ahh.. blz
uma vez o beto(mecanico) disse que as vezes tem q sincronizar os dois motores. eu nao entendi bem, mas era algo pra acertar o tempo de trabalho deles..
existe algo disso mesmo?
queria entender o que vem a ser a chamada equalizacao, se tem relacao com o ajuste da mistura e tal
Mirage 250: Carburador, Coletor etc
Moderadores: Moderadores, Administradores
Equalizar é regular as aberturas das borboletas para que ocorram simultaneamente.
Isso garante que os motores acelerem ao mesmo tempo,ou seja,sincronizados.
Isso garante que os motores acelerem ao mesmo tempo,ou seja,sincronizados.
Wolverine
Motoclube Tolerância Zero
entendi. e pra fazer isso tem q ter algum equipamento de medição?
é muito complicado ou da pra se fazer na boa sem muito misterio?
Usa-se um equalizador ou vacuômetro.
Qualquer oficina que se preze deve ter um, é um equipamento barato e simples.
Tem uns esquemas na internet para fazer um vacuômetro caseiro.
Abs
Qualquer oficina que se preze deve ter um, é um equipamento barato e simples.
Tem uns esquemas na internet para fazer um vacuômetro caseiro.
Abs
Humm escreveu:entendi. e pra fazer isso tem q ter algum equipamento de medição?
Wolverine
certo. ja fiz um vacuometro. so nao entendi onde eu tenho que conectar.
por exemplo, sai a mangueira do tanque, passa pelo filtro e conecta num componente que eu penso ser uma bomba a vacuo.
desse componente, saem duas mangueiras. uma vai direto pro carburador, no topo dele e a outra vai pra debaixo do carburador e conecta num tubo(acho que é o tubo de admissão) preto que liga o carburador ao motor frontal.
queria entender onde tao as duas mangueiras de admissão de gasolina
por exemplo, sai a mangueira do tanque, passa pelo filtro e conecta num componente que eu penso ser uma bomba a vacuo.
desse componente, saem duas mangueiras. uma vai direto pro carburador, no topo dele e a outra vai pra debaixo do carburador e conecta num tubo(acho que é o tubo de admissão) preto que liga o carburador ao motor frontal.
Vacuômetro deve ser conectado nas saídas específicas dos coletores (base preta que liga os carburadores aos cilindros)
Humm escreveu:certo. ja fiz um vacuometro. so nao entendi onde eu tenho que conectar.
Wolverine
-
jirschik
- Moderador
- Contato:
Esta é a bomba de combustível, que é movida pelo vácuo gerado no motor. A mangueira que é ligada ao carburador é a que leva combustível para ele. Na outra mangueira circula ar (pressão/vácuo) que aciona a bomba de combustível.Humm escreveu:certo. ja fiz um vacuometro. so nao entendi onde eu tenho que conectar.
Eu localizei.
Os dois tubos que conectam o carburador ao motor, sao os tubos de admissão.
cada um deles tem uma saida de vacuo.
no tubo de admissão do motor frontal, a saida de vacuo vai para a bomba de combustivel, é uma mangueira cinza com mola que liga a entrada P da bomba.
no tubo de admissão do motor trazeiro, é uma mangeira preta fina que conecta em outra parte que fica abaixo do filtro de ar e conjugado com a buzina.
eu soltei a mangueira na bomba, conectei um T e liguei ao vacuometro.
a outra extremidade eu soltei bem ali atras da buzina e conectei o outro T.
funcinou direitinho. estava desregulado. tem um parafuso que fica exatamente entre os dois carburadores, que voce acessa pelo lado esquerdo da moto, tem que tirar a capa das bobina e meter a chave bem por baixo delas.
liguei a moto e deixei estabilizar a lenta. ai aumentei pra 2500 a lenta e ajutei a regulagem no parafuso. ficou joia.
depois vou preparar um tuto maneiro pras pessoas poderem fazer esses ajustes.
so ta faltando mesmo é eu achar um raio duma sonda lambda que n seja tao cara e de preferencia com aquecedor integrado. pra regular a mistura o mais proximo do correto possivel.
to pensando em ver em ferros velhos. n queria gastar mais de 20 conto numa sonda.
abraços
Os dois tubos que conectam o carburador ao motor, sao os tubos de admissão.
cada um deles tem uma saida de vacuo.
no tubo de admissão do motor frontal, a saida de vacuo vai para a bomba de combustivel, é uma mangueira cinza com mola que liga a entrada P da bomba.
no tubo de admissão do motor trazeiro, é uma mangeira preta fina que conecta em outra parte que fica abaixo do filtro de ar e conjugado com a buzina.
eu soltei a mangueira na bomba, conectei um T e liguei ao vacuometro.
a outra extremidade eu soltei bem ali atras da buzina e conectei o outro T.
funcinou direitinho. estava desregulado. tem um parafuso que fica exatamente entre os dois carburadores, que voce acessa pelo lado esquerdo da moto, tem que tirar a capa das bobina e meter a chave bem por baixo delas.
liguei a moto e deixei estabilizar a lenta. ai aumentei pra 2500 a lenta e ajutei a regulagem no parafuso. ficou joia.
depois vou preparar um tuto maneiro pras pessoas poderem fazer esses ajustes.
so ta faltando mesmo é eu achar um raio duma sonda lambda que n seja tao cara e de preferencia com aquecedor integrado. pra regular a mistura o mais proximo do correto possivel.
to pensando em ver em ferros velhos. n queria gastar mais de 20 conto numa sonda.
abraços
-
jirschik
- Moderador
- Contato:
Humm, se você preparar um tutorial disso, com fotos, bem explicado, vai ser um documento de grande valia. Não abandone a idéia, camarada.
Vi preços de vacuômetros que variam de R$30,00 a R$400,00. Mas estes mais caros vem com painel e iluminação para instalar no carro. Neste caso, os reloginhos mais simples são suficientes.
No caso da sonda lâmbda, não poderia ser instalada na ponta de uma haste para ser inserida no escapamento, assim como fazem no CONTROLAR? Aí não teria que fazer modificações na moto; apenas nos instrumentos.
Vi preços de vacuômetros que variam de R$30,00 a R$400,00. Mas estes mais caros vem com painel e iluminação para instalar no carro. Neste caso, os reloginhos mais simples são suficientes.
No caso da sonda lâmbda, não poderia ser instalada na ponta de uma haste para ser inserida no escapamento, assim como fazem no CONTROLAR? Aí não teria que fazer modificações na moto; apenas nos instrumentos.
Jio, lembra o que te falei quando limpamos os carburadores, limpar um de cada vez sem desacoplar, para não mexer na regulagem das borbuletas, hehehh
Santista e Vera (Viru´s MC)