Rodrigo, esse é outro problema que muitas M250 compartilham e a minha foi uma. A solução nos casos que eu conheço foi a troca da buzina.Rodrigo Lang escreveu:Boa noite Galera,
Seguinte, hoje voltando do trabalho, passei no corredor e fui buzinando normalmente, quando em uma situação precisei debrear e buzinar o mesmo tempo, para minha surpresa nem sinal da buzina, ela não responde com a moto debreada? Acredito que não seja isso, para testar engatei novamente e comecei a buzinar, mas ela estava falhando e parando de responder em diversos momentos mesmo engatada! Vou levar amanha na minha CC aqui na Barra a Kajin!!!
Para tirar a dúvida quando cheguei na garagem de casa a moto simplesmente não buzina debreada e as vezes (na maioria) nem engatada!
Alguém tem uma idéia, acredito que seja coisa simples de resolver!?!![]()
Abs
Mirage 250: Problemas elétricos em geral
Moderadores: Moderadores, Administradores
-
lucianofrutuoso
- Contato:
lucianofrutuoso.com
lucianofrutuoso escreveu:Letelles, a minha 05/06 deu esse problema. Era o fio laranja partido no chicote do painel. Ele tem uma emenda que você não vê por fora por causa da proteção. Pede pro seu mecânico testar esse fio.letelles escreveu:galera to com um problemão ou um probleminha ai quem entende q vai me dizer q problema é. voltei de uma viajem e percebi algumas coisas no painel primeiro parou de acender a luz do neutro, depois quando vi foi a luz da injeção, depois o marcador de gasolina parou também e por fim o contagiro, avisei meu mecânico ele disse q podia ser algum fúsil queimado, mas ontem levei la pra ele e ele olhou toda a relação do fusil e não tem nada queimado, pergunto a vcs será q queimou algum tipo de placa q libera esses sinais alguém ai por favor me dê um sinal de vida se ja pssou por isso como arrumou!!! vlw galera!!
Lembrando que a minha é modelo 05/06.
Abraço.
Luciano meu camarada tu matou a charada na lata, assim q vi sua mensagem liguei pro mecanico e falei pra ele ver isso e não é q realmente tava quebrado o fio laranja q liga em mais 4 fios q coincidentemente eram os fios q ligava luz da injeção, luz neutra, conta giro e combustivel. mano tu salvou minha vida pq eu ja tava me tremendo só de pensaar em levar na autorizada q ta loko aquele povo. vlw mesmo a todo e principalmente aos 2 q tentaram me ajudar. vlwwwwww
ou tem algum cabo conectado erradamente no chicote, ou os conectores ali atras da buzina estao com mau contato
-
Rodrigo Lang
Pessoal,
Acabei de chegar da CC (Kajin na Barra da Tijuca - RJ), falei com meu vendedor e fomos na oficina ver a questão da buzina falhando. O mecânico só fez um aperto no parafuso e porca que fica na parte de trás da buzina e voltou a funcionar perfeitamente. Acredito que por causa da trepidação da moto esse parafuso tenha afrouxado.
Obg pelas repostas!
Obs: Outra coisa que notei é que quando freio a roda começa a assobiar bem de leve, só não consegui identificar se é a dianteira ou traseira que assobia. Será lubrificação? Lembro que peguei a moto na segunda, completando hoje 6 dias de uso e 270 km!
Abs
Acabei de chegar da CC (Kajin na Barra da Tijuca - RJ), falei com meu vendedor e fomos na oficina ver a questão da buzina falhando. O mecânico só fez um aperto no parafuso e porca que fica na parte de trás da buzina e voltou a funcionar perfeitamente. Acredito que por causa da trepidação da moto esse parafuso tenha afrouxado.
Obg pelas repostas!
Obs: Outra coisa que notei é que quando freio a roda começa a assobiar bem de leve, só não consegui identificar se é a dianteira ou traseira que assobia. Será lubrificação? Lembro que peguei a moto na segunda, completando hoje 6 dias de uso e 270 km!
Abs
Moto: Mirage EFI 250 11/11
é normal o freio dianteiro fazer ruido, mas só quando vc freia por ele.
-
jirschik
- Moderador
- Contato:
Rodrigo, a bateria serve para alimentar o circuito elétrico da moto (ou outro veículo) enquanto o motor estiver desligado. Depois que o motor está funcionando, o alternador é o responsável por alimentar o circuito elétrico da moto e, inclusive, carregar a bateria. O alternador tem uma rotação mínima para funcionar como gerador de energia, que deve ser algo superior à 3000RPM (precisa confirmar).
Acontece que quando você acionou a buzina com a moto desengatada, é a bateria quem deveria estar fornecendo energia para a buzina e, se estiver um pouco fraca ou com problemas de mal contato, não vai conseguir fazer a buzina funcionar. Quando você engatou o motor, o alternador passou a fornecer mais energia e assim acionou a buzina.
Mal contato é algo que precisa sempre ser corrigido, pois em casos extremos ele provoca aquecimento dos terminais (de qualquer parte do circuito, não só da buzina, como o exemplo) devido ao aumento de resistência elétrica. Esse aquecimento pode disparar outros problemas. Se for um terminal com isolamento plástico, pode derreter o plástico e acabar com o isolamento.
Portanto, ao perceber um mal funcionamento em sua moto, procure corrigi-lo o quanto antes.
Quanto aos freios, veja outros tópicos sobre o assunto. Mas não é incomum o ruído. No meu caso melhorou quando passei a usar pastilhas da marca Cobreq, para Honda Twister.
Acontece que quando você acionou a buzina com a moto desengatada, é a bateria quem deveria estar fornecendo energia para a buzina e, se estiver um pouco fraca ou com problemas de mal contato, não vai conseguir fazer a buzina funcionar. Quando você engatou o motor, o alternador passou a fornecer mais energia e assim acionou a buzina.
Mal contato é algo que precisa sempre ser corrigido, pois em casos extremos ele provoca aquecimento dos terminais (de qualquer parte do circuito, não só da buzina, como o exemplo) devido ao aumento de resistência elétrica. Esse aquecimento pode disparar outros problemas. Se for um terminal com isolamento plástico, pode derreter o plástico e acabar com o isolamento.
Portanto, ao perceber um mal funcionamento em sua moto, procure corrigi-lo o quanto antes.
Quanto aos freios, veja outros tópicos sobre o assunto. Mas não é incomum o ruído. No meu caso melhorou quando passei a usar pastilhas da marca Cobreq, para Honda Twister.
-
lucianofrutuoso
- Contato:
Que bom que o problema era só esseletelles escreveu: Luciano meu camarada tu matou a charada na lata, assim q vi sua mensagem liguei pro mecanico e falei pra ele ver isso e não é q realmente tava quebrado o fio laranja q liga em mais 4 fios q coincidentemente eram os fios q ligava luz da injeção, luz neutra, conta giro e combustivel. mano tu salvou minha vida pq eu ja tava me tremendo só de pensaar em levar na autorizada q ta loko aquele povo. vlw mesmo a todo e principalmente aos 2 q tentaram me ajudar. vlwwwwww
Agora a minha tá com problema na buzina. Uma hora funciona, outra só se o farol estiver desligado e por aí vai.
rafa, a ECU que eu comprei ano passado na hyosungsource.com funcionou, só precisa levar na autorizada pra remapear.
lucianofrutuoso.com
-
jirschik
- Moderador
- Contato:
Dá uma olhada no meu post anterior, que pode ser que teu problema tenha a mesma origem.lucianofrutuoso escreveu:...
Agora a minha tá com problema na buzina. Uma hora funciona, outra só se o farol estiver desligado e por aí vai...
-
Filhodobar
- Contato:
Bom, antes de mais nada, dei uma lida nas páginas atrás sobre a "vedação" da ECU, mas ainda restaram algumas dúvidas.
Com muito esforço, consegui tirar o conector e verificar o estado dos contatos, a princípio, tudo em ordem, mas mesmo assim vou fazer uma limpeza preventiva.
Agora a dúvida é a seguinte: posso limpar os contatos (pinos) com quais produtos? WD40 e um cotonete, por exemplo?
E quanto a cola de silicone, devo aplicá-la na junção do conector com a peça, certo? Existe algum risco dessa cola escorrer para dentro do conector e prejudicar a ECU?
Desculpe as dúvidas "cabaçais", mas a parte elétrica é algo que sempre me assustou muito, sou um tremendo prego nisso.
Com muito esforço, consegui tirar o conector e verificar o estado dos contatos, a princípio, tudo em ordem, mas mesmo assim vou fazer uma limpeza preventiva.
Agora a dúvida é a seguinte: posso limpar os contatos (pinos) com quais produtos? WD40 e um cotonete, por exemplo?
E quanto a cola de silicone, devo aplicá-la na junção do conector com a peça, certo? Existe algum risco dessa cola escorrer para dentro do conector e prejudicar a ECU?
Desculpe as dúvidas "cabaçais", mas a parte elétrica é algo que sempre me assustou muito, sou um tremendo prego nisso.

Ex-Mirage 250 11/11 / Shadow 600
-
jirschik
- Moderador
- Contato:
O WD40 (e similares) funciona como um "repelente de água". Existem produtos chamados "limpa contatos", que podem ser encontrados em lojas de componentes eletrônicos. Esse é o método mais fácil.
Se os terminais estiverem oxidados e precisarem de uma limpeza, veja o que a DP (Dona Patroa) usa para limpar a "prata da casa": Polidor Líquido! (Kaol, Brasso, Silvo...). Já imagino que esteja me chamando de maluco, para limpar da um dos terminais e dar polimento. Mas essa dica vale para todos os tipos de contatos, como os de botão de partida, chave dos faróis, chave de ignição, etc. Não use palha de aço, pois ela produz micro-riscos no metal, aumentando a área de contato e favorecendo o centelhamento, que em breve oxidará o terminal, aliado com a gordura da mão. Então, se quiser evitar esse trabalho extra, mantenha os terminais secos e bem firmes.
A cola de slicone tem textura firme e não deve escorrer para dentro da ECU por causa desta característica. Aplique do lado externo, para não encostar nos contatos elétricos. Se mesmo assim você não se sentir seguro em aplicar a cola de silicone, faça como o colega Humm, que envolveu em papel-filme (aquele usado na cozinha) ou outra forma de selamento. No final, pode usar fitas de nylon (enforca gato) para dar o acabamento das pontas. Evite usar fita isolante, pois com o aquecimento a cola da fita derrete e fica grudento.
Minha Mirage250 e a Shadow600 tem um tipo de capa de borracha (parece um "copo") para acomodar e proteger alguns terminais que ficam próximos de áreas molhadas e sujas. Seria a mesma idéia.
Se os terminais estiverem oxidados e precisarem de uma limpeza, veja o que a DP (Dona Patroa) usa para limpar a "prata da casa": Polidor Líquido! (Kaol, Brasso, Silvo...). Já imagino que esteja me chamando de maluco, para limpar da um dos terminais e dar polimento. Mas essa dica vale para todos os tipos de contatos, como os de botão de partida, chave dos faróis, chave de ignição, etc. Não use palha de aço, pois ela produz micro-riscos no metal, aumentando a área de contato e favorecendo o centelhamento, que em breve oxidará o terminal, aliado com a gordura da mão. Então, se quiser evitar esse trabalho extra, mantenha os terminais secos e bem firmes.
A cola de slicone tem textura firme e não deve escorrer para dentro da ECU por causa desta característica. Aplique do lado externo, para não encostar nos contatos elétricos. Se mesmo assim você não se sentir seguro em aplicar a cola de silicone, faça como o colega Humm, que envolveu em papel-filme (aquele usado na cozinha) ou outra forma de selamento. No final, pode usar fitas de nylon (enforca gato) para dar o acabamento das pontas. Evite usar fita isolante, pois com o aquecimento a cola da fita derrete e fica grudento.
Minha Mirage250 e a Shadow600 tem um tipo de capa de borracha (parece um "copo") para acomodar e proteger alguns terminais que ficam próximos de áreas molhadas e sujas. Seria a mesma idéia.