não vou discutir que o som da HD é único..
mas isso de ter explosões nesses intervalos de 315 e 405°.. tá furado.
um motor de 4 tempos , como o proprio nome ja diz tem 04 etapas de funcionamento:
1 - Admissão: Admite a mistura ar/combustivel - o pistão começa no topo do cilindro e desce ate a sua base - 180°
2 - Compressão: Comprime a mistura ar combustive - o pistão sai da base e vai até o topo do cilindro - 360°
3 - Expansão: ocorre a centelha da vela, a mistura ar/combustivel explode e empurra o pistão pra baixo - 540°
4 - Exaustão: os gases da explosão são explelidos pelo escape.. o pistão sai da base e vai até o topo do cilindro - 720º
ou seja.. existe uma explosão a cada duas voltas do virabrequim.. uma explosão a cada 720° e não a cada 360°
nas HD as bielas são mesmo montadas em apenas um moente no virabrequim.. isso implica q os dois pistões estarão sempre na mesma posição de curso, ou seja,, os dois estarão ou em cima ou em baixo juntos.. ao contrario de quando se tem 02 moentes e ai qdo um pistão está na parte mais alta do curso o outro está na parte mais baixa.
independente de se ter apenas um ou dois moentes.. a ordem de explosão dos cilindros poderia ser a mesma.. ou seja o cilindro 1 tem explosão com 360° e o cilindro 02 tem explosão com 720°.. ficando um intervalo de 360° entre cada explosão... ou seja uma explosão a cada 02 ciclos, com um ciclo de intervalo entre elas.
o q eu imagino que aconteca é q o a ordem de explosão dos cilindros seja diferente nas hd.. o cilindro 1 deve ter explosão em 360°, mas o cilindro 02 deve ter explosão com 540°.. ai teria 02 explosões em ciclos consecutivos.. e 02 ciclos sem explosão..
em resumo o funcionamento da HD seria mesmo o:
Poc, Poc, ---, ---, Poc, Poc, ---, ---
enquanto as demais são:
Poc, ---. Poc, ---, Poc, ---. Poc, ---
isso explica pq um motor HD vibra mais q um outro motor 2 cilindro em V com pistões a 180° entre eles.
HD: Porque o som de uma Harley é unico
Moderadores: Moderadores, Administradores, Colaboradores Harley-Davidson
hum.. acho q me confundi um pouco.. o q eu escrevi acima é valido pra motores de 2 cilindros em linha.. nos em V tem mesmo um diferença de tempo e posicionamento dos pistões dentro do cilindro.. isso varia de acordo com o grau de abertura do V do motor.
no video da pra ver melhor.
http://www.tu.tv/videos/motor-harley-davidson

Esta variação nos angulos de explosão tambem pode ocorer em motores em linha, veja como exemplo os motores "screamer" ou "big bang"royo escreveu:hum.. acho q me confundi um pouco.. o q eu escrevi acima é valido pra motores de 2 cilindros em linha.. nos em V tem mesmo um diferença de tempo e posicionamento dos pistões dentro do cilindro.. isso varia de acordo com o grau de abertura do V do motor.
Dá uma olhada no vídeo que fala sobre a criação da VROD e você vai ver esse laboratório deles. Os caras levaram 6 anos para lançarem no mercado a VROD e sem dúvida ela foi testatda no limite antes de ir à venda, sem contar o motor que vem das pistas de superbike.FingeR escreveu:Tenho salvo nos meus favoritos no PC la de casa uma sessao do site americano da Harley que tem varios videos sobre diferentes partes da moto....tentei dar uma procurada agora e nao achei......mas tem um que mostra a camara acustica deles onde eles fazem os estudos sobre o ronco do motor e determinam os ajustes pro ronco ficar sempre com aquela caracteristica HD. É bem bacana.....com a moto parada no meio da sala e um conjunto de microfones ao longo das paredes eles simulam inclusive o ronco que se ouve quando a moto passa andando por voce...muito legal!!!
Vou fuçar em casa e se achar eu posto aqui o link...quem tiver com um tempinho extra pode dar uma fuçada la no site que vai achar...tem varios videos interessantes....alguns sobre a fabrica, sobre peças, sobre a filosofia HD e tudo mais....show de bola!!!
abrass
Um abraço.
Giulianno
Esse som estralado das HDs é música pura!

Pessoal temos que separar assim:
Barulho e Ronco
HD carburada é o melhor Barulho do mundo, com escape direto e bem regaluda então, parece carro aspirado de arrancada.As injetadas já são mais estaveis, mas mesmo assim ver o motorzão banlançando interiro é show de bola.
As 7galo e na minha opinião as Four(400,500,550) todas esta tem um Ronco inconfundivel, estas esportivas de hoje em dia num tem o mesmo tom de um 4X1 para 500Four por exemplo.
Barulho e Ronco
HD carburada é o melhor Barulho do mundo, com escape direto e bem regaluda então, parece carro aspirado de arrancada.As injetadas já são mais estaveis, mas mesmo assim ver o motorzão banlançando interiro é show de bola.
As 7galo e na minha opinião as Four(400,500,550) todas esta tem um Ronco inconfundivel, estas esportivas de hoje em dia num tem o mesmo tom de um 4X1 para 500Four por exemplo.
"Respeite a Vida...Viva a Vida"
-
Andre Tovar
- Contato:
Preciso deixar a minha mais "regaluda" , he he.
A sua já é injeção?! e acho a FAT muito linda!Andre Tovar escreveu:Preciso deixar a minha mais "regaluda" , he he.

-
Andre Tovar
- Contato:
Monaski
minha Fat é ano 2000, motor TC88B, carburada. O escape é um legítimo "fundo de quintal".
https://picasaweb.google.com/andreluiztovar/FatBoyVideo#
Em tempo : o escape que aparece no Avatar é o original.
Abraço irmão.
minha Fat é ano 2000, motor TC88B, carburada. O escape é um legítimo "fundo de quintal".
Abraço irmão.
Show de bola!Andre Tovar escreveu:Monaski
Abraço irmão.
quando acelera então!