eu ja reparei que geralemente depois de uma chuva, fica com bastante areia na corrente..
aqui onde moro é regiao praiana e venta muito.. mas muito mesmo..
muitas vezes vou a praia e, por falta de opcao, a moto fica estacionada na orla. da pra imaginar ne?
banho de areia com maresia.
as vezes eu limpo com querozene mesmo, e com um pincel.. o querozene fica pretinho. depois, eu deixo secar e dou uma passada de WD40 pra penetrar e dar uma pre lubrificada.
depois eu aplico graxa branca em spray.
um dia fiz um teste pra limpar a corrente, usei spray limpa contatos eletricos.. limpa completamente, inclusive removendo os residuos com o jato de pressao. o material chega a ficar da cor de novo. mas tenho certeza que limpa a ponto de deixar tudo seco.
vou fazer um teste com oleo 90. seria bom se desse pra desmontar a corrente, soltar aquele elo chave, e dar uma geral nela.. e depois deixar submersa em oleo 90.. nao seria uma boa?
ouvi falar que oleo 140 ainda é melhor que 90.. parece que suja menos tambem.
Mirage 250: Relação
Moderadores: Moderadores, Administradores
-
jirschik
- Moderador
- Contato:
Já ouvi muita coisa sobre lubrificação de corrente e que não deve se lavar com querosene e máquina de pressão, sob pena de perder a lubrificação. Porém, acho que só passar graxa na corrente que fica impregnada de areia é muito pior do que limpar com querosene. A graxa vai prender a areia e quando essa graxa branca seca, parece até massa para polir!
Como a idéia é dizer o que cada um faz, assim farei: Quando quero uma limpeza e lubrificação completa da corrente, eu lavo com querosene até sair toda a graxa velha. Faço isso tirando a capa do pinhão, pois aproveito e limpo aquela região também, e tiro pedaços de linha que enrolam no eixo e outras sujeiras que se prendem por ali. Se for uma revisão onde tiro a corrente, então eu lavo-a em uma bacia e aproveito para desemperrar elos que possam estar presos. Se ainda ouvir barulho de areia entre os elos, aí lavo com jato d'água com pressão. Depois de limpo, passo para a lubrificação com óleo 90 e um pincel, durante um longo tempo para que o óleo entre nos elos. Depois disso, nas próximas lubrificações, se não estiver com grande acúmulo de areia, passo uma camada de graxa comum (amarela). Não costumo usar a branca e muito menos a grafitada. As duas sujam muito.
Também já usei lubrificante em spray e gostei. Mas a frequencia de lubrificação é tem que ser maior. O lubrificante desses sprays parece ter um adesivo: é grudento!
Como a idéia é dizer o que cada um faz, assim farei: Quando quero uma limpeza e lubrificação completa da corrente, eu lavo com querosene até sair toda a graxa velha. Faço isso tirando a capa do pinhão, pois aproveito e limpo aquela região também, e tiro pedaços de linha que enrolam no eixo e outras sujeiras que se prendem por ali. Se for uma revisão onde tiro a corrente, então eu lavo-a em uma bacia e aproveito para desemperrar elos que possam estar presos. Se ainda ouvir barulho de areia entre os elos, aí lavo com jato d'água com pressão. Depois de limpo, passo para a lubrificação com óleo 90 e um pincel, durante um longo tempo para que o óleo entre nos elos. Depois disso, nas próximas lubrificações, se não estiver com grande acúmulo de areia, passo uma camada de graxa comum (amarela). Não costumo usar a branca e muito menos a grafitada. As duas sujam muito.
Também já usei lubrificante em spray e gostei. Mas a frequencia de lubrificação é tem que ser maior. O lubrificante desses sprays parece ter um adesivo: é grudento!
Bah, por essas e outras que eu preciso de uma moto com cardã, eheh... Não tenho a dedicação de vocês para ficar cuidando tanto, quando muito mantenho tensionada e com graxa branca para não ressecar. Mas claro, minha relação dura uns 10.000Km no máximo, eheh...
pra soltar a corrente, é so tirar a roda fora, soltando o amortecedor e a capa da corrente?
A corrente original não tem emenda.Acho que não é suficiente tirar só a roda e amortecedor. Quando você trocar a relação, provavelmente a corrente terá emenda e a limpeza será facilitada.
bom eu tava analisando ali.. se soltar a roda fora, tirando o eixo(logico), soltar o amortecedor e a capa da corrente.. remove-se a capa do pinhao, e ai com a corrente solta, nao é so desprender do pinhao e puxar pela balança?jcfjunior escreveu:A corrente original não tem emenda.Acho que não é suficiente tirar só a roda e amortecedor. Quando você trocar a relação, provavelmente a corrente terá emenda e a limpeza será facilitada.
pois colocar numa bacia com querozene pra tirar tudo, seja graxa, oleo, areia, detritos, é bem mais facil assim.
depois aplicar oleo90 ou até o 140 como ja me sugeriram.. e ficar articulando os elos, pra penetrar bem.. apos isso, removendo o excesso pra ajudar a evitar a lambança na roda..
pensei em fazer isso no fds
off: junior, vc n veio no encontro de motos em macae? nunca vi tanta gente e tanta moto reunida.
-
jirschik
- Moderador
- Contato:
Para soltar a corrente totalmente para colocá-la em uma bancada - por exemplo - é necessário também soltar a balança traseira, que sustenta a roda. Aproveite para inspecionar e lubrificar os rolamentos da balança, inspecionar a borracha que evita que a corrente bata na balança.Humm escreveu:pra soltar a corrente, é so tirar a roda fora, soltando o amortecedor e a capa da corrente?
Mas se soltar a roda e amortecedores, você já terá uma boa folga para fazer a limpeza "com escovinha de dente".
Eu comprei uma porcaria de cavalete fabricado em SPO só pra poder limpar a relação com o motor girando, assim fica mais facil de limpar e lubrificar...mas nada que um macaquinho de 2T que custa a metade do tal cavalete não resolva....

se perder um olho (nesse pais) é capaz de virar rei...jirschik escreveu:Já sabe, né? Se perder um dedo, fica mais fácil prá virar Presidente!cros escreveu:...só pra poder limpar a relação com o motor girando, assim fica mais facil de limpar e lubrificar...