Mirage 250 EFI: Problemas elétricos em Geral

Motos: Kasinski Mirage 250, Kasinski Mirage 650, Kasinski Cruiser, etc.

Moderadores: Moderadores, Administradores

Responder
ThiagoOR

Uma dúvida em relação ao chicote: qual é a bitola ideal? Compro em uma loja de cabos e monto ele ou encontra algum feito já em mecânica de motos mesmo?

Outra coisa: me aventurei em abrir para ver como esta a parte elétrica de minha nova companheira (comprei semana passada), e me espantei com o que vi, para quem entende mais do sistema, me digam o tamanho desse estrago:

Imagem
Imagem

Alguém sabe me dizer o que é esse plugue sem nada? E pq alguém enrolou aquele tufo de cabos naquela borracha? hehehe
Acho que meu trabalho será grande, vou rever toda essa fiação e refazer tudo que der, vou fazer tudo com bitola maior, e usar borracha termoretratil pra caprichar nas emendas.

Mais uma coisa: aquela borrachinha que eu mostro com a seta esta faltando no outro lado da moto, existe isso para vender separado?

Obrigado desde já!
agpcardoso
Contato:

ThiagoOR escreveu:Uma dúvida em relação ao chicote: qual é a bitola ideal? Compro em uma loja de cabos e monto ele ou encontra algum feito já em mecânica de motos mesmo?

Outra coisa: me aventurei em abrir para ver como esta a parte elétrica de minha nova companheira (comprei semana passada), e me espantei com o que vi, para quem entende mais do sistema, me digam o tamanho desse estrago:

Imagem
Imagem

Alguém sabe me dizer o que é esse plugue sem nada? E pq alguém enrolou aquele tufo de cabos naquela borracha? hehehe
Acho que meu trabalho será grande, vou rever toda essa fiação e refazer tudo que der, vou fazer tudo com bitola maior, e usar borracha termoretratil pra caprichar nas emendas.

Mais uma coisa: aquela borrachinha que eu mostro com a seta esta faltando no outro lado da moto, existe isso para vender separado?

Obrigado desde já!
Caramba que dó...

Seguinte, esse conector endo scanner,nao ligue nada ai.

Nenhum fio pode encostar nesse quadrado ai, esse quadrado e o retificador e esquenta p kct, esses fios ai devem estar todos derretidos

eu substituiria esse retificador.

Com relacao ao chicote eu levaria em um mecanico ou eletricista

Os caras trocam o chicote q é ligado no fusivel e em outras partes da moto.

Do jeito q ta na foto ai, nao sei como ainda nao teve um curto e pegou fogo em tudo
1ª Hunter 90cc 2006
2ª Mirage 250cc 2012
3ª Midnight XVS 950cc 2014
SemControle

Essa borracha era algo unico inteiro e bonito pra organizar os cabos....na minha em vez de estar na vertical, fica organizado na horizontal na parte de cima, eu so sei pq abri pra por um cooler no retificador.....parece q tem cabos amarelo descascados, cuide logo, eles vem do estator e chegam a 100v alternados
Detalhe o pouco q pude ver, diria q a corrente ta judiada hein
Mirage preta 250cc 12/13 se foi
Lead preta 108cc 14
Yes 07
Miau
Moderador

O que vi foi q em alguma vez andaram cortando os fios do retificador pra por esse outro no lugar.. serviço bem porco feito com fita isolante e abraçadeiras.

nao precisa trocar o retificador.. basta remover esse 1 kg de isolante e usar tubo termo retrátil.. alem disso os fios do retificador sao protegidos um encapamento preto.

Feito isso é reorganizar tudo pra nada ficar encostando em partes da moto.. senao descasca.
ThiagoOR

Obrigado pelas dicas pessoal!
Irei refazer toda a fiação mesmo. Só me ajudem com uma coisa: qual é a bitola do fio que devo comprar?
Vou abrir aquele "chumaço" de fio e trocar tudo, vou tentar trocar nos conectores se conseguir, pra evitar engates, mas se for preciso engates vou usar termoretrátil e deixar bem bonito. Vou colocar o cooler sobre o retificador também, quero evitar de queimar.
Para o estator também não é necessário um cooler?

E quanto aquela borrachinha que mostrei na seta? Vende separado?
SemControle escreveu:Detalhe o pouco q pude ver, diria q a corrente ta judiada hein
Esta sim, a moto rodava no interior, esta grilando a suspensão também. Já dei uma engraxada na corrente pra aguentar até semana que vem, e na segunda vou acompanhar uma revisão completa! Por sinal, quanto custa pra vcs uma revisão completa? Aqui é R$220,00.
agpcardoso
Contato:

ThiagoOR escreveu:Obrigado pelas dicas pessoal!
Irei refazer toda a fiação mesmo. Só me ajudem com uma coisa: qual é a bitola do fio que devo comprar?
Vou abrir aquele "chumaço" de fio e trocar tudo, vou tentar trocar nos conectores se conseguir, pra evitar engates, mas se for preciso engates vou usar termoretrátil e deixar bem bonito. Vou colocar o cooler sobre o retificador também, quero evitar de queimar.
Para o estator também não é necessário um cooler?

E quanto aquela borrachinha que mostrei na seta? Vende separado?
SemControle escreveu:Detalhe o pouco q pude ver, diria q a corrente ta judiada hein
Esta sim, a moto rodava no interior, esta grilando a suspensão também. Já dei uma engraxada na corrente pra aguentar até semana que vem, e na segunda vou acompanhar uma revisão completa! Por sinal, quanto custa pra vcs uma revisão completa? Aqui é R$220,00.
Ali tem fio da bobina de indução, fios do estator e retificador e ACHO que até a fiação do sensor do pezinho passa por ali.
ATÉ ONDE SEI, somente a fiação onde o retificador é plugado que é necessário trocar, acho que não justifica vc colocar um fio de sei lá... 2mm em algo como sensor de pezinho.
1ª Hunter 90cc 2006
2ª Mirage 250cc 2012
SemControle

se vai fazer o chicote completo, tudo mesmo, varia o q liga, pq a bitola é em relação ao comprimento e corrente q circula....
sobre o retificador já vi o pessoal indicando a bitola de 2.5mm pra ligação do retificador a bateria....
de qq forma se ajudar...uma tabelinha aqui
http://www.peropi.com.br/Tabelas/Tabela%20Cabos2.html
Lead preta 108cc 14
Yes 07
agpcardoso
Contato:

Acho besteira o chicote completo.

Acho q trocaria só os fios q estão derretidos
1ª Hunter 90cc 2006
2ª Mirage 250cc 2012
SemControle

ah esqueci dos terminais....
como mesmo contrariando todos, instalei o alarme na minha, sem cortar ou descascar qq cabo original da moto, e te falo, em qq casa de componentes eletrônicos vc adquire os terminais, e é bem simples separar os conectores metálicos da parte plástica...problema apenas se estiver derretido.....
Lead preta 108cc 14
Yes 07
ThiagoOR

agpcardoso escreveu: Ali tem fio da bobina de indução, fios do estator e retificador e ACHO que até a fiação do sensor do pezinho passa por ali.
ATÉ ONDE SEI, somente a fiação onde o retificador é plugado que é necessário trocar, acho que não justifica vc colocar um fio de sei lá... 2mm em algo como sensor de pezinho.
Claro, eu extrapolei pq aparentemente ta tudo zoado, mas se eu não sentir necessidade de trocar algum cabo vou apesar isolar ele dos demais com braçadeiras. Obrigado!
SemControle escreveu:se vai fazer o chicote completo, tudo mesmo, varia o q liga, pq a bitola é em relação ao comprimento e corrente q circula....
sobre o retificador já vi o pessoal indicando a bitola de 2.5mm pra ligação do retificador a bateria....
de qq forma se ajudar...uma tabelinha aqui
http://www.peropi.com.br/Tabelas/Tabela%20Cabos2.html
Valeu carinha! Quanto aos terminais eu ainda vou ver como fazer, quero capichar, mas ainda não abri aquele "tufo" de fios pra saber como estão.

Aqui estão os materiais, sábado vou iniciar a brincadeira!

Imagem

Só uma última dúvida: percebi que os cabos que saem do retificador são muito pequenos, eu preciso abrir ele pra trocar os cabos desde a conexão ou corto perto e emendo com capricho apenas? (PS: vou fazer um video no youtube disso, pq não achei nenhum detalhado hehe)
Responder