Mirage 250: Problemas elétricos em geral

Motos: Kasinski Mirage 250, Kasinski Mirage 650, Kasinski Cruiser, etc.

Moderadores: Moderadores, Administradores

Responder
jirschik
Moderador
Contato:

Eu precisei fazer a manutenção da chave de ignição aos 58.000km. É esperado que ela apresente problemas de lubrificação e contato, pois fica exposta ao Sol, ao lado do painel, diferente de muitos outros modelos onde o miolo fica próximo do motor ou caixa de direção, na horizontal.

É um trabalho delicado, mas que você pode fazer sem grandes possibilidades de gerar problemas maiores. Basicamente precisará desmontar o conjunto, limpar e lubrificar. Veja os contatos assim que abri o conjunto:

Imagem

Limpei os terminais metálicos com um polidor líquido, tipo Kaol, Brasso, Silvo. Atenção com a peça branca dentro do miolo (esquerda). Ela é quem faz a ligação entre as pistas (direita) e liga o sistema elétrico. Com uso e mal-contato, o calor gerado pela dissipação de calor em função do aumento da resistência elétrica (P=U^2/r) tende a derreter parte desta peça, comprometendo 'parte' da chave. Veja na foto que os contatos metálicos inferiores parecem soltos da peça branca. É porque a trava de plástico tinha derretido e não estava prendendo corretamente. Então eu simplesmente girei a peça branca em 180', usando o outro lado, que não é utilizado normalmente. Ou seja: contatos novos!
Aproveite para lubrificar o mecanismo do segredo (chave), aplicando grafite em pó. Onde tiver peças plásticas, lubrifique com vaselina sólida, em pasta.
Veja como ficou depois do polimento dos contatos:

Imagem

Limpe também o sistema de trava do guidom.

Imagem

Além da chave de ignição, outra chave que também merece uma limpeza e polimento, pois pode dar o mesmo efeito de falha durante a pilotagem, é a chave geral de emergência, no punho direito.
Imagem
Rhedaell

jirschik, excelente tuto!

Tu aconselhas a lubrificar somente com grafite em pó e as plásticas com vaselina?

Não é recomendável usar graxa automotiva comum?

Eu fiz a limpeza do punho esquerdo conforme tu tinhas mostrado há tempos atrás... pois a seta esquerda não funcionava de jeito maneira...

Agora ela passou a funcionar, mas não de forma muito boa, pra ir pra direito é tranquilo, mas pra esquerda tenho que bater com força na setinha... também aconselhas a lubrificar as partes móveis do punho com alguma coisa? Eu só usei WD40.

Valeu mesmo pelas imagens.
Qual a graça de saber o fim da estrada?

C> cavalete central para Mirage 250!
mirageiro

SAUDAÇÕES YAN TO PRECISANDO COMPRAR UM CDI DA MIRAGE 250 ANO 2004/05 E NA CONSECIONARIA ESTA MILÃO. PODE DA UMA AJUDA? MEU EMAIL É celiojunior07@hotmail.com
jirschik
Moderador
Contato:

Valeu, Rhedaell!

A grafite em pó você utiliza para lubrificar o mecanismo do segredo, onde enfia a chave, da mesma forma que você lubrificaria uma fechadura de porta de casa ou carro. A vantagem da grafite é por ser seca. Se fosse óleo iria sujar a chave e o bolso da calça. Para os contatos elétricos o melhor é fazer o polimento e deixá-los limpos, sem marcas de dedo porque a gordura da pele acelera o processo de oxidação. A vaselina é indicada para peças plásticas, pois agride menos que a graxa. Um substituto à vaselina é o lubrificante à base de silicone, que também existe em spray.

O WD40 e seus similares de outras marcas, é um óleo muito fino que inclui produtos anticorrosivos, afastando a umidade. Mas isso funciona por pouco tempo. É produto utilizado oficinas de eletrônica para fazer as chaves voltarem à funcionar "por mágica", que dura uns 4 meses, logo depois que a garantia de 3 meses vencer e você ter que consertar o aparelho novamente... Portanto, se não puder trocar a chave por uma nova, faça o polimento dos terminais e não use palha de aço, pois ela risca a superfície dos contatos e promove uma área onde ocorrerão micro-descargas, que acelerarão a oxidação. O WD40 é bom para começar o procedimento de manutenção, ou em emergências, na beira da estrada.
Imagem
Miau
Moderador

pra polir esse tipo de coisas eu sempre uso uma lixa dagua 2000

ela praticamente so vai desbastar a camada oxidada, e alem disso deixando a superficie lisa
Rhedaell

Excelentes dicas...

Agora vou fazer o serviço mais confiante.
Qual a graça de saber o fim da estrada?

C> cavalete central para Mirage 250!
Tolentorine

Boa tarde!
Amigos, estou ficando cada dia mais louco pra comprar a minha Mirage 250, possivelmente comprarei ela 0KM à vista.

Gostaria de saber, como o modelo da Mirage 250 ano 2012/2013 tem se comportado com relação aos problemas elétricos ocorridos na versão anterior,

Bem como se ocorreram novas falhas?

Como em Curitiba está complicado achar uma Mirage ano 2009, terei que optar por uma mais nova, e preferencialmente a mais segura.

Muito obrigado,
Adriano Barros

jirschik escreveu:Valeu, Rhedaell!

Boa noite a todos os mirageiros de plantão.

Na minha MrG eu realizo o seguinte:

Para lubrificação da corrente eu utilizava óleo de motor de carro, porém faz muita sujeirae não tinha uma efitividade na lubrificação. Daí revolvi experimentar uma graxa em gel, gostei muito do resultado final, lavo a moto lubrifico deixo agir por aproximadamente 2 horas e só... reduz bastante o barulho da corrente, na vdd não se houve o barulho da corrente.
Para as partes elétricas/eletrônicas , após a lavagem , utilizo spray limpa contato, de utilização exclusiva em eletrônica, aplico em todas os conectores da moto.

A grafite em pó você utiliza para lubrificar o mecanismo do segredo, onde enfia a chave, da mesma forma que você lubrificaria uma fechadura de porta de casa ou carro. A vantagem da grafite é por ser seca. Se fosse óleo iria sujar a chave e o bolso da calça. Para os contatos elétricos o melhor é fazer o polimento e deixá-los limpos, sem marcas de dedo porque a gordura da pele acelera o processo de oxidação. A vaselina é indicada para peças plásticas, pois agride menos que a graxa. Um substituto à vaselina é o lubrificante à base de silicone, que também existe em spray.

O WD40 e seus similares de outras marcas, é um óleo muito fino que inclui produtos anticorrosivos, afastando a umidade. Mas isso funciona por pouco tempo. É produto utilizado oficinas de eletrônica para fazer as chaves voltarem à funcionar "por mágica", que dura uns 4 meses, logo depois que a garantia de 3 meses vencer e você ter que consertar o aparelho novamente... Portanto, se não puder trocar a chave por uma nova, faça o polimento dos terminais e não use palha de aço, pois ela risca a superfície dos contatos e promove uma área onde ocorrerão micro-descargas, que acelerarão a oxidação. O WD40 é bom para começar o procedimento de manutenção, ou em emergências, na beira da estrada.
Quando rodo com minha moto, meu espírito se liberta ! Motores Possuídos MC - Artur Nogueira/SP
efraccaroli

Olá pessoal, redesenhei o esquema elétrico de como montar o relê auxiliar para desligar o farol quando se dá partida para pegar mais fácil e não ficar judiando da bateria.

Fiz hoje essa instalação, ficou perfeita, obrigado para quem fez esse esquema (não achei o verdadeiro pai da criança).

Abraços

https://docs.google.com/open?id=0B867Ra ... mE3TnFaLXc
"A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original."
Gui_Chester
Contato:

efraccaroli,
não deu certo o link, tenta d novo!!!
Finalmente com a minha moto dos sonhos...
Responder