Mirage 250: Carburador, Coletor etc

Motos: Kasinski Mirage 250, Kasinski Mirage 650, Kasinski Cruiser, etc.

Moderadores: Moderadores, Administradores

Responder
Vanderlei Barreto

Boa noite pessoal...Alguém sabe como regular os parafusos do ar do carburador da Mirage (aqueles que ajustão a mistura ar / combustivel) e a deixam mais rica ou mais pobre. Depois de totalmente fechados quantas voltas devo girar para abrir e obter a mistura idelal??? Troquei hoje o filtro de ar (original) e o escape também é original(Mirage 06/06)
jbrigagao
Moderador

Não tem uma quantidade de voltas ideal, o correto é usar um analisador de CO e um vacuometro para regular e equalizar os carburadores. Na falta destas ferramentas a regulagem é no "ouvido" e não vai ficar muito precisa, mas a maioria dos mecânicos infelizmente usa o segundo método.
Imagem
Vanderlei Barreto

jbrigagao escreveu:Não tem uma quantidade de voltas ideal, o correto é usar um analisador de CO e um vacuometro para regular e equalizar os carburadores. Na falta destas ferramentas a regulagem é no "ouvido" e não vai ficar muito precisa, mas a maioria dos mecânicos infelizmente usa o segundo método.

Caro jbrigagao, pode me dar alguma dica, me aventurei em regular estes dois parafusos, conforme dica de um amigo mecanico (que não mora na minha cidade), apertei totalmente os parafusos, depois soltei duas voltas, ficou afogada e com cheiro forte de gasolina, soltei mais um pouco, até quatro voltas, melhorou bem, mais tenho receio de ter empobrecido demais a mistura.
ZZO

Vanderlei Barreto escreveu:Boa noite pessoal...Depois de totalmente fechados quantas voltas devo girar para abrir e obter a mistura idelal???
Cara,

Na maioria das motos 2 voltas e meia funciona bem porém, como o Brigagão disse o "refino" tem que ser no ouvido mesmo.

Boa Sorte

Zzo
Família
VIRU'S

"...Mais vale um c* na mão do que dois no asfalto..."
jbrigagao
Moderador

Vanderlei Barreto escreveu:
jbrigagao escreveu:Não tem uma quantidade de voltas ideal, o correto é usar um analisador de CO e um vacuometro para regular e equalizar os carburadores. Na falta destas ferramentas a regulagem é no "ouvido" e não vai ficar muito precisa, mas a maioria dos mecânicos infelizmente usa o segundo método.

Caro jbrigagao, pode me dar alguma dica, me aventurei em regular estes dois parafusos, conforme dica de um amigo mecanico (que não mora na minha cidade), apertei totalmente os parafusos, depois soltei duas voltas, ficou afogada e com cheiro forte de gasolina, soltei mais um pouco, até quatro voltas, melhorou bem, mais tenho receio de ter empobrecido demais a mistura.

Como eu disse, não tem uma posição correta para o parafuso, se fosse assim não haveria regulagem, o parafuso já sairia de fabrica travado na posição correta... :wink:
Vários fatores vão interferir, pressão atmosférica, temperatura, umidade do ar, combustível, etc. É claro que da para fazer uma regulagem até razoável de “ouvido”, mas isso requer alguma experiência. Uma dica é fazer a regulagem até o ponto em que a marcha lenta fique estável e rodar alguns dias, em seguida observe a coloração das velas, uma vela com eletrodo muito claro (quase banco) indica mistura pobre e eletrodo escuro (preto e com fuligem) indica mistura muito rica.
Imagem
Wolverine

Com gicles e agulha original, a minha estava com 3 voltas e meia, e ainda assim deixava a vela preta.
Como são 2 carburadores e com gicles diferentes, fica mais dificil ainda fazer o acerto de ouvido.

Passei 5 dias sem ligar a moto, e hoje de manhã ela pegou direto, sem afogador.Este também seria um sinal de mistura rica?
Wolverine
Motoclube Tolerância Zero
Vanderlei Barreto

Wolverine escreveu:Com gicles e agulha original, a minha estava com 3 voltas e meia, e ainda assim deixava a vela preta.
Como são 2 carburadores e com gicles diferentes, fica mais dificil ainda fazer o acerto de ouvido.

Passei 5 dias sem ligar a moto, e hoje de manhã ela pegou direto, sem afogador.Este também seria um sinal de mistura rica?

Blz. Wolverine....Hoje pela manhã, com o motor já quente, regulei os dois parafusos com quatro voltas cada um...ficou bom. Mas como vc esta dizendo que os carburas tem gicle diferente, provavelmente vão usar regulagens de ar diferentes correto. Qual deles é o maior, o do cilindro diant. ou do tras??????????
Santista

A regulagem é o seguinte: com o motor quente aperta o parafuso de um dos carburadores a té perceber que da falta de gasolina , vai dando a impressão que para de funcionar , ai vai desatarrachando o parafuso lentamente até perceber que o motor fica cheio , trabalhando mais redondo , depois faz o mesmo no outro carburador , se ficar acelerado , regula a abertura da da entrada de ar no parafuso embaixo do tanque no lado esquerdo aquele com um cabinho , se ficar muito lento regula no mesmo parafuso , para quem não tem prática na regulagem de carburadores , fica meio complicado porque a regulagem varia com tipo de gasolina , altitude , temperatura , ai tem que ir dando retoques na regulagem até ficar legal , depois procura usar o mesmo tipo de gasolina com o qual foi regulado , eu limpei meus carburadores a mais ou menos seis meses e uso gasolina aditivada , nunca mais precisei regular
Wolverine

Santista,
O parafuso que estamos falando é o que fica visivel por cima do filtro de ar, na base dos carburadores, que tem uma tampinha de borracha?
Se estamos falando deste, fechá-lo não vai dar falta de combustível,pelo contrário, pois este parafuso é para regulagem da entrada de ar.
Fechá-lo enriquece (mais gasolina) a mistura e abrí-lo empobrece (mais ar).
A idéia é uma mistura de ar e combustível proximo da proporção de 15x1 (Brigagão, me corrija se estiver falando besteira).
O objetivo da mistura é obter uma queima completa do combustível, e o ar serve para isso.
Se a mistura estiver muito rica,não tem oxigenio suficiente para queimar a gasolina, que será jogada pelo escape, aumentando o consumo e o nível de poluição.
Se a mistura estiver muito pobre, ocorrerá perda de torque e aquecimento excessivo, podendo até mesmo furar um pistão.
Na dúvida, prefiro um pouco mais rica do que mais pobre, garantindo a vida do motor.

A regulagem que fiz foi:
A partir de 2 voltas,fui abrindo de 1/2 em 1/2 volta e acelerando a moto até ver onde ela corta o giro.
Com 3,5 ela corta somente aos 12000, com 4 cortou aos ~9500rpm.
Voltei para 3,5 e permanece assim,mas ainda acho que está rica,pois não preciso de afogador para dar a partida em nenhuma situação(Gicles de baixa originais),e o consumo está alto para os relatos dos colegas.
Acho que preciso mexer na altura das agulhas,vou testar.
Wolverine
Motoclube Tolerância Zero
Santista

são esses parafusos mesmo , é um erro pensar que esses parafusos sáo só entrada de ar , esses parafusos regulam a mistura ar e gasolina da marcha lenta , a entrada de ar é pela borbuleta , que no caso das motos é pelo pistão do carburador , em alta rotação o que manda é o gigle de alta , a gasolina e ar que passa no orificio controlado pelos parafusos só atua na marcha lenta e no começo da aceleração
Responder