Motocicletas Solares/Elétricas

Seção para discussão sobre qualquer outro estilo/modelo de moto

Moderadores: Moderadores, Administradores, Colaboradores Outras Marcas

Responder
Jovi
Administrador
Mensagens: 7064
Registrado em: 17 Jun 2007, 12:46
Localização: São Paulo
Contato:

28 Ago 2007, 16:04

Motocicleta é movida inteiramente por energia solar - 26/06/2007

A empresa espanhola Sunred apresentou o projeto completo de uma nova motocicleta elétrica movida inteiramente por energia solar. O desenho impressiona, ficando entre o inovador e o bizarro - quando todas as placas solares estão expostas, a moto fica parecida com um tatuzinho de jardim.

Motor elétrico nas rodas

Para um menor consumo de energia, o motor elétrico da moto solar foi colocado na roda, uma solução que já está sendo adotada nos projetos dos carros elétricos (veja Carros do futuro terão rodas inteligentes). A eliminação do sistema de transmissão, seja por corrente ou por cardã, aumenta a eficiência do conjunto de motorização e diminui o consumo de energia.

Para maximizar a energia capturada, as placas solares formam uma espécie de casulo retrátil. Os painéis solares só podem ser totalmente expostas com o veículo parado, atingindo uma área total de coleta da energia solar de 3,1 metros quadrados.

Moto solar

Os painéis solares totalmente expostos são capazes de capturar energia suficiente para oferecer uma autonomia para a moto solar de 20 km, a uma velocidade de 50 km/h. A empresa não informou a velocidade que a moto consegue atingir captando diretamente a energia solar, já que, para que o piloto se sente, é necessário retrair pelo menos uma das placas.

O controle de energia mereceu um destaque todo especial, com um sistema computadorizado gerando uma multiplicidade de informações. O piloto pode acompanhar tudo, da velocidade à energia disponível nas baterias, por meio de uma tela LCD de 6,4 polegadas, instalada no painel da moto solar.

Imagem

Fonte: (Inovação Tecnológica)
Código de Trânsito Brasileiro, Art. 29, XII, § 2º. Respeitadas as normas de circulação e conduta estabelecidas neste artigo, em ordem decrescente, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres.

[]´s Jovi
http://www.jovi.net.br
http://www.motoscustom.com.br
Jovi
Administrador
Mensagens: 7064
Registrado em: 17 Jun 2007, 12:46
Localização: São Paulo
Contato:

28 Ago 2007, 16:05

Pesquisadores brasileiros desenvolvem motocicleta solar - Thiago Romero da Agência FAPESP -
01/11/2005


Uma motocicleta movida a energia elétrica e que pode ser carregada com luz solar é a novidade de um grupo de pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em parceria com a empresa suíça Fiberware. A Mobilec, como é chamada pelos pesquisadores em Florianópolis, roda até 40 quilômetros com as baterias carregadas.

"A Fiberware já havia desenvolvido esse protótipo movido por baterias", explica o coordenador do projeto, Ricardo Rüther, em entrevista à Agência FAPESP. Ele apresenta baixa autonomia e baixa potência, semelhante aos modelos do tipo scooter disponíveis no mercado.

O grupo da UFSC, por sua vez, adaptou a Mobilec para a captação de energia solar. "Desenvolvemos um telhado no campus da universidade com seis painéis solares fotovoltaicos responsáveis por carregar as baterias da moto enquanto ela fica estacionada embaixo da cobertura", conta o professor do Departamento de Engenharia Civil.

Além de abrigar a motocicleta, o sistema é responsável pela transformação de energia solar em elétrica, que abastece a moto. O veículo atinge a velocidade máxima de 40 quilômetros por hora sem emitir gases poluentes.

"A Mobilec pode servir, por exemplo, para a locomoção de estudantes que passam o dia inteiro na universidade. Ao chegar no campus, o aluno liga o veículo no gerador solar para que ele esteja com o ?tanque cheio? depois de algumas horas", sugere Rüther. O protótipo foi desenvolvido com pedais como os de uma bicicleta, para que o usuário possa chegar até o receptor solar ou à tomada mais próximos caso a bateria descarregue.

O motor da Mobilec fica junto à roda traseira e o freio é regenerativo. "Esse sistema permite que a energia liberada a cada freada também alimente as baterias da motocicleta. O motor acaba funcionando como um pequeno gerador que oferece mais energia às baterias", explica Rüther.

Nos próximos experimentos, os pesquisadores irão comparar o desempenho e o consumo da Mobilec com relação a veículos movidos por combustíveis fósseis.

O projeto está sendo desenvolvido pelo Laboratório de Energia Solar do Departamento de Engenharia Mecânica e pelo Laboratório de Eficiência Energética em Edificações do Departamento de Engenharia Civil, em parceria com a Fiberware.

Imagem

Fonte: (Inovação Tecnológica)
Código de Trânsito Brasileiro, Art. 29, XII, § 2º. Respeitadas as normas de circulação e conduta estabelecidas neste artigo, em ordem decrescente, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres.

[]´s Jovi
http://www.jovi.net.br
http://www.motoscustom.com.br
rafaeladvogado
Desvirtuador
Mensagens: 4141
Registrado em: 23 Ago 2007, 09:33
Localização: Montenegro
Contato:

29 Ago 2007, 07:39

A moto solar brasileira é MENOS feia do que a outra heheheh :lol:
Imagem
Jovi
Administrador
Mensagens: 7064
Registrado em: 17 Jun 2007, 12:46
Localização: São Paulo
Contato:

26 Out 2007, 10:28

Esta se tornando realidade...

A Enertia da Brammo será a primeira moto elétrica vendida em série...

Ela será lançada em 2008...

Imagem

Comunicado oficial:
Brammo Launches the Enertia, World’s First Production Electric Motorcycle

Ashland, Oregon - July 10th -– Brammo Motorsports today announced the Enertia, the world’s first production, zero-emissions and battery powered plug-in electric motorcycle. (http://www.enertiabike.com/ http://press.enertiabike.com/ )

With the goal of creating momentum for change in the way vehicles are conceived and created, Brammo has delivered this groundbreaking motorcycle.

The Enertia’s range of 45 miles significantly exceeds the daily commute for the average U.S. consumer of 29 miles. Battery charge time is 3 hours to full re-charge.

Borrowing from racing technology, the Enertia utilizes a carbon fiber chassis producing an ultra strong, light-weight vehicle platform of just 275 lbs. The chassis integrates six lithium-phosphate batteries from supplier Valence Technology that together produce the power to propel the Enertia to a top speed of over 50 mph.

Paul Seredynski, MSN autos said, “For those looking to make a lifestyle change, or for a cool "green" machine to get around town on, few options exist that can compete on so many levels."

“We believe consumers are eager to adopt vehicles that have a fraction of the carbon footprint of a today’s cars”, says Craig Bramscher, Chairman & CEO of Brammo Motorsports, “Our Enertia electric motorcycle empowers people to make this choice today.”

Brian Wismann, Brammo Director of Design said, “It is extremely satisfying to design a vehicle that people can both feel good about using and appreciate the way it looks.”

Brammo’s Enertia is the first of a line of plug-in electric commuter, commercial and recreational vehicles under development.

About Brammo

Brammo (http://www.brammo.com/) is a premier specialty vehicle manufacturer developing sustainable performance products for the next generation of transportation. Through integration of digital engineering and high impact design, Brammo transforms ideas into compelling products. Located in Ashland, Oregon the company was founded in 2002 and is a privately held.
Imagem

Links relacionados:

http://www.enertiabike.com
http://press.enertiabike.com/
http://www.motoesporte.com.br/modelo200 ... brammo.htm
Código de Trânsito Brasileiro, Art. 29, XII, § 2º. Respeitadas as normas de circulação e conduta estabelecidas neste artigo, em ordem decrescente, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres.

[]´s Jovi
http://www.jovi.net.br
http://www.motoscustom.com.br
rafaeladvogado
Desvirtuador
Mensagens: 4141
Registrado em: 23 Ago 2007, 09:33
Localização: Montenegro
Contato:

29 Out 2007, 06:44

Esqueceram de montar o banco ??? ou é uma chopper ??? heehehehehheheehe,,,

Cara porque não fazem uma moto bonitona elétrica ???

abraço :wink:
Imagem
Jovi
Administrador
Mensagens: 7064
Registrado em: 17 Jun 2007, 12:46
Localização: São Paulo
Contato:

29 Out 2007, 09:01

rafaeladvogado escreveu:Esqueceram de montar o banco ??? ou é uma chopper ???
O banco é a parte vermelha! :!:
Código de Trânsito Brasileiro, Art. 29, XII, § 2º. Respeitadas as normas de circulação e conduta estabelecidas neste artigo, em ordem decrescente, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres.

[]´s Jovi
http://www.jovi.net.br
http://www.motoscustom.com.br
rafaeladvogado
Desvirtuador
Mensagens: 4141
Registrado em: 23 Ago 2007, 09:33
Localização: Montenegro
Contato:

29 Out 2007, 09:11

ah bom... então até que ela não é tão feia...

só agora eu percebi que a imagem que tu postou na verdade é uma GIF animação... como meu computador estava lendo... abriu apenas a primeira página da animação onde aparece ela toda desmontada.... por isso que eu achei estranho a moto não ter banco... mas agora observei novamente e vi que a imagem é uma animação gif onde aparece a moto sendo montada... :wink:
Imagem
Jovi
Administrador
Mensagens: 7064
Registrado em: 17 Jun 2007, 12:46
Localização: São Paulo
Contato:

31 Out 2007, 14:50

Já nos EUA, começam a criar as custom(cruiser) elétricas:

Imagem

Feinha ainda mas é um protótipo... :roll:
Código de Trânsito Brasileiro, Art. 29, XII, § 2º. Respeitadas as normas de circulação e conduta estabelecidas neste artigo, em ordem decrescente, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres.

[]´s Jovi
http://www.jovi.net.br
http://www.motoscustom.com.br
rafaeladvogado
Desvirtuador
Mensagens: 4141
Registrado em: 23 Ago 2007, 09:33
Localização: Montenegro
Contato:

01 Nov 2007, 07:02

teria que esconder aquelas baterias feias hehehhe :wink:
Imagem
Responder