É verdade.
Prudência e vontade de ir seguro acaba sendo um diferencial natural entre motoqueiros e motociclistas. Já me acostumei a ficar lendo e caçando tópicos aqui que cubram experiência dos outros com acidentes, situações inesperadas, mecânica, passeios... Sei que só dá para aprender fazendo por si mesmo, progredindo aos poucos.
Mas é como vocês estão dizendo, saiba sempre que há muito mais a se considerar do que aquele mínimo da auto-escola.
Infelizmente terminaram as aulas, só então fui descobrir que a prova vai ficar a um mês de distância. Muito cômodo pra auto-escola, já que obviamente irei pegar aulas extras... não tenho moto pra treinar em um lugar deserto, e bicicleta ensina equilibrio, mas nem de perto simula algo com um motor de 4 tempos e um potencial exagerado pra bagunça perigosa!
Exame do Detran
Moderadores: Moderadores, Colaboradores, Administradores
-
dan_himself
Pois é... to nesse medo de demorarem pra marcar também... onde moro além de ser muito movimentado, só tem subida e descida bem ingreme, algo que eles nem simulam na moto escola.. pra eu dar uma volta no quarteirão com minha moto, teria que pegar umas descidas e subidas meio fortes pra quem "nunca pilotou", pois cidade é outro papo...Gabriel Neves escreveu:É verdade.
Prudência e vontade de ir seguro acaba sendo um diferencial natural entre motoqueiros e motociclistas. Já me acostumei a ficar lendo e caçando tópicos aqui que cubram experiência dos outros com acidentes, situações inesperadas, mecânica, passeios... Sei que só dá para aprender fazendo por si mesmo, progredindo aos poucos.
Mas é como vocês estão dizendo, saiba sempre que há muito mais a se considerar do que aquele mínimo da auto-escola.
Infelizmente terminaram as aulas, só então fui descobrir que a prova vai ficar a um mês de distância. Muito cômodo pra auto-escola, já que obviamente irei pegar aulas extras... não tenho moto pra treinar em um lugar deserto, e bicicleta ensina equilibrio, mas nem de perto simula algo com um motor de 4 tempos e um potencial exagerado pra bagunça perigosa!
Na moto da moto escola nem tenho tanto medo porque se cair vai quebrar a deles... mas a minha, mesmo andando devagar, nossa, se quebra algo eu morro...
Abraços,
DaN
"Quando eu morrer quero ser cremado. Dos vermes já bastam os que conheci em vida."
-
Gabriel Neves
Acho que o medo de quebrar a moto é muito harmônico com o medo de não se quebrar! Então ficam poucas dúvidas quanto ao preparo...
começar como motociclistas de manhãzinha-de-fim-de-semana até ir adentrando no ritmo da cidade. Sinceramente, acho que vou andar feito carro no começo... mas to nem aí, sigo meu caminho feliz pelo tempo que tiver
Ah, e os riscos da própria rua como areia, óleo, água, buraco, grama, folhas, mulheres bonitas e outras coisas que podem atrapalhar além dos outros carros (que você tem que antecipar e se fazer ser percebido).
Mas assim como carro quando tirei carteira, aprendi mesmo foi na rua, primeiro em pequenas voltas, depois em visitas a cidades próximas. (e depois para os mercados, quando o jovem motorista acaba pegando o papel de boy da família)
começar como motociclistas de manhãzinha-de-fim-de-semana até ir adentrando no ritmo da cidade. Sinceramente, acho que vou andar feito carro no começo... mas to nem aí, sigo meu caminho feliz pelo tempo que tiver
Ah, e os riscos da própria rua como areia, óleo, água, buraco, grama, folhas, mulheres bonitas e outras coisas que podem atrapalhar além dos outros carros (que você tem que antecipar e se fazer ser percebido).
Mas assim como carro quando tirei carteira, aprendi mesmo foi na rua, primeiro em pequenas voltas, depois em visitas a cidades próximas. (e depois para os mercados, quando o jovem motorista acaba pegando o papel de boy da família)
-
dan_himself
Sim, é que cair em baixa velocidade eu não tenho medo (10/15km/h)... aí fico com muito mais medo da moto se machucar que eu, pois bem equipado, nessa velocidade um tombo dificilmente vai machucar... (claro que não estou contando com carros e outras coisas, apenas rua vazia e tal)....Gabriel Neves escreveu:Acho que o medo de quebrar a moto é muito harmônico com o medo de não se quebrar! Então ficam poucas dúvidas quanto ao preparo...
começar como motociclistas de manhãzinha-de-fim-de-semana até ir adentrando no ritmo da cidade. Sinceramente, acho que vou andar feito carro no começo... mas to nem aí, sigo meu caminho feliz pelo tempo que tiver![]()
Digo isso pois praticava street de patins, já caí de half, já me quebrei inteiro, rolei escada, cada tombo que já tomei... quebrei a canela, quase quebrei o cotovelo, enfim, to acostumado com o chão... porém não gosto dele e farei de tudo para evita-lo, ainda mais em cima de uma motocicleta, que não se compara com o patins (a não ser em velocidades ridiculamente baixas)...
Como você, vou pilotar que nem um carro, quem tiver atrás, sinto muito, afinal eu poderia muito bem ser um carro e aquele espaço por lei me pertence... O ruim é ter que contar com a paciencia de quem ta atrás... Só espero não pegar motoristas nervosinhos no início, pois não pretendo correr... não quero me expor por causa da pressa do outro...
Abrax,
DaN
"Quando eu morrer quero ser cremado. Dos vermes já bastam os que conheci em vida."
Dan e Gabriel, vcs estão no caminho certo o motociclista tem sempre q andar com um olho no padre e o outro na missa. Pilotando com o bom senso e sempre precavido é a melhor postura mesmo. O motorista muitas das vezes esquecem dos pedetres e motociclista. Canso de ver motoristas acelerarem os carros obrigando muita gente atravessar a rua correndo, e não dando espaço para a moto.dan_himself escreveu:Sim, é que cair em baixa velocidade eu não tenho medo (10/15km/h)... aí fico com muito mais medo da moto se machucar que eu, pois bem equipado, nessa velocidade um tombo dificilmente vai machucar... (claro que não estou contando com carros e outras coisas, apenas rua vazia e tal)....Gabriel Neves escreveu:Acho que o medo de quebrar a moto é muito harmônico com o medo de não se quebrar! Então ficam poucas dúvidas quanto ao preparo...
começar como motociclistas de manhãzinha-de-fim-de-semana até ir adentrando no ritmo da cidade. Sinceramente, acho que vou andar feito carro no começo... mas to nem aí, sigo meu caminho feliz pelo tempo que tiver![]()
Digo isso pois praticava street de patins, já caí de half, já me quebrei inteiro, rolei escada, cada tombo que já tomei... quebrei a canela, quase quebrei o cotovelo, enfim, to acostumado com o chão... porém não gosto dele e farei de tudo para evita-lo, ainda mais em cima de uma motocicleta, que não se compara com o patins (a não ser em velocidades ridiculamente baixas)...
Como você, vou pilotar que nem um carro, quem tiver atrás, sinto muito, afinal eu poderia muito bem ser um carro e aquele espaço por lei me pertence... O ruim é ter que contar com a paciencia de quem ta atrás... Só espero não pegar motoristas nervosinhos no início, pois não pretendo correr... não quero me expor por causa da pressa do outro...
Abrax,
DaN
Em estradas de mão dupla
Ocupe a sua faixa posicionando-se no espaço relativo a um carro, evitando assim a tentativa de um veículo de quatro rodas em se posicionar a seu lado. Só ultrapassar com segurança e quando houver espaço para você voltar para sua pista. Certos motoristas não gostam de dar espaço para motos e você acaba ficando “preso” entre as duas pistas e em situação de muito perigo.
Em estradas de mão única, duas pistas
Da mesma maneira que acima, posicione-se ocupando o espaço relativo a um carro. Trafegue normalmente pela faixa da direita usando a faixa da esquerda somente para ultrapassagens.
Nas mudanças de faixa use o retrovisor, mas dê uma rápida olhada antes, dependendo da posição, seu retrovisor pode esconder um carro pequeno. Atenção especial para incidência de óleo na pista da direita (pista dos caminhões).
Estradas de mão única, três pistas ou mais.
Idem a duas pistas, mas dependendo do movimento da rodovia, pode-se trafegar pela pista do meio, evitando assim o óleo da pista da direita. Porém redobrar a atenção com os retrovisores em relação aos carros que se aproximam, não é incomum automóveis ultrapassarem pela direita.
SEMPRE respeite os limites de velocidade das estradas, em caso de chuva, reduzir os limites para velocidades em que você se sinta seguro pilotando. Nas curvas, inclinar a moto bem menos que o habitual e cuidado com o óleo. Se seus pneus não estão em condições (sulcos com no mínimo 1,6 mm), não viaje na chuva, PARE e espere.
Curta bastante afinal somos apaixonados por este estilo de vida.
Um abração! Bom fim de semana.
-
dan_himself
Então Luquez, na moto escola com a CG dentro do patio eu nem tenho medo, mas com aminhha moto, até dentro da garagem, cercada de carros, manobrar ela em primeira marcha da um certo medo... imagino no transito... sei lá. pra falar a real to com um certo medo... a moto escola não tem sequer uma aula na rua, isso é uma piada... aqui perto é do lado do centro, muito movimento quase a toda hora, sendo que não tem como evitar subidas e descidas em que certamente ficarei inseguro nas primeiras vezes...luquez75 escreveu: Curta bastante afinal somos apaixonados por este estilo de vida.
Um abração! Bom fim de semana.
Mas é o jeito, uma hora a moto tem que sair da garagem eheheheh...
Vou embrulhar a moto em plastico bolha antes de sair
Valeu as dicas cara...
Abraços,
DaN
Código: Selecionar todos
11/07/2010 - 08h20
Autoescolas fraudam aulas noturnas em SP; norma está em vigor há quase dois meses
folha
No papel, a intenção de preparar os futuros condutores para dirigir em condições adversas pode parecer boa. Mas na prática, a exigência das aulas noturnas ao volante é descumprida com facilidade para tirar a carteira de habilitação em São Paulo. A informação é da reportagem de Alencar Izidoro publicada na edição deste domingo da Folha (íntegra somente para assinantes do jornal ou do UOL).
De acordo com o texto, as autoescolas estão insatisfeitas com a necessidade de manter as portas abertas por mais tempo e com os riscos de assalto, e, por isso, já adotam artifícios para fraudar a obrigação de fornecer 20% do treinamento entre as 18h30 e as 22h. Às vezes, dizem ao aluno até que a medida não começou a valer, sendo que está em vigor há quase dois meses.
Na realidade, três artimanhas para driblar as regras foram relatadas à Folha. Uma delas envolve uma alteração rudimentar no relógio do computador da autoescola para "enganar" a vigilância do sistema. Daí, uma aula durante a tarde é registrada como se fosse noite.
Outro lado
O Detran de São Paulo diz que vai investigar as autoescolas visitadas pela Folha e afirma que uma mudança no sistema de emissão de CNHs vai reduzir a patamares mínimos, ainda este ano, os riscos de fraudar as aulas exigidas.
O novo sistema, batizado de e-CNHsp, prevê que as informações das autoescolas (por exemplo, a impressão digital no início da aula) sejam transmitidas em tempo real para a central da Prodesp (companhia de processamento de dados de SP).
Só que no estande de tiro a situação é a mesma pra todos, não tem animais, vento, barulho, escuro, sol, mas o cara sai habilitado, então seria o caso de fazer aulas de tiro a noite, na rua etc.
Qualquer pessoa só vai aprender a dominar o veiculo após 1 ou 2 anos, isso é pratica, então aprender a dirigir poderia muito bem ser com um amigo, familiar, sózinho.
Caberia ao Detran verificar se o pretendente tem capacidade mental, (esse seria um exame rigido) e capcidade mecanica de dirigir, não seria necessária e obrigatório fazer a auto/moto escola.

-
dan_himself
Cros, isso só vale para carros... Motos nem de dia temos aula na rua... Quanto a comparação com o curso de tiro, eu faço uma semelhante...cros escreveu: Eu sempre comparo aulas de direção com aula de tiro, são 2 armas para as quais as pessoas se habilitam diante de um orgão "fiscalizador".
Só que no estande de tiro a situação é a mesma pra todos, não tem animais, vento, barulho, escuro, sol, mas o cara sai habilitado, então seria o caso de fazer aulas de tiro a noite, na rua etc.
Qualquer pessoa só vai aprender a dominar o veiculo após 1 ou 2 anos, isso é pratica, então aprender a dirigir poderia muito bem ser com um amigo, familiar, sózinho.
Caberia ao Detran verificar se o pretendente tem capacidade mental, (esse seria um exame rigido) e capcidade mecanica de dirigir, não seria necessária e obrigatório fazer a auto/moto escola.
Sou professor de defesa pessoal. Quando ministro cursos, deixo muito claro que o que estou ensinando é de carater informativo, pois não é em um curso que a pessoa vai ser preparada pra lidar com situações de risco extremo.
Para isso é necessário que o aluno se dedique e faça aulas sempre, não apenas um curso. Ministro aulas regulares e cursos informativos. Não tem como preparar alguém para reagir a uma alta situação de stress e perigo de vida num simples curso de 40, 60 ou 80 horas... o Treinamento deve ser regular, como andar de moto sempre...
É fato que os acidentes de moto acontecem mais com quem tira menos a moto da garagem...
Quanto menos pratica, mais risco...
A memória muscular deve se tornar um instinto...
Mas o detran Cros, nunca vai fiscalizar isso a fundo, pois eles precisam de multas né... e esses despreparados sem dúvidas geram receita pra eles... e riscos para nós... ontem mesmo fui fechado por um motoboy que resolveu cruzar na frente do meu carro com o transito em movimento (cruzar perpendicular ao meu carro, a pior loucura que ele podia fazer)... Se eu não tivesse atento, ele tava embaixo do meu carro... Não era preciso ele fazer aquilo... nem sequer para ganhar tempo... foi irresponsabilidade pura.. imagina, era como se meu carro fosse um trem e o cara cruzou na minha frente com o transito andando... Até agora to tentando entender o motivo dele ter feito isso, pois foi muito arriscado, se não fosse por mim, ele teria morrido... e por culpa dele... mas quem salvou ele fui eu...
Ontem resolvi ver uns videos no youtube de uns caras pilotando em SP... para, me deu medo de pegar a moto... Se for aquilo eu não quero não... é pedir pra morrer...
Abraços e desculpe o desabafo,
DaN
Estou falando de um pais ideal ou pelo menos mais desenvolvido, onde as pessoas usam o veiculo como meio de locomoção e não como meio de exibição...dan_himself escreveu: Ontem resolvi ver uns videos no youtube de uns caras pilotando em SP... para, me deu medo de pegar a moto... Se for aquilo eu não quero não... é pedir pra morrer...
Quanto a dirigir de forma como nos videos isso não quer dizer que tu vá dirigir da mesma forma, cada um com seu objetivo, o problema é que podemos ser atingidos sem quere, mas isso acontece a toda hora com carros, que atropelam pessoas no ponto de onibus.
Dirigir é uma questão de comportamento e tempo para dominar a maquina, com tudo que quem a volta, motoboys ou mongoboys.

-
dan_himself
Pois é... eu comprei a moto pra passear, não pra correr feito um doente mental... se quisesse velocidade tinha comprado uma speed... meu lance é devagar se chega ao longe...cros escreveu:Estou falando de um pais ideal ou pelo menos mais desenvolvido, onde as pessoas usam o veiculo como meio de locomoção e não como meio de exibição...dan_himself escreveu: Ontem resolvi ver uns videos no youtube de uns caras pilotando em SP... para, me deu medo de pegar a moto... Se for aquilo eu não quero não... é pedir pra morrer...
Quanto a dirigir de forma como nos videos isso não quer dizer que tu vá dirigir da mesma forma, cada um com seu objetivo, o problema é que podemos ser atingidos sem quere, mas isso acontece a toda hora com carros, que atropelam pessoas no ponto de onibus.
Dirigir é uma questão de comportamento e tempo para dominar a maquina, com tudo que quem a volta, motoboys ou mongoboys.
Acho que esse medo inicial faz parte... E acho que sempre devo ter o medo ao meu lado, acho que o dia que perder ele as coisas se complicam... Até agora eu não passei de 30km/h na moto... quando vocês falamam que chegam a 120, nossa, eu fico imaginando como deve ser ter que frear, desviar de algo nessa velocidade... claro que vocês tem muita experiencia, e o lance é correr atrás disso (experiencia) e não querer passar por cima dos próprios limites...
Abraços,
DaN