Mirage 250: Problemas elétricos em geral

Motos: Kasinski Mirage 250, Kasinski Mirage 650, Kasinski Cruiser, etc.

Moderadores: Moderadores, Administradores

Responder
L0gan

Olá amigos.

Há muito tempo acompanho este fórum, acho bacana a iniciativa de todos que tem vontade de compartilhar os conhecimentos sobre manutenção de nossas motocas.

Tenho uma Mirage 250 2011/2011 há exatos 1 ano, é minha primeira moto, e posso falar que gosto muito dela.

Bom, como nada é perfeito, ela ja me deixou na estrada algumas vezes.

Primeiro foi o retificador, foi a mais ou menos 8 meses, troquei por um da falcon e nao deu mais problema, semana passada foi a bobina de ignição troquei e aproveitei para colocar velas de iridium, e hoje, sinceramente, nao sei o que aconteceu. Simplesmente, na parte da manhã, liguei, esperei uns 3 minutos até esquentar(sempre faço isso) e sai para trabalhar, buzinei algumas vezes e percebi que estava diferente a buzina, muuito fraca e falhando.

Na hora de vir embora, liguei a moto, acendeu a luz do EFI e apagou e fez a leitura do combustivel, até aí tudo normal como sempre, mas nao dei partida e verifiquei a buzina, tinha voltado ao normal, estava forte como antes. Porém, quando fui dar a partida acendeu a luz do EFI, daí pensei comigo, lá vem problema, pois quando se dá partida a luz do EFI nao acende. Tentei de novo, a mesma coisa, quando apertei o start acendeu a luz EFI, porém, a moto pegou e deixei ela ligada enquanto colocava a capa de chuva.

Antes de montar na moto para ir pra faculdade, tive a grande ideia de desligar a moto e verificar se a luz EFI iria acender novamente na partida, foi ai que tive uma surpresa, a moto simplesmente apagava as luzes e acendia em seguida quando apertava o botao de start. Tentei de novo, e mais uma vez apagava tudo e acendia, como se estivesse em curto.

Pesquisando aqui no fórum encontrei algumas situações bem parecidas com a minha, porém a mais parecida foi a que o "marcos vinicius ferreira" relatou e vi que tinha sido problema de bateria.

Pergunta: tem como ver a quantidade de agua da bateria da mirage 2011 ?
Pois procurei e nao achei nenhum lugar indicando.

Desculpem pelo relato muito longo, mas acho que se houver outra pessoa com o mesmo problema, e se tiver uma solução fácil para este problema, será um relato muito útil.

Desde já, agradeço à todos!!

L0gan.
Miau
Moderador

oi amigo.. até onde me consta, as baterias que vem nessa moto são do tipo selada, sem manutenção.

se a luz FI acende e fica acesa, é a ECU querendo lhe dizer que detectou um erro na moto.

existe um procedimento onde vc ativa o modo dealer na ECU e ela exibe através de piscadas um código do erro, que pela tabela do manual de serviços vc encontra a descrição desse erro.

então baixe o manual de serviços e da uma lida pra vc se inteirar mais sobre o assunto.
L0gan

Miau escreveu:oi amigo.. até onde me consta, as baterias que vem nessa moto são do tipo selada, sem manutenção.

se a luz FI acende e fica acesa, é a ECU querendo lhe dizer que detectou um erro na moto.

existe um procedimento onde vc ativa o modo dealer na ECU e ela exibe através de piscadas um código do erro, que pela tabela do manual de serviços vc encontra a descrição desse erro.

então baixe o manual de serviços e da uma lida pra vc se inteirar mais sobre o assunto.

Opa! Rápida a resposta.

Então, eu ja pesquisei bastante sobre o modo dealer, porém, a minha por ser 2011/2011 não vem com o conector duplo, tem apenas o conector com 4 entradas, e também ja tenho o manual.

Em relação à bateria, fiz um teste hj pela manhã:
-> com a moto desligada medi a voltagem, bateu 11 volts.
-> liguei o contato, e na hora caiu para 8 volts.
-> tentei dar a partida e ficou oscilando entre 3 e 5 volts.

Pode ser que tenha algum lugar nas ligações que esteja roubando a carga;
ou pode ser que a bateria tenha arriado de vez, não tenho ideia.

No caso, se for a bateria, a melhor coisa é trocá-la então por outra que tenha como fazer manutenção?

Obrigado!!
Miau
Moderador

Oi amigo.. abateria está fraca mesmo.. mas vc também tem que medir quantosvolts está acusando com o motor ligado.. pra ver se é realmente a bateria que está ruim ou se é o retificador que não está alimentando.

sobre o plug, rapaz.. a sua é 2011.. tem que ter esse plug ai sim.. verifica novamente embaixo do banco.. pega o chicote da ECU e segue os cabos pra ver. no manual tem o diagrama elétrico completo.. lá diz que é o pino D1 da ECU. se vc seguir ele, vai sair no plug.
L0gan

Miau escreveu:Oi amigo.. abateria está fraca mesmo.. mas vc também tem que medir quantosvolts está acusando com o motor ligado.. pra ver se é realmente a bateria que está ruim ou se é o retificador que não está alimentando.

sobre o plug, rapaz.. a sua é 2011.. tem que ter esse plug ai sim.. verifica novamente embaixo do banco.. pega o chicote da ECU e segue os cabos pra ver. no manual tem o diagrama elétrico completo.. lá diz que é o pino D1 da ECU. se vc seguir ele, vai sair no plug.
Ok, vou verificar novamente se exite esse plug e fazer o interruptor para entrar no modo dealer.

Assim que concertar, posto aqui os resultados.

:)
L0gan

Continuando com a saga da Mirage!

Ontem levei para dar uma carga lenta na bateria, depois de 2 horas de carga voltei a ligar para o técnico para saber se era a bateria que tinha ido pro saco, porém, a resposta de técnico foi negativa, a bateria tinha pegado carga total, ele sugeriu para deixar ela desconectada e verificar se no dia seguinte iria segurar a carga. Deixei por conta dele.

Hoje de manhã passei na loja e peguei a bateria, ele testou na minha frente a simulação de partida, a bateria está em ótimo estado segurando os 13.1 volts. Então, passei para o próximo passo, testar o retificador. Era exatamente aí o problema! Peguei um multímetro e acelerei até 6000RPM, a voltagem da bateria começou a cair, onde na verdade, nesse momento deveria está em torno dos 13.8 volts, sintomas que o retificador estava indo pro saco. Telefonei pro técnico e ele me atendeu na hora, demorou 1 hora e meia para trocar por um retificador de CB 450.

Bom, foi isso que aconteceu. Mesmo assim vou fazer uma revisão geral na Motoca.

Espero que este relato sirva para outras pessoas que venham a passar o mesmo problema que tive com a Mirage 250 ano 2011/2011.

Abraços!!!
Miau
Moderador

então.. só pra lembrar.. tem q testar também o estator pra ver se ele ta entregando a voltagem AC correta para o retificador.. assim vc elimina todas as hipóteses.. mesmo por ter trocado o retificador, verifique o estator..é fácil.. é so medir a voltagem entre cada combinação dos 3 cabos q vem dele e vao para o retificador.. se n me falha a memoria, é algo em torno de 90v AC a 5000RPM
L0gan

Miau escreveu:então.. só pra lembrar.. tem q testar também o estator pra ver se ele ta entregando a voltagem AC correta para o retificador.. assim vc elimina todas as hipóteses.. mesmo por ter trocado o retificador, verifique o estator..é fácil.. é so medir a voltagem entre cada combinação dos 3 cabos q vem dele e vao para o retificador.. se n me falha a memoria, é algo em torno de 90v AC a 5000RPM
Entendi.
Ontem o técnico mediu esses tres cabos amarelos, mas mediu com uma lampada, com as tres combinações as luzes acenderam. Ele encostava o positivo no fio amarelo e o negativo na moto. Para testar com o voltimetro é o mesmo procedimento??? Positivo no fio amarelo e negativo no chassi da moto??
cafb

O teste recomendado é medir com voltimetro a voltagem em AC entre os 3 fios do gerador de voltagem(desconectados)com motor em 5000 rpm e voltagem gerada, na faixa de 60 volts e iguais entre si.

9desconectados

e que devem ser identicas com motor em 5000 rpm.
jirschik
Moderador
Contato:

L0gan escreveu:
Miau escreveu:então.. só pra lembrar.. tem q testar também o estator pra ver se ele ta entregando a voltagem AC correta para o retificador.. assim vc elimina todas as hipóteses.. mesmo por ter trocado o retificador, verifique o estator..é fácil.. é so medir a voltagem entre cada combinação dos 3 cabos q vem dele e vao para o retificador.. se n me falha a memoria, é algo em torno de 90v AC a 5000RPM
Entendi.
Ontem o técnico mediu esses tres cabos amarelos, mas mediu com uma lampada, com as tres combinações as luzes acenderam. Ele encostava o positivo no fio amarelo e o negativo na moto. Para testar com o voltimetro é o mesmo procedimento??? Positivo no fio amarelo e negativo no chassi da moto??
Esta é a forma correta para testar o estator:

viewtopic.php?p=142187#142187

Essa insuficiência do retificador original da Mirage250 já é bem conhecida. A troca é recomendada mesmo antes de dar problema, por outro mais forte, como indicado o da Honda CB400, 450 ou Falcon, por exemplo.
Imagem
Responder