Shadow 600: Tanque, Consumo e Autonomia

Motos: Honda Shadow 750, Honda VT 600, Honda VLX 600, etc.

Moderadores: Moderadores, Administradores, Colaboradores Honda

Responder
jirschik
Moderador
Contato:

Se você quer saber qual é o consumo de sua moto ou qualquer outro veículo, faça o seguinte:

1.Abasteça e encha o tanque até o limite. Zere o hodômetro parcial.
2.Rode até chegar na reserva. Anote a quilometragem para saber qual é a distância máxima que você pode rodar para abastecer antes disso. Não deve-se incluir o volume de combustível de reserva em um cálculo de passeio, pois como o nome diz, é RESERVA, é para uma emergência.
3.Abasteça e novamente encha o tanque até o limite e anote o quanto rodou e o volume abastecido. Zere o hodômetro parcial.

Sua média (km/l) será calculada como a unidade ao lado indica: distância percorrida que está indicada no hodômetro parcial (km) dividido pelo volume abastecido (l).

Ex.: Se percorreu entre os dois abastecimentos um total de 280km e o último abastecimento foi de 14 litros, então sua média será 280/14 = 20km/l.

Para isso funcionar é importante SEMPRE encher o tanque até o limite, senão o cálculo será errado.

E não há um "tanque extra" chamado reserva. Procure na internet como é uma torneira de combustível. É uma torneira com duas entradas por dutos de alturas diferentes. O duto mais curto é a entrada de combustível na posição "RES".
Imagem
dan_himself

jirschik escreveu: E não há um "tanque extra" chamado reserva. Procure na internet como é uma torneira de combustível. É uma torneira com duas entradas por dutos de alturas diferentes. O duto mais curto é a entrada de combustível na posição "RES".
Respondendo apenas pra carater ilustrativo:
Tem dois tipos de torneira: a com dois dutos (um maior principal e o menor que é a entrada da reserva, como o companheiro jirschik citou) e o de apenas um duto como o da Kansas e CGs antigas (CG82, ML87 e outras). Nesse caso a reserva se da por uma fenda na saída de gasolina do tanque de combustível e uma pequena abertura na base da torneira. É muito ruim esse tipo de torneira porque é fácil de entupir a reserva com a sujeira presente na gasolina.

[]s
DaN
"Quando eu morrer quero ser cremado. Dos vermes já bastam os que conheci em vida."
DehCarmo
Moderador
Contato:

Faço como disso o Jirschik falou, divido o abastecido (sempre completo) pela distância rodada.

Costumo ainda sempre abastecer quando vou mudar o tipo de trajeto que faço. Exemplo: rodo todos os dias na cidade, média de 40~50 km/h. Quando vou para o asfalto (via expressa 60~80 km/h ou BR 90~110 km/h) abasteço novamente e quando volto pra cidade também. Acredito que assim tenho melhor controle sobre o consumo em determinado tipo de tráfego/piso/velocidade.

Dessa forma consigo perceber mudanças no consumo como
durante a temporada, em que o tráfego era lento e intenso estava fazendo uma média de 14 km/l. Hoje com as coisas voltando ao normal estou fazendo 19 km/l exclusivamente na cidade.
André

Imagem
vp_filho

Meu tanque é o de 11 litros. No manual diz que o tanque tem 2,9 litros de reserva.

Dúvida: A reserva está incluída nos 11 litros ?

Se sim, o primeiro cálculo deve ser feito da seguinte forma:

1. Rodar até entrar na reserva
2. Encher o tanque e zerar o hodômetro parcial
3. Rodar denovo até entrar na reserva
4. Anotar a kilometragem do hodometro parcial
6. Calcular: kilometragem anotada / ( 11 - 2,9 )

é isso ?

Bom, de acordo com o manual, os 11 litros que cabem no tanque, está contado também a reserva, ou seja, 2,9 litros de reserva. Pouco nè? rsrsrs
valdirmineiro

Triste não é mudar de idéia. Triste é não ter idéia para mudar.
vp_filho

E por falar em combustível, fiz a média de minha sombra neste fim de semana, e COM GARUPA, na estrada a 110 km/h constante, verifiquei que ela deu 20 km/l, penso que poderia ser melhor né. Alguém me orienta o que fazer pra melhorar essa media?
valdirmineiro

jirschik
Moderador
Contato:

Valdir Puiati Filho escreveu:Meu tanque é o de 11 litros. No manual diz que o tanque tem 2,9 litros de reserva.

Dúvida: A reserva está incluída nos 11 litros?
jirschik escreveu:E não há um "tanque extra" chamado reserva. Procure na internet como é uma torneira de combustível. É uma torneira com duas entradas por dutos de alturas diferentes. O duto mais curto é a entrada de combustível na posição "RES".
O fabricante indica o volume que resta no tanque assim que a torneira é virada para a posição "RES", para que você saiba quanto você ainda pode rodar. No seu caso, se a moto fez 20km/l e ainda tem uns 3 litros, você tem que abastecer em até 60km.

O mais importante é planejar para não chegar à reserva, porque aumenta a chance de você empurrar a moto sem combustível.
Imagem
vp_filho

Tudo bem... mas e o consumo de combustivel?

A minha sombra deu 20 km/l, a 110 km/h constante e por algumas vezes cheguei a 120 km/h. Essa média é boa? ou pode melhorar?
Lembrando que fiz essa média com GARUPA E SEM ALFORGES.Caso possa melhorar a média de consumo, o que fazer? :?:
valdirmineiro

ramoniaco

amigo valdir, seu consumo está dentro do padrão, não se preocupe em fazer ela render mais que isso, só vai fazer vc gastar dinheiro com alguma limpeza de carburador desnecessária, ou uma possivel troca de velas... não eskente c isso.
a minha tá na mesma media q a sua, as vezes gasta menos, qd rodo a menor velocidade.... tenho certeza q se vc rodar uns 60km, numa média bem precisa de 80km/h, a sua sombra fará cerca de 22km/l... isso é muito bm, não se preocupe... o q mais faz a moto beber, é a maneira q vc arranca c ela, ou retoma a velocidade... vá aos poucos e verá como a economia mostra a cara. abraços.
Frazao_AM

Minha Shadow, faz cerca de 25 km por litro. Eu rodo muito de boa. A moto é pouco mexida, bem original no que diz respeito a motor. O carburador é o ponto "g" no que diz respeito a economia de gás.
Imagem
vp_filho

Valeu Ramoiaco.... fiquei meio em dúvida com relação ao consumo, uma vez que vi neste site relatos de "sombreiros" que já atingiram o consumo de 24 km/l, diante disso pensei que a minha sombra estava bebendo, sabe como é né, nos dias de hj em que a gasolina está a preço de ouro (R$ 2,79 aqui na minha cidade),temos que pensar uma forma de economizar. Mas já pensava da mesma forma que vc, ou seja, é um consumo bom para uma moto 600 cc, na velocidade que rodei e com garupa. :P
valdirmineiro

Responder