Motociclistas morrem por que querem

Assuntos diversos relacionados ao motociclismo

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores

Adauto
Mensagens: 603
Registrado em: 03 Nov 2008, 17:35
Localização: São Paulo

zanchetta escreveu:
beryalves escreveu:zanchetta, você é sortudo, se você perde até o celular, melhor, assim você não terá a preocupação de atende-lo quando estiver ao guidom.
Nem tanto. Quantas vezes já tocou o celular do plantão, vou, encosto a moto, e até achar a droga do celular, a chamada foi pra caixa postal. :oops:

Abraço!
Minha técnica é celular no bolso dianteiro esquerdo, chaves no dianteiro direito, carteira no traseiro direito. Se alguém item não estiver no devido lugar, ferrou. :shock: :(

Como uso capacete aberto, dá pra pegar o celular, atender e enfiar no capacete. Se não estiver usando luva. Não é o correto, mas dá pra falar um "oi, te ligo daqui a pouco". Com o comunicador ficava bem mais fácil. Mas estou sem.

[]s
Adauto
Imagem Imagem
beryalves
Colaborador
Mensagens: 1857
Registrado em: 25 Mar 2010, 10:22
Localização: Serra
Contato:

Adauto, voce tem que estar no Clube dos Perdidos mesmo, cara isso é incrível, se voce trocar as coisas de lugar, caem no triangulo das bermudas :lol: :lol:
Abs,
Luiz Alves
Nosso brejo, sua casa.
Imagem
Tambeiro
Mensagens: 17
Registrado em: 09 Ago 2010, 11:21

Bom galera, tava lendo o post e acho que todos nós concordamos em uma coisa. A falta de edcucação + preparo + excesso de stress independente do veiculo é o que causa estes acidentes. A diferença é: o carro bate e amassa a moto quando bate você cai.

Um meio que desabafo, estes dias estava na chuva, andando na Av. Morumbi de boa quando de repente uma moça que estava vindo na mão contraria se joga na esquerda com o farol verde para os dois lados para atravessar a pista e entrar numa garagem do outro lado da via. Ela atravessou a via de mao contraria pra isso e eu estava vindo, adivinha, dei no meio dela. Estava lento pois tinha acabado de abrir o farol mas mesmo assim fez um estrago grande na minha Mirage 250 e como se sabe a Kasinski tem um prazo de 40 dias pra trazer as peças ... ainda mais que vai ser pela Porto dela então nem tem como trazer peças mais rapido.

Na minha primeira semana de motoca, que faz uns 1 ano e meio tava na berrini indo direção a Santo Amaro em horario de pico, passei por baixo da espraiada e logo depois da ponte travou o transito. O que acontece, a mulher de traz de mim acelera pra não ficar em baixo da ponte e por incrivel que pareça não me ve (Tava no celular) e literalmente me atropela com a SUV dela. Graças a deus eu vi ela vindo rapido pelo retrovisor e joguei a moto pra direita, mas como tava na pista da esquerda tinha um carro lá, ela bate no meu alforge trazeiro e me lança no carro do lado. E só parou pq eu gritei, qdo ela parou ela tava quase fazendo um sanduiche comigo e o outro carro.

Desrespeito tem pelos dois lados, motoristas e motociclistas. Estes dias vi até um ciclista desrespeitando o sinal vermelho e batendo numa senhora, o ciclista caiu e quase que um caminhão passou por cima. Não é que motociclistas merecem morrer, isto não tem nada a ver. É que na verdade estamos mais expostos a qualquer barberagem, vindo de vc ou de terceiros. Se vc for levantar, tenho quase certeza que a quantidade de acidentes de carros e motos se equivalem, a diferença é que se é feio, o desfecho dos motociclistas é muito mais perto do fatal que do motorista.

Agora só quero a Morena (A mirage é preta / vermelha :D) de volta. E ainda por cima estou demorando 1:30 a mais pra ir trabalhar pela falta dela :(

Abs
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

Três motociclistas feridos em acidentes em Picada Café

No mesmo trecho da BR-116 condutores perdem o controle das motos

Picada Café - Três motociclistas ficaram feridos depois de saírem da pista e colidirem em outros veículos. Foram dois acidentes, ambos no da curva do quilômetro 206 da BR-116, próximo a Tenda do Umbu. O primeiro aconteceu às 12h10, quando dois pilotos perderam o controle das motos, saíram na pista, e bateram de frente contra um caminhão. Os Bombeiros prestaram o primeiro atendimento ainda no local. Tiveram fraturas Leonardo da Silva Machado, de 24 anos, e Márcio Lemos Dias, 35. Os dois moradores de Canoas. O motorista do caminhão, com placa de Picada Café, Carlos Muller, de 23 anos, não se feriu. Os jovens foram transferidos para o Hospital Centenário em São Leopoldo.

O outro acidente, no mesmo local, foi às 14h15. Adair José dos Santos, que pilotava uma Kawasaki, com placa de Novo Hamburgo, colidiu na lateral de um Celta. Santos sofreu fraturas e foi conduzido para o Hospital Regina. Ele passou por cirurgia e está na recuperação. Todos os feridos foram socorridos pelo Corpo de Bombeiros Voluntários de Picada Café.


fonte


Esses caras vem aqueles videos da europa no youtube e acham que podem fazer o mesmo na sinuosa 116 ai dá nisso, depois a policia endurece com todo mundo.
Imagem
Avatar do usuário
BarãoRS
Mensagens: 182
Registrado em: 04 Out 2010, 22:47

Boa parte dos motoqueiros pensam que andar bem é andar rápido, aí acontecem estas cagad%$#%$#s (o mesmo não acontece com motociclistas, que jamais andarão mais rápido do que a estrada permite).
gildalfer
Mensagens: 2315
Registrado em: 22 Jul 2008, 00:23
Localização: Osório
Contato:

O problema é que alguns motociclistas enchem a cara na Tenda do Umbu e depois descem a BR-116 em alta velocidade e o resultado é aquele que se prevê.
A propósito, no próximo sábado (21) a motociclista e pilota Gisele Flores da Sobremotos, fará um passeio de P.Alegre à Tenda do Umbu dando uma palestra sobre segurança e iniciando a campanha Pilotagem Consciente.
Tio Giba
O encanto de viajar está na própria viagem (M.Quintana)
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

Com a industria dando um incentivo aos pilotos de fim de semana...


<object width="560" height="315"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/jgfeavVzs0c?ve ... ram><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/jgfeavVzs0c?ve ... t_BR&rel=0" type="application/x-shockwave-flash" width="560" height="315" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true"></embed></object>
Imagem
rfranceli
Mensagens: 14
Registrado em: 15 Out 2009, 07:57
Localização: São Bernardo do Campo

Pessoal,
Sei que é um tópico antigo, mas acreditem ou não somente agora que o li... e gostaria de tentar contribuir.

Eu sou adepto da utilização da lógica para tudo na vida, nem sempre se aplica, mas em geral sim.

Todos sabemos os absurdos que ocorrem principalmente nas grandes cidades, por motociclistas e por motoristas. Todos erram (inclusive eu), e como em quase toda situação da vida, não são eles que pagam pelos erros.

Como eu sei que as pessoas erram, existem 3 comportamentos gerais que podem ser utilizados pelos motociclistas em geral:
1-Não ser zeloso com sua segurança e dos demais,
2-Ser zeloso com sua segurança e dos demais,
3-Se antecipar aos possíveis erros.

Da utilização do 3 comportamento é que nasceu a famosa direção defensiva.

Dessa maneira eu entendo que há sim uma boa parcela de mortos que procuram sua própria morte, por prepotência, pela adrenalina inconsciente que afeta o raciocínio quando se está na moto, ou seja simplesmente por descuido. Mas na empresa em que eu trabalho e já li que em algumas companhias aéreas também, não se aceita que existam acidentes. Você sempre tem que ter mais de um mecanismo de defesa contra qualquer incidente que possa surgir à sua frente.

Na vida real de motociclista eu acho muito difícil por isso em prática, mas tento de verdade fazer isso acontecer. E as vezes só a vivência te ajuda a aprimorar essas "técnicas".

Vou dar um exemplo: acho que uma velocidade razoavelmente segura para andar no corredor é de 40km/h. Só andava nessa velocidade, quando alguma moto encostava atrás de mim, saia do corredor quando houvesse espaço e deixava a moto passar, depois voltava.
Com o tempo comecei a perceber que devido aos escassos espaços que existem para sair do corredor, estava correndo risco por conta dos demais motociclistas que as vezes forçavam ultrapassagens dentro do corredor (coisa das mais absurdas que já vi), além das fechadas diárias que sofria dos carros. Resolvi aumentar a velocidade para uns 50 km/h, que me pareciam suficientes para me livrar com segurança das fechadas. Depois de quase 2 anos dessa tática, levei uma fechada, e mesmo devagar não consegui desviar. Cai, torci o joelho e tornozelo por conta da moto ter caído em cima de mim, mas não foi nada muito grave. Me dei conta depois disso que minha moto era muito silenciosa. Tratei de passar a fazer mais barulho (mudança do tipo de escape), para que os que não me vissem, me ouvissem. Em 6 meses, levei uma fechada somente, e antes era uma por dia pelo menos. Em lugares em que sei há mais trocas de faixa, reduzo um pouco mais a velocidade, para me proteger e sigo.

E todo situação que me parece arriscada, fico pensando em como no dia seguinte não passar pelo mesmo risco. E acho que só dessa maneira, nós conseguimos andar com um nível de risco aceitável...

É isso, acho que concordo com o que a maioria disse aqui, mas eu acho que não basta seguir as regras... você tem que estar atento ao que acontece diariamente no jogo e aprimorar suas táticas para chegar em casa vivo...

Abraço
Ricardo Franceli
AJ Souza
Mensagens: 1929
Registrado em: 05 Out 2008, 18:14
Localização: Canoas
Contato:

rfranceli escreveu:Pessoal,
Sei que é um tópico antigo, mas acreditem ou não somente agora que o li... e gostaria de tentar contribuir.

Eu sou adepto da utilização da lógica para tudo na vida, nem sempre se aplica, mas em geral sim.

Todos sabemos os absurdos que ocorrem principalmente nas grandes cidades, por motociclistas e por motoristas. Todos erram (inclusive eu), e como em quase toda situação da vida, não são eles que pagam pelos erros.

Como eu sei que as pessoas erram, existem 3 comportamentos gerais que podem ser utilizados pelos motociclistas em geral:
1-Não ser zeloso com sua segurança e dos demais,
2-Ser zeloso com sua segurança e dos demais,
3-Se antecipar aos possíveis erros.

Da utilização do 3 comportamento é que nasceu a famosa direção defensiva.

Dessa maneira eu entendo que há sim uma boa parcela de mortos que procuram sua própria morte, por prepotência, pela adrenalina inconsciente que afeta o raciocínio quando se está na moto, ou seja simplesmente por descuido. Mas na empresa em que eu trabalho e já li que em algumas companhias aéreas também, não se aceita que existam acidentes. Você sempre tem que ter mais de um mecanismo de defesa contra qualquer incidente que possa surgir à sua frente.

Na vida real de motociclista eu acho muito difícil por isso em prática, mas tento de verdade fazer isso acontecer. E as vezes só a vivência te ajuda a aprimorar essas "técnicas".

Vou dar um exemplo: acho que uma velocidade razoavelmente segura para andar no corredor é de 40km/h. Só andava nessa velocidade, quando alguma moto encostava atrás de mim, saia do corredor quando houvesse espaço e deixava a moto passar, depois voltava.
Com o tempo comecei a perceber que devido aos escassos espaços que existem para sair do corredor, estava correndo risco por conta dos demais motociclistas que as vezes forçavam ultrapassagens dentro do corredor (coisa das mais absurdas que já vi), além das fechadas diárias que sofria dos carros. Resolvi aumentar a velocidade para uns 50 km/h, que me pareciam suficientes para me livrar com segurança das fechadas. Depois de quase 2 anos dessa tática, levei uma fechada, e mesmo devagar não consegui desviar. Cai, torci o joelho e tornozelo por conta da moto ter caído em cima de mim, mas não foi nada muito grave. Me dei conta depois disso que minha moto era muito silenciosa. Tratei de passar a fazer mais barulho (mudança do tipo de escape), para que os que não me vissem, me ouvissem. Em 6 meses, levei uma fechada somente, e antes era uma por dia pelo menos. Em lugares em que sei há mais trocas de faixa, reduzo um pouco mais a velocidade, para me proteger e sigo.

E todo situação que me parece arriscada, fico pensando em como no dia seguinte não passar pelo mesmo risco. E acho que só dessa maneira, nós conseguimos andar com um nível de risco aceitável...

É isso, acho que concordo com o que a maioria disse aqui, mas eu acho que não basta seguir as regras... você tem que estar atento ao que acontece diariamente no jogo e aprimorar suas táticas para chegar em casa vivo...

Abraço
Sei que ta meio antiguinho este teu post, mas em se tratando de segurança veicular, em especial no que diz respeito às motos, sempre é bom bater nesta tecla. Segue o que penso.

Primeiramente gostei de teu comentário rfranceli, segundo vou transmitir o que eu entendo por segurança, para meu uso. Estou para tirar a minha moto custom agora até o final de novembro (estou quitando o consórcio da mirage 250).
Estou ciente de minhas limitações, antes disso andei por um ano e meio em minha neo, depois a vendi. Passados mais de 4 anos sem moto, apenas com algumas voltas em duas motos, de amigos, assim mesmo na quadra, achei que deveria fazer algo.
Então marquei uma auto-escola, ou seria melhor dizer uma moto-escola. Hoje foi a aula, onde deixei para o instrutor dizer da continuação ou não. A minha meta eram 3 aulas. Ficou nessa, que segundo o instrutor eu era "motoqueiro". Fiquei com vontade de corrigir ele, dizendo que motoqueiro era entregador de pizza...rs Minha pretenção era e é ser um bom motociclista. Enfim, deixa pra lá a resposta ao instrutor com relação a diferença entre os dois tipos, poderia parecer arrogante, longe disso.
Mas a aula foi boa pois refiz aquele circuito padrão que todos sabem que não prepara...rs. Minha intenção era o domínio e a condução da moto com as trocas de marchas, haja vista que minha experiência primeiro em auto-escola com marcha, depois abandonada quando comprei a neo automática e agora voltei a ter o contato com as marchas.

O instrutor disse que eu estava preparado, mas que começasse devagar, no sentido de quando estiver com a moto, andar no quarteirão, depois ir alargando o trajeto e usar os finde semana, com o trânsito mais tranquilo, para me sentir mais seguro, etc.
Eu fiz exatamente isso quando da primeira experência com moto. Tanto é que a intenção do uso da neo à época era primeiramente me situar no trânsito priorizando a condução, sem me preocupar com a troca de marchas. Graças a Deus nunca me envolvi em acidentes, mas houveram situações de quase aciente, por desatenção minha. Depois fiquei refletindo a quase cag#da que ia fazer. Daí reformular a condução.
Bom, acho que fiz certo procurar a ajuda ou um norte para começar, como foi caso de hoje, da moto escola, tanto é que ele corrigiu a minha postura sobre a moto e a questão dos joelhos contra o tanque, que eu deveria precioná-los contra o tanque. Depois desta correção observei que o meu zigzagueado parou, melhou muito a condução sobre a pista em 8 (oito) e o eslalon entre os cones, sem falar daquele murinho de 8 cm por 7 metros que se tem andar e trocar a marcha e reduzir, fora que numa distância curta fazer até a 3ª marcha e reduzir.
Obviamente a coisa é complexa em se tratando de trânsito urbano, mas se nós nos prepararmos em cursos, to falando nos de pilotagem defensiva, usar equipamentos bons, eu particularmente não vou abrir mão de usar caneleira e joelheira, aos moldes dos equipamentos da polícia que usa moto, além obviamente de jaqueta com proteção de coluna ombros e cotovelos, a gente estará contribuindo positivamente contra a estatística de acidentes, não fazendo parte desses índices. É não dar mole pro azar.
Se cair os estragos nas zonas das articulações ficam reduzidas. Estas fraturas são as que demandam mais gastos e tempo em suas recuperações.
Penso que temos que ter em mente que a direção defensiva deve ser aplicada sempre desde a hora que sentamos na moto, como em carro tb.
Eu procuro sempre antever o que os outros possam fazer de cag#ada...rs Dou sinal pra tudo, mostro qual a minha intenção dentro de uma consução segura, procuro me posicionar ocupando o lugar de um carro e só uso o corredor quando o trânsito tranca.
É isso, estas são as minhas práticas. Pra mim funcionou quando tinha a neo e vou agora voltar a usar. Sem falar do óbvio né :!: que é velocidade adequada a via pública que estou trafegando :!: :wink:

Um abraço!
Imagem
sergio mendes
Mensagens: 70
Registrado em: 20 Ago 2011, 17:31
Localização: Niterói

Acho que o texto pegou pesado, fosse escrito de uma forma mais leve com certeza seria unanimidade aqui.

Andar de motocicleta é bem diferente de automovel pois temos que ter o foco redobrado nos outros alem de nos mesmos.

Um olhar para o lado e quando volta o carro da frente parou e a frenagem é muito menor que um carro.

O que estou querendo dizer é que para andar de motocicleta ha de se ter uma maturidade emocional muito grande, alem de grande capacidade de se concentrar.


Diante disso, as pessoas que nao possuem estas caracteristicas sao sim mais vulneráveis a acidentes fatais.

eu mudaria o titulo de "morrem por que querem" para "morrem por que não estavam preparados para ser um motociclista"

obvio que existem casos onde o acaso é o unico fator do acidente, mas tendo uma direcao defensiva, uma moto em boas condicoes e tambem, equipamento de seguranca, voce estara muito atras nas estatisticas de acidentes fatais
sergio mendes
Responder