RenanSP, minha Shadow750 estava com vazamento de fluido de arrefecimento. Fiz uma inspeção e constatei vazamento em um dos lados de uma mangueira ligada ao carburador. Soltei o conjunto e não encontrei problemas de ressecamento na mangueira. Então, troquei a abraçadeira original que é fechada à pressão, por uma abraçadeira comum, que é fechada por parafuso, e assim é possível apertar mais.
No meu caso, resolveu. Então, segue a dica de trocar alguma abraçadeira que já esteja sem pressão por uma nova, de parafuso.
Shadow VT600C: Radiador - Arrefecimento
Moderadores: Moderadores, Administradores, Colaboradores Honda
jirschik escreveu:RenanSP, minha Shadow750 estava com vazamento de fluido de arrefecimento. Fiz uma inspeção e constatei vazamento em um dos lados de uma mangueira ligada ao carburador. Soltei o conjunto e não encontrei problemas de ressecamento na mangueira. Então, troquei a abraçadeira original que é fechada à pressão, por uma abraçadeira comum, que é fechada por parafuso, e assim é possível apertar mais.
No meu caso, resolveu. Então, segue a dica de trocar alguma abraçadeira que já esteja sem pressão por uma nova, de parafuso.
Obrigado pela dica Jirschik, como sempre dando soluções práticas a alguns problemas as vezes até de fácil resolução mas de dificil constatação. É curioso, pois na inspeção que fiz não encontrei rachaduras ou vazamentos aparentes, talvez seja realmente o caso da troca das abraçadeiras.
Meu maior medo é esse vazamento (são alguns pingos) baixar o nível do liquido do arrefecimento o que traria complicações no sistema, no entanto, para garantir, hoje completei o nível e vou continuar observando tentando encontrar o local exato, antes de levar a moto para a revisão geral.
"I wish not the doctrine of ignoble ease, but the doctrine of the strenuous life."
-
jirschik
- Moderador
- Contato:
Com uma foto fica mais fácil de entender:

Vê-se no lado direito da foto o carburador da Shadow750 que é encaixado no bocal [4]. Esse carburador é refrigerado à água e identifiquei fluido de arrefecimento vazando no ponto [1]. Então troquei as abraçadeiras originais - como a mostrada no ponto [3] - por abraçadeiras comuns com parafusos, nos pontos [1] e [2]. Fiz um teste na mangueira e não havia marcas de rachadura. Há abraçadeiras com parafusos utilizadas na Shadow750, como a que prende a mangueira no cabeçote à esquerda.
Suponho que tenha sido só isso, pois o vazamento não apareceu mais. Entretanto, preciso testar a ventoinha e sua cebolinha, pois faz tempo que não ouço-a funcionando.

Vê-se no lado direito da foto o carburador da Shadow750 que é encaixado no bocal [4]. Esse carburador é refrigerado à água e identifiquei fluido de arrefecimento vazando no ponto [1]. Então troquei as abraçadeiras originais - como a mostrada no ponto [3] - por abraçadeiras comuns com parafusos, nos pontos [1] e [2]. Fiz um teste na mangueira e não havia marcas de rachadura. Há abraçadeiras com parafusos utilizadas na Shadow750, como a que prende a mangueira no cabeçote à esquerda.
Suponho que tenha sido só isso, pois o vazamento não apareceu mais. Entretanto, preciso testar a ventoinha e sua cebolinha, pois faz tempo que não ouço-a funcionando.
jirschik escreveu:Com uma foto fica mais fácil de entender:
Assim fica bem mais fácil eheheheheheh
O Motor da 750 tem algumas disposições parecidas com o da 600..
Então, a moto ficou alguns dias sem aparecer o vazamento, achei que fosse algum acumulo de agua da lavagem que fiz na moto, só que não. Ontem o vazamento tornou a aparecer.
Pela sua foto, eu acredito que o vazamento da minha esteja no ponto 3, pois constato molhado no ponto imediatamente abaixo dessa mangueira, acumulando agua e escorrendo para a tampa lateral esquerda (posição em que a moto fica deitada).
Quanto a ventoinha, a minha raramente aciona, e quando é acionada não fica por muito tempo ligada.
Infelizmente tenho outra preocupação mais urgente, fui ver o estado do filtro de ar para realizar a inspeção veicular, e constatei que a moto está sem o mesmo. Sabe-se lá desde quando.
Um original na Honda está custando 250 dinheiros. Estou avaliando fazer um com filtro de corsa que vi em alguns dos tópicos aqui
"I wish not the doctrine of ignoble ease, but the doctrine of the strenuous life."
-
RDJ_Maverick
- Contato:
Galera, amanhã a minha Shadow vai pro mecânico, mais antes gostaria de opinião de vocês...
Na quinta-feira passada, depois do HH aqui do fórum, qdo cheguei em casa a moto fazia barulho de fervendo, como uma chaleira fervendo água mesmo... Não eram aqueles 'estralinhos' de sempre, era bem forte inclusive. Porém uns minutos parada, e o barulho parou.
Na sexta, de manhã quando cheguei no serviço, o mesmo barulho de coisa fervendo. Comecei a ficar preocupado de verdade. Me veio a cabeça que faz um tempo (pelo menos não lembro) que não ouço o radiador ligado...
Sexta de tarde, tive a idéia de ir ver a água da moto, e quando cheguei onde ela estava estacionada, tinha uma poça de água azul debaixo dela. Não era uma poça grande... eu diria uns 100ml de água... apesar de não ser muito, ela nunca tinha feito esse 'xixi azul'...
O jeito foi ir pra casa (coloquei um pouco de água normal, pois era o que eu tinha na hora, e pensei que seria menos pior rodar 'com água' que 'sem'...), e sábado dei uma olhada com calma. Completei o reservatório com o Fluido Honda correto (coloquei 1L; tirei a água primeiro), verifiquei o óleo (estava bem baixo, MEA CULPA... completei), e tal... Saí pra dar uma volta, e a moto estava normal, porém novamente ela fez o xixi azul dela (e como fez enquanto andava, não sei qto foi...).
E novamente, nada do radiador ligar... A luz do painel tbm não acende...
A pergunta é: a moto está normal, ou devo mesmo encostar ela ?? Já agendei uma manutenção na STR Honda, de Osasco (autorizada, tal... primeira vez que vou lá, mais já sinto que vou levar uma facada... rsrs)
Na quinta-feira passada, depois do HH aqui do fórum, qdo cheguei em casa a moto fazia barulho de fervendo, como uma chaleira fervendo água mesmo... Não eram aqueles 'estralinhos' de sempre, era bem forte inclusive. Porém uns minutos parada, e o barulho parou.
Na sexta, de manhã quando cheguei no serviço, o mesmo barulho de coisa fervendo. Comecei a ficar preocupado de verdade. Me veio a cabeça que faz um tempo (pelo menos não lembro) que não ouço o radiador ligado...
Sexta de tarde, tive a idéia de ir ver a água da moto, e quando cheguei onde ela estava estacionada, tinha uma poça de água azul debaixo dela. Não era uma poça grande... eu diria uns 100ml de água... apesar de não ser muito, ela nunca tinha feito esse 'xixi azul'...
O jeito foi ir pra casa (coloquei um pouco de água normal, pois era o que eu tinha na hora, e pensei que seria menos pior rodar 'com água' que 'sem'...), e sábado dei uma olhada com calma. Completei o reservatório com o Fluido Honda correto (coloquei 1L; tirei a água primeiro), verifiquei o óleo (estava bem baixo, MEA CULPA... completei), e tal... Saí pra dar uma volta, e a moto estava normal, porém novamente ela fez o xixi azul dela (e como fez enquanto andava, não sei qto foi...).
E novamente, nada do radiador ligar... A luz do painel tbm não acende...
A pergunta é: a moto está normal, ou devo mesmo encostar ela ?? Já agendei uma manutenção na STR Honda, de Osasco (autorizada, tal... primeira vez que vou lá, mais já sinto que vou levar uma facada... rsrs)
-= Maverick =-

-= Osasco-SP =-
-= Osasco-SP =-
- wagner_salsa
Eu não levaria em autorizada logo de cara, uma vez cotei a tampa de um radiador na honda e me cobraram R$ 280,00. Se a ventoinha não está ligando pode ser a cebolinha e se for, é muito simples de arrumar. Se quiser te mando em MP o telefone do meu mecânico, é um senhor de uns 60 anos, que mexe com motos custom a mais de 40 anos (fazia manutenção nas motos do exército)a oficina dele fica próxima a Giovanni Gronchi, ai você dá uma ligada pra ele e se informa sobre o problema.
Prefiro a paz mais injusta à mais justa das guerras.
-
RDJ_Maverick
- Contato:
Putz, Wagner, nessas horas é que eu sinto inveja de vc e da galera aqui do fórum (inveja branca, na boa!!)... Eu não tenho, nem conheço um bom mecânico, um cara de confiança mesmo, aqui na minha cidade...wagner_salsa escreveu:Eu não levaria em autorizada logo de cara, uma vez cotei a tampa de um radiador na honda e me cobraram R$ 280,00. Se a ventoinha não está ligando pode ser a cebolinha e se for, é muito simples de arrumar. Se quiser te mando em MP o telefone do meu mecânico, é um senhor de uns 60 anos, que mexe com motos custom a mais de 40 anos (fazia manutenção nas motos do exército)a oficina dele fica próxima a Giovanni Gronchi, ai você dá uma ligada pra ele e se informa sobre o problema.
Eu vou fazer a cotação com a Honda aqui mesmo, se for algo simples amanhã mesmo já está resolvido; Se não for algo simples, ou for ficar muito caro, dae eu pego sim, o telefone contigo, e parto para uma solução 'particular', digamos assim. É que vou aproveitar a encostada para tbm alinhar roda, e tal...
Pensei em pegar a opinião da galera aqui do fórum, só pra ter idéia mais ou menos se estou fazendo a coisa certa... por que afinal de contas, a moto está rodando normal, e tal...
-= Maverick =-

-= Osasco-SP =-
-= Osasco-SP =-
- wagner_salsa
Beleza, me parece algo simples, é que a Honda sempre dá uma furada de olho quando a moto é Shadow. Se quiser eu te passo o telefone e você liga sem compromisso, só pedindo a opinião dele, assim vai para a Honda com mais embasamento.
Prefiro a paz mais injusta à mais justa das guerras.
-
jirschik
- Moderador
- Contato:
Maverick, dê uma olhada neste tópico da Shadow750, à partir deste post:
viewtopic.php?p=209381#p209381
Já identificou onde é o vazamento de fluido? Tampa? Mangueira? Junta?
viewtopic.php?p=209381#p209381
Já identificou onde é o vazamento de fluido? Tampa? Mangueira? Junta?