Mirage 250: Carburador, Coletor etc

Motos: Kasinski Mirage 250, Kasinski Mirage 650, Kasinski Cruiser, etc.

Moderadores: Moderadores, Administradores

Responder
Miau
Moderador

eu baixei esse esquema tambem outro dia. ta completo e tal, mas.. pra fazer a placa da trabalho.. seja pelo metodo da impressao a laser, quanto pelo processo de fotolitagem.

pensei em mais pra frente construir o hallmeter.

pra agora, vou usar o velho e bom multimetro mesmo. ja até peguei o esquema dos fios.

preto - leitura
cinza - comum
brancos - alimentacao da resistencia 12v

=)
jbrigagao
Moderador

Humm escreveu:eu baixei esse esquema tambem outro dia. ta completo e tal, mas.. pra fazer a placa da trabalho.. seja pelo metodo da impressao a laser, quanto pelo processo de fotolitagem.

pensei em mais pra frente construir o hallmeter.

pra agora, vou usar o velho e bom multimetro mesmo. ja até peguei o esquema dos fios.

preto - leitura
cinza - comum
brancos - alimentacao da resistencia 12v

=)

Legal, um bom multimetro digital tambem funciona.
O fio cinza precisa ser aterrado junto com um dos fios brancos.
Imagem
Miau
Moderador

eu vou usar alimentacao externa pra evitar interferencias.
jbrigagao
Moderador

Humm escreveu:eu vou usar alimentacao externa pra evitar interferencias.
Mas o fio cinza acho que tem que ser o terra da motocicleta.
Imagem
Miau
Moderador

isso mesmo.. o cinza é o comum do sensor. vai na carcaça da moto.

to pensando em desmontar o carburador. vc sabe se pra fechar, tem q ter torque certo nos apertos dos parafusos?
Miau
Moderador

a sonda chegou.

instalei ela num tubo 1 1/8" que serviu direitinho no bocal do escapamento, sem o basucao.

afunilei a saida do tubo pra concentrar melhor os gases.

liguei a alimentacao da sonda numa fonte e o restante num multimetro. mesmo com aquecimento proprio, ela leva uns 2 minutos pra ter leitura boa.

com 2,5 voltas de mistura, marcou 400 ~ 450 mv bem estaveis.

a faixa ideial de mistura parece que é de 400mv até 700mv

entao abri pra 2,75 voltas de mistura, e ficou com 500 ~ 550mv.

fui pro outro escapamento e ajustei a mesma coisa.

ai é que comecou o problema. depois de um tempo, ela comecou a descer a leitura até 150mv e agora nao passa de 200mv. nem mexi mais nos parafusos.

será defeito? deixei ela esfriar, e testei o aquecimento dela. aqueceu na boa. mas a leitura nao passa de 200mv mais..

sorte que deu tempo de ajustar antes.

amanha vou dar uma olhada com calma pra ver se resolvo.

acabei aproveitando pra tentar tirar a porca do eixo trazeiro da roda. nem hercules conseguia tirar aquela porca, tentei de tudo que possam imaginar. chave de boca, estriada, assada, nada!

nao tive mais alternativa, peguei a furadeira, brocas de aço rapido e comecei a cortar a porca. depois de 1 hora e muito cuidado, ela cedeu.

puts.. acho que exagerei no ultimo aperto hehe
jbrigagao
Moderador

Humm escreveu:a sonda chegou.

instalei ela num tubo 1 1/8" que serviu direitinho no bocal do escapamento, sem o basucao.

afunilei a saida do tubo pra concentrar melhor os gases.

liguei a alimentacao da sonda numa fonte e o restante num multimetro. mesmo com aquecimento proprio, ela leva uns 2 minutos pra ter leitura boa.

com 2,5 voltas de mistura, marcou 400 ~ 450 mv bem estaveis.

a faixa ideial de mistura parece que é de 400mv até 700mv

entao abri pra 2,75 voltas de mistura, e ficou com 500 ~ 550mv.

fui pro outro escapamento e ajustei a mesma coisa.

ai é que comecou o problema. depois de um tempo, ela comecou a descer a leitura até 150mv e agora nao passa de 200mv. nem mexi mais nos parafusos.

será defeito? deixei ela esfriar, e testei o aquecimento dela. aqueceu na boa. mas a leitura nao passa de 200mv mais..

sorte que deu tempo de ajustar antes.

amanha vou dar uma olhada com calma pra ver se resolvo.

acabei aproveitando pra tentar tirar a porca do eixo trazeiro da roda. nem hercules conseguia tirar aquela porca, tentei de tudo que possam imaginar. chave de boca, estriada, assada, nada!

nao tive mais alternativa, peguei a furadeira, brocas de aço rapido e comecei a cortar a porca. depois de 1 hora e muito cuidado, ela cedeu.

puts.. acho que exagerei no ultimo aperto hehe

Em um sistema de injeção (regulagem dinâmica) a leitura tem que oscilar rapidamente entre 0 e 1 volt com permanência mais destacada entre 400 e 600 mv, mas como é um sistema carburado com regulagem fixa eu penso que a leitura ideal em marcha lenta tem que ficar o mais próximo possível do meio da escala (500mv). Uma leitura constante abaixo de 200mv pode ser mistura pobre, entrada de ar por alguma abraçadeira do escapamento ou mesmo pela ligação feita para a tomada dos gases ou aterramento do fio cinza. Lembre-se que a sonda leva alguns minutos pra chavear (aquecer) e durante este período é normal uma leitura no meio da escala. tente bater um pouco de WD na entrada do carburador e veja se a leitura sobe para acima de 800mv ou acelere rapidamente e veja se a leitura também sobe se subir a sonda esta funcionado bem. O fio cinza tem que usar o aterramento da moto, não pode ser externo.
Imagem
Miau
Moderador

ANTES escreveu:o lance é que estava lendo legal.. enquanto aquecia, ela ia aumentando o valor até ficar em 500mv e quando eu acelerava bruscamente, dava uns picos rapidos de 600. entao, depois de uns 20 min, ela derrepente ela comecou sozinha a descer(sem eu mexer na mistura) e nao passa de 200mv, em ambos os motores.

o aquecimento dela ta ok, leva uns 2 minutos pra aquecer completamente, nao da nem pra tocar mais nela depois disso hehe.

vou checar o aterramento, pode ser isso. tava lendo tambem que as sondas tem um comparador, uma parte delas que fica pra fora do escapamento, que mede a leitura completa de Oxigenio em até 20%.

vlw
bom, testei la, bem aterrada e tal e o que ocorre é o seguinte:

em marcha lenta, marca 180 ~ 200mv
- ontem, antes marcava em lenta 500mv

quando eu dou aquelas puxadas na aceleracao, tipo ate 6 ou 7 mil rpm, ela da um pico de 500 ~ 650mv
- ontem dava pico ate 650mv tb nas puxadas

to achando que a sonda foi pro beleleu.
Wolverine

Vai abrindo o parafuso da lenta até umas 4 ou 4,5 voltas.Tem que dar pico de 900 pelo menos.É difícil uma sonda dessas abrir o bico tão rápido.
Abs
Wolverine
Motoclube Tolerância Zero
Miau
Moderador

nessas horas que ourta sonda pra comparar faz falta.

o que me intriga é que nos primeiros 20 min estava lendo 400mv com 2,5 voltas na lenta

abri pra 2,75 voltas e passou a ler 500mv na lenta

depois de 20 min, sem mexer em mais nada.. a sonda simplesmente passou a ler 170 ~ 200mv

eu ainda aposto na sonda, ate pq eu dei umas voltas na moto, e ela ta como era com os 3000kms.. ta com força e dando partida bem
Responder