Mirage 250 EFI: Luz do painel FI acendendo

Motos: Kasinski Mirage 250, Kasinski Mirage 650, Kasinski Cruiser, etc.

Moderadores: Moderadores, Administradores

Responder
ernesto walter

ernesto walter escreveu:Recebi a informação de um mecânico:Para resetar a injeção deve se desligar a chave de ignição,o corta-corrente deve estar ligado,desliga-se o cabo negativo da bateria,espera-se dez segundos,encosta o cabo negativo no positivo da bateria(o cabo negativo NÃO DEVE estar ligado no polo negativo da bateria)durante trinta segundos,desencosta e espera dez segundos,conecta o cabo no polo negativo da bateria,espera trinta segundos e liga-se o contato.
Ele me falou que é um método padrão para injeções,não sei se é verdadeiro,mas é mais plausível do que ligar e desligar 100 vezes.
Não testei porque na minha não tem erros para apagar.
Pensei que traria uma luz sobre o problema da luz(lâmpada FI),mas parece que semeei a discórdia.
Creio que para se ter certeza se o método funciona ou não é alguém experimentar.Não faço na minha porque a única vez que a lâmpada FI acendeu foi com uma semana de uso e na época a CC resetou depois que trocou as duas sondas lambda.
ex Kansas 150 atual mirage 250 12/13
pior seria se pior fosse
Miau
Moderador

nao tem discordia nao.. é discussão mesmo.. normal de forum.

mas eu ainda insisto que essa ecu nao perde o erro mesmo se ficar sem bateria.. e duvido que esse procedimento ai resete o erro.

mas só alguem mesmo com uma e com erro pra poder dizer..
cros
Moderador

Quem sabe daqui sai alguma luz:

viewtopic.php?f=40&t=9198
Imagem
lpolido

Cros;

Boa achada a sua;
é isso mesmo em que eu acredito, toda vez que você reseta o sistema de injeção, falando para um leigo eu estarei ensinando para o sistema como ele deve funcionar, aceleração desaceleração, partida etc...
Consequentemente o erro também é zerado.

Eu não podia afirmar com certeza, apesar de eu já ter ido atrás de informação de outras injeções eletrônicas de outra moto que eu tinha (XRE300)e moto de amigos (Falcon 400i) e até mesmo de carros que eu já havia pesquisado é sempre a mesma coisa, basta saber o procedimento de como dar o reset, até hoje sempre foi deixando o controlador da injeção sem alimentação elétrica.
Mirage 250-2013-Preta, XRE300-2013-Branca, Twister250-2006-Prata, RX125-84-Preta, RX125-80-Verm
Rafael_Biazetto

Senhores, boa noite
Comprei uma Mirage 250 recentemente e adorei a moto, muito linda e muito gostosa de andar, porem a moto veio com alguns defeitos.
1 - marcha lenta esta muito lenta e a moto esta afogando.
2 - o proprietário anterior colocou um disjuntor que corta a corrente da bateria, ele me falou que era uma chave de segurança contra furtos mas descobri que na verdade é porque a moto esta tendo fuga de corrente e de uma noite para outra sem desligar a bateria fica zerada.
3 - medindo com um multímetro a bateria quando a moto esta ligada a carga mesmo com o motor em alto giro não passa de 12.5 volts e em tópicos que eu li tem que ser mais de 13.8 volts.
4 - a luz FI esta acesa e quando faço o procedimento de colocar um jamper no conector de diagnostico a lus pista 4 vezes longo mais 2 vezes longo e 1 vez curtinho.
Para esse problema 4 eu estou tentando achar um manual da EFI mas não estou conseguindo, todos os links que testei aqui no tópico não funcionou porem não li o tópico inteiro.
Alguem pode me ajudar com a interpretação desse código da ECU?

Quanto ao problema 1, alguém pode me orientar como ajustar essa marcha lenta? em motor carburado eu sei fazer mas em motor com injeção não faço ideia.
Quanto aos outros problemas estou tentando achar um mecânico em São Jose do Rio Preto que tenha conhecimento nessa moto para me ajudar nos problemas.

Já de antemão agradeço a atenção dedicada às minhas duvidas.
volk

Rafael_Biazetto

pelo seu relato de jampear para conseguir diagnostico da injeção,
o manual do seu caso é este do link abaixo,
quanto a marcha lenta acredito que se você resolver o problema da elétrica em consequência
se resolve o problema da marcha lenta também,

http://www.4shared.com/office/APW4CUSBc ... e_EFI.html
Nômade Aprendiz

Rafael_Biazetto

Antes de tudo, qual o ano da sua moto?

Como o Volk disse, é bem capaz que a lenta se conserte ao resolver o problema elétrico. Será que o causador do problema não são os próprios fios do Atuador de marcha lenta (vulgo sensor de passo)? Ou o TPS? Sua moto falha em algum outro momento?

Sobre o carregamento da bateria, realmente, tem uma coisa errada. Esse problema já foi bem discutido aqui no fórum. Geralmente é causado pelo mau funcionamento do estator e/ou do retificador. Há instruções detalhadas para testá-los usando o seu multímetro, e é fácil.

Não encontrei o código que você falou. Não há piscadas longas ou curtas no manual, só piscadas. :wink:
etoretome

Fala galera!

A algum tempo eu percebo que minha moto quando fria liga normalmente, porém depois de quente ela falha na lenta e se deixar até morre. A partida a quente é uma merd* porque tenho que dar umas 4 ou 5 partidas pra pegar. Eu tirei o bazucão e a partida fica mais suave com ela quente.

Eu desconfio que o problema seja alguma bobina de ignição(bobina das velas, não sei se o nome é esse mesmo).

A pergunta do ano é: Existe alguma bobina similar ou melhor que as originais para que eu possa trocar?
Étore Tomé
Ifrit Moto Clube Brasil
etoretome

etoretome escreveu:Fala galera!

A algum tempo eu percebo que minha moto quando fria liga normalmente, porém depois de quente ela falha na lenta e se deixar até morre. A partida a quente é uma merd* porque tenho que dar umas 4 ou 5 partidas pra pegar. Eu tirei o bazucão e a partida fica mais suave com ela quente.

Eu desconfio que o problema seja alguma bobina de ignição(bobina das velas, não sei se o nome é esse mesmo).

A pergunta do ano é: Existe alguma bobina similar ou melhor que as originais para que eu possa trocar?

Resolvi efetuar o teste e coloquei as bobinas da Fazer 250 e a moto ficou muito boa. Somente as furações que não batem, porém resolvendo o problema de adaptação fica 10 patrão!
Étore Tomé
Ifrit Moto Clube Brasil
volk

vou relatar minha experiência pra ver se alguém tem uma luz a respeito,
depois de ter feito todas as dicas de ressolda e tudo mais,
acabei trocando os cachimbos porque um deles estava sem condutividade, já aproveitei e troquei
os cabos e as velas também,
feito isso a luz da FI já não acende mais quando andando e a moto passou a andar melhor mas não ficou 100% ainda e a luz só acende bem menos apenas quando fica muito tempo em marcha lenta e se apaga por si só,
então resolvi verificar as sondas lambdas, notei que a do primeiro cilindro estava
esbranquiçada assim como a vela, e a do segundo cilindro estava bem carbonizada (preta)
assim como a vela também, então limpei as duas sondas e montei novamente mas troquei a
posição delas a que estava carbonizada no segundo cilindro passou a trabalhar no primeiro
cilindro e rodei uns 200 KM e desmontei novamente as sondas, para minha surpresa a sonda
que carbonizava no segundo cilindro passou a carbonizar no primeiro também, e a que estava
no primeiro cilindro que ficava esbranquiçada continuou esbranquiçada no segundo cilindro,
resolvi então medir as sondas em funcionamento, peguei o multímetro e mãos a obra,
os resultados foram os seguintes para as duas sondas, variação em milivolts ficou entre
000 e 350mv a 2500 RPM segundo pesquisa que fiz estes valores significa que a sonda esta dizendo que
a mistura esta "pobre", dai o problema se os gases que saem do escapamento deixa claro para
o nariz que isso não é verdade porque sinto cheiro muito obvio significando que esta com excesso,
minha dedução é que as sondas estão com problemas talvez travadas em baixa,
o que explicaria o excesso ou não já que uma fica carbonizada e a outra fica esbranquiçada? mesmo tendo os mesmos valores?
bom como diz um proverbio "quem não morre não vê Deus" comprei duas sondas novas e coloquei no
lugar, e fui medir com o multímetro, dai a segunda surpresa os valores encontrados foram os mesmos
entre 000 e 350mv a 2500 RPM, sera que só por meio de forças ocultas para desvendar esse mistério? :evil:
Responder