rfranceli escreveu:Pessoal,
Sei que é um tópico antigo, mas acreditem ou não somente agora que o li... e gostaria de tentar contribuir.
Eu sou adepto da utilização da lógica para tudo na vida, nem sempre se aplica, mas em geral sim.
Todos sabemos os absurdos que ocorrem principalmente nas grandes cidades, por motociclistas e por motoristas. Todos erram (inclusive eu), e como em quase toda situação da vida, não são eles que pagam pelos erros.
Como eu sei que as pessoas erram, existem 3 comportamentos gerais que podem ser utilizados pelos motociclistas em geral:
1-Não ser zeloso com sua segurança e dos demais,
2-Ser zeloso com sua segurança e dos demais,
3-Se antecipar aos possíveis erros.
Da utilização do 3 comportamento é que nasceu a famosa direção defensiva.
Dessa maneira eu entendo que há sim uma boa parcela de mortos que procuram sua própria morte, por prepotência, pela adrenalina inconsciente que afeta o raciocínio quando se está na moto, ou seja simplesmente por descuido. Mas na empresa em que eu trabalho e já li que em algumas companhias aéreas também, não se aceita que existam acidentes. Você sempre tem que ter mais de um mecanismo de defesa contra qualquer incidente que possa surgir à sua frente.
Na vida real de motociclista eu acho muito difícil por isso em prática, mas tento de verdade fazer isso acontecer. E as vezes só a vivência te ajuda a aprimorar essas "técnicas".
Vou dar um exemplo: acho que uma velocidade razoavelmente segura para andar no corredor é de 40km/h. Só andava nessa velocidade, quando alguma moto encostava atrás de mim, saia do corredor quando houvesse espaço e deixava a moto passar, depois voltava.
Com o tempo comecei a perceber que devido aos escassos espaços que existem para sair do corredor, estava correndo risco por conta dos demais motociclistas que as vezes forçavam ultrapassagens dentro do corredor (coisa das mais absurdas que já vi), além das fechadas diárias que sofria dos carros. Resolvi aumentar a velocidade para uns 50 km/h, que me pareciam suficientes para me livrar com segurança das fechadas. Depois de quase 2 anos dessa tática, levei uma fechada, e mesmo devagar não consegui desviar. Cai, torci o joelho e tornozelo por conta da moto ter caído em cima de mim, mas não foi nada muito grave. Me dei conta depois disso que minha moto era muito silenciosa. Tratei de passar a fazer mais barulho (mudança do tipo de escape), para que os que não me vissem, me ouvissem. Em 6 meses, levei uma fechada somente, e antes era uma por dia pelo menos. Em lugares em que sei há mais trocas de faixa, reduzo um pouco mais a velocidade, para me proteger e sigo.
E todo situação que me parece arriscada, fico pensando em como no dia seguinte não passar pelo mesmo risco. E acho que só dessa maneira, nós conseguimos andar com um nível de risco aceitável...
É isso, acho que concordo com o que a maioria disse aqui, mas eu acho que não basta seguir as regras... você tem que estar atento ao que acontece diariamente no jogo e aprimorar suas táticas para chegar em casa vivo...
Abraço
Sei que ta meio antiguinho este teu post, mas em se tratando de segurança veicular, em especial no que diz respeito às motos, sempre é bom bater nesta tecla. Segue o que penso.
Primeiramente gostei de teu comentário rfranceli, segundo vou transmitir o que eu entendo por segurança, para meu uso. Estou para tirar a minha moto custom agora até o final de novembro (estou quitando o consórcio da mirage 250).
Estou ciente de minhas limitações, antes disso andei por um ano e meio em minha neo, depois a vendi. Passados mais de 4 anos sem moto, apenas com algumas voltas em duas motos, de amigos, assim mesmo na quadra, achei que deveria fazer algo.
Então marquei uma auto-escola, ou seria melhor dizer uma moto-escola. Hoje foi a aula, onde deixei para o instrutor dizer da continuação ou não. A minha meta eram 3 aulas. Ficou nessa, que segundo o instrutor eu era "motoqueiro". Fiquei com vontade de corrigir ele, dizendo que motoqueiro era entregador de pizza...rs Minha pretenção era e é ser um bom motociclista. Enfim, deixa pra lá a resposta ao instrutor com relação a diferença entre os dois tipos, poderia parecer arrogante, longe disso.
Mas a aula foi boa pois refiz aquele circuito padrão que todos sabem que não prepara...rs. Minha intenção era o domínio e a condução da moto com as trocas de marchas, haja vista que minha experiência primeiro em auto-escola com marcha, depois abandonada quando comprei a neo automática e agora voltei a ter o contato com as marchas.
O instrutor disse que eu estava preparado, mas que começasse devagar, no sentido de quando estiver com a moto, andar no quarteirão, depois ir alargando o trajeto e usar os finde semana, com o trânsito mais tranquilo, para me sentir mais seguro, etc.
Eu fiz exatamente isso quando da primeira experência com moto. Tanto é que a intenção do uso da neo à época era primeiramente me situar no trânsito priorizando a condução, sem me preocupar com a troca de marchas. Graças a Deus nunca me envolvi em acidentes, mas houveram situações de quase aciente, por desatenção minha. Depois fiquei refletindo a quase cag#da que ia fazer. Daí reformular a condução.
Bom, acho que fiz certo procurar a ajuda ou um norte para começar, como foi caso de hoje, da moto escola, tanto é que ele corrigiu a minha postura sobre a moto e a questão dos joelhos contra o tanque, que eu deveria precioná-los contra o tanque. Depois desta correção observei que o meu zigzagueado parou, melhou muito a condução sobre a pista em 8 (oito) e o eslalon entre os cones, sem falar daquele murinho de 8 cm por 7 metros que se tem andar e trocar a marcha e reduzir, fora que numa distância curta fazer até a 3ª marcha e reduzir.
Obviamente a coisa é complexa em se tratando de trânsito urbano, mas se nós nos prepararmos em cursos, to falando nos de pilotagem defensiva, usar equipamentos bons, eu particularmente não vou abrir mão de usar caneleira e joelheira, aos moldes dos equipamentos da polícia que usa moto, além obviamente de jaqueta com proteção de coluna ombros e cotovelos, a gente estará contribuindo positivamente contra a estatística de acidentes, não fazendo parte desses índices. É não dar mole pro azar.
Se cair os estragos nas zonas das articulações ficam reduzidas. Estas fraturas são as que demandam mais gastos e tempo em suas recuperações.
Penso que temos que ter em mente que a direção defensiva deve ser aplicada sempre desde a hora que sentamos na moto, como em carro tb.
Eu procuro sempre antever o que os outros possam fazer de cag#ada...rs Dou sinal pra tudo, mostro qual a minha intenção dentro de uma consução segura, procuro me posicionar ocupando o lugar de um carro e só uso o corredor quando o trânsito tranca.
É isso, estas são as minhas práticas. Pra mim funcionou quando tinha a neo e vou agora voltar a usar. Sem falar do óbvio né
que é velocidade adequada a via pública que estou trafegando
Um abraço!