Óleo - câmbio e motor

Ferramentas, peças e manutenção de motos

Moderadores: Moderadores, Colaboradores, Administradores

Responder
dan_himself

5junior escreveu:Quanto tempo demora para o óleo circular no motor de uma moto monocilindríca após a partida, no caso específico do motor da Suzuki Intruder 125?
Boa pergunta... eu também gostaria de saber... alguém sabe?

Abrax,
DaN
"Quando eu morrer quero ser cremado. Dos vermes já bastam os que conheci em vida."
jirschik
Moderador
Contato:

dan_himself escreveu:
5junior escreveu:Quanto tempo demora para o óleo circular no motor de uma moto monocilindríca após a partida, no caso específico do motor da Suzuki Intruder 125?

Abrax,
DaN
Mas qual é a necessidade de ter essa informação, se é que isso é algo determinável?
Imagem
5junior

dan_himself escreveu:

Abrax,
DaN
Valeu Dan! Vamos esperar uma resposta pra esclarecer essa dúvida ae, Valeu.
jbrigagao
Moderador

dan_himself escreveu:

Abrax,
DaN
Eu sou mecânico a 25 anos e nunca vi uma tabela com essa informação, mas todo motor 4 tempos tem que atingir a pressão de óleo de trabalho assim que entrar em funcionamento. A temperatura e rotação influenciam um pouco a pressão. Uma curiosidade, durante uma partida o motor se desgasta o equivalente a varias centenas de quilômetros de uso continuo, exatamente por causa do tempo que o óleo leva para chegar a todas as partes do motor.
Imagem
zanchetta
Colaborador

jbrigagao escreveu:
dan_himself escreveu:

Abrax,
DaN
Eu sou mecânico a 25 anos e nunca vi uma tabela com essa informação, mas todo motor 4 tempos tem que atingir a pressão de óleo de trabalho assim que entrar em funcionamento. A temperatura e rotação influenciam um pouco a pressão. Uma curiosidade, durante uma partida o motor se desgasta o equivalente a varias centenas de quilômetros de uso continuo, exatamente por causa do tempo que o óleo leva para chegar a todas as partes do motor.
Por isso que não é bom acelerar qualquer veículo assim que é ligado. É interessante esperar pelo menos uns 5 minutos.
Zanchetta
Imagem
dan_himself

zanchetta escreveu:
jbrigagao escreveu:
dan_himself escreveu:

Abrax,
DaN
Por isso que não é bom acelerar qualquer veículo assim que é ligado. É interessante esperar pelo menos uns 5 minutos.
To desconfiando que minha moto ta soltando fumaça do escape por causa disso... como ela ta ruim de pegar eu tenho que ficar acelerando (já que o carburador da Kansas não aumenta a rotação da moto com o afogador puxado)... outro dia começou a sair uma fumaça branca do escape que antes não saia...

[]s
DaN
"Quando eu morrer quero ser cremado. Dos vermes já bastam os que conheci em vida."
jbrigagao
Moderador

Se o motor estiver em boas condições a pressão normaliza quase que instantaneamente após a partida e a melhor maneira de aquecer o motor é andando com a moto. Deixar em marcha lenta aquecendo com o afogador puxado contamina o óleo com gasolina crua.
Quanto a fumaça branca saindo do escape ou é anel de segmento gasto ou/e retentores de válvulas gastos, fumaça negra é apenas excesso de combustível.
Imagem
dan_himself

jbrigagao escreveu:Se o motor estiver em boas condições a pressão normaliza quase que instantaneamente após a partida e a melhor maneira de aquecer o motor é andando com a moto. Deixar em marcha lenta aquecendo com o afogador puxado contamina o óleo com gasolina crua.
Quanto a fumaça branca saindo do escape ou é anel de segmento gasto ou/e retentores de válvulas gastos, fumaça negra é apenas excesso de combustível.
Aparentou ser branca a fumaça... mas estava escuro no momento... o motor ta com apenas 7.000km, mas não sei como o antigo proprietário cuidava da moto... Devo levar ela pra oficina na semana que vem pra fazer uma revisão, pois preciso fazer a inspeção de poluentes... espero que não seja nada mais grave... O problema é que ela ta morrendo direto se eu solto o afogador (na marcha lenta, mesmo tendo deixado ela bem alta)... o carburador deve estar sujo, principalmente o giclê da lenta... Mas enfim, não entendo nada de mecânica, estou especulando apenas...

Abraços,
DaN
5junior

Agradeço ao pessoal pelas informações, e ao amigo jirschik q não entendeu a pergunta , foi porque eu queria saber se depois de ter dado o tempo do óleo circular no motor após a partida se era necessário esperar o motor esquentar ou se já podia sair andando, pois eu estava esperando um tempo de uns 3 a 5 min pro motor esquentar, sempre q pegava a moto pra sair, mas como os nossos amigos jbrigagao e zanchetta explicaram, a lubrificação demora só alguns segundos pra ocorrer e que o correto é esquentar o motor com a moto em movimento, ficou bem esclarecido, obrigado a todos.
jirschik
Moderador
Contato:

jbrigagao escreveu:...Uma curiosidade, durante uma partida o motor se desgasta o equivalente a varias centenas de quilômetros de uso continuo, exatamente por causa do tempo que o óleo leva para chegar a todas as partes do motor...
Certa vez uma empresa fabricante de lubrificantes usou essa linha de raciocínio para fazer a propaganda de seu produto. Dizia que o lubrificante deles protegia o motor durante esses primeiros instantes quando a lubrificação não é feita. Isso lembra também aquelas propagandas de Super-Mega-Extra-Blaster-Aditivos que prometem manter o motor funcionando, mesmo que o óleo tenha vazado do motor e assim você pode terminar sua viagem e ir na oficina na semana seguinte. :shock:

Brigagão, "um-amigo-de-um-amigo-de-um-amigo-meu" (lá vem a estória...), quando termina de escorrer todo o óleo do motor no momento da troca, liga o motor uns 10 segundos para terminar de escoar o óleo que ainda deve ficar no filtro, radiador, bomba de óleo, etc., para ter certeza que tirou a maior quantidade de óleo possível. Na minha opinião, isso é um exagero, pois a quantidade de óleo retida nesses locais é pequena, se comparado com a quantidade total de óleo do sistema. Mas além disso, tem o tempo em que o motor gira praticamente sem óleo. Mesmo que seja por um curto período de tempo, isso é muito prejudicial?
Imagem
Responder