Não tenho como afirmar, pois eu teria que analisar o circuito interno da ECU para dizer se isso é verdade...
Mas vamos lá;
1 - levando em conta que a memória dos microprocessadores da ECU ficam com sua memória alimentada somente pelos capacitores na alimentação então faz sentido e o procedimento pode funcionar mesmo.
2 - Levando em conta que as memórias são alimentadas por bateria interna, é pouco provável que uma ação externa fará o esvaziamento da bateria interna na ECU, então nesse caso não haverá o reset.
Só testando pra saber, acredito que tenha uma boa chance na opção 1 pois sei de outras motos que resetam a central da injeção somente desconectando a bateria por alguns minutos.
Mirage 250 EFI: Luz do painel FI acendendo
Moderadores: Moderadores, Administradores
Mirage 250-2013-Preta, XRE300-2013-Branca, Twister250-2006-Prata, RX125-84-Preta, RX125-80-Verm
Existem outras formas de se reter dados na memoria.
pode ser q essa ecu tenha uma memoria flash.. q independe de alimentacao.. como é o caso de um pendrive.
e alias acho bem provavel q seja isso por varios motivos.. um deles é q memoria flash é muito barata.. outra é q mesmo quando vc despluga a ecu.. as coisas ficam armazenadas lá
pode ser q essa ecu tenha uma memoria flash.. q independe de alimentacao.. como é o caso de um pendrive.
e alias acho bem provavel q seja isso por varios motivos.. um deles é q memoria flash é muito barata.. outra é q mesmo quando vc despluga a ecu.. as coisas ficam armazenadas lá
Miau escreveu:Existem outras formas de se reter dados na memoria.
Humm, o que ocorre quando se precisa desligar a bateria? A ECU perde os dados?
Quanto ao custo das memórias, não vejo assim, o fabricante faz tudo para reduzir custos, existem pendrives que nem led tem mais.
Seria uma maravilha se minha TV que custou caro, ou a porcaria do receptor da SKY tivesse memoria para não precisar reprogramar tudo toda vez que falta luz.

Miau
acho que você está confundindo a memoria RAM com memoria ROM;
Já a Flash não acredito ser usada na ECU pois a Flash é lenta para subscrever os dados recebidos pela ECU.
mas tudo bem, meu recado foi dado caso alguém tenha uma contestação convincente fique a vontade.
Já a Flash não acredito ser usada na ECU pois a Flash é lenta para subscrever os dados recebidos pela ECU.
mas tudo bem, meu recado foi dado caso alguém tenha uma contestação convincente fique a vontade.
Mirage 250-2013-Preta, XRE300-2013-Branca, Twister250-2006-Prata, RX125-84-Preta, RX125-80-Verm
justamente o que estou dizendo.. nao perde nada.. pode desconectar a bateria, jogar a ecu pro alto.. fazer carinho nela.. desligar a chave e religar 100 vezes.. hehe..cros escreveu:Humm, o que ocorre quando se precisa desligar a bateria? A ECU perde os dados?
tambem tem o seguinte.. ja tive receptor sky.. outras tvs.. nao perdiam a memoria ao se desligar da tomada.. no maximo perdiam data e hora e isso é até facil de se explicar o "por que?".. data e hora depende de um processador trabalhar os clocks em conjunto com um cristal de quartzo pra processar os intervalos de tempo. deixe de alimentar o circuito, e entao os contadores sao "zerados" para o default escrito na memoria.
nao caro amigo, nao estou confundindo nada, estou é argumentando que o que voce diz aqui:lpolido escreveu:Miau
alimentada por capacitor? vamos lá.. capacitores descarregam.. se esse fosse o caso, a ecu perderia a memoria do erro pelo simples fato de se desplugar a mesma da bateria por um pequeno intervalo de tempo.1 - levando em conta que a memória dos microprocessadores da ECU ficam com sua memória alimentada somente pelos capacitores na alimentação então faz sentido e o procedimento pode funcionar mesmo.
improvavel.. pois o fato de se empregar uma bateria interna na ecu é muito arriscado, baterias descarregam e vazam.. ninguem projeta ecu pra estar sofrendo intervençoes nem deixa-la dependente de uma bateria.2 - Levando em conta que as memórias são alimentadas por bateria interna, é pouco provável que uma ação externa fará o esvaziamento da bateria interna na ECU, então nesse caso não haverá o reset.
existem tipos e tipos de memoria.. e varias aplicações para cada.
essa ecu, posso garantir que trabalha com uma flash eeprom no qual está instalado o codigo do programa que roda o calculador. essa é a melhor opcao de memoria estática a ser usada em projetos desse tipo, pois esse tipo de chip é robusto e confiavel pois tem que trabalhar com dados do tipo estáticos.
nessa mesma placa existe memorias do tipo RAM pra o processador executar os dados escritos nessa eeprom e os valores lidos dos sensores. esse tipo de dados é considerado volátil e se perde toda vez que se corta a alimentação da ecu.
agora a memoria que retem os dados de erro de auto diagnostico da ecu ou ficam nessa flash epprom ou numa flash a parte.
ah sim.. e quem te disse que memoria flash é lenta? hehe
acho que agora quem está confundindo RAM com ROM não sou eu.
diferente de achismos, minha base para o que estou falando vem dos meus cursos tecnicos em informatica, automação e eletro eletronica.
quem já trabalhou com arduino como eu, entende o que eu quero dizer.
Mas bem que esses capacitores poderiam segurar as informações por um bom tempo (24hs) pois com essas TV's modernas com a facilidade de gravar programação em Pendrive e tudo mais, perdendo o relógio, perdemos a gravação!!!!Miau escreveu:justamente o que estou dizendo.. nao perde nada.. pode desconectar a bateria, jogar a ecu pro alto.. fazer carinho nela.. desligar a chave e religar 100 vezes.. hehe..cros escreveu:Humm, o que ocorre quando se precisa desligar a bateria? A ECU perde os dados?
tambem tem o seguinte.. ja tive receptor sky.. outras tvs.. nao perdiam a memoria ao se desligar da tomada.. no maximo perdiam data e hora e isso é até facil de se explicar o "por que?".. data e hora depende de um processador trabalhar os clocks em conjunto com um cristal de quartzo pra processar os intervalos de tempo. deixe de alimentar o circuito, e entao os contadores sao "zerados" para o default escrito na memoria.
No caso da ECU, os capacitores podem segurar menos tempo,m quem sabe, até a troca definitiva da bateria, a bateria viciada deve manter os dados por mais tempo mesmo não tendo carga pro arranque, mas sobra pra alimentar a ECU. Poderia ter um botão de reset como modens etc.

mas é como te falei.. no caso de data e hora, nao depende so de alimentar uma memoria com capacitor ou bateria pra preservar dados.. tem q se alimentar um circuito com processador e um contador estavel de clock como um cristal pro contar o tempo, sacou? no caso da ecu, uma bateriazinha nao vai dar conta..
e alem disso.. nao tem como gravar programação agendada em receptor se nao tiver enegia na tomada hehe.
é como eu te falei.. a ecu nao pode ficar dependente de uma ação humana pra preservar seus dados.. tipo.. ahh troca essa bateria rapido pois só temos 24 horas de energia no capacitor.. hehehe
tem que ser algo robusto e confiavel.. é mais ou menos por ai.
botao pra reset? a ecu antiga tinha.. o mesmo interruptor que fazia exibir os dados na luz FI do painel, tambem limpava a memoria de erro.
pense.. fulano tem a moto e deu defeito.. a luz FI acendeu etc e tal.. ou seja tem erro gravado.
voce acha q seria certo esse erro se perder pq o cara esperou 2 meses com a moto sem bateria na garagem? ou é mais sensato preservar esse erro numa memoria independente de alimentação pra reter o dado para independente de qualquer coisa poder ser lido no futuro?
e alem disso.. nao tem como gravar programação agendada em receptor se nao tiver enegia na tomada hehe.
é como eu te falei.. a ecu nao pode ficar dependente de uma ação humana pra preservar seus dados.. tipo.. ahh troca essa bateria rapido pois só temos 24 horas de energia no capacitor.. hehehe
tem que ser algo robusto e confiavel.. é mais ou menos por ai.
botao pra reset? a ecu antiga tinha.. o mesmo interruptor que fazia exibir os dados na luz FI do painel, tambem limpava a memoria de erro.
pense.. fulano tem a moto e deu defeito.. a luz FI acendeu etc e tal.. ou seja tem erro gravado.
voce acha q seria certo esse erro se perder pq o cara esperou 2 meses com a moto sem bateria na garagem? ou é mais sensato preservar esse erro numa memoria independente de alimentação pra reter o dado para independente de qualquer coisa poder ser lido no futuro?
Por isso e mais algumas coisas prefiro carburada.

não vamos discutir até mesmo porque foge do assunto do tópico.
Miau
Num controlador (pode ser uma ECU por exemplo) tem o programa e tem as variáveis num microcontrolador (que consomem baixíssima energia e pode ficar alimentado por dias somente pelos capacitores)
na ausência de alimentação do microcontrolador o programa não vai apagar, mas sim os valores das variaveis. (AI QUE TÁ O RESET) e a ECU permanece funcionando com o seu programa e agora vai carregar novos valores pelos sensores da moto e pelas equações do programa.
Bom Exemplo do Cros, a TV se você programar hora, data, timer etc... se faltar energia por curto tempo (depende do projeto pode ser dias) não vai acontecer nada, mas se você sair de férias por 20 ou trinta dias (se o projeto não contempla uma pilha para a memória) vai perder a configuração de hora, data, timer, etc, mas você poderá novamente programar hora, data, time, etc...
Outro EX: PC Descktop possui bateria na placa, que chega a durar um ano, quando descarrega reseta a Bios.
Quanto a moto ficar parada por tempo na garagem sem bateria acredito sim que o erro suma, porém o defeito na moto continuará, e quando você ligar a moto o erro voltará, nada tenha de absurdo nisso.
Procure se informar qual memoria é mais lenta.
Miau
Num controlador (pode ser uma ECU por exemplo) tem o programa e tem as variáveis num microcontrolador (que consomem baixíssima energia e pode ficar alimentado por dias somente pelos capacitores)
na ausência de alimentação do microcontrolador o programa não vai apagar, mas sim os valores das variaveis. (AI QUE TÁ O RESET) e a ECU permanece funcionando com o seu programa e agora vai carregar novos valores pelos sensores da moto e pelas equações do programa.
Bom Exemplo do Cros, a TV se você programar hora, data, timer etc... se faltar energia por curto tempo (depende do projeto pode ser dias) não vai acontecer nada, mas se você sair de férias por 20 ou trinta dias (se o projeto não contempla uma pilha para a memória) vai perder a configuração de hora, data, timer, etc, mas você poderá novamente programar hora, data, time, etc...
Outro EX: PC Descktop possui bateria na placa, que chega a durar um ano, quando descarrega reseta a Bios.
Quanto a moto ficar parada por tempo na garagem sem bateria acredito sim que o erro suma, porém o defeito na moto continuará, e quando você ligar a moto o erro voltará, nada tenha de absurdo nisso.
Procure se informar qual memoria é mais lenta.
lpolido escreveu:não vamos discutir até mesmo porque foge do assunto do tópico.
Hoje tudo é custo, até um mísero LED numa pendrive.