Boa tarde prezados colegas de forum e consultores.
Fiz um guidão seca-suvaco e instalei na minha Mirage 250, rodo com ela assim desde março deste ano (2011).
O problema é o cabo da embreagem. Já rompeu 4 vezes. Os três primeiros foram testando com diferentes diâmetros de cabo, a última vez foi colocado um cabo bem grosso e canos rígidos nas extremidades, tanto na entrada do manete quanto lá embaixo junto ao motor, para suavizar as curvas que o cabo tem que fazer. Com esta última alteração o cabo durou um pouco mais, uns 3 meses. Com ele rompido agora estou procurando soluções alternativas e recorro aos colegas para sugestões. O mecânico que fez o guidão pra mim e toda a instalação é um cara muito bom, ele faz muito instalação de seca-suvaco, então não deve ser um problema de instalção ou de cabos ruins. Não quero voltar ao guidão original, gosto dela como está e acho que deve haver uma solução. Estive estudando a moto e pesnei na seguinte solução, já que o cabo muito longo deixa a alavanca pesada e isso acaba solicitando demais o cabo, pensei em trocar o lado da braço que faz girar o eixo da engrenagem (lá embaixo, desculpem, não sei o nome certo das coisas), colocar ele virado pra frente da moto de forma que o cabo possa sair pela esquerda da moto. Precisaria fazer um suporte para prender o cabo e colocar um cotovelo de cano para o cabo fazer a curva. Me pareceu bastante razoável, o cabo ficaria bem mais curto, testei e não parece ter problema com o curso do guidão também.
O que vocês acham?
Abraço e agradeço desde já.
Mirage 250: Câmbio e Embreagem
Moderadores: Moderadores, Administradores
Coloquei o seca essa semana também e estou muito satisfeito com o resultado... O punho ainda doi um pouco, mas é costume...
Só ando grilado com a troca de marchas (nada a ver com regulagem de manete). Estão duras para entrar. Já ouvi falar que pode ser pouco óleo, mas sou um imbecil para isso... O óleo da embreagem é o mesmo do moto que coloca naquela tampa preta ao lado direito??? Qual o melhor tipo para colocar (se for zerar o óleo)???
Abç
Só ando grilado com a troca de marchas (nada a ver com regulagem de manete). Estão duras para entrar. Já ouvi falar que pode ser pouco óleo, mas sou um imbecil para isso... O óleo da embreagem é o mesmo do moto que coloca naquela tampa preta ao lado direito??? Qual o melhor tipo para colocar (se for zerar o óleo)???
Abç
Postado diretamente do Arkhan Asylum após doses cavalares de sedativos...
-
jirschik
- Moderador
- Contato:
Já que você está modificando bastante, que tal pensar em uma embreagem hidráulica? Veja como é na Boulevard1500, por exemplo.AnimalMother escreveu:...Fiz um guidão seca-suvaco e instalei na minha Mirage 250, rodo com ela assim desde março deste ano (2011).
O problema é o cabo da embreagem. Já rompeu 4 vezes...
-
AnimalMother
Vou dar uma olhada como é a embreagem hidráulica.
Valeu a dica.
Valeu a dica.
-
AmericoFilho
Salve...salve meus amigos, pergunta de um leigo existe uma regulagem para o pedal do cambio? o por que disso, eu tenho uma dificuldade ferrada de enfiar o pé entre a pedaleira e o pedal do cambio na hora de subir as marchas, ou a bota é grossa demais ou eu sou o grosso nessa historia, alguém pode me ajudar?
Moto Grupo Tiozinhos do Asfalto
-
AmericoFilho
Só podia vir de você, muito obrigado pela ajuda jirschik, abraços e bons ventos!!!
Moto Grupo Tiozinhos do Asfalto
-
AnimalMother
Salve jirschik, conversei com um mecânico da suzuki. Ele falou que não é legal fazer essa adaptação da embreagem hidráulica, eu não entendi como é que ela funciona exatamente, não tinha nenhuma moto aberta lá que desse pra ver, mas eu acreditei que é um troço meio complicado mesmo. Ele falou de um cara que fez isso uma vez, mas que não deu muito certo, sem mais detalhes. Sugeriu de instalar uns cabos fudidos, acho que vou ver quanto sai um cabo da Harley, mas não tava afim de pagar caro e de repente não adiantar.
-
AnimalMother
Opa. Acabei de achar umas coisas sobre a embreagem hidráulica, a Magura fabrica kits de embreagem prontos, tendo inclusive um feito para Harleys. Ví um vídeo de um instalada numa Honda Bros, não parece ser algo tão excepcional assim como o mecânico fez parecer. Me parece uma solução bastante inteligente. Vou procurar fornecedores desses kits e ver se algum se adapta às minhas necessidades. Valeu pela dica.
-
jirschik
- Moderador
- Contato:
Quando comprei uma Shadow600, ela veio com ApeHanger (GuidãoMacaco ou SecaSuvaco) e a embreagem era cabo de aço, que suponho ser um cabo de Falcon adaptado. Outra opção mais artesanal seria usar um cabo de aço de acelerador de fusca, como já ouvi um colega comentar. Mas quanto mais longo o cabo, maior é a área de contato do cabo de aço com a capa, gerando mais arrasto, deixando o cabo mais pesado. A lubrificação torna-se ainda mais necessária para deixar o sistema leve e evitar rupturas.
Mas o interessante de um sistema hidráulico é que a embreagem ficará bem macia, pois este é o sistema usado em motos grandes, onde a embreagem é mais pesada. Pode até ser um exagero usar isso na Mirage, mas seria muito interessante.
Boa sorte em suas pesquisas e customizações. Esse é um dos casos que quero acompanhar.
Mas o interessante de um sistema hidráulico é que a embreagem ficará bem macia, pois este é o sistema usado em motos grandes, onde a embreagem é mais pesada. Pode até ser um exagero usar isso na Mirage, mas seria muito interessante.
Boa sorte em suas pesquisas e customizações. Esse é um dos casos que quero acompanhar.