Mirage 250: Faróis, Faroletes, Piscas etc.

Motos: Kasinski Mirage 250, Kasinski Mirage 650, Kasinski Cruiser, etc.

Moderadores: Moderadores, Administradores

Responder
jirschik
Moderador
Contato:

rodrigo_tuim escreveu:Jirchik, quer dizer que se a bateria estiver cheia e sobrando ela devolve a carga?!
O alternador manda ininterruptamente a corrente?! Não tem um controle full/stop?!
Vamos à um pouco de teoria:
Qualquer dispositivo elétrico pode ser classificado como GERADOR ou RECEPTOR. A diferença básica é entendida pelo nome: Os geradores geram energia elétrica e os receptores consomem energia elétrica e a transforma em outra forma de energia. Alguns sempre serão receptores (lâmpada, led, resistor), e outros podem ser receptores ou geradores, dependendo da forma que forem usados.
Quer fazer um teste?
-Pegue um motorzinho de brinquedo e ligue uma pilha entre seus terminais. O motor (receptor) irá girar, transformando a energia elétrica da pilha (gerador) em energia mecânica.
-Agora pegue o mesmo motorzinho e ligue seus terminais em um voltímetro DC. Gire o rotor com a mão e observe que o voltímetro (receptor) irá deflexionar o ponteiro indicando que o motor (gerador) gerou energia elétrica.

Agora, voltando à motocicleta. O alternador deve ter uma maior capacidade de geração de energia do que a bateria. Se a bateria estiver carregada, não há como o alternador "enfiar mais energia" nela. Então o "conjunto alternador + bateria" trabalham como se fossem duas pilhas em paralelo, alimentando o circuito da motocicleta. Assim que a bateria diminui sua carga, parte da energia do alternador é usada para carregar a bateria e a outra parte continua alimentando a motocicleta. Mas isso é tudo muito rápido, automático. Veja que não há uma "válvula" que controle a corrente elétrica para que ela vá só para a bateria ou só para o circuito da motocicleta.

O alternador tem um circuito eletrônico que controla o nível de tensão elétrica (popularmente conhecido por "voltagem") para carregar a bateria, que se for maior que 12V (este valor pode alterar para 13 ou 14V aprox.) pode causar um sobreaquecimento e curto circuito entre as placas da bateria e também queimar os componentes elétricos da moto, como as lâmpadas. Não há um controle de "parada de carga" da bateria, pois ela está em constante carga/descarga (em baixo nível), pois sempre estamos consumindo energia elétrica, seja nos faróis, setas ou velas.

Então, para que ter uma bateria se o alternador alimenta o circuito?
Você quer trocar a partida elétrica pelo pedal? Então mantenha a bateria! Além disso, tem também outra particularidade. O alternador pode ser mais potente que a bateria, mas ele não tem a capacidade de "liberação rápida de energia" como a bateria, o que é necessário em uma partida. A capacidade de gerar energia do alternador é uma função da velocidade de giro de seu rotor (eixo). Normalmente isso ocorre acima de 3000rpm ou mais. Quer ver um exemplo disso? Funcione sua motocicleta e desligue a bateria. Ela continuará funcionando, pois o alternador está gerando energia. Mas deixe funcionar em marcha lenta que você verá o efeito de variação de luminosidade do farol, indicando que não está sendo gerado toda a energia energia necessária para o correto funcionamento do circuito.
Imagem
Moura
Contato:

jirschik escreveu:Vamos à um pouco de teoria...
É por isso que eu tomo Toddynho...Quando eu crescer quero ser igual a esses caras (jirschik, João, tio Russo, Santista, Cros...) pq tá louco os caras são ninjas quando de trata de mecanica.

E eu nem sei encher o pneu da minha :o
Paulo Moura
Santista

Nos testes que fiz com o gerador da mirage cheguei a umas conclusões , com o retificador original da para colocar no maximo uma lampada de 55/60 no farol , mesmo assim o retificador esquenta muito e não consegue produzir mais que 13V em rotação acima de 5000 RPM , consegue na lenta porque o CDI consome menos na lenta , se colocar farol auxiliar com lampadas de 50W quando estiver ligado vai descarregar a bateria , numa viagem se ficar ligado direto alem de descarregar a bateria derrete o retificador , nas minhas medições com auxiliares ligados o gerador não atinge 12,5 V insuficiente para carregar a bateria,coloquei na minha mirage um retificador da CB 400 , fiz as seguintes medições: com lampada do farol 35/35 a 5000 RPM consegui 14,5V nos polos da bateria o que é ótimo , depois coloquei uma lampada do farol 55/60 que é a que estou usando , na mesma medição já caiu de 14,5 para 13,8 que ainda está bom , mas já deu para notar que 20W dá uma boua diferença , imagina 100W , uma outra coisa que o pessoal reclama é o gerador da mirage ser fraco , isso tem um motivo; quanto mais forte for o gerador mais potencia vai tirar do motor , para gerar eletricidade o indutor produz um campo magnético , quanto mais potente esse campo magnético mais esforço o motor precisa fazer para fazer ele rodar e produzir a eletricidade , se colocar um gerador bem mais potente na mirage , ela deixa de ter os 27 HP e vai ter uns 23 HP , 4 HP vão ser consumidos pelo gerador
Santista e Vera (Viru´s MC)
Santista

Jirschik , na seção de manuais tem um manual de servisso da mirage , la pelo final do manual tem as especificações elétricas , inclusive os parametros do gerador http://www.4shared.com/get/67061108/6ad ... ystem.html
http://www.4shared.com/file/67060826/83 ... E_250.html
rodrigo_tuim

rodrigo_tuim escreveu:Jirchik, quer dizer que se a bateria estiver cheia e sobrando ela devolve a carga?!
O alternador manda ininterruptamente a corrente?! Não tem um controle full/stop?!
Jirschik escreveu:Vamos à um pouco de teoria:
"Queria ter um filho assim"!! kkkkkk

Belas considerações!

Nos testes que fiz com o gerador da mirage cheguei a umas conclusões
Praticamente o professor pardal!!! rssssss
Bem interessante as medições também.

Em outro tópico (ou neste) eu critiquei a parte elétrica da mirage, principalmente pelo gerador se fraco, mas analisando por esse lado da perda de potência que não tinha conhecimento, retiro as minhas ponderações.
Moto: Mirage 250
Atibaia - São Paulo
Imagem
Zelson
Contato:

Santista,
Só pra entender melhor a primeira frase do seu teste.
Então dá pra colocar uma 55/60 mantendo tudo da Mirage original (e trocando o cj otico, claro)?
Sobrecarrega muito o sistema?
Ontem troquei minha bateria lá na R. Ceará e conversando rapidamente com o Beto (mecanico da K) ele soltou que a eletrica da Miragem com farol de 35w e de 55w é exatamente a mesma.
Por isso fiquei mais animado de fazer o UpGrade. Mas gostaria de uma opinião de quem já fez, já que não sei se ele falou isso com propriedade ou só de bater o olho e achar que é igual...

Abraços,
Zelson.
Santista escreveu:Nos testes que fiz com o gerador da mirage cheguei a umas conclusões , com o retificador original da para colocar no maximo uma lampada de 55/60 no farol , mesmo assim o retificador esquenta muito e não consegue produzir mais que 13V em rotação acima de 5000 RPM , consegue na lenta porque o CDI consome menos na lenta , se colocar farol auxiliar com lampadas de 50W quando estiver ligado vai descarregar a bateria , numa viagem se ficar ligado direto alem de descarregar a bateria derrete o retificador , nas minhas medições com auxiliares ligados o gerador não atinge 12,5 V insuficiente para carregar a bateria,coloquei na minha mirage um retificador da CB 400 , fiz as seguintes medições: com lampada do farol 35/35 a 5000 RPM consegui 14,5V nos polos da bateria o que é ótimo , depois coloquei uma lampada do farol 55/60 que é a que estou usando , na mesma medição já caiu de 14,5 para 13,8 que ainda está bom , mas já deu para notar que 20W dá uma boua diferença , imagina 100W , uma outra coisa que o pessoal reclama é o gerador da mirage ser fraco , isso tem um motivo; quanto mais forte for o gerador mais potencia vai tirar do motor , para gerar eletricidade o indutor produz um campo magnético , quanto mais potente esse campo magnético mais esforço o motor precisa fazer para fazer ele rodar e produzir a eletricidade , se colocar um gerador bem mais potente na mirage , ela deixa de ter os 27 HP e vai ter uns 23 HP , 4 HP vão ser consumidos pelo gerador
jirschik
Moderador
Contato:

Santista, obrigado pelas dicas! Muito bem lembrado o fato que um gerador maior irá consumir mais energia mecânica do motor, diminuindo a potência que seria enviada para as rodas!

Hoje eu uso uma lâmpada comum de 55/60W na Mirage e não tive problemas até agora. Estou montando um suporte para faróis auxiliares, mas acho que depois da instalação destes, deverei voltar a usar lâmpada de 35/35W, mas do tipo "cool blue", com outra temperatura de cor.

Gostei da idéia de trocar o conjunto óptico por um farol auxiliar de carro, como em algumas pickups. Desta forma eu poderia usar uma lâmpada de 1 pólo no farol e a luz alta seriam os faróis auxiliares. Se não me engano, idéia semelhante é usada no Ford Scort XR3, onde a luz alta é proveniente de faróis auxiliares, exclusivamente.
Imagem
Santista

Zelson, da para colocar a lampada 55/60 , como pode ver no post do jirschik ele já usa essa lampada sem problema , para verificar se o sisteima não esta apresentando sobrecarga , basca colocar as pontas de teste de um multimetro no polo positivo e negativo da bateria , coloca na escala 20V cc, acende todos os penduricalhos acelera a moto a 5000 RPM , se tiver marcando menos de 13 V , não esta aguentando a carga consumida , o ideal é ficar entre 13,5 e 16 V
Vegasus

rodtec escreveu: vegasus, no caso da lanterna, vc nao pode usar um led amarelo?

abs
O led amarelo é muito amarelo.
Tentei pegar um led branco e cobrir com um papel plastico amarelo bem claro mas não ficou bom.
Mas ja to economizando muita energia usando o restante em led.

Hoje testei uma lampada pingo de 16w, a famosa pingão.
Porem para colocala tem de tirar a lampada do farol, prender ela entre os dedos e encaixar ela por dentro pois ela não entra por traz do farol, é muito larga.
Ilumina tanto que só se estiver muito escuro pra ligar o farol.
Thiago Willys
Belo Horizonte MG
Zelson
Contato:

Show de bola, povo!
Obrigado pelas dicas.

Alguém conhece um lugar arrumado pra fazer essas adaptações aqui no RJ?

Vou botar uma Motovision 60/55 pra poder andar a noite.
Não tem jeito... meu melhor horario pra vadiar é a noite mesmo. Melhor é se equipar e andar tranquilo.

Jirschik, vc tá usando o CJ Otico da Twister mesmo?

Abs!
Responder