Mirage 250: Óleo, filtro, O-ring etc

Motos: Kasinski Mirage 250, Kasinski Mirage 650, Kasinski Cruiser, etc.

Moderadores: Moderadores, Administradores

Responder
jirschik
Moderador
Contato:

Markinhuzz escreveu:isso que eu achei estranho, pois da minha outra moto era 17.. agora esse 21, muito grande, deve ter espanado e trocado o parafuso...
Chave 21 :? ? Realmente, deve ter espanado e colocaram um parafuso maior. E como o Humm comentou, o parafuso original (da minha, por exemplo) tem um imã preso na ponta para recolher limalha de ferro que fica no fundo do cárter e que o filtro não conseguiu segurar.

Antes de tirar o parafuso, passe uma escova de cerdas grossas, para tirar a sujeira de areia que fica presa. Isso ajuda a não deixar que a areia entre no cárter, quando for fechá-lo.
Imagem
Miau
Moderador

qual o macete pra remover o prisioneiro da tampa do filtro de oleo? no meu caso é o prisioneiro pequeno.
jirschik
Moderador
Contato:

Humm escreveu:qual o macete pra remover o prisioneiro da tampa do filtro de oleo? no meu caso é o prisioneiro pequeno.
Putz... No caso do prisioneiro grande, usei um alicate de pressão e funcionou bem.

Uma tentativa que poderia fazer no prisioneiro pequeno, que não tem corpo suficiente para ser preso pelo alicate de pressão, é travar na rosca que fica exposta uma porca e uma contra-porca. Aperte uma porca contra a outra e force a retirada do prisioneiro usando uma chave de boca na porca interna. Ela irá forças contra a externa e não deverá conseguir sair, pois já foram previamente apertadas entre si. Com isso, o prisioneiro deve sair.
Imagem
Miau
Moderador

só uma duvida a mais..

o sentido pra soltar o prisioneiro da tampa da carcaça é antihorario?
Miau
Moderador

to com a moto parada por causa de um prisioneiro espanado da tampa do filtro de oleo.

nao sei como solta-lo.

a ferramenta pra sacar prisioneiro custa caro.

ninguem sabe ao menos dizer se pra soltar, é girar no sentido anti horario como uma parafuso normal?

EDIT:

depois de dar uma de engenheiro hehe.. inventei um sistema pra sacar o parafuso prisioneiro.

furei uma porca na lateral com uma broca de aço rapido, da espessura de um prego de aço.

depois atarrachei ela toda na rosca que restou do prisioneiro, e com a mesma broca, furei o prisioneiro atravez do furo que havia feito antes na porca, até a metade do prisioneiro.

entao coloquei um pino de aço pra travar a porca no prisioneiro.

usei uma chave de boca fechada na porca, e ai ouvi o estalo que eu tanto queria, do prisioneiro soltando.

provisoriamente estou usando um parafuso de cabeça alen de aço, igual ao que eu uso pra prender a lataria do escapamento.

mas pelo que vi acho q será facil achar esse prisioneiro, e ja aproveito pra trocar as porcas calota.
jirschik
Moderador
Contato:

Humm, a rosca do parafuso prisioneiro (o segmento que fica embutido no bloco do motor) é diferente de um parafuso comum, como você pode observar na foto abaixo, onde coloquei um parafuso comum (preto) ao lado do parafuso prisioneiro, para comparar as roscas. Veja a diferença no fio da rosca.

Imagem

Enquanto o fio da rosca do parafuso comum é fino, no prisioneiro ele é mais largo, abaulado, e a diferença é perceptível no aperto do parafuso prisioneiro, que é mais difícil.
Na dica que eu te dei, não ia precisar furar o prisioneiro, que agora deve ter ficado inutilizado. Acho que já cheguei a ver anúncio deste parafuso para vender no http://www.hyosungsource.com/
Imagem
Miau
Moderador

jirschik.. a situação era a seguinte..

o prisioneiro em questão é o pequeno que aparafusa na tampa do bloco da engrenagem, diferente do que atravessa a tampa toda.

eu precisei trocar o oleo.. entao a rosca desse parafuso já estava na ultima das ultimas.. tipo, 1/4 de volta da porca calota apenas segurando.. o resto ja estava todo espanado.

como eu nao tenho a ferramenta de extração de prisioneiro como esta..

Imagem

e nem aqueles extratores de parafuso como este...

Imagem

tive que improvisar esse metodo que usei.

tambem nao dava pra usar alicate de pressão, pois esse prisioneiro é tao curto que a parte lisa dele nao fica exposta.

na verdade o prisioneiro em questão já estava inutilizado pois perdeu a rosca.

eu nao tinha reparado que um dos lados tem a rosca mais grossa, mas deve ser justamente para que ele fique firme na base.

estou tentando providenciar um prisioneiro igual..

ja andei lendo aqui no forum que este tipo de prisioneiro, que parece ser M6x12 é o mesmo usado em alguns carros no bloco pra prender cabeçotes.

mas mesmo assim, se eu encontrar, vou ter q desembolsar uns 90 a 100 dinheiros na ferramenta de instalar prisioneiro.[/img]
jirschik
Moderador
Contato:

Humm escreveu:...estou tentando providenciar um prisioneiro igual...
O kit de prisioneiros você encontra aqui:

http://www.richardhyosunggvgt.com/gv125250bodyparts.htm

Procure por "Oil Filter Cap Bolt/Nut Set". Custa US$12,00.
Imagem
Miau
Moderador

é interessante mas o frete nao é hehe..

alias fiz uma descoberta aqui..

estava analizando os prisioneiros e as porcas calotas da tampa do filtro de oleo e cheguei a seguinte conclusao..

alias serve de alerta pra todos que tem mirage..

se voces observarem, vao ver que esse problema vai acabar acontecendo com todos que usam mirage justamente por causa dessas porcas calota que foram mal dimensionadas para o fim.

reparem que o tanto de parafuso do prisioneiro que fica exposto para ser rosqueado pela porca é de cerca de 12 milimetros.. descontando a espessura da tampa do oleo que da cerca de 3mm, vao sobrar 9mm de parafuso exposto.

agora o interessante é que a porca calota original mede 10mm inteira.. ou seja, internamente ela vai ter cerca de 8mm de espaço para acomodar o parafuso..

sendo assim, quando a ponta do parafuso atinge o final da porca internamente.. ele começa a espanar a rosca do parafuso, e isso é facil de acontecer quando começa a aplicar o aperto final nela.

sendo assim agora estou usando porcas calota de 12mm.. a calota dela é mais alta e sobra mais espaço pro parafuso.

se liguem nisso.
rondineylima

jbrigagao escreveu:
ricardosbc escreveu:Boa noite pessoal, estou precisando de ajuda urgente..fui trocar o óleo da moto em casa e ao invés de soltar o bujão maior, acabei soltando o menor e com ele saiu um pino e uma mola que agora não sei como montar...resumo... estou com a moto parada na garagem, alguém pode me ajudar qual a posição correta de montar este pino e a mola no bujão????? Me ajudem...obrigado!!!

Você provavelmente desmontou a trava do neutro e não o bujão de óleo (erro comum), a posição para a montagem é:

Pino com a cabeça voltada para a mola, depois a mola, anel de vedação e parafuso.
caros colegas assim como o nosso amigo por engano afrouxei o parafuso da trava do neutro, recoloquei de acordo com o diagrama abaixo, mas quando aperto a embreagem ela faz um barulho, um rangido grave, o que será isso, alguem ja passou por isso, como posso resolver.

Imagem
"Onde tu puderes desatar, jamais corte"
Responder