Virago 250: Mecânica (dúvidas, problemas...)

Motos: Yamaha Virago, Yamaha Drag Star, Yamaha Royal Star, etc.

Moderadores: Moderadores, Administradores, Colaboradores Yamaha

Responder
Cema

Cema, é o cabo do velocimetro, não sei se numa virago é normal ele arrebentar, mas quando eu tinha uma Broz e arriscava umas trilhas as vezes tinha que trocar o cabo umas 2 vezes por ano, todo caso, tem uma postagem onde o pessoal conversou sobre peças genéricas, ( viewtopic.php?t=1774 ) e o Caruso disse que o cabo da DT 180 tbm serve, e conversei com meu mecânico e ele disse que o da XT600 tbm.
Para ter uma noção de preço o cabo da XT600 aqui sai por 18 dilmas e ele nem cobra pra trocar pois é coisa sussa.
Assim q me informou o nome liguei pras lojas q possui aki perto... tava tudo em falta me informaram só volta depois do carnaval... disseram tb q serviria da xtz 2003 parece... até agora to sem marcação da km, q é ruim pois não tenho noção do consumo e de qto tenho de combustivel... aff
http://www.motomoura.com.br/Busca.aspx? ... rador%20xv %20-250%20s%20virago

Foi desse que coloquei na minha NEGUINHA e ficou certinho.

Valeu
Obrigada pela dica... ainda não tive oportunidade de verificar marcas e afins já que está td em falta... mas já anotei... :)
Cema é so trocar o cabo do velocimetro, antes de uma conferida se por acaso ele apenas soltou. Para situar melhor é o cabo que sai de trás do velocimetro e vai até a roda dianteira. Veja nas duas conexões velocimetro e roda) se ele está conectado
Verifiquei agora e parece estar td ok... :( provavelmente rompeu msm... ainda bem q é barato pelo menos... :)
Obrigada pelas dicas!
Dead
Contato:

Galera, volto a torrar a paciência de todos com o velho problema da Dóri, pois bem, sempre que mantenho uma velocidade constante ela dá umas falhadas, acelerando ou em quinta marcha quase n dá pra perceber, andando em primeira e mantendo uma constante de 20km/h chega a incomodar como se a vela ou a ignição estivesse cortando, estava me acostumando com isso mas começou a piorar, pois bem, resolvi tirar o filtro de ar pra limpar e por curiosidade dei uma volta sem o filtro (retirei a parte que fica o filtro, a gota lateral direita) e me assustei quando ela não falhou nenhuma vez, achei que o problema fosse o filtro, mas comprei ele original na yahama (45 dinheiros) e ele ainda está novo, limpei ele e montei de volta, continua falhando um pouco, alguem tem mais alguma idéia além de trocar o filtro de ar? Não pretendo andar sem ele pois sei que pode danificar o motor.

Outra coisa, essa semana estiquei a corrente dela e começou a fazer um barulho estranho, como se a coroa ou o pinhão estivesse gastos e a corrente raspasse em alguma coisa, ao manobrar ela escutava a corrente estralando como se estivesse muito esticada, e era isso mesmo, a corrente fica mais esticada quando tem piloto nela. Ou seja, qndo for esticar a corrente, tem que deixar uma folga maior do que o recomendado, porque ao sentar nela um pouco da folga some. Andei uns 3 dias com ela fazendo barulho de trator velho até perceber essa diferença.
Ex Viragos 250 - Dóri e Cezarina
Atual: Sahara - Cavalo e Kansas 150 - Frank
carlos_devil
Contato:

Dead escreveu:Galera, volto a torrar a paciência de todos com o velho problema da Dóri, pois bem, sempre que mantenho uma velocidade constante ela dá umas falhadas, acelerando ou em quinta marcha quase n dá pra perceber, andando em primeira e mantendo uma constante de 20km/h chega a incomodar como se a vela ou a ignição estivesse cortando, estava me acostumando com isso mas começou a piorar, pois bem, resolvi tirar o filtro de ar pra limpar e por curiosidade dei uma volta sem o filtro (retirei a parte que fica o filtro, a gota lateral direita) e me assustei quando ela não falhou nenhuma vez, achei que o problema fosse o filtro, mas comprei ele original na yahama (45 dinheiros) e ele ainda está novo, limpei ele e montei de volta, continua falhando um pouco, alguem tem mais alguma idéia além de trocar o filtro de ar? Não pretendo andar sem ele pois sei que pode danificar o motor.

Outra coisa, essa semana estiquei a corrente dela e começou a fazer um barulho estranho, como se a coroa ou o pinhão estivesse gastos e a corrente raspasse em alguma coisa, ao manobrar ela escutava a corrente estralando como se estivesse muito esticada, e era isso mesmo, a corrente fica mais esticada quando tem piloto nela. Ou seja, qndo for esticar a corrente, tem que deixar uma folga maior do que o recomendado, porque ao sentar nela um pouco da folga some. Andei uns 3 dias com ela fazendo barulho de trator velho até perceber essa diferença.

Cara, isso é só um palpite.
Mas sera que não precisa regular o parafuso de ar do teu carburador?
Eu entendo quase nada de mecanica. Mas quando tu tira o filtro, passa mais ar, certo?
Pois bem. De uma lida nisso aqui:

Essas instruções são para a regulagem da marcha lenta para a melhor relação consumo/ desempenho. Assumindo que os giclês e demais peças estão corretos, assim como a agulha do diafragma na posição original (4ª). Este tutorial vale para qualquer moto com carburação simples.

- Ligar a moto e deixa esquentar (melhor ainda se vc estiver vindo da rua).

- Apertar o parafuso da aceleração e deixar a moto acelerada (não precisa ser muito).

- Fechar o parafuso da mistura até a moto querer morrer e abrir aos poucos, até achar o ponto onde o giro fique mais alto e constante.

- Basta desacelerar a moto e está pronta!

Eu troquei o filtro da minha, coloquei um esportivo, sem a bolha lateral e segui esse tutorial.
A moto ta funcionando tranquila! Escuto ela falhar um pouco quando to reduzinho, mas não é nada demais. Vou deixar assim, pois logo vou mandar limpar e regular o carburador dela.
Dead
Contato:

carlos_devil, vlw pela dica, soh preciso saber agora qual eh o parafuso que eu tenho que cutucar, vc tem alguma foto que mostre o parafuso pra eu não fazer cagad*! Do jeito que ando meio azarado é capaz de eu soltar algum parafuso que segura a moto montada e ela desmanchar como se fosse de lego!
Sei que o dieal seria levar numa oficina, mas pretento aprender a fazer o máximo possivel sem depender de oficina (mesmo tendo mecânicos de confiança). Vlw!
carlos_devil
Contato:

Dead escreveu:carlos_devil, vlw pela dica, soh preciso saber agora qual eh o parafuso que eu tenho que cutucar, vc tem alguma foto que mostre o parafuso pra eu não fazer cag*da! Do jeito que ando meio azarado é capaz de eu soltar algum parafuso que segura a moto montada e ela desmanchar como se fosse de lego!
Sei que o dieal seria levar numa oficina, mas pretento aprender a fazer o máximo possivel sem depender de oficina (mesmo tendo mecânicos de confiança). Vlw!
Tenta fazer em casa que não é muito dificil.
Olhando de tras da moto, o parafuso fica do lado direito, bem atras da bomba de combustivel. Tem que tirar ela, se não, tu não consegue acessar o parafuso. Tira os 2 parafusos que prendem a bomba e deixa ela solta, presa pelas mangueiras. O parafuso é bem pequeno, dourado e de fenda. Fica dentro de um "buraco", no carburador. É bem facil de achar, não tem erro. Ahh, talvez ele tenha um tampão.
Segue o tutorial. Da uma volta com a moto pra esquentar o motor, gira um pouco o parafuso da lenta, que fica do outro lado da moto(não confunda com o parafuso do ar) e depois vai fechando o parafuso do ar ate a moto quase morrer. Acredito, que no teu caso, tenha que abrir ele um pouco. Tenha dar meia volta no sentido anti horario, pra ver se melhora alguma coisa.

Pelo teu relato, ela falhando em baixa rotação, certo? Pelo que entendo, deve ta entrando pouco ar, por isso ela falha. O negocio é tu abrir um pouco e sair pra dar uma volta. Testa bastante em lenta e depois em alta, ate tu sentir que ta tudo certo.
Dead
Contato:

carlos_devil, seguindo seu conselho achei o parafuso e dei uma volta nele no sentido anti horario (putz lugarzinho ruim de alcançar, mas uma chave de fenda fina dispensou a necessidade de remover a bomba), pra abrir um pouco, melhorou bastante mas ainda dá umas falhadinhas, estou pensando em dar mais meia volta mas queria saber se tem algum problema abrir muito essa entrada de ar, vai que ela vira um ventilador de tanto ar que joga no motor!
carlos_devil
Contato:

Dead escreveu:carlos_devil, seguindo seu conselho achei o parafuso e dei uma volta nele no sentido anti horario (putz lugarzinho ruim de alcançar, mas uma chave de fenda fina dispensou a necessidade de remover a bomba), pra abrir um pouco, melhorou bastante mas ainda dá umas falhadinhas, estou pensando em dar mais meia volta mas queria saber se tem algum problema abrir muito essa entrada de ar, vai que ela vira um ventilador de tanto ar que joga no motor!
HAHAHAH. Ventilador foi bom!
Acho que não tem problema não! Pode dar mais meia volta e ve como fica. Vai pra estrada e corra um pouco, pra ver se não vai falhar em alta. Se ficar falhando, tu fecha o parafuso um pouco.
Marmag

Olá, pessoas!

Li as 120 páginas desta sessão em 2 dias... curiosamente minha Viraguinho tá apresentando o mesmo problema que foi descrito nas últimas mensagens!

Embolando quando a aceleração é constante. Mas isso é galho fraco e resolvo neste final de semana. Das duas uma: ajuste no carburador ou (mais improvável) algum problema na alimentação.

Uma das coisas que me motivou a me registrar aqui é deixar um relato sobre moto usada ao ler os aborrecimentos que a Cema teve.

Minha Virago é 2001 e comprei ela com 74.000 Km. A questão é: qual foi o uso e a manutenção que foi dada a ela antes de mim? No meu caso, certamente foi a melhor. Rodei mais de 100 Km com ela só na primeira tarde... meu carro deve estar nascendo árvore dentro dele, pois vou de moto para o trabalho e a danada é Zero de dor de cabeça.

Ao que tudo indica, meus dois mecânicos manjam da 250. Curiosamente os dois não falam tão bem da 535... fico apreensivo, pois penso fortemente em uma em breve.

Abraços!
Dead
Contato:

Demorei mas voltei, carlos_devil, fiz todos os testes em relação ao filtro de AR, ralmente ajudou um pouco, mais ainda continuava falhando, resolvi testar as velas, pareciam OK, como o mecânico não tinha velas para trocar (tem que ser resistiva né) apenas lixou ela e limpou bem, finalmente consegui andar sem sentir aquela maldita falhação que eu já estava acostumando! Bem, por algum tempo, ela rodou filézinha alguns kms e depois voltou a falhar, porém muito menos!
Acho que agora matei o problema, assim que chegarem as velas eu vou trocar, vlw pela ajuda galera.
E Marmag, vc disse que a manutenção da sua está ok, o antigo dono cuidava bem dela e talz mas não esquece de checar as engrenagens de óleo, confirma quando foram trocadas, se o cara não tiver certeza é melhor trocar!
Cema

Gente, preciso mais uma vez da ajuda de vcs... :) assim q comprei minha motinho ela deu um estouro no escapamento... parecendo um tiro e abriu um buraco na saida... o barulho começou a partir dai, mas tava controlável... agora ta parecendo moto velha qdo não estou acelerando... não queria trocar o escapamento além de gostar do original é mto $$, qdo aconteceu isso no meu carro troquei o silencioso... existe na virago? procurei a respeito no google mas só achei o povo falando em customização...
Responder