É, Miau, parece isso mesmo...
Também acho fod* o achometro, principalmente pq esse teste deve ser um consenso geral... tenso hehehehehe
Mirage 250: Trocar corrente por correia
Moderadores: Moderadores, Administradores
Trechos retirados de http://mmm3motos.com/2011/12/24/perguntas-e-respostas/
Achei interessante outros pontos:6-Tensionamento da correia: A correia tem que ser tensionada ou funciona muito esticada?
Resposta: A correia em motos, não é como muito pensam, devido ao movimento da suspensão traseira. A correia não deve ficar como “corda de violão”, o correto é que instalada, na maioria dos casos, ela possibilite a fazer movimento vertical de 10 mm para cima e para baixo como no problemático sistema de corrente que é de 20 mm.
120.000KM de durabilidade... Muito bacana isso. =D1-Durabilidade: A durabilidade de 120.000 km é só da correia ou do kit?
Resposta: Os cálculos teóricos indicam 25.000 horas de uso para correias, no entanto, para o uso com segurança estima-se 120.000 km para a correia e o triplo dessa quilometragem para as polias.
Pela durabilidade prometida, até que vale...2-Correia para reposição: Quanto custa a correia para reposição?
Resposta: Elas variam dependendo da motocicleta, entre R$ 250,00 e R$ 900,00, isso analisando a aplicação em moto 125cc até as 1400cc.
Pelo menos com relação ao produto, o cidadão passa uma certa confiança.15- É recomendável ter uma correia de reserva?
Resposta: Devido ser uma tecnologia nova em países como o Brasil, as pessoas ainda não estão informadas ou familiarizadas que se trata de uma correia com cordonéis de kevlar tornado-a superior a uma corrente metálica quando comparado com mesmas dimensões de largura. Isso traz uma confiança ainda maior se comparando com as problemáticas correntes, portanto, não se preocupe.
-
ernesto walter
Este é o procedimento para tensionar correia dentada do motor de automoveis que não possuem tensionador.Miau escreveu:então.. pensando aqui agora.. acho que o Luiz quis dizer com girar transversalmente a correia, seria no sentindo de tentar torcer ela sendo que essa torsão não pode ultrapassar o limite de 90 graus
ou seja, a correia está alinhada horizontalmente
_
_
então pinça-se com os dedos e tenta-se torcer a correia..
/
_
sendo que não pode atingir 90 graus
|
_
acho que foi isso que ele quis dizer.. mas sei la.. ajustar correia assim não acho uma boa.. com certeza tem medidas de serviço.
Lembrando que a distancia entre as polias de virabrequim e comando é fixa,ao contrario da distancia entre as polias da moto(pinhão do motor e roda),que varia conforme o movimento da suspensão.
Na minha opinião o sistema de correia para substituir a corrente é viavel,mas precisaria de um tensionador,para mante-la com a mesma tensão,independente da altura da suspensão.Aumentaria muito a durabilidade da correia
ex Kansas 150 atual mirage 250 12/13
pior seria se pior fosse
pior seria se pior fosse
Todo sistema de correia dentada de autos tem tensionador,alguns Fixos e outros Compensadores (com molas de pressão).
Eu uso motos tracionadas por correia dentada a quase 10 anos. A primeira foi uma Suzuki Savage, a segunda foi uma Harley 883 e a atual é uma Harley Softail 1450.ernesto walter escreveu:
Este é o procedimento para tensionar correia dentada do motor de automoveis que não possuem tensionador.
Lembrando que a distancia entre as polias de virabrequim e comando é fixa,ao contrario da distancia entre as polias da moto(pinhão do motor e roda),que varia conforme o movimento da suspensão.
Na minha opinião o sistema de correia para substituir a corrente é viavel,mas precisaria de um tensionador,para mante-la com a mesma tensão,independente da altura da suspensão.Aumentaria muito a durabilidade da correia
Nas motos custom o uso de tensionador na correia é desnecessário, pois o curso da suspensão traseira é muito curto. As únicas motos equipadas com correia e com tensionador que eu conheço são as Buell, que tem suspensões traseiras de curso mais longo.

Abaixo, algumas imagens que ajudam a entender o processo de regulagem da tensão das correias dentadas em motocicletas custom:
Método do "beliscão": a torção da correia deve ficar em torno dos 45°. Abaixo de 30° a correia estará tensionada demais e acima de 60° estará folgada demais.

Método da escala graduada no protetor: deve-se forçar a correia com os dedos, para cima ou para baixo e a correia não pode passar das marcas mínina e máxima.
A grande falha desse método é que você não tem condições de medir a força que está aplicando à correia. No entanto é melhor isso do que nada numa situação de emergência, como o conserto de um pneu numa borracharia de beira de estrada.

Método do tensiometro: existe um aparelho próprio (tensiometro de caneta ou de agulha), que é utilizado para medir a tensão da correia dentada (inclusive costumava vir junto do kit de ferramentas da Savage. Nas Harleys, essa ferramenta não vem com a moto, tem que ser comprada à parte.
Deve ser aplicada uma força de 10 lbs (4,5 kgf) com o tensiometro na correia e a deflexão, medida na escala graduada, deve ser de 5/16" a 3/8" ( 8mm a 10 mm).

Abaixo, dois exemplos práticos de medição com o tensiometro:
1. Correia esticada demais, quase no limite máximo:

2. Correia com a tensão correta:

" A smooth sea never made a skilled mariner "
Será tão dificil (em tempos de multimidia na banania) o cara que vende fazer um video de como instalar e ajustar um produto??? Até na china (DealExtremer) tem isso!

O sistema de tração por corrente, além de lubrificação constante, requer também regulagens periódicas, por conta do desgaste das peças (corrente, coroa e pinhão).
Já o sistema de corrente, uma vez regulado, não quer lubrificação nem regulagens periódicas.
As únicas situações que exigem regulagem da correia são:
- troca da correia (geralmente a cada 100.000 km ou mais);
- manutenção da roda traseira (conserto ou troca do pneu ou troca do rolamento);
A coroa e o pinhão de uma moto que usa correia dentada apresentam um desgaste ínfimo, desprezível mesmo. Eu pelo menos nunca vi alguém trocar uma coroa ou pinhão desses por causa de desgaste.
Já o sistema de corrente, uma vez regulado, não quer lubrificação nem regulagens periódicas.
As únicas situações que exigem regulagem da correia são:
- troca da correia (geralmente a cada 100.000 km ou mais);
- manutenção da roda traseira (conserto ou troca do pneu ou troca do rolamento);
A coroa e o pinhão de uma moto que usa correia dentada apresentam um desgaste ínfimo, desprezível mesmo. Eu pelo menos nunca vi alguém trocar uma coroa ou pinhão desses por causa de desgaste.
" A smooth sea never made a skilled mariner "
-
ernesto walter
No caso,eu me referi aos que tem tensionador fixo,em que é feita a regulagem na montagem e verificação periódica da tensão da tensão.cafb escreveu:Todo sistema de correia dentada de autos tem tensionador,alguns Fixos e outros Compensadores (com molas de pressão).
Nos casos em que os tensionadores são compensadores,não é nescessario verificar a tensão,pois eles compensam o laceamento da correia, e nos carros este laceamento é pequeno,devido a distancia fixa entre as polias.
pior seria se pior fosse
pior seria se pior fosse
Olá Ernesto.
Na 1ª frase do seu post colocou que é metodo pára carros que não possuem tensionador.
Abraço
cafb
Na 1ª frase do seu post colocou que é metodo pára carros que não possuem tensionador.
Abraço
cafb
-
ernesto walter
Cafbcafb escreveu:Olá Ernesto.
Abraço
cafb
Tem razão,eu me expressei mal.
pior seria se pior fosse
pior seria se pior fosse