Sportster 883: Opiniões de proprietários (C, R e Iron)

Motos: Harley-Davidson Sportster 883, Harley-Davidson Road King, etc.

Moderadores: Moderadores, Administradores, Colaboradores Harley-Davidson

Responder
Rafa Curth

J Cunha escreveu:
dpomarico escreveu:J Cunha que medo!

Olha só... eu comprei na Orange Bikes uma HD 883 Laranja... moro na Z/N também! :D

Agora fiquei com receio da regulagem.... vou pegar a minha motoca no sabado agora.... tem alguma recomendação sobre a Orange Bikes?
Fala “dpomarico”, meu parabéns, a sua motoca é linda, pois a vi na loja 883r 2011 laranja quando fui pegar a minha rsrsrs, só escolhi a minha por conta do escape, quando ouvi o barulho foi paixão a primeira vista (ou escutada rsrsrs). 8)

Cara, como eu disse acima, não tive nenhum problema com a loja não, a moto veio certinha e até o momento não apresentou nada de errado, aos meus olhos de leigo, porém, me assustei com o consumo, pois através das pesquisas que fiz a 883 faz no mínimo 17 km/l, mas a minha ta fazendo 9km/l, como lá na Orange eles fazem uma revisão de “43 itens” :lol: rsrs, to querendo levar em outro mecânico para me informar se o consumo alto é a regulagem da motoca, os itens que já vieram instalados nela ou a minha tocada. :roll:

Na verdade nem usei ainda o pós venda, quero primeiro ter certeza se existe algo de errado com a motoca, até lá não tenho nada o que falar de negativo da Orange. Mas c vc puder depois mandar a sua visão do consumo da sua motoca eu agradeço. :)

abç :mrgreen:

J.Cunha...

Comprei a minha sportster xl883r preta 2008 faz quase um mês. Já andei mil quilometos com ela entre estrada, transito pesado, calor, frio, com garupa e sem garupa, andando bem tranquilo e andando forte.

Acho que já posso dar uma boa ajuda no seu consumo. Vou dar vários exemplos...
Sozinho na estrada andando a 80 até 120 na raposo tavares. Média de 30 por litro na ida e 27 por litro na volta. Percurso São Paulo até São Roque.
Mesmo percurso com garupa e mesma média de velocidade, 21 por litro na ida e 19 quase 20 na volta.
Andando na cidade com transito leve fica entre 16 e 19, com e sem garupa.
Andando na estrada com garupa com média de 120 a 150km, média de 17 a 19 por litro.
Agora o ponto crucial...
Eu vou para o trabalho todos os dias com ela, ida e volta pela manhã, ida e volta a tarde, são apenas 4km de distancia.
A média de consumo fica entre 7 e 9 por litro sem garupa!
Ou seja, tudo depende do percurso que vc faz. Eu tinha uma drag star que fazia os mesmos 9 por litro nesse percurso, porém na estrada ficava em 16 no máximo. E também tive uma mirage 150 que nesse percurso também bebia bastante.
O que reparo é que nesse percurso que faço eu mal consigo engatar a terceira marcha, e também eu ligo e desligo ela várias vezes ao dia indo nos prédios dos meus clientes.
A melhor coisa a fazer é andar com ela na estrada com uma média de 100 por hora e ver se a média fica parecida com a minha. Porque na cidade qualquer moto de custom de 600 cilindradas pra cima gasta gasolina mesmo. Elas não gostam de andar 500 metros e parar toda hora na sinaleira. Foram feitas para andar longas distancias.
Meu irmão com a shadow 600 também faz uns 27 por litro na estrada andando a 90 por hora, meu veredito é que a sportster por ser uma moto de quase 900 cilindradas, com 250 quilos a seco e aproximadamente 51 cavalos me surpreendeu MUITO fazendo lindos de 27 a 30 por litro na estrada sem garupa. Agora se ela quer beber bastante na cidade eu até dou um desconto pra ela, porque não foi feita pra isso.

Espero ter ajudado.
A propósito é meu primeiro comentário aqui no forúm. E agora posso dizer...

Harley é Harley! Não tem igual.

Abraço.
Rafa Curth
Ricardozf12
Contato:

Impressionante 30 por litro na estrada, não consigo fazer isso de cg 125 :(
Rafa Curth

Ricardozf12 escreveu:Impressionante 30 por litro na estrada, não consigo fazer isso de cg 125 :(
Cara quando eu fiz o cálculo eu quase chorei na primeira vez, a minha drag star não fazia 14 por litro na estrada.
O que faz a diferença mesmo é ela ser injetada, a moto esquenta MUITO menos. Mas a Drag Star me ensinou a ter uma tocada muito mais economica, isso eu tenho que agradecer a ela.
Toda vez que abasteço eu faço o cálculo de combustível, agora sei certinho o quanto que a Sportster vai gastar de acordo com o "terreno" que vamos enfrentar e o peso que ela vai levar. No final das contas ela fica bem previsível e mesmo tendo um tanque bem menor que a drag star ela vai bem mais longe.
Abraço.
Rafa Curth
Bruno_VermesMC

Para quem comentou sobre Powercommander e Suricato, um amigo meu colocou um Suricato, melhora o desempenho, mas piora um pouco o consumo.

Ainda acho que uma injetada tem que fazer no mínimo 20-25Km/L rodando nessa faixa 90-100Km/h só com o piloto. Mas ainda prefiro meu bom e simples carburador.
BRUNO - VERMES M.C.
dpomarico

Pessoal, agora posso dar meu pitaco....

Estou com a moto 1 semana... no transito de SP ela passa bem... da umas engasgadas em alguns corredores, mas talvez seja porque ainda estou pegando o jeito. Meu percurso é Av. Tiradentes inteira, tunel anhangabau, 9 de julho inteira.

Consumo ainda não medi, vou abastecer a moto amanhã e dai terei a primeira média de cidade.

O que eu percebi... a moto esquenta.... mas esquenta MUITO! Dá pra chegar suado num trajeto de 40 minutos.
David Pomarico - SP
HD 883 R 2011

ex: Tenere 250
Rafa Curth

dpomarico escreveu:Pessoal, agora posso dar meu pitaco....

Estou com a moto 1 semana... no transito de SP ela passa bem... da umas engasgadas em alguns corredores, mas talvez seja porque ainda estou pegando o jeito. Meu percurso é Av. Tiradentes inteira, tunel anhangabau, 9 de julho inteira.

Consumo ainda não medi, vou abastecer a moto amanhã e dai terei a primeira média de cidade.

O que eu percebi... a moto esquenta.... mas esquenta MUITO! Dá pra chegar suado num trajeto de 40 minutos.

Sobre engastar a minha não faz isso. Mas a minha drag star fazia e muito. A Sportster nunca engasgou. Graças a deus.

Sobre esquentar...
Toda custom com refrigeração a ar esquenta mp trânsito, mas a sportster posso dizer que não esquenta nem metade que a minha drag star 650. Na drag eu derretia a calça e quase não dava pra ficar em cima, com isso ela gastava muito combustível.
Um dos motivos da Sportster não esquentar tanto é porque ela tem o motor preto fosco, essa cor não atraí o calor como as motos com motor cromado.

Abraço.
Rafa Curth
J Cunha

Fala Galera.

Primeiramente vou agradecer a todos (Rafa Curth,Bruno_VermesMC,dpomarico etc).

E aqui vai meu relato 8) , apesar de o Rafa Curth já ter dito tudo, a moto realmente nasceu para estrada, lá é o "habitat natural" dela, na sexta passada fui até São Sebastião pela imigrantes e Rio Santos, sem garupa e nenhum equipamento no Laranjinha a não ser o escape direto(que aliaz fala alto na estrada, uma delícia), na ida fiz a marca de 21 km/l, isso pq peguei um trânsito danado na rio santos passando por Bertioga :( , e fiquei um pouco com medo de ficar desviando e costurando o trânsito e fiquei na fila de carros até acabar o congestionamento :mrgreen: .

Não consegui marcar o consumo da volta pela estrada Mogi Bertioga, pois ela ainda não entrou na reserva, eu marco o km no exato minuto que a luz da reserva acende, até agora o marcador está nos 157km e ainda não acendeu a luz.

Galera os "problemas" de motor quente e alto consumo somem na estrada, isso me deu uma coragem enorme de enfrentar distâncias mais longas, realmente a moto é demais.

Então fica a dica para os iniciantes que nem eu, antes de qualquer coisa ponha sua maquina na estrada, é lá que ela vai revelar seus atributos, bem como vc acaba enxergando algumas possíveis mudanças nos acessórios, percebi que a força do vento a 120 km joga o corpo para trás e incomoda, acredito que um para brisas para as viagens possa evitar isso (alguém que use por favor comente) o pesinho também me incomodou, pois não dá para mudar a posição das pernas, sei lá talvez um pedal estilo plataforma melhore (mais uma vez gostaria da opinião da galera), mas são apenas detalhes que são ofuscados pela o prazer de acelerar a moto te dá, caras ela anda facil facil a 120, e quando vc precisa dar uma esticada maior ela responde prontamente e rapidamente :mrgreen: , e isso pq eu peguei trânsito, chuva e estrada mau iluminada, pois viajei a noite.

abç galera :mrgreen:
...
dpomarico

Dúvida: alguém sabe me dizer com quantos litros no tanque a luz de reserva ascende?

Outra dúvida: pressão de pneu..... dianteiro é Michelin Scorcher "31" 100/90 e traseiro é Michelin Scorcher "31" 150/80..... sou pesado (105kg)... vale a pena deixar 36 psi na dianteira e 42 psi no pneu traseiro?
David Pomarico - SP
HD 883 R 2011

ex: Tenere 250
Rafa Curth

J Cunha escreveu:Fala Galera.

Primeiramente vou agradecer a todos (Rafa Curth,Bruno_VermesMC,dpomarico etc).

E aqui vai meu relato 8) , apesar de o Rafa Curth já ter dito tudo, a moto realmente nasceu para estrada, lá é o "habitat natural" dela, na sexta passada fui até São Sebastião pela imigrantes e Rio Santos, sem garupa e nenhum equipamento no Laranjinha a não ser o escape direto(que aliaz fala alto na estrada, uma delícia), na ida fiz a marca de 21 km/l, isso pq peguei um trânsito danado na rio santos passando por Bertioga :( , e fiquei um pouco com medo de ficar desviando e costurando o trânsito e fiquei na fila de carros até acabar o congestionamento :mrgreen: .

Não consegui marcar o consumo da volta pela estrada Mogi Bertioga, pois ela ainda não entrou na reserva, eu marco o km no exato minuto que a luz da reserva acende, até agora o marcador está nos 157km e ainda não acendeu a luz.

Galera os "problemas" de motor quente e alto consumo somem na estrada, isso me deu uma coragem enorme de enfrentar distâncias mais longas, realmente a moto é demais.

Então fica a dica para os iniciantes que nem eu, antes de qualquer coisa ponha sua maquina na estrada, é lá que ela vai revelar seus atributos, bem como vc acaba enxergando algumas possíveis mudanças nos acessórios, percebi que a força do vento a 120 km joga o corpo para trás e incomoda, acredito que um para brisas para as viagens possa evitar isso (alguém que use por favor comente) o pesinho também me incomodou, pois não dá para mudar a posição das pernas, sei lá talvez um pedal estilo plataforma melhore (mais uma vez gostaria da opinião da galera), mas são apenas detalhes que são ofuscados pela o prazer de acelerar a moto te dá, caras ela anda facil facil a 120, e quando vc precisa dar uma esticada maior ela responde prontamente e rapidamente :mrgreen: , e isso pq eu peguei trânsito, chuva e estrada mau iluminada, pois viajei a noite.

abç galera :mrgreen:

Então cara, essa moto não é demais?
Eu estou cada dia mais feliz com ela.
Sobre o seu consumo da volta é fácil dizer quanto foi, quando a luz da reserva acender vc gastou 8 litros, ela sempre acende precisamente em 8 litros. É só fazer o cálculo.
Se tivesse entrado na reserva com 157km vc teria feito 19,625 km por litro.
Sobre o para-brisa é uma boa sim, eu tinha na minha mirage 150 e era uma maravilha na estrada, nada de vento no peito, mas na minha opinião fica meio estranho na Sportster. Tudo depende muito da quantidade de vento no dia, as vezes é difícil passar de 100km porque parece que vou voar, mas com pouco vento da pra andar tranquilo a cima de 150km.
Sobre a pedaleira eu acho a de fábrica ótima. Já tive como experiência da mirage 150 que era um pouco mais pra frente, também tive a Drag Star que tinha plataforma e era MUITO avançada. Posso dizer com certeza que a melhor é a da Sportster. Porque posso levantar a bunda da moto, coisa que com as outras fica difícil. Vai uma dica...
Se tiver muito cansado, abre os pesinhos do garupa e coloca os pés lá, isso ajuda as vezes.
O problema é que colocar um comando avançado na sportster custa mais de 1000 reais no mínimo, acho que a melhor solução para vc seria colocar um "mata cachorro" com pedaleiras, assim vc fica com a moto original, protege o motor e as pernas, e ainda estica as pernas quando for viajar. Com certeza é a melhor opção. Vou fazer isso na minha uma hora dessas.
Vai gastar em torno de 350 a 500 reais em um mata cachorro.
Abraço.
Rafa Curth
Rafa Curth

dpomarico escreveu:Dúvida: alguém sabe me dizer com quantos litros no tanque a luz de reserva ascende?

Outra dúvida: pressão de pneu..... dianteiro é Michelin Scorcher "31" 100/90 e traseiro é Michelin Scorcher "31" 150/80..... sou pesado (105kg)... vale a pena deixar 36 psi na dianteira e 42 psi no pneu traseiro?
Ela entra na reserva com 8 litros precisamente. Ou seja, tu ainda tem 4,5 litros pra gastar. Só pra ter uma idéia...
Numa média de 19km por litro, vc ainda poderá andar 85km na reserva.
Eu li no manual que a pressão dos pneus de ser 30 na frente, 36 atrás andando sozinho e 30 na frente, 40 atrás com garupa. Mas o meu manual é da 2008, os pneus dela são originais da Dunlop. Mas acho que deve ser igual ao michelin porque a moto não mudou nada.

Abraço.
Rafa Curth
Responder