Caro poeta, como vai?
Bom, vai depender do ano de sua moto, nos modelos acima de 2000 a Bateria - Tipo é GM 10 - 3A-2 e sua capacidade é 12V - 10AH (amperagem ou corrente de carga).
O Sistema de Geração de carga é Magneto AC, é como um alternador do carro, é ele que alimenta a bateria fazendo com que ela não perca sua carga. A bateria perde carga para ligar a moto, acender faróis, piscas, buzina, faro de milha, luz de freio entre outros, com a moto ligada o Magneto se utiliza da força exercida pelo motor e devolve a carga a bateria, fazendo com que a mesma sempre se mantenha em carga máxima, até chegada a hora que a bateria enfraquece e isso não é mais possível fazer, sendo necessário a troca da mesma. De qualquer forma, temos ainda o fusível, que nem todos trabalham acima de 10A, podendo assim ocasionar a queima de um deles. Não posso lhe confirmar isso. Sem contar que temos que saber se o alternador consegue suprir a necessidade de alimentar uma bateria com tensão maior do que a especificada.
Colocar uma bateria de amperagem maior, só teria efeito se você fosse utilizar acessórios na moto que precisassem de maior força pra funcionar, não vejo problema em você colocar uma bateria de 12AH, você terá mais força disponível para faróis de milha por exemplo, que exigem muita carga da bateria. Deve pensar tb no tamanho da bateria, se o encaixe é o mesmo e se os fios originais da moto não são muito finos, pois, isso poderia danificá-los. Apesar de os fios mesmo finos sofrerem sobre carga somente no momento em que se da a partida elétrica na moto, ou quando se liga o farol, ou farol de milha(depois de ligados, a carga diminui, pois, precisa somente ser mantida) mesmo assim seria interessante verificá-los para não correr o risco de algum problema.
Jirschik, Cros, me corrijam se eu estiver errado.
Abraços
Bateria em Geral
Moderadores: Moderadores, Colaboradores, Administradores
- poeta estradeiro
- Contato:
Valeu, Caruso.
É como disse no outro tópico...
Vou checar os componentes do sistema elétrico da moto, já que a bateria tem carga para partidas.
Não uso nada que precise de mais amperagem, mas a bateria que uso é a da CB-400, de 12 amperes.
A bateria sugerida para a Virago 250 (pela Brandy, por exemplo) é a BYB10L-A2, de 11 amperes. A mesma bateria indicada para as motos GS500 e Intruder 250. O código bate com o da Yamaha: B10LA2.
O que não sei é qual a amperagem da bateria original da moto, ano 98.
Obrigado.
É como disse no outro tópico...
Vou checar os componentes do sistema elétrico da moto, já que a bateria tem carga para partidas.
Não uso nada que precise de mais amperagem, mas a bateria que uso é a da CB-400, de 12 amperes.
A bateria sugerida para a Virago 250 (pela Brandy, por exemplo) é a BYB10L-A2, de 11 amperes. A mesma bateria indicada para as motos GS500 e Intruder 250. O código bate com o da Yamaha: B10LA2.
O que não sei é qual a amperagem da bateria original da moto, ano 98.
Obrigado.
poeta estradeiro
Vou procurar isso pra ti e te falo, mas não deve ser maior que 10A. Entre 8A e 10A.
Abraços
Abraços
Caruso

-
jirschik
- Moderador
- Contato:
Pô Carusão: O Eng.Elétrico daqui sou eu, cara!!!caruso escreveu:Caro poeta, como vai?
Bom, vai depender do ano de sua moto, nos modelos acima de 2000 a Bateria - Tipo é GM 10 - 3A-2 e sua capacidade é 12V - 10AH (amperagem ou corrente de carga).
O Sistema de Geração de carga é Magneto AC, é como um alternador do carro, ....
Abraços
HAHAHAHAHAA!!!!
Tá certo camarada! É isso aí!
Poeta, simplificando bastante, a bateria é como um balde: Quem vai jogar elétrons lá dentro é o alternador (conjunto de dínamo ou alternador+retificador, etc). Pode ser que o retificador esteja sobre aquecendo, e com isso ele pode falhar na hora de fornecer energia, mas estando a bateria carregada, não daria uma falhada à ponto de afetar performance.
Essas falhas podem ser decorrentes de mal contato. Um clássico é na conexão do negativo no chassis, que se estiver com terminal solto ou oxidado, pode dar diversas falhas. A moto vibra e os fios passam por lugares onde se houver uma quina, pode aos poucos ir quebrando os fios dentro dos condutores. Então, falha por mal contato é o tipo de problema chato para ser resolvido.
- poeta estradeiro
- Contato:
Caruso e Jirschik... obrigado mesmo pela atenção.
É como disse agora mesmo no tópico VIRAGO 25O - FALHANDO...
Paciência, bom humor e manha, além de velhacaria, claro. Isso é fundamental pra quem tem uma motoca meio vovozinha, como é a Virago 250. Qualquer furreca com 5, 10 ou mais anos de uso vai dar algum probleminha assim ou assado. Faz muito bem uma geralzinha básica, sem afobação, no passo a passo mesmo. É o que comecei a fazer na minha PÉROLA NEGRA, 98.
Hoje dei início a uma operaçao pente fino, com o auxílio de um bom mecânico/eletricista. Começamos a partir do tanque, com paciência, pra resolver a história de uma vez. De cara descobrimos que as falhas acontecem com o tanque na reserva ou com pouca gasolina, o que seria defeito na bomba de combustível. Com tanque cheio (em testes na cidade mesmo, mas rodando em alta) a motoca não falhou.
Amanhã pego um trechinho de estrada, esticando, pra ver no que vai dar. Antes, claro, quero testar alguns componentes do sistema elétrico, como vi em dicas preciosas aqui.
Vou conferir a conexão do negativo no chassi, se não há terminal solto ou com oxidação.
Uma coisa cavernosa é essa possibilidade que você aponta, sobre quebra de fiação.
Mas é como disse lá no começo...
PACIÊNCIA, BOM HUMOR e PAU NA MÁQUINA!!!
É como disse agora mesmo no tópico VIRAGO 25O - FALHANDO...
Paciência, bom humor e manha, além de velhacaria, claro. Isso é fundamental pra quem tem uma motoca meio vovozinha, como é a Virago 250. Qualquer furreca com 5, 10 ou mais anos de uso vai dar algum probleminha assim ou assado. Faz muito bem uma geralzinha básica, sem afobação, no passo a passo mesmo. É o que comecei a fazer na minha PÉROLA NEGRA, 98.
Hoje dei início a uma operaçao pente fino, com o auxílio de um bom mecânico/eletricista. Começamos a partir do tanque, com paciência, pra resolver a história de uma vez. De cara descobrimos que as falhas acontecem com o tanque na reserva ou com pouca gasolina, o que seria defeito na bomba de combustível. Com tanque cheio (em testes na cidade mesmo, mas rodando em alta) a motoca não falhou.
Amanhã pego um trechinho de estrada, esticando, pra ver no que vai dar. Antes, claro, quero testar alguns componentes do sistema elétrico, como vi em dicas preciosas aqui.
Vou conferir a conexão do negativo no chassi, se não há terminal solto ou com oxidação.
Uma coisa cavernosa é essa possibilidade que você aponta, sobre quebra de fiação.
Mas é como disse lá no começo...
PACIÊNCIA, BOM HUMOR e PAU NA MÁQUINA!!!
poeta estradeiro
jirschik escreveu:Pô Carusão: O Eng.Elétrico daqui sou eu, cara!!!caruso escreveu:Caro poeta, como vai?
O Sistema de Geração de carga é Magneto AC, é como um alternador do carro, ....
Abraços
HAHAHAHAHAA!!!!
Tá certo camarada! É isso aí!
Poeta, simplificando bastante, a bateria é como um balde: Quem vai jogar elétrons lá dentro é o alternador (conjunto de dínamo ou alternador+retificador, etc). Pode ser que o retificador esteja sobre aquecendo, e com isso ele pode falhar na hora de fornecer energia, mas estando a bateria carregada, não daria uma falhada à ponto de afetar performance.
Essas falhas podem ser decorrentes de mal contato. Um clássico é na conexão do negativo no chassis, que se estiver com terminal solto ou oxidado, pode dar diversas falhas. A moto vibra e os fios passam por lugares onde se houver uma quina, pode aos poucos ir quebrando os fios dentro dos condutores. Então, falha por mal contato é o tipo de problema chato para ser resolvido.
Você pensa que sou besta é?? Fico vendo você irmão e aprendo algumas coisas, ahahahahaha.
Mas ainda assim você continua sendo o Engenheiro Elétrico. Pelo menos da minha virago é você e mecânico o Santista, aahahaahaha!!!!
Abraços
Caruso

Gostaria de colocar uma buzina tipo caracol na minha Mirage 250 2010/2011.Numa concessionária um eletricista me afirmou que a bateria não aguentava a troca por essa buzinha(nem com relé), que continuasse com a original. Alfuém pode me dar uma ajuda? Já trocaram por outra buzina? Acho que a bateria dessa 2010/11 é 12 amperes. Enfim, o que fazer?grato
-
jirschik
- Moderador
- Contato:
Veja esta buzina caracol:
http://www.jokermotorcycles.com.br/para ... -1972.html
É indicada para motocicletas. Não use as de carro, pois o consumo é maior e pode danificar bateria ou retificador.
Outra buzina que pode instalar é do tipo "eletrônica", com volume alto e diversos tipos de sons.
http://www.jokermotorcycles.com.br/para ... -1972.html
É indicada para motocicletas. Não use as de carro, pois o consumo é maior e pode danificar bateria ou retificador.
Outra buzina que pode instalar é do tipo "eletrônica", com volume alto e diversos tipos de sons.
-
batatadric
Alguém aqui já ouviu falar desse carregador inteligente de bateria?
como funciona?
fica instalado direto na moto? onde ?
é que uso pouco minha miraginha 150 e dai toda vez é um parto pra fazer pegar, com esse trocinho aí talvez melhore...
alguma sugestão ???
como funciona?
é que uso pouco minha miraginha 150 e dai toda vez é um parto pra fazer pegar, com esse trocinho aí talvez melhore...
alguma sugestão ???
-
dan_himself
Até onde eu sei, você vai ter que deixar a tampa lateral da moto aberta para os conectores ligarem na bateria... O carregador fica fora da moto e vai ligado na tomada... Quando a bateria está carregada ele desliga automaticamente... Conforme ela vai perdendo carga ele liga sozinho, mantendo sempre a bateria 100% carregada...batatadric escreveu:Alguém aqui já ouviu falar desse carregador inteligente de bateria?
como funciona?
alguma sugestão ???
Depois de carregada você desconecta o carregador e coloca a tampa lateral novamente...
Se é uma boa solução, não sei pois nunca usei esse tipo de carregador, mas também gostaria de saber pois rodo pouco com minha Kansas e ela fica sem carga direto, tenho que usar o kick pra pegar na maioria das vezes...
Abraços,
DaN
"Quando eu morrer quero ser cremado. Dos vermes já bastam os que conheci em vida."