Moderador

10/06/2012 - 13h42
Motoqueiros matam três e ferem um em bar na Grande

Três homens foram mortos e um ficou ferido após serem baleados na frente de um bar na noite de sábado (9), em Taboão da Serra (Grande SP).

De acordo com relatos de testemunhas à polícia, dois homens chegaram em uma moto por volta das 22h, na rua Ananias Carmerindo Pires, e atiraram contra o bar, atingindo o proprietário do estabelecimento e outros três homens.

José Carlos Ferreira Barros, 30, Antônio Marcos Domingues, 41, e Henrique Aires dos Santos, 29, morreram no local. Um ajudante de 24 anos ficou ferido e foi levado para o Hospital Geral de Pirajussara. Não há informações do estado de saúde do jovem.

Testemunhas afirmaram à polícia também que outros homens acompanhavam os motociclistas em um Fiat Uno vermelho.

O caso foi registrado no 1º DP de Taboão da Serra, onde será investigado.

Fonte:

Mais uma definição, segundo o jornalismo atual, basta alguém usando uma motocicleta como meio de transporte e cometer um crime qualquer que passa a ser motoqueiro e não um criminoso.

O mesmo conceito não pé usado pra quem usa um carro, ou seja, nunca falam motorista atirou em alguém.
Imagem
Responder