Eu nunca precisei desmontar o estator para manutenção. E uma análise visual não é suficiente para dizer se ele está subdimensionado ou se tem pouca folga para gerar carga elétrica. Mas é possível sim, deixá-lo um pouco mais forte contra queima, se aumentar a bitola do fio usado no enrolamento das bobinas. Mas isso não é tão simples. Aumentando a bitola do fio, será necessário um espaço maior para acondicionar esse aumento de massa doo fios. Se o espaço for muito justo, não será possível ter a quantidade de voltas necessárias na bobina para transformar o campo magnético em energia elétrica suficiente, e aí voltaríamos ao problema de ter um gerador fraco, produzindo uma tensão menor.Kbana escreveu:Como sou leigo, vou perguntar pra quem conhece...ronaldomirage escreveu:Se esse retificador for realmente bom. Creio que seja a solução!Kbana escreveu:A quem interessar:
Senhore, vejam o anúncio deste cara do ML, leiam o item de perguntas ao vendedor, pode ser uma saída.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... sinski-_JM
Exemplo:
Boa tarde José, os modelos da mirage e a comet , estão dando muito problema, pois o problema começa no estator, aconselho aos meus clientes que mande o estator para recuperpação, até mesmo tenho um anuncio no ML, de recuperação de estator , para elas, o serviço fica no valor de 135,00, e com 1 ano de garantia, o que acontece é o seguinte , ela já vêm de fabrica com a bitola de fio de cobre e a quantidade de voltas erradas , gerando assim uma voltagem acima do permitido, fazendo com que os reguladores queimem, e alem do regulador que vem de fabrica ser chines, bom tenho o regulador que aguenta bem mais que o original, por 105,00, mais 135,00 do estator, se caso tiver interesse , clicando em comprar obteremos os dados um do outro para contato e combinarmos o serviço, estou a disposição, att abr Lefteris
Abraço!
Jirschik, você acha que tem fundamento o que o cara do ML fala a respeito do Estator/Retificador? Pode tambér ser uma solução pra essa questão?
Abraço!
Se não me engano, o Adauto fez essa alteração para conseguir ligar faróis auxiliares e disse ter funcionado. Mas eu só recomendaria uma alteração dessas, se eu já tivesse feito medições de tensão, corrente e indução magnética neste componente. Sem isso, só posso discorrer teoricamente.
A alguns posts atrás eu comentei sobre a possibilidade da queima do estator do gerador, se o retificador entrar em curto, pois isso seria uma sobrecarga para o gerador e ele sobreaqueceria e queimaria. Neste caso, ele seria uma 'vítima' do retificador.
E se o retificador original for subdimensionado para o circuito elétrico da moto (ECU + Faróis + bomba elétrica + ...) ele também pode ser a 'vítima', e assim teremos um efeito em cascata. Algo do tipo: Bomba elétrica entra em curto, que sobrecarrega o retificador que queima, que sobrecarrega o gerador que queima as bobinas do estator.