HD: Pesquisa - Por que ter uma

Motos: Harley-Davidson Sportster 883, Harley-Davidson Road King, etc.

Moderadores: Moderadores, Administradores, Colaboradores Harley-Davidson

Responder
tigdias

FIlIPy65 escreveu:Sobre a simpatia dos proprietários, acho que é bem relativo.

O colega relatou sobre o caso visto no fórum HD do cara que não falou com outro, talvez o cara tivesse seus motivos, mas não vejo um pra justificar.

Mas esses casos tem pra todo tipo de moto, talvez seja mais acentuado com os PHD, pois são motos que chamam atenção (raras e grandes) e como sabido, tem uma galera que compra por ¨status¨ e acha que tem que se manter ¨por cima¨, e que humildade e comunicação com os mortais, fará seu ¨status¨ perder o brilho.

Dia desses falei com um cara numa Spotster customizada, muito brutal, o cara não respondeu, mas pelas condições, acho que o cara não viu.

Já antes disso, falei com um cara em uma Shadow (linda), o cara olhou pra mim e ignorou, acho que não por arrogância, mas pelo jeito dele (e pelo que percebi, o cara sai de casa, dá uma volta na orla e volta pra casa), acho que o cara se perguntou: ¨o que é que tu quer?¨.

Vez ou outra, o cara para no sinal e tem aquele assédio todo. Ontem parei num sinal, lá atrás, e parou um cara numa ¨cinquentinha¨ do meu lado e ficou olhando a mim e a moto, e eu olhando pro sinal, ignorei mesmo o cara, até que o sinal abriu e nos separamos. Arrogância? Pode parecer. Mas vei, passei a noite sem dormir num velório e tinha acabado de sair do enterro da pessoa, que nada menos, me criou boa parte da vida e sempre morou comigo, logo, não estava nessas felicidades pra puxar assunto. Claro que se ele fala algo, o cara responde, afinal, ele não tem culpa dos meus problemas, mas nem sempre dá pra ficar sorridente ao para num semáforo.

Tô falando isso só pra galera lembrar, que nem sempre um irmão tá pra papear. Se falar e o cara ignorar, imagine que o cara tá mal, brigou com a esposa, perdeu um filho, foi demitido... Então relaxem, numa próxima, você tenta de novo, quem sabe até dá uma força pro cara, chama prum café e sai uma amizade daí!? =)
Vou tentar lembrar disso também.

o/
Ótima leitura! :wink:
M Valentim

BarãoRS escreveu:... nunca li vc escrever que moto coreana é igual japonesa, bem pelo contrário pois vc costuma deixar claro que são bem distintas.

Falei que acho engraçado a generalização do tema "motos asiáticas" como se fossem todas iguais (coisa que apenas desinformados imaginam ser possível, quem tem um mínimo de conhecimento de história e economia sabe que aqueles países são muito diferentes, tendo não raramente inclusive conflitos étnicos - chame um chinês de japonês para ver o que acontece, é muito pior que chamar brasileiro de argentino).
Aqui, infelizmente vou ter que discordar. Parece haver um pouco de desconhecimento comercial e industrial em sua colocação e vou tentar esclarecer. Sou adepto do termo “moto asiática”, para definir produtos similares, vindo daqueles países, mas precisamente Japão, China e Corea do Sul. A razão é simples: fábricas de motocicletas como Zongsheen, Hyosung, Quinqi e outras possuem em seu passado e até os dias de hoje, parcerias comerciais e industriais com motos Japonesas das 3 principais marcas. Estas empresas ou sáo parceiras industriais (fabricam peças para) , montam motocicletas clones ou inspiradas nas japonesas, ou no passado montavam modelos japoneses pois eram subsidiarias de marcas japonesas, Hyosung, por exemplo montava motos Suzuki e dai vem seu know how em tecnologias de motocicletas, Zongsheen, montava motos Yamaha e por aí vai. Particularmente não tenho nada contra motos asiáticas, já tive 6 Japonesas , 2 chinesas e 1 Coreana e possuem qualidade similar, exceto pelo Hyosung, que como já disse milhões de vezes, foi a pior moto da minha vida, então com exceção da Hyosung, posso atestar que motos chinesas e Japonesas, compartilham o mesmo DNA.
BarãoRS escreveu:...Mas respondendo ao tópico: compre uma HD quando puder, se possível uma com refrigeração líquida, as motos em si não são um primor em qualidade tampouco são superiores às japonesas, mas o marketing dos americanos é fantástico, ninguém chega perto neste quesito, terá sempre alguém te perguntando "é uma Harley?".
Na verdade a coisa não é tão simples como você colocou, vou tentar ajudar aqui também,
Motos HD possuem tanta ou até mais tecnologia que qualquer moto, porem quando se trata de Harley a tradição é levada em consideração e a tecnologia de uma harley é “escondida” propositalmente. Uma HD é uma moto estradeira e desta forma não precisa de refrigeração liquida, mas caso ela tivesse um radiador, para operação no trânsito urbano, isso quebraria a estética clássica (old School) da motocicleta, ai reside o diferencial.
O publico da HD sabe disso e aceita isso, mas se você faz tanta questão de um radiador, você pode instalá-lo, até que alguma HD peque fogo no trânsito pesado das cidades brasileiras, e a legislação obrigue instalar radiadores em motos HD.
Se não fosse a legislação anti-poluição, por exemplo, as harleys não teriam injeção eletrônica, pois seu usuários preferem o carburador (exceto eu é claro). Cada moto HD é uma porta para o passado, cada uma delas faz menção a um momento da história. As 883R querem homenagear as competições que a harley participou do passado... as Softails , relembram as clássicas Hard tails e por aí vai. O usuário de HD quer que sua moto o acompanhe e nào que tenha que trocá-la por um modelo novo a cada ano, por isso que os modelos de um ano para outro não trazem grandes modificações.
Ë diferente da Honda, por exemplo que retira um modelo Aero depois de poucos anos e coloca no lugar o Spirit, com um outro público-alvo.
Espero ter esclarecido, o espirito da coisa, mas com certeza existem usuários Harleys mais experientes que eu, que possam ajudar a complementar ou até corrigir o meu entendimento sobre o tema.
“The Eagle Soars Alone”
"Classic Rider Walk Alone"
Moura
Contato:

...
Paulo Moura
Heverson

Em resumo, se quer tecnologia, não compre Harley.
Aliás, não compre nenhuma custom. Qualquer moto 600 esportiva ou naked anda mais que uma harley ou qualquer outra custom.
E, no meu caso, no norte do Brasil, não compre Harley. É muito quente e daí elas vazam, e aqui não tem assistência técnica da Harley. Das asiáticas tem. E se for viajar para longe das cc HD, lembre de levar algumas peças na bagagem.
Vendi minha Shadow, comprei uma 883, me arrependi e voltei pra Shadow.
FUJTSU
Contato:

Imagem

:D
Imagem
William Alvarenga

Heverson escreveu:Em resumo, se quer tecnologia, não compre Harley.
Aliás, não compre nenhuma custom. Qualquer moto 600 esportiva ou naked anda mais que uma harley ou qualquer outra custom.
E, no meu caso, no norte do Brasil, não compre Harley. É muito quente e daí elas vazam, e aqui não tem assistência técnica da Harley. Das asiáticas tem. E se for viajar para longe das cc HD, lembre de levar algumas peças na bagagem.
Eu comprei a Harley Davidson 883R zero KM, quando rodou 1.600 km, levei para concessionaria, a primeira revisão e troca de óleo, e concessionaria me cobrou 650,00, a moto ficou diferente e barulho de chiados, voltei em concessionaria e reclamei, me disseram estava tudo normal, eu desanimei da moto, mas depois uma semana, descobri na internet, uma oficina particular especializado Harley Davidson.
Levei a minha moto nesta oficina, o mecânico revisou tudo, a moto ficou uma beleza, o Mecânico me cobrou 30,00.
O mecânico disse que a regulagens(embreagem,transmissão secundaria,correia dentada) estavam tudo errado e nunca mais levo minha Harley na concessionaria.
Agora estou satisfeito com minha Harley.

Minha Virago 250 falhava muito, a concessionaria da Yamaha não resolvia, levei minha Virago 250 para oficina particular especializada Yamaha, minha Virago 250 já rodou 5.000 kms. até hoje não deu defeito.
Acho que não tenho sorte com Concessionarias.
will
M Valentim

William Alvarenga escreveu:
Heverson escreveu:Em resumo, se quer tecnologia, não compre Harley.
Eu comprei a Harley Davidson 883R zero KM, quando rodou 1.600 km, levei para concessionaria, a primeira revisão e troca de óleo, e concessionaria me cobrou 650,00, a moto ficou diferente e barulho de chiados, voltei em concessionaria e reclamei, me disseram estava tudo normal, eu desanimei da moto, mas depois uma semana, descobri na internet, uma oficina particular só mexe com Harley Davidson.
Levei a minha moto nesta oficina, o mecânico revisou tudo, a moto ficou uma beleza, o Mecânico me cobrou 30,00.
O mecânico disse que a regulagens(embreagem,transmissão secundaria,correia dentada) estavam tudo errado e nunca mais levo minha Harley na concessionaria.
Agora estou satisfeito com minha Harley.
É isso aí, aqui em Manaus é a mesma coisa, existe a planta de montagem, mas não existe (graças a deus, deve ser harleyro tbm) CC.
Mas tem o Zequinha, mecânico que já foi encarregado do treinamento na antiga planta de montagem e agora cuida das harleys manauaras, com todo o carinho e dedicação que elas merecem.
Espero que algum dia um empresário brasileiro que saiba o que significa Harley Davidson e que goste da tradição da marca, assuma as operações no Brasil ou abra uma oficina verdadeiramente HD.
“The Eagle Soars Alone”
"Classic Rider Walk Alone"
BarãoRS

...
FIlIPy65

Só achismo, então vão desculpando qualquer coisa... :|

Essa história da refrigeração, me dá agonia, mas será que a galera da Harley deixa como é pra parecer rústico, old school, etc?

É que eu me lembrei das placas de vídeos, sim, placa gráfica pra PC mesmo. Eu repudiava as placas com cooler passivo (aquelas sem ventilador), até que um compadre disse o contrário, ele até preferia com cooler passivo, sugeriu ele, que se colocaram aquele modelo sem cooler ativo, significa que ela foi melhor projetada, ao ponto de não precisar de outro componente para seu funcionamento normal. Sendo até uma coisa a menos para dar problema, até porque se der problema, a placa vai esquentar e vai dar problema também.

Fiquei imaginando se seria essa a lógica das Harleys refrigeradas a ar. Seria o projeto dessas motos tão bom, ao ponto de não precisarem de refrigeração ¨ativa¨, e com isso, algo a menos pra dar problema para a moto e para o proprietário?

Talvez seja algo a se considerar. =x
wolfmann
Contato:

Como escreveu um colega acima, quer tecnologia não compre Custom. E como lembrou o FIIIPy65 o projeto dos V-Twin não foi feito para usar a refrigeração líquida, existe um radiador de óleo, mas a função dele é evitar a perda de qualidade do lubrificante pelo aumento de temperatura e não dar conforto ao piloto.

Um radiador é uma peça mais para um possível problema, sem falar na bomba d'água (calcanhar de Aquiles das GS 800 montadas aqui) e uma das características que mais prezo na HD é a simplicidade de projeto. Um bom mecânico que entenda como funciona um motor, consegue fazer um reparo de emergência. Eu consigo e nem sou mecânico.

Mas o radiador de óleo já é necessário para os novos motores 103, tanto é assim que as tourings trazem ele de série, escondido embaixo do regulador de voltagem.

E o radiador de ågua vai vir. A progressão constante das restrições a emissão de gases vai impor isso. A HDMC já tem patente registrada para a refrigeração líquida dos cabeçotes tal e qual o novo boxer da BMW. Isso vai dar fôlego ao motor Twin Cam enquanto aprovam uma nova patente para um motor novo de refrigeração líquida. No projeto já patenteado, o radiador se esconde nas perneiras das Ultras, com a colméia de um lado e o vaso de expansão do outro.

E o público xiita vai torcer a cara, os mais novos vão comprar satisfeitos porque a fábrica "pensa no conforto do seu cliente" e quem tiver mais curiosidade vai pesar prós e contras na hora da troca de moto. Aconteceu assim com a injeção, com a adoção do ABS e da eletrônica mais sofisticada preparando os próximos "avanços" que terão de ser feitos para se manter no mercado.
ride hard or stay home
Responder