Mirage 250: Suspensão dianteira

Motos: Kasinski Mirage 250, Kasinski Mirage 650, Kasinski Cruiser, etc.

Moderadores: Moderadores, Administradores

Responder
jirschik
Moderador
Contato:

CaioCezr escreveu:...pra quem acha a suspensão da Mirage dura, é dura mesmo... frente pesada, bengala fina (ao meu ver)...
Será que não está na hora de trocar o fluido da suspensão dianteira? Eu senti uma boa diferença depois da troca. Segundo o fabricante a troca deve ser feita a cada 20.000km. Eu só fui trocar com uns 65.000km.
Imagem
CaioCezr
Contato:

jirschik escreveu:
CaioCezr escreveu:...pra quem acha a suspensão da Mirage dura, é dura mesmo... frente pesada, bengala fina (ao meu ver)...
Será que não está na hora de trocar o fluido da suspensão dianteira? Eu senti uma boa diferença depois da troca. Segundo o fabricante a troca deve ser feita a cada 20.000km. Eu só fui trocar com uns 65.000km.
Troquei o fluido da minha semana passada quando fiz uma revisão...
ela hoje está com 12.900 Km rodados, acredito que eu fiz a primeira troca de fluido da Samara!
Senti uma diferença, ela está mais macia, mesmo colocando 30 libras no pneu dianteiro, mas não senti taaaaanta diferença assim, o asfaldo daqui é MUITO ruim, tem trechos em que moto custom não guenta mesmo, treme que até perco o ritmo da aceleração, e foi nesse trecho que testei a troca... agora é uma questão de costume =D
Caveiras e Chamas Moto Grupo - GO
RenanSP

A minha está chegando quase na casa dos 12 mil km daqui uns meses.

Uma pergunta, qual óleo vocês utilizaram na troca da suspensão?Devo deixar a moto logo menos para uma revisão no meu mecânico, já vou aproveitar e realizar a troca de óleo da suspensão dianteira, conforme especificado no manual do próprio otário (proprietário) que vamos e venhamos, poderia ser mais completo.
jirschik
Moderador
Contato:

Renan, eu usei o óleo específico para suspensão dianteira ou "fork oil" 15W-30 da Repsol.

Um frasco de 500ml é suficiente para os dois amortecedores. Se for você quem fará esse serviço, a dica é comprar um copo graduado (em lojas de artigos de beleza é fácil de encontrar) para dividir exatamente essa volume, deixando 250~260ml em cada amortecedor. Mas tem que ser o mesmo volume nos dois.
Imagem
Filhodobar
Contato:

Usei, por recomendação, o Motul Fork Oil Expert 10w e ficou show... paguei uns R$ 45,00 em 1L.
Imagem
Ex-Mirage 250 11/11 / Shadow 600
RenanSP

Jirschik,

Provavelmente serei eu mesmo a fazer a troca. Valeu pela dica, eu tenho um copinho desses com medidas, que realmente roubei da mulherada daqui de casa ahahahahaha

Filhodobar, valeu pela dica, vou ver se consigo encontrar esse óleo em 500ml aqui em SP.

Abraços.
Miau
Moderador

bom já há algum tempo eu vinha sentindo a direção meio boba.. com tendência a fazer zigzagsm ao passar em qualquer saliência ou buraco.

então hj resolvi trocar o óleo.. quando fui comprar nem atentei para a viscosidade.. e acabei comprando o Motul Fork Oil Expert Heavy 20W.. acho que é mais indicado para trails e off-road mas tudo bem..

até que o procedimento é relativamente simples de ser executado.. eu medi o original e estava com 250ml.. embora nao se possa confiar muito pois o óleo velho já esta muito alterado.

mas no manual diz para colocar 250cm³ que é igual 250ml.. porem a informação de verificar o nível de 325mm da borda certamente está equivocado.

antes de por o óleo novo, fiz como o jiro.. joguei querosene dentro e dei umas chacoalhadas pra tirar boa parte do óleo velho.. e deixei escorrendo e secando.. e posteriormente passei um pano por dentro.

medi o comprimento da mola e deu 360mm.. no manual diz que o limite de serviço é 356mm, então tudo em ordem.

lavadas e reinstaladas as partes respeitando os torques de aperto.. tudo joia.

já dei umas voltas pra testar e o efeito de zigzag parou aparentemente.. depois vou andar mais pra ver.

valeu
Gama
Contato:

Reacendendo a este tópico, será que algum voluntário poderia postar um passo-a-passo de como se trocar este óleo? Tipo: Ferramentas a serem utilizadas, acessórios e/ou retentores a serem substituído, se tem que desmontar a frente da moto ou se pode simplesmente retirar os parafusos e realizar a troca do óleo. Limpeza interna e afins.
E quais os sinais preliminares para a necessidade da troca desse óleo?

Desde já fico agradecido.

Abraços e boa estrada a todos!
Gama

Ex-Mirage 250 Carburada - Gordinha

Um sonho realizado!
Motoabraços
Miau
Moderador

amigo, para desmontagem, é so seguir os procedimentos descritos no manual de serviços.. com a ressalva que voce deve afrouxar a porca da tampa da bengala com ela presa na mesa inferior.. ai depous de frouxa, voce solta ela da mesa inferior.

nao tem misterio.. apenas abre a tampa e vira a bengala num recipiente grande.. vai cair a mola.. entao vc comprime e expande a bengala varias vezes com ela virada pra escolar o oleo.. e depois deixa assim um tempo virada.. depois joga querozene la dentro, chacoalha, comprime e expande.. e depois escoa novamente ate perceber que quase nao sai mais oleo.. depois deixa virada pra escoar tudo que tiver.. até secar..

depois que n tiver mais resquício de nada inclusive o querozene.. vc preenche com 250 de oleo novo em cada uma, e remonta o conjunto. simples assim

ah sim, respeite os torques de aperto dos parafusos pra evitar problemas.
Gama
Contato:

Muito Obrigado..... vou tentar fazer isto sozinho...
abraços
Gama

Ex-Mirage 250 Carburada - Gordinha

Um sonho realizado!
Motoabraços
Responder