Óleo - câmbio e motor

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jirschik
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Mais uma pergunta sobre óleo: A Mirage, assim como diversas motocicletas, não tem indicador de pressão de óleo. Aliás, acredito que sejam poucas as que tem esse instrumento.
Perguntas: Se a bomba de óleo quebrar, o motor irá travar? É possível diagnosticar a quebra da bomba de óleo no instante que isso acontecer? Bomba de óleo deve ser trocada em manutenção preventiva?
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jbrigagao
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jirschik escreveu:
jbrigagao escreveu:...Uma curiosidade, durante uma partida o motor se desgasta o equivalente a varias centenas de quilômetros de uso continuo, exatamente por causa do tempo que o óleo leva para chegar a todas as partes do motor...
Brigagão, "um-amigo-de-um-amigo-de-um-amigo-meu" (lá vem a estória...), quando termina de escorrer todo o óleo do motor no momento da troca, liga o motor uns 10 segundos para terminar de escoar o óleo que ainda deve ficar no filtro, radiador, bomba de óleo, etc., para ter certeza que tirou a maior quantidade de óleo possível. Na minha opinião, isso é um exagero, pois a quantidade de óleo retida nesses locais é pequena, se comparado com a quantidade total de óleo do sistema. Mas além disso, tem o tempo em que o motor gira praticamente sem óleo. Mesmo que seja por um curto período de tempo, isso é muito prejudicial?
Isso é quase uma insanidade, :lol: , Girar o motor sem óleo e por consequência sem pressão de óleo é muito mais prejudicial para o motor do que a "vantagem" de se escoar um pouco mais de óleo sujo.
Nenhum motor escoa 100% do óleo velho e isso esta no projeto, veja no manual da Mirage por exemplo, o volume de óleo recomendado para a troca incluído o filtro é 1.5 lts, mas quando da desmontagem completa do motor deve ser usado 1.8 lts, estes 300ml (descontando pequenas perdas por queima) sempre vão "sobrar" no cárter em todas as trocas.
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jbrigagao
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Registrado em: 05 Jan 2008, 16:16
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jirschik escreveu:Mais uma pergunta sobre óleo: A Mirage, assim como diversas motocicletas, não tem indicador de pressão de óleo. Aliás, acredito que sejam poucas as que tem esse instrumento.
Perguntas: Se a bomba de óleo quebrar, o motor irá travar? É possível diagnosticar a quebra da bomba de óleo no instante que isso acontecer? Bomba de óleo deve ser trocada em manutenção preventiva?
Com certeza o barulho vai mudar se a bomba quebrar, e dependendo da agilidade do piloto em desligar o motor, pode ser que não chegue a fundir, mas é mais facil fundir o motor numa quebra de corrente em alta rotação do que a bomba de oleo quebrar.
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habith
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senhores....
estava conversando com um preparador de motos de corrida aqui de Curitiba.. e ele informou que nas motos que ele prepara ele coloca o MILITEC para justamente ajudar na diminuição do atrito entre as partes móveis...

eu por curiosidade vi o MILITEC na internet e as suas propriedades... olha.. se ele é milagroso não sei.. mas pelo menos o que estão dizendo que ele proporciona pode deixar muita gente de bem com a vida no caso da bomba de óleo dar problemas....


sucesso e boas estradas
Duas rodas para ter certesa do equilíbrio... já batizada..Cigana ADELAIDE...
dan_himself
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Registrado em: 07 Mai 2010, 14:02
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habith escreveu:senhores....
estava conversando com um preparador de motos de corrida aqui de Curitiba.. e ele informou que nas motos que ele prepara ele coloca o MILITEC para justamente ajudar na diminuição do atrito entre as partes móveis...

eu por curiosidade vi o MILITEC na internet e as suas propriedades... olha.. se ele é milagroso não sei.. mas pelo menos o que estão dizendo que ele proporciona pode deixar muita gente de bem com a vida no caso da bomba de óleo dar problemas....


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Ouvi dizer uma vez que faz patinar a embreagem por causa das partículas de molbidênio presentes no MILITEC, não sei se é verdade...
"Quando eu morrer quero ser cremado. Dos vermes já bastam os que conheci em vida."
zanchetta
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Registrado em: 14 Out 2010, 00:56
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dan_himself escreveu:
habith escreveu:senhores....
estava conversando com um preparador de motos de corrida aqui de Curitiba.. e ele informou que nas motos que ele prepara ele coloca o MILITEC para justamente ajudar na diminuição do atrito entre as partes móveis...

eu por curiosidade vi o MILITEC na internet e as suas propriedades... olha.. se ele é milagroso não sei.. mas pelo menos o que estão dizendo que ele proporciona pode deixar muita gente de bem com a vida no caso da bomba de óleo dar problemas....


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Ouvi dizer uma vez que faz patinar a embreagem por causa das partículas de molbidênio presentes no MILITEC, não sei se é verdade...
Embreagens banhadas a óleo patinarão por causa do MILITEC.
Zanchetta
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habith
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Registrado em: 20 Jan 2010, 16:21
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sim isto é verdade... por isso no ato da colocação do militec tem que ter os macetes dos preparadores...

de acordo com os mesmos.... o ato de colocar o militec e o produto aderir nas partes moveis deve ser sem o uso da moto para não aderir nas paletas metalicas da embreagem... ele chegou a me explicar... o uso em marcha da moto nao deve ser feito.. pois se acionar a embreagem com certeza o produto gruda na embreagem dai ferrou... patina tudo e mais um pouco...

tem que colocar o produto.. nao acionar a embreagem e deixar o motor funcionando até a ventuinha funcionar.... funcionando a ventuinha.... deixando ela desligar.. é sinal que o produto já chegou nas partes moveis, o oleo transportou e ele já aderiu onde deveria....

espera-se esfriar totalmente a moto para dai sim poder usar normal....


quanto a quantidade usada o mecanico informou que é entorno de 50 ml por litro de oleo...

mas nao sei.. como nunca apliquei o produto nao posso afirmar estas...

sucesso e até a proxima..
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dan_himself
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Registrado em: 07 Mai 2010, 14:02
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Fica complicado colocar então para motos que não tem radiador, pois vai superaquecer a moto (já que precisa estar em movimento para esfriar o motor)...
E mesmo assim não faz muito sentido isso, pois o militec vai "contaminar" todo o óleo... ele não vai se separar do óleo, se prender no motor e depois quando você acionar a embreagem não tem mais militec... não sei, muito estranho isso...

Esse preparador disse que o militec não se mistura com o óleo? Que ele se prende nas partes metálicas do motor e aí, nunca mais sai? Porque se ele sair, vai contaminar a embreagem em algum momento...

Prefiro não utilizar... Mas quem quiser tentar, coloque o relato aí...

Abraços,
DaN
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zanchetta
Colaborador
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Registrado em: 14 Out 2010, 00:56
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dan_himself escreveu:Fica complicado colocar então para motos que não tem radiador, pois vai superaquecer a moto (já que precisa estar em movimento para esfriar o motor)...
E mesmo assim não faz muito sentido isso, pois o militec vai "contaminar" todo o óleo... ele não vai se separar do óleo, se prender no motor e depois quando você acionar a embreagem não tem mais militec... não sei, muito estranho isso...

Esse preparador disse que o militec não se mistura com o óleo? Que ele se prende nas partes metálicas do motor e aí, nunca mais sai? Porque se ele sair, vai contaminar a embreagem em algum momento...

Prefiro não utilizar... Mas quem quiser tentar, coloque o relato aí...

Abraços,
DaN
Eu que não me arrisco...

Abraços!
Zanchetta
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gildalfer
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Na minha opinião o óleo Militec é para ser usado em corridas de moto, onde elas são exigidas ao máximo e os motores são "mexidos". Para o uso normal, acho que não há necessidade de usá-lo.
Tio Giba
O encanto de viajar está na própria viagem (M.Quintana)
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