Santista estava lendo o manual de serviço da mirage, o tópico sobre bateria indica que ela só começa a carregar depois que está acima de 5000rpm. Portanto o que pode ter feito queimar o retificador foi ter deixado algumas vezes somente o contato ligado (no caso da 2010 o farol acende junto), com isso a bateria aos poucos foi indo pro saco.
Mas mesmo assim ainda acho estranho um retificador com 3 meses de uso ter ido pro saco! Agora fico com medo que isso possa ocorrer de novo, por conta de não ter diagnosticado o real problema.
Mirage 250: Problemas elétricos em geral
Moderadores: Moderadores, Administradores
-
efraccaroli
"A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original."
Ela começa a carregar antes disso, inclusive na lenta, experimenta colocar a moto na lenta com o farol aceso apontado para uma parede e depois acelera vais ver que em marcha lenta a luz do farol fica mais forte do que estando acelerada
Santista e Vera (Viru´s MC)
Ola amigos.. tenho uma dúvida... pelo manual de manutenção da Mirage... os testes do retificador devem dar valores estremamente baixos.. na ordem dos 7 a 8 K ohm.... o teste que fiz no meu retificar estava dando valores muito mais alto.. 150 K ohm....
alguem já fez o teste no retificador/regulador e comparou com o do manual...
segundo... o teste do estator.. eu fiz e ele ficou abaixo dos 72 volts conforme o manual.. ficou com 68 volts... kkk será que tambem ta com problema.... rsrssr
agora no teste da tensão da bateria.... eu testei com tudo desligado e ele fica com 13,5 volts ....
agora com todas as luses ligadas.. ele cai abaixo dos 12,5V.... aguem já passou por isto....
Olha eu fiz o teste com ela acima de 5000 rpm que nem manda o figurino do manual.....
agora me resta.. acredito que seja... to com problema geral no retificar e gerador... alguem já testou e bateu os valores......
sucesso e boas estradas a todos...
alguem já fez o teste no retificador/regulador e comparou com o do manual...
segundo... o teste do estator.. eu fiz e ele ficou abaixo dos 72 volts conforme o manual.. ficou com 68 volts... kkk será que tambem ta com problema.... rsrssr
agora no teste da tensão da bateria.... eu testei com tudo desligado e ele fica com 13,5 volts ....
agora com todas as luses ligadas.. ele cai abaixo dos 12,5V.... aguem já passou por isto....
Olha eu fiz o teste com ela acima de 5000 rpm que nem manda o figurino do manual.....
agora me resta.. acredito que seja... to com problema geral no retificar e gerador... alguem já testou e bateu os valores......
Duas rodas para ter certesa do equilíbrio... já batizada..Cigana ADELAIDE...
-
jirschik
- Moderador
- Contato:
Considerando que você está com a motocicleta desligada (para facilitar a análise), é normal uma queda de tensão medida na bateria quando acende-se as luzes. Pelo conceito de GERADORES (neste caso, considere a bateria um GERADOR e as lâmpadas os RECEPTORES), quando há uma corrente circulando pelos receptores, gera-se uma tensão contra-eletromotriz dentro da bateria, que é gerada pela corrente que atravessa sua resistência interna. Esta tensão contra-eletromotriz será maior, quanto maior for a corrente ou aumento de temperatura na bateria.habith escreveu:...no teste da tensão da bateria.... eu testei com tudo desligado e ele fica com 13,5 volts ....
agora com todas as luses ligadas.. ele cai abaixo dos 12,5V.... aguem já passou por isto...
Se ligar o motor, o alternador começa a funcionar e, dependendo de sua rotação ele poderá ser considerado mais um gerador em paralelo com a bateria, ou mais um receptor, assim como as lâmpadas.
Qual é o problema que você está tentando solucionar? Você comentou sobre testes de resistência elétrica no retificador, mas entre quais terminais?
Ola amigo....
o tesque que fiz é conforme descrito no manual de serviços da MIRAGE...
No retificador...
1 com 2, 1 com 3 ... e assim por diante...
2 com 3, 3 com 4.....
inclusive mudando os polos + e -...
todos eles deram valores diferentes do que mostra no manual....
quanto ao teste do gerador... eu fiz o teste nos fios amarelos que saem do alternador ... entre eles dois a dois sempre e sempre encontrei abaixo dos 77 volts que o manual indica.. como nunca mexi nesta parte da moto não tenho como comparar valores a não ser o que li no manual.. e logo vejo que ta muito diferente...
sucesso e obrigado..
o tesque que fiz é conforme descrito no manual de serviços da MIRAGE...
No retificador...
1 com 2, 1 com 3 ... e assim por diante...
2 com 3, 3 com 4.....
inclusive mudando os polos + e -...
todos eles deram valores diferentes do que mostra no manual....
quanto ao teste do gerador... eu fiz o teste nos fios amarelos que saem do alternador ... entre eles dois a dois sempre e sempre encontrei abaixo dos 77 volts que o manual indica.. como nunca mexi nesta parte da moto não tenho como comparar valores a não ser o que li no manual.. e logo vejo que ta muito diferente...
sucesso e obrigado..
Diz uma coisa: tens farois auxiliares? qual a potencia da lampada do farol? se não tens faróis auxiliares e a 5000 rpm só está carregando a menos de 12,5 V o retificador deve estar bichado, essa carga não é suficiente para carregar a bateria adequadamente, experimenta colocar a moto com o farol ligado apontado para uma parede e compara a iluminação na lenta e a 5000 rpm se diminuir a iluminação a 5000 rpm é quase certeza de retificador ruim
68 V no extator não é problema, o problema deve estar no retificador, isso já foi muito discutido aqui no forum, da uma pesquisada que tem materia minha com link para fotos e como adaptar o retificador da CB 450
Santista to vendo as informações aqui....
olha esta moto eu comprei a 2 meses e o antigo dono colocou os cibies com lampadas 55w ...
eu desde que comprei a moto não usei os cibies não... só o que fiz foi colocar um novo globo principal e usar a lampada super branca de 55/60Watts...
depois disto que eu notei que tinha problema....
eu acredito que o antigo dono andava direto com a luz normal e os cibies ligados... onde deve ter sobre carregado o retificador....
acredito que seja mesmo o retificador que tenha ido para o pau mesmo.... estou procurando o esquema de ligação do retificado da cd400 e só achei o link das fotos... se voce souber onde esta eu agradeço a indicação.... pois estou em dúvida quanto a ligação dos fios.. pois pelo que vi e entendi.. tem os 3 amarelos que são os que chegam com a energia do gerador.. o negativo e o positivo ( não sei as cores) e deve ter o que liga a massa e o controle de carga que deve controlar quando a bateria estiver carregada.... mas estou epeculando o final....
agradeço a ajuda...
boas estradas a todos...
olha esta moto eu comprei a 2 meses e o antigo dono colocou os cibies com lampadas 55w ...
eu desde que comprei a moto não usei os cibies não... só o que fiz foi colocar um novo globo principal e usar a lampada super branca de 55/60Watts...
depois disto que eu notei que tinha problema....
eu acredito que o antigo dono andava direto com a luz normal e os cibies ligados... onde deve ter sobre carregado o retificador....
acredito que seja mesmo o retificador que tenha ido para o pau mesmo.... estou procurando o esquema de ligação do retificado da cd400 e só achei o link das fotos... se voce souber onde esta eu agradeço a indicação.... pois estou em dúvida quanto a ligação dos fios.. pois pelo que vi e entendi.. tem os 3 amarelos que são os que chegam com a energia do gerador.. o negativo e o positivo ( não sei as cores) e deve ter o que liga a massa e o controle de carga que deve controlar quando a bateria estiver carregada.... mas estou epeculando o final....
agradeço a ajuda...
boas estradas a todos...
senhores eu achei o modo de ligar aqui o retificador de corrente na mirage... vou comprar o dito amanha e instalá-lo..... vou tirar fotos e mudar a posição onde ele é colocado devido a temperatura e espaço..srrsrsrs
me digam uma coisinha.... alguem já colocou uma bateria maior na mirage... não digo maior no sentido de Amper e sim de tamanho.. alterando o local onde ela fica horiginalmente????
me digam uma coisinha.... alguem já colocou uma bateria maior na mirage... não digo maior no sentido de Amper e sim de tamanho.. alterando o local onde ela fica horiginalmente????
jirschik voce me fez recordar os suplicios de física 1 na faculdade.. kkkkkk
eta materia mais chata... mas aprendi muito sobre o que nunca precisei usar realmente...
me diga uma coisa rapaz.. voce é professor de física ou eng. Eletricista
kkk pois para lembrar detalhes assim só mesmo trabalhando na área ou tendo um hobby meio de "loko"
sucesso e té mais...
eta materia mais chata... mas aprendi muito sobre o que nunca precisei usar realmente...
me diga uma coisa rapaz.. voce é professor de física ou eng. Eletricista
kkk pois para lembrar detalhes assim só mesmo trabalhando na área ou tendo um hobby meio de "loko"
sucesso e té mais...