Kansas 150: Com o quadro quebrado

Motos: Dafra Kansas 150, Dafra Kansas 250, Dafra Horizon 250

Moderadores: Moderadores, Administradores, Colaboradores Dafra

Responder
zanchetta
Colaborador

Os trincos eram proximos a solda de onde vai as buchas da balança, na parte inferior do berço e na parte onde vai preso o pezinho. Tudo no quadro mesmo.

Seria interessante seu amigo desmontar a moto e verificar o quadro.
Zanchetta
Imagem
L340
Moderador
Contato:

Acho que ele confere sim, pq ele acompanha os tópicos de quadro quebrado e lá até estavam tentando bolar um jeito de reforçar.
Vinícius Melo
Gott Weiss Ich Will Kein Engel Sein
zanchetta
Colaborador

O problema de reforçar é perder o pouco do carbono que ainda resta nos tubos (nitidamente o problema é falta de carbono nos tubos). Os trincos são causados por excesso de rigidez, que vai causando fadiga. Os tubos não torcem ocasionando as fissuras. Quando se esquenta demais o tubo do quadro, há perda de carbono.

Uma das causas dessa quebra pode não ser na produção do material, mas na hora do ajuste. O processo de construção do quadro é assim: põe os tubos num gabarito (como se fosse um exo-esqueleto) e faz a solda. Em alguns pontos pode haver tensão do material, e para acomodar esta tensão o quadro vai para uma estufa e o quadro acomoda estas tensões. Se o quadro esquentar demais, já viu, né?

Espero não ter sido muito chato... rs.
Zanchetta
Imagem
zanchetta
Colaborador

Tô lendo aqui, pior que fui chato ao extremo... afe!
Zanchetta
Imagem
L340
Moderador
Contato:

foi naaaaada truta.
De boa.
Principalmente pq está chegando 18:00, a hora mais feliz!
Vinícius Melo
Gott Weiss Ich Will Kein Engel Sein
zanchetta
Colaborador

Desvirtualizando=on

Ih, vou até tarde hoje.

Desvirtualizando=off

Próximo passo é ensinar uma receita de molho de quadro de Kansas ao reforçco estrutural. Vou conversar com meu professor para ver o melhor jeito de reforçar quadro.
Zanchetta
Imagem
Michel

zanchetta escreveu:O problema de reforçar é perder o pouco do carbono que ainda resta nos tubos (nitidamente o problema é falta de carbono nos tubos). Os trincos são causados por excesso de rigidez, que vai causando fadiga. Os tubos não torcem ocasionando as fissuras. Quando se esquenta demais o tubo do quadro, há perda de carbono.

Uma das causas dessa quebra pode não ser na produção do material, mas na hora do ajuste. O processo de construção do quadro é assim: põe os tubos num gabarito (como se fosse um exo-esqueleto) e faz a solda. Em alguns pontos pode haver tensão do material, e para acomodar esta tensão o quadro vai para uma estufa e o quadro acomoda estas tensões. Se o quadro esquentar demais, já viu, né?

Espero não ter sido muito chato... rs.
Que isso brow ?!?!?!

Chato nada ! Uma aula de engenharia. não sabia que o quadro passava por uma estufa após montado, isso esclarece muita coisa, inclusive o porque um amigo meu ficou com a moto toda torta após fazer um reparo no quadro, calma, não era kansas; a moto dele apresentou um rachado no quadro, ele mandou soldar, mas com o passar do tempo o quadro foi entortando, cara era tão bizarro que a parte de cima da roda traseira quase enconstava no amortecedor, imagina só !!!

Grande abraço.

Fui !
Michel Figueira, FRC
zanchetta
Colaborador

Já fiquei um tanto quanto confuso em que lugar postar isso... quadro quebrado, acessórios ou problemas em geral... como diria Raul Seixas (toca Rauuuuul) "é tanta coisa no menu que não sei o que comer..."

Pior que o vagabundo aqui viu no fim de semana e por conta de uma série de coisas, adiou uma das postagens mais escrotas... eu tava até conversando antes de ver isso com o L340, que ia ver esta parada e, poutz, não deu outra...

Foi aberta uma polêmica quanto a Roncar (sissy bar Kansas), e, bem, calhou de aparecer mais um desses para investigação. Sintomas: parafuso traseiro direito quebrado e parafuso dianteiro esquerdo sem torque. Para quem não sabe, o sissy bar da Roncar não é preso igual o bagagito (parafusos de trás do cromado, parafuso do amortecedor), e sim nos parafusos de trás e da frente daquele cromado no paralama traseiro. Eis que fomos desmontar o paralama para tentar entender o que aconteceu. Tudo desmontado e... surpresa!!!

Imagem
Este buraco próximo ao amortecedor é onde deveria ter uma rosca para fixação das peças de acabamento (e do sissy bar em questão)

Imagem
E esta é a rosca em questão.

Bom, feito o serviço de reparo e tudo voltou ao seu devido lugar, mas ficou uma dúvida cruel: quem é o culpado?

1- o já tão declamado em verso e prosa quadro da Kansas?
2- o polêmico acessório produzido pela Roncar?
3- o sempre solicito e educado instalador da bagaça?

Se eu soubesse a resposta, já teria colocado no tópico apropriado... :oops:

That's all, folks!
Zanchetta
Imagem
Michel

zanchetta escreveu:Vou conversar com meu professor para ver o melhor jeito de reforçar quadro.
Aí Zanchetta tu já viu a Kansas 2011?
Um amigo comprou uma semana passada, detalhe é que ele tem outra, ano 2008; fui lá ver e tive uma surpresa, ele puseram um reforço no quadro, acredito que devam haver outros mas esse é flagrante, embaixo do tanque, ali onde o quadro "vira" duplo, parece uma forquilha, tem reforço sobre a peça.

Vê lá e me dá tua opinião. Pode ser?

Grande abraço !!!
Michel Figueira, FRC
ANGELA RANGEL
Contato:

Olá, alguém de Brasilia sabe onde consigo fazer o reforço do quadro? andei lendo umas matérias sobre quadro partido que me deixaram preocupada, apesar de até hoje não ter tido nenhum problema com a minha Kansas 2008 (que agora está com 14 mil km). Na verdade, o único problema foi uma abelha dentro do carburador e tive que trocar o amortecedor para diminuir as pancadas quando ando com garupa. Se alguem souber onde posso fazer o reforço em BsB, agradeço desde já. Um abraço e bom final de semana a todos.
Angelmixx
Responder