Mirage 250: Problemas elétricos em geral

Motos: Kasinski Mirage 250, Kasinski Mirage 650, Kasinski Cruiser, etc.

Moderadores: Moderadores, Administradores

Responder
jirschik
Moderador
Contato:

Kbana escreveu:
ronaldomirage escreveu:
Kbana escreveu:A quem interessar:

Senhore, vejam o anúncio deste cara do ML, leiam o item de perguntas ao vendedor, pode ser uma saída.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... sinski-_JM

Exemplo:
Boa tarde José, os modelos da mirage e a comet , estão dando muito problema, pois o problema começa no estator, aconselho aos meus clientes que mande o estator para recuperpação, até mesmo tenho um anuncio no ML, de recuperação de estator , para elas, o serviço fica no valor de 135,00, e com 1 ano de garantia, o que acontece é o seguinte , ela já vêm de fabrica com a bitola de fio de cobre e a quantidade de voltas erradas , gerando assim uma voltagem acima do permitido, fazendo com que os reguladores queimem, e alem do regulador que vem de fabrica ser chines, bom tenho o regulador que aguenta bem mais que o original, por 105,00, mais 135,00 do estator, se caso tiver interesse , clicando em comprar obteremos os dados um do outro para contato e combinarmos o serviço, estou a disposição, att abr Lefteris

Abraço!
Se esse retificador for realmente bom. Creio que seja a solução!
Como sou leigo, vou perguntar pra quem conhece...

Jirschik, você acha que tem fundamento o que o cara do ML fala a respeito do Estator/Retificador? Pode tambér ser uma solução pra essa questão?

Abraço!
Eu nunca precisei desmontar o estator para manutenção. E uma análise visual não é suficiente para dizer se ele está subdimensionado ou se tem pouca folga para gerar carga elétrica. Mas é possível sim, deixá-lo um pouco mais forte contra queima, se aumentar a bitola do fio usado no enrolamento das bobinas. Mas isso não é tão simples. Aumentando a bitola do fio, será necessário um espaço maior para acondicionar esse aumento de massa doo fios. Se o espaço for muito justo, não será possível ter a quantidade de voltas necessárias na bobina para transformar o campo magnético em energia elétrica suficiente, e aí voltaríamos ao problema de ter um gerador fraco, produzindo uma tensão menor.

Se não me engano, o Adauto fez essa alteração para conseguir ligar faróis auxiliares e disse ter funcionado. Mas eu só recomendaria uma alteração dessas, se eu já tivesse feito medições de tensão, corrente e indução magnética neste componente. Sem isso, só posso discorrer teoricamente.

A alguns posts atrás eu comentei sobre a possibilidade da queima do estator do gerador, se o retificador entrar em curto, pois isso seria uma sobrecarga para o gerador e ele sobreaqueceria e queimaria. Neste caso, ele seria uma 'vítima' do retificador.

E se o retificador original for subdimensionado para o circuito elétrico da moto (ECU + Faróis + bomba elétrica + ...) ele também pode ser a 'vítima', e assim teremos um efeito em cascata. Algo do tipo: Bomba elétrica entra em curto, que sobrecarrega o retificador que queima, que sobrecarrega o gerador que queima as bobinas do estator.
Imagem
Kbana

jirschik escreveu: Eu nunca precisei desmontar o estator para manutenção. E uma análise visual não é suficiente para dizer se ele está subdimensionado ou se tem pouca folga para gerar carga elétrica. Mas é possível sim, deixá-lo um pouco mais forte contra queima, se aumentar a bitola do fio usado no enrolamento das bobinas. Mas isso não é tão simples. Aumentando a bitola do fio, será necessário um espaço maior para acondicionar esse aumento de massa doo fios. Se o espaço for muito justo, não será possível ter a quantidade de voltas necessárias na bobina para transformar o campo magnético em energia elétrica suficiente, e aí voltaríamos ao problema de ter um gerador fraco, produzindo uma tensão menor.

Se não me engano, o Adauto fez essa alteração para conseguir ligar faróis auxiliares e disse ter funcionado. Mas eu só recomendaria uma alteração dessas, se eu já tivesse feito medições de tensão, corrente e indução magnética neste componente. Sem isso, só posso discorrer teoricamente.

A alguns posts atrás eu comentei sobre a possibilidade da queima do estator do gerador, se o retificador entrar em curto, pois isso seria uma sobrecarga para o gerador e ele sobreaqueceria e queimaria. Neste caso, ele seria uma 'vítima' do retificador.

E se o retificador original for subdimensionado para o circuito elétrico da moto (ECU + Faróis + bomba elétrica + ...) ele também pode ser a 'vítima', e assim teremos um efeito em cascata. Algo do tipo: Bomba elétrica entra em curto, que sobrecarrega o retificador que queima, que sobrecarrega o gerador que queima as bobinas do estator.

É isso ai Jirschik, de qualquer forma é mais uma possibilidade...Eu, finalmente após 35 dias de espera, pretendo pegar minha MG amanhã (troca da ECU)e começarei a melhorar no que for possível seu sistema elétrico para não ficar na mão de novo.

Obrigado pela atenção!
Kbana

VÍRUS MC - GUARULHOS - SP
juarezellery
Contato:

jirschik escreveu:
shen shono escreveu:Amigos,

Passei algumas horas lendo o forum e os comentários. Percebi q Mirage 250 tem alguns bons fãs e muitos críticos. Parece que a questão do problema elétrico é recorrete , entretanto mtos proprietários parecem gostar da moto...
A questão para todos os produtos é que os que tem problemas manifestam-se muito mais do que os que não tem problemas.
O principal problema elétrico da Mirage é de fácil solução, razoavelmente barato (~R$150,00) e você pode encontrar as dicas de como resolver nas páginas deste tópico. Depois disso resolvido, curta bastante. A minha que é carburada, está chegando em 70.000km.

Mas analise a relação custo benefício. Se você tiver grana para comprar uma BMW, não vá reclamar da Mirage se tiver uma, pois são "incomparáveis", de classes diferentes. Esse também é um mal que assola alguns proprietários que reclamam muito. Conhecem pouco sobre mecânica e cuidados básicos, esperam que a moto renda como uma de 900cc, mas esquecem o quanto pagaram.

Para mim, por exemplo, ela sempre serviu muito bem.
Caro jirschik, procurei no fórum e não sei se estou procurando errado ( falaram sobre a página 40 onde teriam fotos, mas não vi) mas as soluções que vi foram trocar pelo retificador da falcon ou cb400, o que mais pode ser feito, acho meio complicado somente trocar pelo da cb pois houveram relatos de troca pelo dessa moto e mesmo assim queima do retificador, sobre a ECU a minha já é virada pra baixo e na caixa protetora, por isso acho que tenho um problema a menos.

valeu
Rontani

Humm escreveu:descreve o problema com as setas..

lembrando que as setas so funcionam se tiverem com todas as lampadas ok..

Caro Humm,

Comprei a moto aproximadamente 30 dias, notei que a seta para direita dava um pouco de mal contato, mas era só insistir e a luz piscava normal.
Fiz uma viagem de 325km e deu problema no carburador, depois da limpeza, no mesmo dia, deu alguns problemas estranhos, as luzes piscavam juntas ou nada acendia. Meu mecânico disse que provavelmente será a bateria pois enquanto fez a manutenção disse que precisou colocar água e recarregar a bateria. Como é a primeira vez que vou neste mecânico gostaria da opinião de vocês.
Ontem tirei o dia pra limpar todos os contatos que conseguisse alcançar.
Depois de tudo limpo fui testar, agora as luzes do pisca (seta) ficam acesas, continuamente, sem piscar.
Isso tá parecendo uma charada.
Alguma ideia do que pode ser?
jirschik
Moderador
Contato:

Juarez, o motivo da queima ou mal funcionamento pode ser mais que 1. Então, na maior parte dos casos em que o pessoal trocou o retificador pelo da Falcon, CB ou até pelo da GS500, se não me engano (está em algum post deste tópico) os problemas de falha, acender luz de FI e outros, foram resolvidos. No meu caso eu troquei o retificador e senti melhora no sistema de iluminação, mas o retificador original nem tinha queimado. Mas tem detalhes que o pessoal pode omitir, que são essenciais. Se instalar um par de faróis auxiliares com 2 lâmpadas de 55W cada, será uma carga de mais 110W para o retificador e gerador, que não deverão aguentar mesmo.

A maior parte dos comentários sobre a troca do retificador está "à partir da página 40". Tem fotos que eu postei e o Tron também. E tem outras informações sobre retificadores mais fortes, como esse da GS500, se não me engano. Na ferramenta de pesquisa, procure por "retificador GS500" e encontre a mensagem deste tópico.
Imagem
Miau
Moderador

Rontani escreveu: Caro Humm,

Comprei a moto aproximadamente 30 dias, notei que a seta para direita dava um pouco de mal contato, mas era só insistir e a luz piscava normal.
Fiz uma viagem de 325km e deu problema no carburador, depois da limpeza, no mesmo dia, deu alguns problemas estranhos, as luzes piscavam juntas ou nada acendia. Meu mecânico disse que provavelmente será a bateria pois enquanto fez a manutenção disse que precisou colocar água e recarregar a bateria. Como é a primeira vez que vou neste mecânico gostaria da opinião de vocês.
Ontem tirei o dia pra limpar todos os contatos que conseguisse alcançar.
Depois de tudo limpo fui testar, agora as luzes do pisca (seta) ficam acesas, continuamente, sem piscar.
Isso tá parecendo uma charada.
Alguma ideia do que pode ser?
Então.. acredito em duas hipoteses para o teu problema..

antes de mais nada.. bateria nao tem NADA A VER com isso.. se o mecanico ai falou isso.. das duas uma.. ou ele nao entende NADA de eletrica.. ou ele ta te dando uma desculpa qualquer pra vc ir embora.

a primeira hipotese é que os cabos estao conectados de forma errada.. e talvez o comando eletrico do punho esteja com algum problema ou curto nos botoes..

a segunda hipotese é que tenha fuga de corrente na fiação em alguma parte q pode ter descascado..

no teu caso, eu acho que vc tem q baixar o manual de serviço da moto.. levar o diagrama eletrico dela para um eletricista de autos e pedir uma revisao completa da parte eletrica.. inclusive antes que voce consiga queimar o CDI.. que custa bem caro.
SULÃO

Jayme Ponte Nova MG escreveu:Prezados amigos.... estou com minha Mirage 2010/2011 há apenas 10 dias e 315km rodados.

Tenho, porém, escutado a bomba de combustível funcionando quando estou rodando com a motocicleta, ou seja, com o tanque cheio e ainda de capacete escuto durante todo o deslocamento algum barulho dentro do tanque... A moto de vcs faz o mesmo barulho???

Não é apenas quando ligo a moto (injeção natural), o som fica no tanque e o percebo nitidamente....

É normal isso, a minha também se ouve o barulho da injeção enquanto está em movimento. Segundo o mecânico é assim mesmo.
jirschik
Moderador
Contato:

Rontani escreveu:...Depois de tudo limpo fui testar, agora as luzes do pisca (seta) ficam acesas, continuamente, sem piscar...
Esse efeito ocorre quando uma das lâmpadas (frontal ou traseira) queima ou se são muito fracas. O relé da Mirage é baseado em tecnologia de par termo-elétrico. Precisa de carga (corrente) para funcionar. Lampadas de led também não devem funcionar com o relé original.

Essa é uma das possibilidades mais prováveis de acontecer, mas pode ser outra coisa, como um cabo rompido. Comece por aqui, que é o mais simples.

E sobre a limpeza da chave de pisca...
viewtopic.php?p=86467#86467
Imagem
mc34ramon

Senhore, vejam o anúncio deste cara do ML, leiam o item de perguntas ao vendedor, pode ser uma saída.

Exemplo:
Boa tarde José, os modelos da mirage e a comet , estão dando muito problema, pois o problema começa no estator, aconselho aos meus clientes que mande o estator para recuperpação, até mesmo tenho um anuncio no ML, de recuperação de estator , para elas, o serviço fica no valor de 135,00, e com 1 ano de garantia, o que acontece é o seguinte , ela já vêm de fabrica com a bitola de fio de cobre e a quantidade de voltas erradas , gerando assim uma voltagem acima do permitido, fazendo com que os reguladores queimem, e alem do regulador que vem de fabrica ser chines, bom tenho o regulador que aguenta bem mais que o original, por 105,00, mais 135,00 do estator, se caso tiver interesse , clicando em comprar obteremos os dados um do outro para contato e combinarmos o serviço, estou a disposição, att abr Lefteris

Abraço!
Eu comprei o regulador de voltagem para Mirage 250 2011 estou aguardando chegar. Se alguém quiser os dados do vendedor me passe uma MP. O Lefteris é gente fina e tem 27 anos de experiência no ramo.
Abraços!!
Kbana

mc34ramon escreveu:

Exemplo:

Abraço!
Eu comprei o regulador de voltagem para Mirage 250 2011 estou aguardando chegar. Se alguém quiser os dados do vendedor me passe uma MP. O Lefteris é gente fina e tem 27 anos de experiência no ramo.
Abraços!!
Saudações Ramon, você conversou com ele a respeito do estator? Tem o telefone dele pra me passar, pois o ML não permite o envio de tel, somente quando efetivada a compra...Se quiser, ele confecciona o retificador com o chicote maior, com essa possibilidade você poderá instalar o componente em lugar com melhor refrigeração...

Abraço!
Kbana

VÍRUS MC - GUARULHOS - SP
Responder