Antes de entrar no mundo de motos, eu achava que quem conduzia uma moto = motoqueiro
E motociclista era enrolação, um termo mais técnico, mais pomposo. Daí comecei a acompanhar o motoscustom.com.br e vi que a diferenciação desses termos era bem mais complexo...
Na realidade toda confusão é uma questão de interpretação de cada um, algo completamente subjetivo! Quem encara motoqueiro como sinônimo de arruaceiro quer ser chamado só de motociclista; quem acha que motoqueiro é igual a motoboy (e não tem preconceito com motoboys) não se importam de serem chamados de motoqueiros. E tem também o caso do Kamerad Russo que acha que o pessoal começou a querer ser chamado de motociclistas para se diferenciar do resto da gentalha dos motoqueiros com suas CGs e YBRs.
Para terminar essa discussão só fazendo uma pesquisa pra saber como surgiram os termos motoqueiros e motociclistas, como foi usado pela imprensa e outros grupos sociais.
Vou pela opinião do pessoal que oq importa mesmo é o CONTEXTO..
Se chego em casa e o porteiro do prédio pede pra mim: - O senhor, sendo motoqueiro, poderia me recomendar uma oficina de motos para meu sobrinho que tem uma CG?
Não me importo nem um pouco de ser chamado de motoqueiro nesse tipo de contexto. E se eu fosse corrigir o porteiro, para me chamar de motociclista, eu promoveria um contexto onde a interpretação mais certa seria a do Kamerad Russo: eu estaria criando um termo pra me diferenciar do resto da gentalha dos motoqueiros com suas CGs e YBRs. Pura mesquinharia! Talvez até, o porteiro poderia interpretar que eu estivesse querendo me diferenciar do seu sobrinho, o que seria uma ofensa pessoal.
Agora, é de se admitir, que dificilmente consegueria arranjar uma situação real em que alguém usasse o termo motociclista como algo pejorativo. Até por ser um termo mais técnico e pomposo.
Algo parecido acontece com Gordos ou Obesos...
Que nos EUA é ainda pior: Fat people or Heavy People
Sinceramente, acho enrolação esse negócio de criar obrigações em usos de palavras para manter o politicamente correto, o que importa é o CONTEXTO!
preto, negro, afro-brasileiro; gordo, obeso; motoqueiro, motociclista;
palavras acompanhadas com seus sinônimos mais populares que só vão indicar ofensa dentro de um CONTEXTO!
Fim de post, ufa! Finalmente! hehehe
Abraços e boas viagens!
Att,
Alexandre.
Motoqueiro ou Motociclista?
Moderadores: Moderadores, Colaboradores, Administradores
-
aleventura1987
O negocio é rodar e não como vao te chamar
Eu já tinha parado com essa discussão pois é como o ovo e a galinha, ninguém aqui critica quem use uma CG ou YBR, desde que a use com civilidade.aleventura1987 escreveu: ser chamado de motociclistas para se diferenciar do resto da gentalha dos motoqueiros com suas CGs e YBRs.
O que não ocorre pois o que se ve muito são usuarios desse tipo de moto qualquer delas, usando como se fosse uns alucinados, talvez porque sejam modelos mais acessiveis aos que tem menos condições e querem apavorar por ai a fora.
Alguém aqui corre o risco de comprar uma motinha dessas, sabendo que elas foram empinadas? Esmirilhadas nas ruas e estradas?
Isso vale pros donos de carros esportivos, cansei de ouvir que carro assim tipo GT, Astra 2.0 são carro de magrinhos que fazem racha etc...
è assim que as coisas vão se formando, e então chega uma hora de sairmos do grupo a que frequentavamos anos atrás (os motoqueiros), e eu fui motoqueiro, na época em que não se fazia o que se faz hoje em dia.
Assunto encerrado pra mim.

Bom como já disse outras vezes, sou da mesmíssima opinião do Croscros escreveu:Assunto encerrado pra mim.
E pra mim esse assunto tambem é game over.
Paulo Moura
Moura escreveu:Bom como já disse outras vezes, sou da mesmíssima opinião do Croscros escreveu:Assunto encerrado pra mim.![]()
E pra mim esse assunto tambem é game over.
kkk tbm gostei da brincadeira ..kkkk
sou da mesma opiniao do Cros e Moura ...
>>>>>>>>>>>> sprawa zamknięta <<<<<<<<<<<<<<<<<
(assunto encerrado em polonês ..hehe)
Viagem longa - SP/GO/DF- Dezembro
http://www.motoscustom.com.br/forum/vie ... highlight=
Ditado custom: Quando morrer quero ser cromada!!!!
ISRA # 30842
http://www.motoscustom.com.br/forum/vie ... highlight=
Ditado custom: Quando morrer quero ser cromada!!!!
ISRA # 30842
-
aleventura1987
Achei um pouco presunçoso por parte de alguns membros entrar no tópico só pra dizer que o assunto está encerrado, sem ninguém pedir de forma direta para que eles se manifestassem, como se estivessem investindo em alguma posição de juiz, dono da verdade ou sei lá oq aqui do fórum. Não sei se meu post ressuscitou algum tópico antigo, apesar dele estar na primeira página, mas é um assunto que acho interessante e está bem presente aqui no fórum. Só gostaria de deixar minha opinião... Não fiz nenhuma pergunta...
Abraços a todos!
Att,
Alexandre.
Abraços a todos!
Att,
Alexandre.
Olá Pessoal,
Se me permitem, gostaria de considerar aqui a questão do preconceito sobre o termo "MOTOQUEIRO".
Com o objetivo de realizar um sonho, quatro amigos resolvem se organizar para fazer uma viagem de moto. Para registrar cada momento, criamos o site www.motoqueiros-urbanos.com.br.
De onde tiramos este nome? Da nossa infância, quando nossas motocas eram Velotrol e ser motoqueiro (criança nenhuma fala que é motociclista) era sinônimo de aventura e liberdade.
A idéia do site é deixar registrado para nossos filhos e amigos tudo o que irá acontecer antes, durante e depois da nossa viagem: da organização do grupo, passando pela aquisição das motos e equipamentos, planejamento do roteiro até a partida e chegada da nossa aventura.
Pois bem, recebi a visita de um amigo em meu escritório e aproveitei a oportunidade para mostrar-lhe nosso site. A primeira reação dele foi de achar muito estranho nós termos utilizado a palavra "motoqueiros" em vez de "motociclistas", disse ele: "o pessoal vai cair de pau em vocês, nenhum motociclista gosta de ser chamado de motoqueiro".
É verdade, eu também não gosto quando se referem a nós motociclistas utlizando a palavra motoqueiros, diga-se de passagem, é sempre no sentido pejorativo que aplicam esta palavra. Se é um acidente provocado pela moto, foi o motoqueiro, se o condutor é a vítima é um motociclista.
Deixando de lado toda essa polêmica, resolvi usar a palavra motoqueiros para retratar um termo da minha época de garoto: motoca - substantivo feminino, derivação regressiva de motocicleta, gíria Motocicleta. E quem anda de motoca é motoqueiro, segundo o Michaelis é: adj+sm (motoca+eiro) gíria Diz-se do, ou o que anda de motocicleta.
E querem saber de mais uma? A palavra motoca, que dá origem a motoqueiros, não tem tradução para nenhuma outra língua, é uma palavra Brasileira, com muito orgulho, com muito amor... Agora, para motociclista temos: motorcyclist em inglês, motorista em espanhol ou Motorradfahrer em alemão, sem falar que motociclistas-urbanos iria ficar um nome feio pra chuchu, mora?...
Abraço a todos e aqui fica o convite para conheceram nosso site.
Fera
Se me permitem, gostaria de considerar aqui a questão do preconceito sobre o termo "MOTOQUEIRO".
Com o objetivo de realizar um sonho, quatro amigos resolvem se organizar para fazer uma viagem de moto. Para registrar cada momento, criamos o site www.motoqueiros-urbanos.com.br.
De onde tiramos este nome? Da nossa infância, quando nossas motocas eram Velotrol e ser motoqueiro (criança nenhuma fala que é motociclista) era sinônimo de aventura e liberdade.
A idéia do site é deixar registrado para nossos filhos e amigos tudo o que irá acontecer antes, durante e depois da nossa viagem: da organização do grupo, passando pela aquisição das motos e equipamentos, planejamento do roteiro até a partida e chegada da nossa aventura.
Pois bem, recebi a visita de um amigo em meu escritório e aproveitei a oportunidade para mostrar-lhe nosso site. A primeira reação dele foi de achar muito estranho nós termos utilizado a palavra "motoqueiros" em vez de "motociclistas", disse ele: "o pessoal vai cair de pau em vocês, nenhum motociclista gosta de ser chamado de motoqueiro".
É verdade, eu também não gosto quando se referem a nós motociclistas utlizando a palavra motoqueiros, diga-se de passagem, é sempre no sentido pejorativo que aplicam esta palavra. Se é um acidente provocado pela moto, foi o motoqueiro, se o condutor é a vítima é um motociclista.
Deixando de lado toda essa polêmica, resolvi usar a palavra motoqueiros para retratar um termo da minha época de garoto: motoca - substantivo feminino, derivação regressiva de motocicleta, gíria Motocicleta. E quem anda de motoca é motoqueiro, segundo o Michaelis é: adj+sm (motoca+eiro) gíria Diz-se do, ou o que anda de motocicleta.
E querem saber de mais uma? A palavra motoca, que dá origem a motoqueiros, não tem tradução para nenhuma outra língua, é uma palavra Brasileira, com muito orgulho, com muito amor... Agora, para motociclista temos: motorcyclist em inglês, motorista em espanhol ou Motorradfahrer em alemão, sem falar que motociclistas-urbanos iria ficar um nome feio pra chuchu, mora?...
Abraço a todos e aqui fica o convite para conheceram nosso site.
Fera
-
Manocharlie
o engraçado nesse preconceito todo, é que quem faz mais alvoroço com a palavra "motoqueiro" é quem nunca pegou numa moto... Esses dias eu conversei com várias pessoas sobre motos e tals, aí quando eu falava "motoqueiro" eles na hora "EI TA LOCO, N É MOTOQUEIROÉ MOTOCICLISTA", eles nem moto tem... tem alguns que nem sabem pilotar :/ Se os próprios "motoqueiros" (sim aqueles que andam de custom em grupo tal e tal) não criassem essa bobagem, ninguém saberia a diferença. Mas bem... respeito a vontade dessas pessoas não quererem ser chamadas de motoqueiros, tem coisa que para alguns é ofensivo, mas para outros não né.
Ih, pensei numa parada agora.. sigam meu raciocínio.
Esse cara não tem eira nem beira = pessoa desprovida de dinheiro e tals.
Então Motoqueiro = Motoqu-eira, tem eira, então é provido de dinheiro e tals hahahahaha que bobagem
Então Motoqueiro = Motoqu-eira, tem eira, então é provido de dinheiro e tals hahahahaha que bobagem
Mirage 250
-
rafaeladvogado
- Desvirtuador
- Contato:
Então BANHEIRA é um BANHO + $$$ HEHEHEHHEManocharlie escreveu:
ADVOGADO = ADVO + BOI (GADO)
Taí um assunto que é bastante polêmico no grupo daqueles que andam de moto, motoca ou motocicleta.
Eu tenho uma opinião formada a respeito: "Não me importo." Assim, eu sou um cara meio desligado e tranquilo com relação a muita coisa. Eu não dou bola para o que os outros dizem ou pensam de mim e dá pra contar nos dedos da mãos a quantidade de pessoas das quais a opinião me importa.
Pra mim essa história é uma questão de simples semântica. Se me chamar de motociclista ou motoqueiro, tudo bem. (Minha opinião, ok?
)
Como alguém já falou aqui, meu sonho de piá era ter uma moto legal, era possuir o "título" de motoqueiro e andar por aí curtindo. Nada mudou só por que eu tenho uma bela moto.
Não acho que ser denominado motoqueiro me dimunua em qualquer aspecto. Sou o que sou independente do que as pessoas digam e pensem. E confesso, tenho um certo orgulho disso.
Mas claro, cada um tem sua idéia na cabeça e eu respeito muito isso.
Só sei de uma coisa, a vida é curta demais pra gente ficar se preocupando com o que não é essencial.
Forte abraço a todos,
Eu tenho uma opinião formada a respeito: "Não me importo." Assim, eu sou um cara meio desligado e tranquilo com relação a muita coisa. Eu não dou bola para o que os outros dizem ou pensam de mim e dá pra contar nos dedos da mãos a quantidade de pessoas das quais a opinião me importa.
Pra mim essa história é uma questão de simples semântica. Se me chamar de motociclista ou motoqueiro, tudo bem. (Minha opinião, ok?
Como alguém já falou aqui, meu sonho de piá era ter uma moto legal, era possuir o "título" de motoqueiro e andar por aí curtindo. Nada mudou só por que eu tenho uma bela moto.
Não acho que ser denominado motoqueiro me dimunua em qualquer aspecto. Sou o que sou independente do que as pessoas digam e pensem. E confesso, tenho um certo orgulho disso.
Mas claro, cada um tem sua idéia na cabeça e eu respeito muito isso.
Só sei de uma coisa, a vida é curta demais pra gente ficar se preocupando com o que não é essencial.
Forte abraço a todos,