Tipo se abasteceu de manhã cedo e quando parou a moto era mais a tarde?
Ja aconteceu uma coisa assim com carro do meu pai, pois a gasolina sofre dilatação como um metal (por isso melhor hora para abastecer é de manhã ou anoite) e tem uns frentistas, que mesmo depois que a bomba para ainda da umas esguichadas para "encher até a boca", meu pai encheu o tanque de manhã tava aquela serração e meio frio e "serração baixa é sol que racha" e depois deixou ele do lado de fora de casa no sol, sei que vazou bastante gasolina pela boca do tanque, pode ser isso.
Mirage 250: Tanque de combustível e Torneira
Moderadores: Moderadores, Administradores
Não... eu abasteci, andei uns 10 minutos até em casa buscar um documento. Entrei em casa, cinco minutos e quando voltei a gasolina estava escorrendo pela boca do tanque...sei lá o que aconteceu. Acho que estava muito cheio, porque hoje não vasou nada.
Não acrescente dias à sua vida. Acrescente Vida aos seus dias.
-
Jorge Henrique
corrigindo o yan..
liquidos dilatam sim.. mas muito pouco!! pouquissimo!! quase nada!! taum pouco q a dilataçaum eh desconsiderada... antes mesmo q haja qualquer dilataçaum, o liquido se evaporou há muito tempo..
levando em conta q gasolina eh um liquido volatil... antes de haver qualquer dilataçaum do liquido, há a evaporaçaum do mesmo..
sendo um sistema q naum esteja pressurizado..
qto a abastecer nas horas q a temperatura eh mais baixa tb eh relativo..
pq dependendo de onde vc estah (posiçao geografica), a temperatura varia mais ou menos!
por exemplo: se vc tiver no litoral... a variaçaum da temperatura durante o dia eh menor do q em regioes mais para dentro do continente..
por causa da umidade q há na regiaum (a agua em suspensaum na atmosfera funciona como um termoregulador)...
muitas variaveis...
o q quero dizer eh: dependendo de onde vc esteja as variaveis do sistema mudam dai os resultados mudam...
o q vale onde vc mora, naum vale para onde eu moro..
outra variavel eh altitude..
qto mais alto, mais facilmente o combustivel se evapora.. mesmo expondo o liquido as temperaturas identicas seja em elevaçoes altas ou baixas..
conclusaum: cada situaçaum, eh uma situaçaum..
mas tb eh valida as observaçoes feitas por vc, yan..
...
luca:
sugestaum.
nunca bote calços, pedrinhas, madeiras em baixo do descanso..
vai q ele sai do lugar..
tua moto pode tombar sozinha..
alguem pode esbarrar na moto, tirar o calço do lugar... e pronto, a moto balança e cai..
se eu formos imaginar cada situaçaum...
o melhor mesmo eh procurar estacionar no local mais horizontal possivel... blz?
..
espero q o texto possa ter ajudado..
abraços, meus caros...
liquidos dilatam sim.. mas muito pouco!! pouquissimo!! quase nada!! taum pouco q a dilataçaum eh desconsiderada... antes mesmo q haja qualquer dilataçaum, o liquido se evaporou há muito tempo..
levando em conta q gasolina eh um liquido volatil... antes de haver qualquer dilataçaum do liquido, há a evaporaçaum do mesmo..
sendo um sistema q naum esteja pressurizado..
qto a abastecer nas horas q a temperatura eh mais baixa tb eh relativo..
pq dependendo de onde vc estah (posiçao geografica), a temperatura varia mais ou menos!
por exemplo: se vc tiver no litoral... a variaçaum da temperatura durante o dia eh menor do q em regioes mais para dentro do continente..
por causa da umidade q há na regiaum (a agua em suspensaum na atmosfera funciona como um termoregulador)...
muitas variaveis...
o q quero dizer eh: dependendo de onde vc esteja as variaveis do sistema mudam dai os resultados mudam...
o q vale onde vc mora, naum vale para onde eu moro..
outra variavel eh altitude..
qto mais alto, mais facilmente o combustivel se evapora.. mesmo expondo o liquido as temperaturas identicas seja em elevaçoes altas ou baixas..
conclusaum: cada situaçaum, eh uma situaçaum..
mas tb eh valida as observaçoes feitas por vc, yan..
...
luca:
sugestaum.
nunca bote calços, pedrinhas, madeiras em baixo do descanso..
vai q ele sai do lugar..
tua moto pode tombar sozinha..
alguem pode esbarrar na moto, tirar o calço do lugar... e pronto, a moto balança e cai..
se eu formos imaginar cada situaçaum...
o melhor mesmo eh procurar estacionar no local mais horizontal possivel... blz?
..
espero q o texto possa ter ajudado..
abraços, meus caros...
Ajudou. Valeu. Muito obrigado.
Não acrescente dias à sua vida. Acrescente Vida aos seus dias.
-
Yan.Metal
- Colaborador
Realmente amigo Jorge Henrique varia de lugar para lugar (eu que faço geografia, mais que ninguém sei que tudo varia de lugar para lugar), como você disse no litoral a amplitude térmica diaria é pequena, mas aqui em Juiz de Fora por não ter influência da Maritimidade e sim da continentalidade as amplitudes sâo maiores pode chegar de 10ºC de noite a 27ºC no dia, dependendo do lugar mais ainda.
Quando o combustivel vazou da boca do tanque do carro do meu pai, foi a unica explicação que encontramos e quando perguntei a um professor meu de física ele disse que podia ser isso, pois o carro era preto e tinha ficado exposto diretamente ao sol, absorve muito mais calor o que pode fazer o combustivel dilatar. Mas o carro do meu pai era dissel, era uma caminhonete, e o dissel tem menor volatividade, então por isso é que ocorreu. E sempre deu muita diferença em abastecer de noite (ou de manhã quando a perda de energia da superficie para a atmosfera é máxima), fica a dica para alguem que tiver carro a dissel.
Mas você esta certíssimo
, com a gasolina devido a volatividade é dificil ocorrer, é que quis tentar ajudar, mostrar uma possibilidade.
Mas será que o tanque dela não ta com uma vedação ruim? Mesmo que inclinada a vedação deveria segurar não?
Quando o combustivel vazou da boca do tanque do carro do meu pai, foi a unica explicação que encontramos e quando perguntei a um professor meu de física ele disse que podia ser isso, pois o carro era preto e tinha ficado exposto diretamente ao sol, absorve muito mais calor o que pode fazer o combustivel dilatar. Mas o carro do meu pai era dissel, era uma caminhonete, e o dissel tem menor volatividade, então por isso é que ocorreu. E sempre deu muita diferença em abastecer de noite (ou de manhã quando a perda de energia da superficie para a atmosfera é máxima), fica a dica para alguem que tiver carro a dissel.
Mas você esta certíssimo
Mas será que o tanque dela não ta com uma vedação ruim? Mesmo que inclinada a vedação deveria segurar não?
Ex: Mirage 250, Dafra Apache 150, Harley-Davidson V-Rod, Yamaha R3
Atual: Ducati Supersport S
Atual: Ducati Supersport S
-
Jorge Henrique
o tanque inclinou demais..
soh pode ser isso..
para vazar a ponto de escorrer em 5 minutos..
ou ateh mesmo na hora q o cara parou a moto, pos no descanso, o tanque balança... o combustivel balança... o combustivel vai ateh a boca do tanque...
falta de vedaçaum perfeita... suspiro..
tanta coisa!!
como descobrir o q eh:
como sempre!! na base do empirismo.. o mecanico suspeita de alguma coisa pelos sintomas... vai trocando as peças usadas por novas... ateh perceber uma melhora... qdo melhorar, ele vai identificar a peça q estava com defeito e dai descobrir o q era...
o melhor e naum encher o tanque ateh a boca... (quando possivel...) nunca terah problemas!!... ou naum...
vou nessa q estou atrasado para o escritorio...
abraços para todos...
soh pode ser isso..
para vazar a ponto de escorrer em 5 minutos..
ou ateh mesmo na hora q o cara parou a moto, pos no descanso, o tanque balança... o combustivel balança... o combustivel vai ateh a boca do tanque...
falta de vedaçaum perfeita... suspiro..
tanta coisa!!
como descobrir o q eh:
como sempre!! na base do empirismo.. o mecanico suspeita de alguma coisa pelos sintomas... vai trocando as peças usadas por novas... ateh perceber uma melhora... qdo melhorar, ele vai identificar a peça q estava com defeito e dai descobrir o q era...
o melhor e naum encher o tanque ateh a boca... (quando possivel...) nunca terah problemas!!... ou naum...
vou nessa q estou atrasado para o escritorio...
abraços para todos...
pessoal,
hoje emplaquei a moto, e quando saia do detran, notei que o velocimetro nao estava funcionando.
nao sei o que houve, mas parece que arrebentou o cabo, ne?
a moto ta com 639km marcados e rodei durante o dia sem marcar.
outra coisa que percebi é que por coincidencia o freio dianteiro começou a dar uma tremida ao fear mais intensamente, e faz um barulhinho fino que antes nao fazia tb. bom, quando eu estava indo pra motocollection hoje, em sao cristovao, entrei sem querer num buraco meio feio e como tava com um pouco de pressa, pois a loja ja ia fechar, abusei da velocidade num lugar desconhecido...
agora ao usar o freio dianteiro, ele da um chiadinho, e da uma tremida no guidao...
ao chegar em casa, eu dei uma olhada na roda dianteira e parece que tava tudo no lugar. a nao ser o cabo de freio que achei que tava meio fora do lugar. ele desce do painel, passa no garfo esquerdo, fica "prensado" entre o garfo e o para lamas, a partir da frente pra trás, e segue dando a voltinha e entrando no suporte que o direciona para o sistema de freio. achei estranho ele ficar prensado, e soltei. ai ficou parecendo que o cabo de freio era grande demais e o mecanico montou tentando dar uma escondida no cabo, mas prensar ele desse jeito? parece que o cabo era de outra moto e foi adaptado. depois vou tirar uma foto e postar aqui.
abs
hoje emplaquei a moto, e quando saia do detran, notei que o velocimetro nao estava funcionando.
nao sei o que houve, mas parece que arrebentou o cabo, ne?
a moto ta com 639km marcados e rodei durante o dia sem marcar.
outra coisa que percebi é que por coincidencia o freio dianteiro começou a dar uma tremida ao fear mais intensamente, e faz um barulhinho fino que antes nao fazia tb. bom, quando eu estava indo pra motocollection hoje, em sao cristovao, entrei sem querer num buraco meio feio e como tava com um pouco de pressa, pois a loja ja ia fechar, abusei da velocidade num lugar desconhecido...
agora ao usar o freio dianteiro, ele da um chiadinho, e da uma tremida no guidao...
ao chegar em casa, eu dei uma olhada na roda dianteira e parece que tava tudo no lugar. a nao ser o cabo de freio que achei que tava meio fora do lugar. ele desce do painel, passa no garfo esquerdo, fica "prensado" entre o garfo e o para lamas, a partir da frente pra trás, e segue dando a voltinha e entrando no suporte que o direciona para o sistema de freio. achei estranho ele ficar prensado, e soltei. ai ficou parecendo que o cabo de freio era grande demais e o mecanico montou tentando dar uma escondida no cabo, mas prensar ele desse jeito? parece que o cabo era de outra moto e foi adaptado. depois vou tirar uma foto e postar aqui.
abs
a coisa ta feia mesmo.
hoje com minha mulher na garupa e numa descida bem ingrime, comecei freando como a roda dianteira e quando foi chegando proximo do sinal fechado fui apertando mais o freio dianteiro e ouvi um zumbido assim... úúúúúúúúúúú..... na hora larguei o freio.
me lembrou aquelas freadas de roda de caminhão com aquele barulho de pneu fritando no asfalto.
amanha (daqui a pouco, hehe) vou levar a moto pro beto da kasinski ver... to com medo da roda de repente travar enquanto ta andando...
abs
hoje com minha mulher na garupa e numa descida bem ingrime, comecei freando como a roda dianteira e quando foi chegando proximo do sinal fechado fui apertando mais o freio dianteiro e ouvi um zumbido assim... úúúúúúúúúúú..... na hora larguei o freio.
me lembrou aquelas freadas de roda de caminhão com aquele barulho de pneu fritando no asfalto.
amanha (daqui a pouco, hehe) vou levar a moto pro beto da kasinski ver... to com medo da roda de repente travar enquanto ta andando...
abs
bom, tive hj de manha na kasinski e falei com o mecanico, que trocou o cabo do velocimetro e ja ta funcionando. quanto ao barulho na freada e a tremedeira, ficou para ver na 2a feira que vem, quando eu for deixar a mot pra revisao dos 1000.
agora, o velocimetro quebrou pq eu estava usando um cadeado no disco de freio, e um dia me distrai e sai com a moto com o cadeado ainda no disco. a roda nao travou, mas o cadeado bateu no cabo do velocimetro e fez ele entortar e eu nao percebi. bastou rodar alguns KM com o cabo torto para o cabo quebrar.
pode ser tb que essa tremedeira ao frear a roda dianteira seja consequencia do mesmo cadeado no disco, e que o tenha empenado ou mesmo marcado um pouco que seja, pois quando esta rodando e de repente freia, estas marcas deixadas pelo cadeado podem estar causando isso. imagina o preju, se tiver que trocar o disco e mais alguma coisa do sistema de freio...
cadeado nunca mais...
fica ai o alerta ao pessoal que usa cadeado no disco...
abs
agora, o velocimetro quebrou pq eu estava usando um cadeado no disco de freio, e um dia me distrai e sai com a moto com o cadeado ainda no disco. a roda nao travou, mas o cadeado bateu no cabo do velocimetro e fez ele entortar e eu nao percebi. bastou rodar alguns KM com o cabo torto para o cabo quebrar.
pode ser tb que essa tremedeira ao frear a roda dianteira seja consequencia do mesmo cadeado no disco, e que o tenha empenado ou mesmo marcado um pouco que seja, pois quando esta rodando e de repente freia, estas marcas deixadas pelo cadeado podem estar causando isso. imagina o preju, se tiver que trocar o disco e mais alguma coisa do sistema de freio...
cadeado nunca mais...
fica ai o alerta ao pessoal que usa cadeado no disco...
abs
pessoal,
sabado estive na autorizada aqui do rio, para mostrar ao mecanico a ferrugem dentro do tanque.
ele pediu para eu levar esta semana para tirar fotos e enviar a fabrica.
sera que eles vao ter que trocar o tanque?
hoje voltei a olhar e fiquei impressionado como avançou o processo de ferrugem.
antes eu percebia somente no bocal, mas agora da pra ver dentro do tanque tb.
sera que essa ferrugem pode ocasionar algum tipo de problemas no motor, carburador, etc??
tirei a moto zero bala no dia 27/01, ou seja, ha exatos 13 dias.
segue as fotos para vcs verem.
foto 1

foto2

foto3

foto4

foto5

sabado estive na autorizada aqui do rio, para mostrar ao mecanico a ferrugem dentro do tanque.
ele pediu para eu levar esta semana para tirar fotos e enviar a fabrica.
sera que eles vao ter que trocar o tanque?
hoje voltei a olhar e fiquei impressionado como avançou o processo de ferrugem.
antes eu percebia somente no bocal, mas agora da pra ver dentro do tanque tb.
sera que essa ferrugem pode ocasionar algum tipo de problemas no motor, carburador, etc??
tirei a moto zero bala no dia 27/01, ou seja, ha exatos 13 dias.
segue as fotos para vcs verem.
foto 1

foto2

foto3

foto4

foto5