IPVA, DPVAT ou DUDA

Assuntos diversos relacionados ao motociclismo

Moderadores: Moderadores, Colaboradores, Administradores

Responder
Sabah

Yan.Metal escreveu:
Sabah mas se comprou a moto esse ano, você não ta pagando o IPVA todo se ta pagando proporcional ao tempo desde que emplacou até o fim do ano.

Se não me engano em janeiro vai ser algo entorno de 250 reais.
Humm.....verdade.....tinha me esquecido desse "pequeno" detalhe. heheheheh

Tava bom de mais pra ser verdade.
Depois de 2 anos to de volta ao fórum!!!!!!
cros
Moderador

Tabela até dezembro

3 November 2008
Seguro (Dpvat) obrigatório pode ir a 380 reais

O Seguro obrigatório (Dpvat), pode chegar ao absurdo valor de 380 reais para 2009. quem paga o pato é sempre os trabalhadores: quem usa moto para ir ao trabalho e os trabalhadores das Duas Rodas os Motoboys.
A Susep (Superinêndência de Seguros Privados) orgão do Min. da Fazenda é que determina o aumento em reunião, quase secreta, que realiza todo fim de ano para ser publicado no Diário Oficial da União e poder valer já no dia 1º de janeiro.

mais
Imagem
mcarrozza

Pessoal gostaria de ter noção do valor de ipva para a shadow 600 e mirage.

Estou no rio mas pode ser de qualquer estado é claro, não sei se tem diferença relativo ao ano, no meu caso estou vendo uma shadow ano 2000 ou uma mirage zero.

abraço
Kings
Colaborador

mcarrozza escreveu:Pessoal gostaria de ter noção do valor de ipva para a shadow 600 e mirage.

Estou no rio mas pode ser de qualquer estado é claro, não sei se tem diferença relativo ao ano, no meu caso estou vendo uma shadow ano 2000 ou uma mirage zero.

abraço
O IPVA é 2% do valor da moto, preço da tabela.
cros
Moderador

Kings escreveu: O IPVA é 4% do valor da moto, preço da tabela.
Eu tinha lido hoje em algum lugar que era 2% a 2,5% dependendo do estado...
Imagem
Kings
Colaborador

cros escreveu:
Kings escreveu: O IPVA é 4% do valor da moto, preço da tabela.
Eu tinha lido hoje em algum lugar que era 2% a 2,5% dependendo do estado...
Corrigi agora, o certo para moto é 2% mesmo.

Carro a gasolina ou flex é que é 4%. Carro a alcool é 2%.

Tem pequenas diferenças em alguns Estados, mas na maioria é isso mesmo.
cros
Moderador

IPVA: valor estipulado do carro não condiz com a realidade? Saiba o que fazer
Qua, 3 Dez, 08h57

SÃO PAULO - O ano de 2009 já está chegando e, com ele, o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) e o seguro Dpvat (Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre), que todos que possuem um carro sabem que tem que pagá-los.

O imposto é calculado de acordo com o valor do veículo, porém, se você acredita que o valor estipulado pelo estado como sendo o de mercado do automóvel não condiz com a realidade, saiba que é possível questionar essa determinação, para reduzir o montante a ser pago no IPVA.

O que fazer?

De acordo com a Pro Teste, o primeiro passo para resolver o problema é mostrar à Secretaria da Fazenda de seu estado que o veículo não vale tanto assim. Um parâmetro bastante aceito nas negociações é a tabela FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), que serve como base para o setor de seguros. Essa tabela pode ser encontrada no site www.fipe.org.br.

Caso essa negociação não tenha efeito, você também pode questionar o valor na Justiça, porém, será necessário a contratação de um advogado e nem sempre o processo é acatado pelo juiz. Por isso, é necessário avaliar o tempo que será gasto e fazer as contas do valor da redução e de quanto será cobrado de honorários pelo advogado.

Alíquotas

As alíquotas do IPVA são determinadas por cada estado, sendo que as menores porcentagens estão no Paraná e no Ceará, como mostra a tabela abaixo:

Estado Carro a gasolina Carro a ácool Carro flex Carro a gás Moto
Ceará 2,5% 2,5% 2,5% 2,5% 2%
Distrito Federal 3% 3% 3% 3% 2%
Minas Gerais 4% 2,8% 4% 4% 2%
Paraná 2,5% 2,5% 2,5% 1% 2,5%
Rio de Janeiro 4% 2% 4% 1% 2%
São Paulo 4% 3% 4% 3% 2%

Fonte: Pro Teste

A variação das alíquotas de acordo com o estado também explica porque muitas locadoras de carros emplacam seus veículos no Paraná, mesmo rodando em todo o País.

Veículos Flex

Pela tabela, o valor a ser pago varia de acordo com o tipo de combustível , sendo que o que polui mais paga mais. Porém, vários estados não fixam alíquotas menores para os carros flex. Atualmente, o valor é mesmo dos carros movidos apenas a gasolina, mesmo nos locais que cobram menos para os veículos movidos a gás.

Para a Pro Teste, se os carros flex podem rodar tanto com álcool ou gasolina o mais justo seria que houvesse uma alíquota diferenciada, que levasse em consideração a troca de combustíveis.

Carro a gás

Mas se você quer fazer a conversão do seu carro para o GNV (Gás Natural Veicular), para pagar menos no IPVA, saiba que para ter direito ao desconto é necessário agendar uma vistoria no Detran (Departamento Estadual de Trânsito) para que haja a inspeção e instalação do kit e a conseqüente mudança no documento do carro.

Para os veículos zero quilômetros, a conversão não compensa, se não for feita pela empresa que o vendeu, pois faz com que o veículo perca a garantia de fábrica.
Imagem
Mickimba

Seguro obrigatório de motos sobe 1,53%

Valor da tarifa para 2009 passou de R$ 255,13 para R$ 259,04

Rodar com motocicletas pelas ruas do Brasil no próximo ano ficará mais caro. O DPVAT — Seguro Obrigatório de Danos Causados por Veículos Automotores — de motos passará a ter o valor de R$ 259,04 em 2009. Desse modo, o aumento será de 1,53%, comparando com o custo atual de R$ 255,13.

As resolução nº 192/08, que ordena o novo valor, foi publicada pelo Conselho Nacional de Seguros Privados, (CNPS) nesta quinta-feira, no Diário Oficial da União. O dinheiro arrecadado pelo seguro é utilizado para pagar indenizações de por morte, invalidez permanente e despesas médicas, todas ocasionadas devido à acidentes de trânsito.

fonte:
http://motociclismo.terra.com.br/index.asp?codc=360
"Errar é humano, culpar os outros é estratégia."
gildalfer
Contato:

Mas como são bonzinhos! Só 1,53% de aumento? E os aumentos anteriores? E quanto eu vou pagar para licenciar a minha Mobylete 78? Cerca de R$ 296,00. E ela deve valer uns duzentos reais. :lol: :lol: :lol: :lol:
Tio Giba
O encanto de viajar está na própria viagem (M.Quintana)
Jovi
Administrador
Contato:

Nem me falem, já chegou aqui em casa o boleto, R$ 500,00 de DPVAT nas duas motos, e pior isso paga o seguro anual da Porto Seguros de uma delas...

Eu quero lançar uma idéia...

Porque então o governo não dá um desconto de 50% para quem tem Seguro privado????

Oras....
Código de Trânsito Brasileiro, Art. 29, XII, § 2º. Respeitadas as normas de circulação e conduta estabelecidas neste artigo, em ordem decrescente, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres.

[]´s Jovi
http://www.jovi.net.br
http://www.motoscustom.com.br
Responder