Customizando um tanque de moto

Projetos de customização e acessórios

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saidseven7
Mensagens: 116
Registrado em: 07 Mar 2011, 14:26
Localização: Jacaraci

pessoal quero alargar o tanque da minha moto porem queria saber sobre materiais e como fazer tipo ideias afinal e tudo quase artesanal pois nao tenho tantos recursos
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Chicoagr
* USUÁRIO SUSPENSO *
Mensagens: 14
Registrado em: 19 Jan 2011, 21:03
Localização: Assis

Cara cê ta mexendo com onça, esse negócio de mexer em tanque é complicado...
Estou tentando terminar o meu que retirei o fundo para aumentar a capacidade e mudar o encaixe no quadro e ainda não consegui achar quem faça a solda bem feita, fiz duas vezes, não vazou mas o acabamento na fica lá grande coisa. Agora to tentando com um funileiro especialista em restauração de carros antigos, me garantiu que depois de terminar o tanque poderei até cromar...rsrs
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Chico
saidseven7
Mensagens: 116
Registrado em: 07 Mar 2011, 14:26
Localização: Jacaraci

O amigo o meu cortei no meio e alarguei so ta faltando uma coisa e colocar a boca pois a que estava e um pouco velha depois coloco as fotos.
meu tio quem fez o serviço pra mim ficou muito bom vou gastar pouca massa no acabamento so vou cobrir a marca da solda mesmo
saidseven7
Mensagens: 116
Registrado em: 07 Mar 2011, 14:26
Localização: Jacaraci

ah mas tem um detalhe nao mexi no encaixe do quadro nao fiz so a parte de cima mesmo
para o tanque ficar um pouco mais alto eu mudei o encaixe do quadro coloquei ele mais pra cima um pouco
zé chopper
Mensagens: 103
Registrado em: 19 Jul 2011, 21:52
Localização: São José do Rio Preto

Amigos acabamento com massa em tanque é heresia, massa devia ser abolida, pois com o tempo passou de 1mm ela pipoca, ainda mais em tanque com gasolina que cai de vez em quando.
é só caprichar na solda, nada de oxiacetileno, oxigenio, (maçaricos em geral) pode ser tig ou mig, melhor a tig. é só usar amperagem baixa, baixa mesmo, arame certo.

o problema é que 89% dos soldadores de funilaria, serralheria não são soldadores profissionais além de não terem talento pra fechar não usam materiais certos e regulagens próprias. a máquina de solda tem de ajudar também não adianta tentar fazer isso numa máquina sem regulagem de amperagem baixa, que o soldador pode ser o melhor do Brasil que não conseguirá.

Eu já soldei tanque até com eletrica bem reguladinha eletrodo certo, e não deixei grossa nem com poros, mas tudo é talento.
pra alargar, basta serrar aonde irá aumentar, cortar aonde soldará e pontiar depois fechar.
mas a chapa tem de ter a mesma espessura da do tanque, tem de ser do mesmo material ( tem de ter as mesmas propriedades desprendimento de calor, dilatação, etc...) porque na hora de soldar isso causa diferença no tempo de solda, no fechamento, criação de poros e inumeros outros problemas.

Sou Soldador, fiz curso de soldagem, mig tig oxiacetileno, mag, soldo em todas as posições e velocidades, curso de solda aguática, mas nada melhor do que soldar, e tentar melhorar a cada dia, sabendo direitinho com o que está lidando, senão é um tiro no escuro.


me instrui e nunca trabalhei pros outros em solda(só como fiscal de obras, no raio-x de soldagem) fiz pra poder fabricar peças e criar minhas bikes bobers/choppers e gaiolas, pra mim e amigos, como hobby mesmo.
Digo de antemão quase tudo se é possivel com um torno e uma máquina de solda, em se tratando de customização, tenho um torninho pequeno de 1,5 de barramento e uma mig ajeitada, 500 amp. com painel de microregulagens.
Faço quase tudo nas minhas horas vagas, feriados, sou aquele que irrita a mulher com a sujeira, pois gosto de graxa, de criar, de mexer.

Funileiros em sua maioria, são profissionais que aprenderam com outros profissionais que este por sua vez aprendeu com outro, em resumo trabalham sem saber realmente o que fazem, sem terem estudado pra isso, não digo funileiros de fim de seman ou customizadores de fim de semana, digo pessoas que pegam seu dinheiro pra executar um serviço sem saber realemnte o que está fazendo e sim fazendo o que viu outro fazer e tomou como o certo.

primeiro sumir com marca de solda na massa não existe, a solda tem de ser esmerilhada e quando esmerilhada não deixar poros, feito isso lixada pra quase que sumir a marca da solda, fundindo realemnte os materias, segundo tem que tratar o tanque para que não enferruje, se soldar e usar, vai virar um poço de ferrugem.
gosto mais de pegar um tanque e alonga-lo modifica-lo esteticamente sem corta-lo, soldando os enchimentos e deixando intacta a câmara de combustivel, fica mais garantido.

qualquer dúvida estou a disposição amigos valew abraços.
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Adrianorx
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Registrado em: 25 Abr 2011, 11:35
Localização: Porto Alegre

ALGUÉM CONHECE METAL TANQUES OU METAL CUSTONS QUE TRABALHA COM TANQUUES???
sikatrizz
Mensagens: 2
Registrado em: 08 Mar 2012, 19:12
Localização: Morretes

Pessoal, e minha primeira participação, e to meio perdido, então me desculpe se eu tiver perguntando alguma coisa de maneira errada; Alguem usa, sabe quem usa, ou que faz tanque de fibra sob encomenda? Pois estou fazendo uma Cb400 bobber, e quero fazer um tanque personalizado, eu ate achei que faz, mas a pessoa não sabe dizer se a gasolina não corroe a fibra, ou algo parecido, desde ja agradeço se alguem puder me dar alguma infomação. :oops:
Russo
Mensagens: 1188
Registrado em: 19 Mar 2008, 23:12
Localização: Curitiba

sikatrizz escreveu:Pessoal, e minha primeira participação, e to meio perdido, então me desculpe se eu tiver perguntando alguma coisa de maneira errada; Alguem usa, sabe quem usa, ou que faz tanque de fibra sob encomenda? Pois estou fazendo uma Cb400 bobber, e quero fazer um tanque personalizado, eu ate achei que faz, mas a pessoa não sabe dizer se a gasolina não corroe a fibra, ou algo parecido, desde ja agradeço se alguem puder me dar alguma infomação. :oops:
Depende do tipo de resina que você usar:
Resina Poliéster Ortoftálica (Mais comum e de uso generalizado);

Resina Poliéster Isoftálica (Aplicada em moldes feitos de Fibras de Vidro, em tubulações e piscinas);

Resina Poliéster Isoftálica com NPG – (Alta Cristalinidade e boa Flexibilidade - Resistente a temperaturas elevadas, água natural e à manchas);

Resina ÉsterVinílica (Possui alta resistência química e mecânica (impactos), usada na fabricação de equipamentos de fibras de vidro para o combate a corrosão);

Resina Epoxi (peças estruturais e principalmente em revestimentos para proteção química e de intempéries).
" A smooth sea never made a skilled mariner "
sikatrizz
Mensagens: 2
Registrado em: 08 Mar 2012, 19:12
Localização: Morretes

Beleza, mas entre estas resinas, qual devo usar para fazer um tanque?, tem um cara em Pinhais Pr que trabalha com fibra, ele me sugeriu fazer uma capa de fibra com o desenho que eu quero e usar um tanque de "verdade" por baixo, ele falou que trabalha com fibra a muinto tempo mas nunca fez tanque, para usar gasolina.
Russo
Mensagens: 1188
Registrado em: 19 Mar 2008, 23:12
Localização: Curitiba

sikatrizz escreveu:
Beleza, mas entre estas resinas, qual devo usar para fazer um tanque?, tem um cara em Pinhais Pr que trabalha com fibra, ele me sugeriu fazer uma capa de fibra com o desenho que eu quero e usar um tanque de "verdade" por baixo, ele falou que trabalha com fibra a muinto tempo mas nunca fez tanque, para usar gasolina.
Fazer uma "capa" de fibra pode ser uma alternativa bem sensata, pois as resinas ester-vinilicas teoricamente são resistentes à gasolina. No entanto, elas podem ser atacadas por solventes e outros contaminantes presentes na "mijolina" nacional.

Quando eu montei a minha cafe race até pensei nesse tipo de coisa, mas desisti e acabei optando por reformar um tanque de lata na base no maçarico, marreta e solda.
" A smooth sea never made a skilled mariner "
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