Kansas 150: Com o quadro quebrado

Motos: Dafra Kansas 150, Dafra Kansas 250, Dafra Horizon 250

Moderadores: Moderadores, Administradores, Colaboradores Dafra

Responder
jeff_km

Editei e complementei o post com link direto para o reparo soldado, Dan.

(Procurei em todos os lugares e não encontrei, e depois vi que era uma das fotos que eu já tinha olhado e não reconheci... :?)

Eu é que tenho que agradecer a colaboração sua, do Vinicius e do pessoal do motoscustom com aquele fórum.

Um abraço,

Jeff_km
...and there's no time for fussing and fighting, my friend...
dan_himself

jeff_km escreveu:Editei e complementei o post com link direto para o reparo soldado, Dan.

(Procurei em todos os lugares e não encontrei, e depois vi que era uma das fotos que eu já tinha olhado e não reconheci... :?)

Eu é que tenho que agradecer a colaboração sua, do Vinicius e do pessoal do motoscustom com aquele fórum.

Um abraço,

Jeff_km
Tamo junto irmão! Pode contar conosco!
A união faz a força... E sobre a força você entende bem, não é Jedi Jeff? ;)

Grande abraço,
DaN
"Quando eu morrer quero ser cremado. Dos vermes já bastam os que conheci em vida."
Russo

Mais uma:

Imagem
" A smooth sea never made a skilled mariner "
jeff_km

Não é outro caso não, é apenas outro ângulo daquela moto do rapaz de Recife, pode ver pelo friso e a águia no paralama, mais a plataforma direita.

Um abraço,

Jeff
PS: Por sinal, o rapaz que relatou uma ocorrência aqui não disse mais nada. Talvez o fabricante esteja indenizando os proprietários mediante uma cláusula de silêncio sobre o ocorrido. E com isso não tenho até agora nenhum depoimento sobre o caso.

O nosso participante que soldou o quadro contou que havia pegado um buraco que amassou a roda e ele teve que recuperá-la, então acredito que ele entenda que não pode pleitear nada. Não concordo, porque um grande buraco é uma condição normal do trânsito, que poderia empenar o quadro, mas não provocar sua ruptura. Então, sem depoimentos, não avançamos um milímetro na ação.
dan_himself

jeff_km escreveu: O nosso participante que soldou o quadro contou que havia pegado um buraco que amassou a roda e ele teve que recuperá-la, então acredito que ele entenda que não pode pleitear nada. Não concordo, porque um grande buraco é uma condição normal do trânsito, que poderia empenar o quadro, mas não provocar sua ruptura. Então, sem depoimentos, não avançamos um milímetro na ação.
De boa, eu vi um relato de uma Honda Lead que entrou numa "cratera"... a moto parou de funcionar na hora... mas o quadro ficou inteiro, normal, sem nenhuma avaria... não to defendendo a Honda, longe disso, mas como você disse, buracos são condições normais do trânsito...

Link para o relato da Lead: http://www.testedos100dias.com.br/lead110/?p=155

Abraços,
DaN
"Quando eu morrer quero ser cremado. Dos vermes já bastam os que conheci em vida."
Serginho

Andando pela comunidadde do Orkut, li vários relatos e fotos de motos com quadro quebrado, e alguns até efetuando reforço no quadro por conta com medo de acidentes. No começo estava achando que era somente algumas motos e tal, porém teve até laudo da PRF.
É legal dar uma olhada no Orkut e lerem os relatos.
Abraços.
dan_himself

Serginho escreveu:Andando pela comunidadde do Orkut, li vários relatos e fotos de motos com quadro quebrado, e alguns até efetuando reforço no quadro por conta com medo de acidentes. No começo estava achando que era somente algumas motos e tal, porém teve até laudo da PRF.
É legal dar uma olhada no Orkut e lerem os relatos.
Abraços.
Sem querer te desmerecer Serginho, longe disso... não leve isso pro lado pessoal...

Acho pertinente ler os relatos de lá porém devemos ficar atentos a algumas coisas:
Infelizmente tem MUITO oportunista no Orkut...
Muitos relatos do Orkut devem se ao mau uso da moto / tentativa de fraude... Isso foi discutido lá no fórum dafra.forumais... o Jeff pediu detalhes pra muitos usuários e os caras "sumiram" do mapa depois de convite pra discussão no fórum ou mais informações sobre os casos...
Além disso o Jeff analisou muitas das fotos e conseguiu concluir tentativa de fraude em várias... Ele entende bastante de metalurgia.

Só acredito em fóruns sérios (como esse e o dafra.forumais)... Orkut pra mim não é um local sério...
Agora, se tem laudo, por que não entraram com causa contra a Dafra? Por que isso não foi noticiado na mídia?
Por que não foram nos fórum que são conhecidos e que tem credibilidade para relatar e debater esses casos?

Se meu quadro quebrasse e eu tivesse em mãos esse laudo eu botaria a boca no mundo no dia seguinte... Mandaria carta pra jornal, revista, entraria em todos os fóruns possíveis... a última coisa que eu faria é ficar restrito ao Orkut, que é praticamente um local meio "terra de ninguém", sem regras, onde existem milhares de fakes e anônimos... Afinal isso representa risco de vida, não só a mim como a todos os proprietários da moto.
Aqui a gente garante uma credibilidade do pessoal, lá não.
Se quebrar seu quadro, eu acredito porque te conheço... Sei que você não vai tentar fraudar a marca. Agora se chega um desconhecido e fala que quebrou o quadro, eu vou ficar em dúvidas até que ele me prove que aconteceu em condições normais de uso...

Abraços,
DaN
jeff_km

Obrigado, Dan, mas não sou nenhum perito metalúrgico.

Apenas repasso o que aprendi no curso de técnico/tecnólogo e chamo a atenção para alguns detalhes que poderiam passar despercebidos. A afirmação de que a moto quebrou de repente, sem apresentar sintomas, é uma delas, porque essa quebra não pode acontecer de repente, a menos que o aço apresente problemas graves de qualidade.

Aproveito para lembrar novamente, a moto com o quadro trincado vai apresentar um comportamento diferente principalmente em curvas. Se você está consciente desse risco, pode evitar um acidente grave.

Sempre que pegar um buraco/obstáculo de grandes proporções, inspecione o quadro na primeira oportunidade, procurando por fissuras na parte inferior do tubo do quadro. Uma pancada muito forte poderá causar uma fissura que se propagará lentamente, até que o tubo não tenha mais resistência suficiente e se rompa, causando a desintegração da moto. Esse é um processo que pode durar alguns dias, até semanas.

Quanto ao pessoal que desaparece, tenho duas teorias: ou acham que não vale a pena entrar em um processo e talvez perder dias de trabalho, então deixam para lá, ou são indenizados e instruídos a não divulgar o ocorrido.

O importante é que todos tenham ciência de que existe um risco e se precavenham. Continuo rodando mais do que nunca com minha moto, adoro ela. Está com 22500 km e não penso em reforçar o quadro por enquanto.

Um abraço,

Jeff
dan_himself

jeff_km escreveu: Quanto ao pessoal que desaparece, tenho duas teorias: ou acham que não vale a pena entrar em um processo e talvez perder dias de trabalho, então deixam para lá, ou são indenizados e instruídos a não divulgar o ocorrido.

Jeff
Desculpe Jeff, mas discordo com você nesse aspecto. Primeiro porque o cara gastou uma grana pra comprar a moto e correu um grande risco de vida ao quebrar o quadro em condições normais. Se REALMENTE ocorreu em condições normais, é causa ganha, não só o cara ganha outra moto como vai levar danos materiais e morais, o que compensa muito perder alguns dias de trabalho.

Ser instruído a não divulgar não faz muito sentido, pois é algo que coloca a vida em risco de diversos proprietários da moto. A Dafra ia querer o que? Indenizar um por um sob segredo de justiça? Não acredito nessa possibilidade. Não acho que os advogados do cliente e nem a justiça iria concordar com isso, afinal muitas pessoas estariam em risco, afinal a Dafra teria que provar pra justiça que isso não vai acontecer nas outras motos, se tem acontecido em tantas assim. E se mesmo assim fosse realmente isso, a pessoa poderia muito bem dizer: "olha, fui instruído a não comentar sobre o caso pelos advogados, portanto me retiro da discussão". Afinal ela foi lá e começou com a discussão que quebrou o quadro inicialmente, não?

Só acredito em fontes confiáveis... Como você mesmo disse, o quadro não quebra do nada. E a maioria dos relatos é sempre "meu quadro quebrou do nada, eu estava andando de boa e a moto se partiu em dois". Se isso fosse verdade já tinha saído em jornal, revista e outdoor. Ou só eu que acho que é muito sério uma moto se partir em dois enquanto você a conduz em condições normais?

Abraços,
DaN
jeff_km

Bem, só posso falar do caso que testemunhei: a moto realmente quebrou o quadro, mas a informação de que ela havia pegado um buraco suficiente para amassar a roda só chegou depois.

Então ficamos numa zona cinzenta:

Se o quadro quebra depois de receber um forte impacto e a moto se desintegra alguns dias depois, é um problema de projeto do quadro, que não seria suficientemente resistente, ou descuido do proprietário que, inconsciente dos riscos, deixou de inspecionar o quadro quanto a uma possível avaria?

Entendo que nenhum motociclista precisa ser engenheiro, mas os engenheiros têm que prever todas as situações normais a que os motociclistas estarão sujeitos e usar coeficientes de segurança adequados no projeto da motocicleta, e materiais de qualidade adequada, para que esse tipo de problema não venha a acontecer.

Me parece que isso não acontece nesses casos. Ao invés de empenar, o que seria o esperado, o quadro acaba se rompendo de maneira frágil. Então algo está errado com o projeto/fabricação. Não se pode esperar que todas as pessoas imaginem que um grande buraco possa causar uma ruptura do quadro.

Note que isso acontece todos os dias com os automóveis, nenhum fabricante indeniza um proprietário porque a suspensão do seu carro foi detonada em uma de nossas crateras federais.

Só que uma moto não quebra a bandeja ou estoura o amortecedor, tem uma ou mais vidas em cima dela, diretamente expostas ao risco.

Um abraço,

Jeff_km
Responder