Motociclistas morrem por que querem

Assuntos diversos relacionados ao motociclismo

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores

Responder
Jovi
Administrador
Mensagens: 6366
Registrado em: 17 Jun 2007, 12:46
Localização: São Paulo
Contato:

Tite Simões escreveu:De uns tempos para cá me transformei naquilo que os jornalistas chamam de “fonte”, um sujeito que tem as respostas para determinadas perguntas. Minha especialidade com segurança de motociclistas se tornou uma fonte para colegas da imprensa.

Dias atrás recebi a ligação de uma jornalista de um grande veículo de comunicação (prefiro omitir nomes). A pergunta veio em uma semana dramática para os paulistanos, porque foram dois acidentes fatais por dia, engrossando as estatísticas macabras. Ela perguntou algo como:

— Por que morrem tantos motociclistas?

Antes de responder, pensei naquelas centenas de vezes que discursei sobre a educação de trânsito, fiscalização, faixas segregadas, falta de formação, baixo nível de escolaridade das vítimas, etc., etc. e mais etc.! Só que me cansei de divagar sobre esse assunto e dei a resposta que sempre quis, mas nunca tive coragem:

— Morrem porque querem!

Diante do susto natural da jornalista, repeti a resposta e ela reforçou que seria uma matéria publicada, se eu não queria rever a resposta. Respondi que não, que poderia deixar inclusive entre parênteses, citando meu nome como fonte.

Bom, a matéria saiu sem minha declaração... porque a coragem que tive para assumir aquilo que autoridades tentam disfarçar, a colega não teve para publicar. Assim, as argumentações foram todas aquelas que todo mundo sabe na ponta da língua, mas que são todas um enorme disfarce para a mais óbvia das realidades: esses motociclistas morrem porque querem — e ponto final.

Claro que há os acidentes, que devem ser classificados como tal quando nenhum dos agentes envolvidos teve a intenção de provocá-lo. Mas acidentes são raros em São Paulo. O mais comum é a mais elementar das causas: a negligência, associada à prepotência, atributos de personalidade que imperam nos motociclistas da capital paulista. Se há negligência, está clara a intenção por trás da ação.

Ah, mas o motorista mudou de faixa sem olhar! Sim, mas o motociclista estava rodando a 90 km/h no corredor de carros quase parados, com uma moto sem freios, com pneus carecas, e usava um capacete desafivelado. Isso pode ser caracterizado como acidente? O choque talvez, mas a consequência não! O óbito terá sido causado por pura negligência.

Diariamente eu levo fechadas de motoristas nas mais criativas variações. Tem fechada pela esquerda, pela direita e até dos dois lados ao mesmo tempo. Só que rodo a uma velocidade compatível com os outros veículos, minha moto tem freios eficientes e pneus novos. Porque eu não quero me matar.

Non ducor, duco
O lema da cidade de São Paulo expressa uma atitude tão típica de motociclistas e motoristas paulistanos que soa como profecia: não sou conduzido, conduzo! Ninguém me diz onde, nem como devo conduzir, mas conduzo à minha maneira, sem regras, sem sensatez, nem ordem. Minha lei é meu umbigo!

São raríssimos os casos — mas bota raro nisso, tipo que precisa de lente de aumento para encontrar — em que a vítima fatal de um acidente de moto foi totalmente inocente. Casos como linha de pipa com cerol, caminhão sem freio na descida, bêbado que fura o semáforo são raros, mas adquirem muito destaque pelo dolo envolvido.

Só que acidentes fatais que são contabilizados — e que vejo, porque estou diariamente nas ruas — são provocados por absoluta negligência dos motociclistas. Daí meu desabafo do “morrem porque querem!”. Porque querem rodar no corredor a 90 km/h. Porque querem rodar com pneu careca. Porque querem usar um capacete de R$ 50 e, pior, desafivelado. Porque querem rodar na calçada a 50 km/h. Porque querem pular o canteiro central de uma grande avenida.

Resumindo, morrem porque querem!

Soma-se essa conduta ao triste fato de as vítimas fatais se encontrarem, na maioria, entre 18 e 25 anos e temos mais uma trágica coincidência estatística. A adolescência, período que vai dos 12 aos 18 anos, tem como característica a prepotência, comportamento que faz o indivíduo acreditar que as coisas ruins só acontecem com os outros. Como a maioria das vítimas é do sexo masculino e a adolescência do homem costuma se prolongar — até os 25 anos ou mesmo mais, segundo as mulheres —, isso explica boa parte dessas vítimas.

Basta conferir qual a idade de alistamento militar para entender como o Estado pode aproveitar a prepotência a seu favor. Na faixa dos 18 aos 25 anos, o soldado vai para o front achando que nada de ruim vai acontecer com ele, até um projétil .50 atravessar sua cabeça. Portanto, temos a fórmula ideal para que tudo de errado dê certo: sensação de prepotência + negligência = morte súbita!

Ou seja, morrem porque querem!

E querem saber? Não vejo a menor chance para tal situação melhorar. Pelo contrário, a tendência é piorar com a entrada cada vez maior de novos motociclistas. Mas também não pensem que o problema é limitado aos motoboys ou fretistas.

É bom esclarecer que existem os motoboys e existe o comportamento motoboy — o que os especialistas chamam de arquétipo, uma repetição do mesmo comportamento. Há donos de motos esportivas ou luxuosas, caríssimas, que agem da mesma forma que o típico motoboy — e que, depois de um acidente fatal, é transformado em vítima. Os rachas na estrada, os atalhos pela calçada, a alta velocidade nos corredores mostram que os “playboys” também morrem porque querem.

Responda sinceramente: se fosse chamado pelas forças armadas para defender seu país no front de batalha, de fuzil na mão, você iria? Eu não! Não quero morrer tão cedo nem entrar no fogo cruzado. Por isso não existe exército de soldados quarentões — a gente sabe que as coisas ruins também acontecem conosco.
Fonte: http://www2.uol.com.br/bestcars/colunas ... querem.htm

Discordo...

Sinto muito, mais uma vez eu discordo do Tite... o trânsito esta insuportável...

Desde meu acidente em agosto passei a reparar ainda mais as pessoas que passam no semáforo vermelho, como alguns sabem foi o meu caso e não minha culpa, só que eu estava de moto e o furador de semáforo de ônibus...

Então dizer que estou até hoje com as pernas no estado em que estão por que eu quiz... fala sério...
Código de Trânsito Brasileiro, Art. 29, XII, § 2º. Respeitadas as normas de circulação e conduta estabelecidas neste artigo, em ordem decrescente, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres.

[]´s Jovi
http://www.jovi.net.br
http://www.motoscustom.com.br
Adauto
Mensagens: 603
Registrado em: 03 Nov 2008, 17:35
Localização: São Paulo

Bom eu achei o autor um pouco revoltado, mas com bastante coerência. Ele também cita que existem casos de acidentes legítimos, mas que são a ínfima minoria, e eu também acredito nisso.

A maior parte é imprudência. Correr riscos desnecessários, pra conseguir passar um semáforo ou pra passar um carro ou uma moto.

Talvez seja mais fácil pra eu dizer isso. Com 47 anos não tenho o mesmo ímpeto dos mais jovens. Mas isso não é regra. Conheço jovens muito concientes e alguns mais velhos com merd* na cabeça.

O texto tá um pouco pesado, como um desabafo, mas algumas coisas tem sentido.

Na minha humilde opinião.

[]s,
Adauto
Imagem Imagem
dan_himself
Mensagens: 1652
Registrado em: 07 Mai 2010, 14:02
Localização: São Paulo

Concordo com o Jovi...

Ultimamente tenho sentido muito, mas muito medo de sair com a moto.. não por medo dela, mas por medo dos outros no transito... O que vejo de fechadas dos motoristas em cima dos motociclistas não é brincadeira... minha carta é nova, eu não tenho experiencia na moto... então eu não saberia o que fazer em diversas situações e tenho medo de comer asfalto e um carro passr por cima de mim (e olha que nem arrisco pegar corredor)...

Não é assim, quem morre, morre porque quer... Que preparação o governo nos oferece para conduzir uma motocicleta no transito? NENHUMA! Se pessoas experientes sofrem acidentes, muitas vezes grave, do que dizer dos que não tem experiencia no transito com a moto como eu?
Vão me chamar de cagão? Pode chamar... mas eu não tenho mais 18 anos, não sou prepotente e tenho medo de cair no meio da pista lotada de carros, afinal a gente não escolhe como cai, por mais protegido que esteja com jaqueta, calça, bota, luva e capacete... Carro passando por cima, não tem roupa que proteja...
O Tite tem me decepcionado muito com suas opiniões ultimamente...

[]s
DaN
"Quando eu morrer quero ser cremado. Dos vermes já bastam os que conheci em vida."
Noronha
Mensagens: 16
Registrado em: 25 Mai 2010, 20:15
Localização: São Paulo

Então Jovi, eu acho que o seu caso é o que ele coloca como acidente legitimo...
É óbvio que vc não sofreu o acidente pq quis.

Acho que o que pega é a imprudencia, não só dos motociclistas mas dos motoristas também, está aumentando a cada dia. Por isso a gente tem essa sensação de que cada dia está pior pra se andar em Sampa.

Abraços
Avatar do usuário
Moura
Mensagens: 2678
Registrado em: 11 Dez 2007, 18:07
Contato:

Concordo com o Adauto, Tem gente que procura, e não falo só no transito, vai no meu bairro de final de semana pra ver as peripécias do pessoal.
Paulo Moura
Jovi
Administrador
Mensagens: 6366
Registrado em: 17 Jun 2007, 12:46
Localização: São Paulo
Contato:

Vou replicar abaixo o que já escrevi no Orkut:

Citei meu caso apenas para reforçar a idéia... mas dizer que o cara que muda de faixa é inocente por que o motociclista estava a 90km/h tem um peso complicado...

Primeiro por que o Tite sempre foi assim, ele insiste em pregar que "ele sabe tudo", o próprio texto começa com ele reforçando a idéia de que ele é uma assumidade no assunto e que portanto ele sabe o que diz...

Balela... a realidade das ruas é a realidade das ruas... a poucos dias uma mulher derrubou um cara na Marginal Pinheiros na minha frente, o cara esta na faixa a 50km/h em um trânsito engarrafado...

A primeira coisa que ela fez foi FUGIR.

Imediatamente eu fui atrás dela de Comet GTR, junto vieram mais umas 3 motos logo atrás, paramos a mulher uns 5 km depois e ficou uma situação complicada por que não tinha mais o que fazer o acidente ficou 5km para trás, não sabíamos sequer o que dizer... ela foi logo negando a culpa, disse que ele bateu no carro dela... eu estava atrás de ambos e vi tudo... inegável... como assim morre por que quer?

Um dos caras era motoboy por sinal, e pegou os dados da mulher e disse que levaria para o cara que caiu...

Não sei se achou o cara, não sei se o cara se machucou... não sei mais nada, fui embora, mas morre por que quer é demais não?

Esse é um exemplo... como por exemplo eu cai um mês antes do acidente com o ônibus por que um outro motociclista me acertou na traseira no corredor... fala sério! Esse sim vai morrer por que quer.... mas não podemos generalizar...

Assim como o motorista do ônibus fugiu da sua rsponsabilidade e a empresa me cobrou o parachoque do ônibus para fugir do processo que também é inevitável....
David no Orkut disse: escreveu:Sou da mesma opinião do texto!

E talvez por enxergar isto cedo, estou há 2 anos rodando todo santo dia com minha Viraguinho e 0% de acidentes.

Não piloto manso não, mas tbm não exagero!

Confesso que perdi a conta do quanto de quedas q já evitei desviando de buracos, fechadas, curvas sem setas, etc etc etc.

Mas tanto de CARROS qto de MOTOS. E sim, infelizmente fazem parte arquétipo "MOTOBOY" q não necessariamente é o Motoboy Trabalhador, mas em sua maioria é!
(Conseguiram entender né?)

Morrem pq querem sim.
David,

Não quero debater o seu comentário por que vai qualquer coisa que eu disser vai parecer que estaria lhe desejando mal...

Mas meu comentário foi no sentido de que a coisa esta caótica e ninguém tem controle de nada...

As vias são de 70km/h hoje, mas por exemplo a Marginal Pinheiros ainda é uma via de 90km/h, o acidente que relatei ocorrei com a via fluindo a 50km/h em média...

Mas de cada 10 carros no trânsito, 7 estão com o respectivo motorista falando ao celular... TODO mundo dirige falando ao celular... a autoridade de trânsito não liga...

Eu levei uma multa ao rodar 100 metros, sem exagero, apenas 100 metros com a viseira aberta do capacete... no carro, ninguém liga se você esta no celular...

A autoridade de trânsito é cega... e por que quer... Se um dia uma pessoa derrubar você por que estava distráida ao celular, vamos ver se a sua opinião será a mesma...

A visão do Tite é simplista mesmo, e não ajuda em nada na solução do problema...

Para quem analisa os comentários nessas comunidades para gerar informação, e acreditem tem quem faça isso, acaba-se de perceber que a comunidade dos motociclistas, motoqueiros, entusiastas deu aval a "culpa da moto".

Quando o motorista do ônibus me atropelou, a única coisa que ouvi de todos me cercam é: "Ainda vai andar de moto?"

Sim, de moto eu vou, de ônibus nunca mais! ;)

Nota: Peço desculpas ao David por publicar a mensagem dele aqui, mas meu comentário ficaria muito vago sem a interação com o texto dele! :wink: :idea:
Código de Trânsito Brasileiro, Art. 29, XII, § 2º. Respeitadas as normas de circulação e conduta estabelecidas neste artigo, em ordem decrescente, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres.

[]´s Jovi
http://www.jovi.net.br
http://www.motoscustom.com.br
dan_himself
Mensagens: 1652
Registrado em: 07 Mai 2010, 14:02
Localização: São Paulo

Jovi, infelizmente temos muitos motociclistas que se acham os donos da verdade... inclusive nesse fórum (não vou citar nomes).

É um saco isso pois a pessoa fica completamente inflexível, não dando chance ao debate, que é o foco principal de qualquer fórum...

Como eu disse, concordo contigo... Mas sempre vai ter o "Macaco véio" que "já viu de tudo", "já viveu tudo", "já aprendeu tudo" e "sabe mais que todos"....

O Tite é só mais um dentre muitos... Confesso que no início (no meu início nas duas rodas), li muita coisa dele e até aproveitei algumas dicas, mas conforme mais fui lendo, mais percebi a prepotencia do cidadão... O que me irrita é esse cara ser respeitado por meio mundo, quando a realidade não é nem de perto essa que ele pinta...

Abraços,
DaN
"Quando eu morrer quero ser cremado. Dos vermes já bastam os que conheci em vida."
hermesdsb
Mensagens: 60
Registrado em: 25 Out 2010, 13:27
Localização: Maringá

Ontem aqui em minha cidade foram 2 mortes no trânsito. Os 2 motociclistas. Maringá tem aproximadamente 350 mil habitantes e o trânsito nem de perto lembra São Paulo.
1. Uma senhora de 43 ou 44 anos que estava no corredor, com uma Honda Biz, no meio de 2 caminhões com a pista irregular, faixa pintada no chão, óleo na pista e molhada. Caiu e o caminhão passou por cima.
2. Um motoqueiro de 22 anos à noite, com chuva, entrou reto em uma rotatória, bateu em um placa, caiu num buraco em obras e foi arremessado a 10 metros de distância. A moto tinha várias partes alteradas, era uma 125 ou 150cc.
Estas duas situações acredito que representam claramente o despreparo destes "motoqueiros". Dizer que os mesmos morreram por que quiseram talvez seja forte, mas que procuraram, procuraram.
O segundo caso acredito que o rapaz não fará nenhuma falta ao trânsito de Maringá, a parte boa é que o mesmo foi sozinho, não levou nenhum inocente que estava passando na rua naquele momento com ele.
Avatar do usuário
wellrod
Mensagens: 1645
Registrado em: 10 Jan 2008, 08:35
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Nesse tempo que tenho andado de moto noto que existe muito a questão "despreparo"... tanto na moto, quanto em carro, ônibus e caminhões... nosso sistema de ensino é precário... a educação é precária... as ruas são precárias, a sinalização é precária... enquanto não se mudar isso vamos continuar tendo acidentes sérios...
-----------------------
Wellington Rodrigues
DESVIRTUADOR
Shadow 750 - Aparecida
Nova Iguaçu- RJ
http://w.rodrigues.nafoto.net
dan_himself
Mensagens: 1652
Registrado em: 07 Mai 2010, 14:02
Localização: São Paulo

wellrod escreveu:Nesse tempo que tenho andado de moto noto que existe muito a questão "despreparo"... tanto na moto, quanto em carro, ônibus e caminhões... nosso sistema de ensino é precário... a educação é precária... as ruas são precárias, a sinalização é precária... enquanto não se mudar isso vamos continuar tendo acidentes sérios...
Concordo e assino embaixo...

Abrax,
DaN
"Quando eu morrer quero ser cremado. Dos vermes já bastam os que conheci em vida."
Responder